Perguntas e Respostas - FAEL
Disciplina - Libras
1. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Sobre a LIBRAS, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para falsas:
( )Um dos documentos legais que contempla a sigla Libras é a Lei Federal n. 10.436/2002, que oficializou a língua no Brasil.
( )A Lei n. 10.436 oficializou a Libras, mas, antes disso, já existiam pesquisadores brasileiros de língua de sinais, discutindo e publicando suas investigações sobre esta língua, com o intuito de combater os mitos que havia sobre ela.
( )Ter uma lei que oficialize um idioma em um país é pouco importante, pois demonstra o reconhecimento social sobre ela, visto que as minorias linguísticas (imigrantes, índios) relatam experiências de respeito, já que sua forma de expressão é a mesma da maioria social.
Língua de Sinais. Um dos documentos legais que contempla a sigla Libras é a Lei Federal n. 10.436/2002, que oficializou a língua no Brasil. A Lei n. 10.436 oficializou a Libras, mas, antes disso, já existiam pesquisadores brasileiros de língua de sinais, discutindo e publicando suas investigações sobre esta língua, com o intuito de combater os mitos que havia sobre ela. Página 19 e 20.
A resposta correta é: V, V, F..
2. Sabe-se que o alfabeto manual é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Sobre o Alfabeto Manual, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
( )O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão.
( )Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente.
( )Normalmente se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
Assinale a alternativa correta:
universais linguísticos. O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar. Página 30 e 31
A resposta correta é: V, V, V..
3. Com o acelerar da recepção de informações, a sociedade progride e tem sua visão alterada. Foi a partir da década de 90, do século XX, que inauguraram algumas pesquisas no país sobre a língua de sinais, e isto propiciou um olhar antropológico e cultural sobre a surdez. Sobre esse progresso, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas, escolhendo a ordem correta de suas respostas:
( )Deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir.
( )Mesmo com a concepção de diferença (ao invés de deficiência), as pessoas surdas ainda não fazem parte da sociedade, pois somos um país onde não há aceitação da diversidade social.
( )O olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração.
Status linguístico da Libras. Deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir. O olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais, e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração. Página 13.
A resposta correta é: V, F, V..
4. Sabe-se que isoladamente os parâmetros da Libras não têm conteúdo significativo, porém, quando unidos podem formar conteúdos irrestritos. Os parâmetros da Libras possuem cinco componentes. Assinale os três componentes que Stokoe (1960) propôs da estrutura interna dos sinais:
a. Organização temporal, orientação espacial e sinalização.
b. Orientação visual, configuração de mão e localização.
c. Configuração de mão, localização e movimento.
Estrutura gramatical da Libras. Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais:
configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M). Além desses parâmetros, destacamos a orientação de mão e as expressões não manuais. As expressões não manuais, conforme Quadros e Karnopp (2004), referem-se às expressões faciais e aos movimentos do corpo produzidos durante a realização do sinal. Página 42.
d. Orientação visual, localização e expressões não manuais.
e. Expressões não manuais, configuração de mão e orientação temporal.
A resposta correta é: Configuração de mão, localização e movimento..
5. Um dos documentos legais que contempla a sigla Libras é a Lei Federal n. 10.436/2002 (BRASIL, 2002b), que oficializou a língua no Brasil. A partir dessa aprovação, a Libras passou a ser aceita como língua usual na comunidade surda. Sobre a LIBRAS, é correto afirmar:
a. A pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
b. Os sinais que compõem Libras são representados pelos gestos dos ouvintes. Trata-se de um sistema frágil de comunicação subordinada à língua oral e depende do bom entendimento desta para compreensão de Libras.
c. Os sinais icônicos (que se referem à relação com os objetos) são iguais no mundo todo, por isso, são exatamente iguais na Língua de Sinais.
d. A Libras é composta por sinais, sendo considerada única e universal, a qual é utilizada por todas as pessoas surdas.
e. Para produzirmos a Libras, precisamos passar por um processo formal de aprendizagem, pois esse sistema linguístico é abstrato e não faz parte da nossa expressividade natural - se assim fosse, todos seríamos falantes natos da Libras.
Língua de sinais. Para produzirmos a Libras, precisamos passar por um processo formal de aprendizagem, pois este sistema linguístico é abstrato e não faz parte da nossa expressividade natural - se assim fosse, todos seríamos falantes natos da Libras. Página 20.
A resposta correta é: Para produzirmos a Libras, precisamos passar por um processo formal de aprendizagem, pois esse sistema linguístico é abstrato e não faz parte da nossa expressividade natural - se assim fosse, todos seríamos falantes natos da Libras..
6. Na década de 90, do século XX, inauguraram algumas pesquisas no país sobre a língua de sinais, proporcionando um olhar antropológico e cultural sobre a surdez, onde o surdo era visto como uma pessoa diferente. Isso acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais, consequentemente anulando a necessidade de reabilitação para integração. O Decreto n. 5.626 (BRASIL, 2005), Capítulo I, Artigo 2º parágrafo único, destaca: os surdos são deficientes auditivos para aquelas pessoas que os enxergam com uma visão clínico-terapêutica; surdos-mudos para aqueles que não sabem que eles falam. Nesse sentido, também deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir. Diante desse contexto, como devemos nos referir às pessoas com deficiência auditiva?
c. Nenhuma das alternativas está correta.
Status linguístico da Libras. Refere-se às pessoas com deficiência auditiva a partir de agora, como surdo, porque ele remete a um posicionamento político de respeito ao sujeito como um ser social, falante da língua de sinais, e não com uma visão clínica ou patológica. Página 13 e 14.
e. Deficiente da audiocomunicação.
A resposta correta é: Surdo..
7. Atualmente, a sociedade está passando pela chamada Inclusão no ambiente escolar e na sociedade como um todo. Sendo assim, os paradigmas sobre a pessoa surda e sua língua passaram por reformas não só no que se refere à terminologia - surdo e Libras -, mas na forma de relacionamento com esta nova realidade. Muito mais do que saber a forma de tratamento dessas questões, é preciso que haja um desprendimento para aprender a se comunicar e a se relacionar com os surdos. Sendo assim, de que forma isso pode se dar?
a. Por meio do alfabeto manual, dos empréstimos linguísticos, de um jeito mais informal ou por meio de leituras e pesquisas linguísticas.
Verdades sobre a Libras. Onde é correto afirmar que isso pode se dar por meio do alfabeto manual, dos empréstimos linguísticos, de um jeito mais informal ou por meio de leituras e pesquisas linguísticas. Página 39.
b. Por meio do alfabeto linguístico, dos empréstimos da sociedade, das interações virtuais e de elementos fonológicos.
c. Há formas de comunicação distintas para se relacionar com os surdos, entre elas a interação por meio do aparelho auditivo que amplifica e é eficaz em qualquer situação, com qualquer ripo de surdez.
d. Por meio do alfabeto escrito, das inserções linguísticas, mostrando a importância do adulto no contexto da aquisição da linguagem.
e. Por meio do alfabeto visual, de palavras, sinalizando que esta linguagem é diferente para cada tipo de interlocutor.
A resposta correta é: Por meio do alfabeto manual, dos empréstimos linguísticos, de um jeito mais informal ou por meio de leituras e pesquisas linguísticas..
8. A LIBRAS também realiza empréstimos linguísticos, destaca-se nesse sentido o alfabeto manual. Ele é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Os surdos representam por meio das mãos as letras do alfabeto português, no caso do Brasil. Sobre o alfabeto manual, é correto afirmar:
a. O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma1letra com cada mão. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
universais linguísticos. O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar. Página 30 e 31.
b. O alfabeto manual faz parte da Libras, ele é considerado parte integrante da Língua de Sinais, portanto, quando a pessoa está usando o alfabeto manual, está usando a Libras e não o Português.
c. O alfabeto manual indica a configuração de mão; exemplo: para sinalizar professor, utilizamos a configuração de mão em “P”, as configurações de mão são numeradas, portanto ele é Libras.
d. Não há a possibilidade de reproduzir os acentos nas palavras na Língua de Sinais.
e. O alfabeto manual trata-se de um recurso utilizado apenas pelos ouvintes quando precisam pronunciar a palavra surdo.
A resposta correta é: O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma1letra com cada mão. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar..
9. Sabe-se que há basicamente três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. A língua falada é conhecida por possuir uma característica oral e auditiva. E a língua de sinais é conhecida por ter uma modalidade:
Status linguístico da Libras. Espaço-visual. Página 16
A resposta correta é: Espaço-visual..
10. A Libras é composta por sinais que representam manualmente as formas e os movimentos dos objetos do mundo. Essa possibilidade de o referente linguístico ter relação com os objetos reais - a iconicidade - também é presente nas línguas orais, como é o caso do português. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
I.A iconicidade se refere às expressões espontâneas das pessoas, são nossas expressividades naturais.
II.Os sinais icônicos não são iguais no mundo todo, pois a representação que cada falante faz da realidade é diferente.
III.A iconicidade se realiza de acordo com a perspectiva referencial de determinado grupo, já é um forte argumento para combater o mito que aponta que a língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
Marque a alternativa verdadeira:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas a alternativa II está correta.
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Mitos sobre a Libras. Os sinais icônicos não são iguais no mundo todo, pois a representação que cada falante faz da realidade é diferente. A iconicidade se realiza de acordo com a perspectiva referencial de determinado grupo, já é um forte argumento para combater o mito que aponta que a língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. Página 21 a 24
e. Apenas a alternativa I está correta.
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas..
21. Observe as ilustrações correspondentes aos animais e marque a sequência correta da tradução no português:
b. COELHO – CORUJA – MACACO.
c. RATO – CORUJA – MACACO.
d. RATO – BORBOLETA – MACACO.
Conteúdo: Aspectos fonológicos. RATO – BORBOLETA – MACACO. Páginas 51 a 54.
e. GATO – CORUJA – ELEFANTE.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: RATO – BORBOLETA – MACACO..
22. Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais no nível fonológico: configuração de mão (CM), locação (L) e movimento (M). Isoladamente, esses parâmetros não têm conteúdo significativo (capaz de compor significação), porém, quando os unimos, podemos formar conteúdos irrestritos. A respeito desses três componentes analise as afirmativas a seguir:
I.Locação diz respeito ao espaço onde o sinal será realizado, podendo ser no próprio corpo do sinalizador ou no espaço neutro.
II.Os movimentos podem ser produzidos de forma unidirecional, bidirecional ou multidirecional, e com diferentes tensões, velocidades e frequências.
III.Configuração de mão refere-se à forma que a mão assume na realização do sinal.
IV.Algumas configurações de mão correspondem às letras do alfabeto manual, mas não se restringem a elas.
É correto o que se afirma em:
Estrutura gramatical da Libras. Todas as afirmativas apresentadas com relação aos componentes da estrutura interna dos sinais no nível fonológico (configuração de mão, locação e movimento) apresentam sentenças válidas segundo os estudos realizados na disciplina. Página 42 a 54.
A resposta correta é: Todas estão corretas..
23. Quando os ouvintes veem os surdos conversando, a grande maioria tem a impressão de que estão brigando, pois sinalizam muito rápido e têm bastante expressividade. O fato é que os surdos estão tendo uma conversa como outra qualquer. Essa impressão equivocada ocorre principalmente por que motivo?
a. Os surdos são muitos expressivos, uma vez que falam por meio de sinais, desse modo, quem os vê conversando pode achar que se trata de uma briga, mas na verdade é somente o jeito que eles se expressam por serem pessoas expansivas para a expressão corporal.
b. As pessoas sinalizantes deixam de considerar que, quando estamos conversando, também falamos muito devagar ligando as palavras entre si, e isto ocorre da mesma forma com o surdo, que precisa fazer vários sinais para formar uma frase.
c. Os surdos precisam desenvolver a linguagem gestual e facial mais do que as pessoas não sinalizantes e por isso criam o hábito de fazer os gestos muito rápido.
d. Os não sinalizantes não compreendem o significado dos sinais e não têm o hábito de fazer gestos enquanto falam.
e. As pessoas não sinalizantes deixam de considerar que, quando estamos conversando, também falamos muito rápido ligando as palavras entre si, e isto ocorre da mesma forma com o surdo, que precisa fazer vários sinais para formar uma frase.
universais linguísticos. Ao articular os fonemas da nossa Língua Portuguesa - um após o outro -, não nos damos conta de que são produzidos juntos, ou seja, todas as palavras se ligam entre si na constituição da frase e do discurso. Assim também acontece na comunicação em Libras. Os surdos sinalizam rapidamente um sinal após o outro, sem significar uma briga, mas uma fala normal. Além disso, quando nós estamos em contextos informais, também falamos muito alto e somos extravagantes. Os surdos igualmente agem assim. Ampliam os movimentos dos sinais, têm o espaço de sinalização bastante elevado e produzem muita expressão facial. No entanto, isso não denota agressividade ou briga por parte deles. Página 37.
A resposta correta é: As pessoas não sinalizantes deixam de considerar que, quando estamos conversando, também falamos muito rápido ligando as palavras entre si, e isto ocorre da mesma forma com o surdo, que precisa fazer vários sinais para formar uma frase..
24. De acordo com os sinais sobre flexão para grau, realize a tradução e marque a alternativa certa:
a. SIMPÁTICO – BONITINHO – BAIXINHO.
b. CASINHA – BONITINHO – LEGALZINHO.
Conteúdo: Aspectos morfológicos da Libras. CASINHA – BONITINHO – LEGALZINHO. Página 89.
c. CASINHA – BOQUINHA – QUARTA-FEIRA.
d. BAIXINHO – PEQUENININHO – SIMPÁTICO.
e. BAIXINHO – BONITINHO – LEGALZINHO.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: CASINHA – BONITINHO – LEGALZINHO..
25. Segundo Quadros e Karnopp (2004), as expressões não manuais referem-se às expressões faciais e aos movimentos do corpo produzidos durante a realização do sinal. Sobre as construções sintáticas é correto afirmar:
a. As expressões faciais não são recursos adicionais ou dispensáveis na Libras, mas obrigatórias nas construções sintáticas.
Estrutura gramatical da Libras. A referida alternativa encontra-se correta, pois na LIBRAS as expressões faciais SÃO OBRIGATÓRIAS e necessárias nas construções sintáticas e NÃO podem ser resumidas em recursos adicionais ou dispensáveis. Página 58.
b. As expressões faciais são recursos adicionais ou dispensáveis na Libras e obrigatórias nas construções sintáticas.
c. As expressões faciais são recursos adicionais ou indispensáveis na Libras, mas não são obrigatórias nas construções sintáticas.
d. As expressões faciais não são recursos adicionais ou dispensáveis na Libras e não são obrigatórias nas construções sintáticas.
e. As expressões faciais não são recursos adicionais ou indispensáveis na Libras, e não obrigatórias nas construções sintáticas.
A resposta correta é: As expressões faciais não são recursos adicionais ou dispensáveis na Libras, mas obrigatórias nas construções sintáticas..
26. Segundo Câmara Jr. (1985), o termo “flexão” tem sua origem na língua alemã, e os primórdios de sua utilização aconteceram na indicação do desdobramento de uma palavra em outros empregos. No português, o autor assinala que a flexão se apresenta sob o aspecto de desinências ou sufixos flexionais. Para ele, a flexão é a formação de uma palavra por meio de um morfema, constituindo uma ideia acessória em que o significado base não é alterado. Em relação ao processo de flexão, assinale a alternativa incorreta.
a. Segundo Câmara Jr. (1985), o termo “flexão” tem sua origem na língua alemã, e os primórdios de sua utilização aconteceram na indicação do desdobramento de uma palavra em outros empregos.
b. A flexão é acomodada a uma conjuntura por meio de um processo de flexão nominal ou verbal.
c. A flexão é adaptada a um contexto, com o acréscimo de uma desinência correspondente à função que exerça na frase.
d. A flexão é modificada por uma contração verbal designada por um verbo de ação.
e. A flexão é sistematizada de maneira coerente, sendo que estas são impostas pela própria natureza da frase.
A resposta correta é: A flexão é modificada por uma contração verbal designada por um verbo de ação..
27. Para compreender a estrutura gramatical da Libras é preciso perceber que se trata de um sistema linguístico como qualquer outro. Como tal, é organizado em níveis de análise, sendo os principais: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. A respeito desses quatro níveis de análise, assinale a alternativa que apresenta corretamente a área de estudos de cada um deles:
a. Fonológico ═ unidades mínimas da constituição das palavras; Morfológico ═ escolhas das palavras; Sintático ═ estrutura das frases; Semântico ═ relação das palavras e com os sentidos que elas possuem.
b. Fonológico ═ unidades mínimas da constituição das palavras; Morfológico ═ composição das palavras; Sintático ═ organização das palavras em unidades de sentido; Semântico ═ uso social de uma mensagem conforme o contexto.
c. Fonológico ═ unidades mínimas da constituição das palavras; Morfológico ═ escolhas das palavras; Sintático ═ organização das palavras na frase; Semântico ═ relação das palavras e com os sentidos que elas possuem.
Estrutura gramatical da Libras. De acordo com os estudos de linguística os aspectos fonológicos se ocupam em estudar as unidades mínimas da composição das palavras;
os morfológicos são direcionados para compreender as escolhas das palavras;
os sintáticos abordam a organização das palavras nas frases;
os semânticos buscam a relação das palavras com os sentidos. Página 41.
d. Fonológico ═ fonemas e grafemas; Morfológico ═ composição das palavras; Sintático ═ estrutura das frases; Semântico ═ interpretação da mensagem transmitida.
e. Fonológico ═ fonemas e grafemas; Morfológico ═ escolhas das palavras; Sintático ═ preocupa-se em perceber a síntese ou sentido de uma mensagem; Semântico ═ relação estrutural entre palavras, frases e contexto.
A resposta correta é: Fonológico ═ unidades mínimas da constituição das palavras; Morfológico ═ escolhas das palavras; Sintático ═ organização das palavras na frase; Semântico ═ relação das palavras e com os sentidos que elas possuem..
28. Câmara Jr. (1985) associa ao conceito de flexão, a obrigatoriedade e a sistematização coerente, sendo que estas são impostas pela própria natureza da frase. É nesse escopo da morfologia flexional que se destacam os processos de flexão nominal e verbal. O primeiro processo, de flexão nominal, pode ser explicitado por meio dos pronomes. Na linguagem de LIBRAS, há pronomes:
a. Pessoais, definidos, demonstrativos e oblíquos.
b. Interrogativos, valorativos, possessivos, definidos e objetivos.
c. Impessoais, demonstrativos, interrogativos, superlativos e indefinidos.
d. Pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos.
Aspectos morfológicos da Libras. A referida alternativa encontra-se correta, pois a LIBRAS também possui em sua constituição aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, e, portanto, possui pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos. Página 87.
e. Impessoais, possessivos, obliquos e valorativos.
A resposta correta é: Pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos..
29. Ao aproximar-se do que se refere à língua usada pelos grupos de surdos, percebe-se que apesar de se apresentar numa modalidade diferente das línguas orais, ela não pode ser considerada uma língua primitiva, pois todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. Assim também acontece com o vocabulário das línguas orais sinalizadas que como, o de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos. No português como essas palavras são incorporadas?
a. Quanto aos empréstimos linguísticos no português, destacamos inicialmente o alfabeto manual e o aportuguesamento, por meio da exclusão de palavras que não pertencem mais a esse repertório.
b. No português, os empréstimos linguísticos são incorporados ao sistema de alfabetização e se destacam pelo alfabeto manual, por meio da inclusão de palavras e da escrita.
c. No português, por exemplo, as palavras são incorporadas ao sistema linguístico de um modo geral, com empréstimos linguísticos vindos do sequente aportuguesamento destes termos ou, ainda, por meio da inclusão de palavras novas ao repertório individual.
universais linguísticos. No português, por exemplo, as palavras são incorporadas ao sistema linguístico de um modo geral, com empréstimos linguísticos vindos do sequente aportuguesamento destes termos ou, ainda, por meio da inclusão de palavras novas ao repertório individual. Livro da disciplina. Página 29.
d. No português, as palavras populares não são incorporadas ao sistema linguístico oficial, mas por meio de inclusão ao repertório pessoal.
e. No português, as palavras não são incorporadas ao sistema linguístico e sequentemente ao aportuguesamento, por meio da inclusão de diferentes palavras.
A resposta correta é: No português, por exemplo, as palavras são incorporadas ao sistema linguístico de um modo geral, com empréstimos linguísticos vindos do sequente aportuguesamento destes termos ou, ainda, por meio da inclusão de palavras novas ao repertório individual..
30. No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira. Uma delas foi oficializada pela Federação Nacional de Educação e integração de surdos e é o termo presente em documentos legais. E a outra é a sigla utilizada por pesquisadores que publicam textos internacionais, já que todas as línguas de sinais do mundo possuem uma sigla de três letras. Baseando-se neste contexto, estamos falando de:
a. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB - Língua De Sinais do Brasil.
b. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LS - Língua De Sinais.
c. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LB - Língua Brasileira.
d. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB - Língua De Sinais Brasileira.
Língua de sinais. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB- Língua De Sinais Brasileira. Página 19.
e. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LBS - Língua Brasileira de Sinais.
A resposta correta é: LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB - Língua De Sinais Brasileira..
31. Na Libras é possível construir sete tipos de frases, a saber: sentenças negativas, sentenças afirmativas, sentenças interrogativas, sentenças condicionais, sentenças relativas, sentenças com foco, sentenças com tópico. Elas são constituídas de um tipo dado, especialmente pela expressão facial. Em relação a esse contexto, relacione as sentenças aos dados correspondentes e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III-Sentenças interrogativas.
IV-Sentenças focalizadas.
( )São aquelas que afirmam determinada ação: Eu vou à festa, à noite.
( )São aquelas que usam o foco. O foco serve para destacar ou contrastar alguma informação da sentença como em: Ana chorou, não, Paula chorou.
( )São aquelas formuladas com a intenção de obter alguma informação desconhecida.
( )São aquelas que inserem uma informação adicional à frase, uma informação que seja relativa à informação principal que está sendo transmitida pela sentença.
( )O tópico anuncia o assunto a ser desenvolvido ao longo da sentença.
Marque a alternativa correspondente:
Aspectos sintáticos da Libras. Na Libras é possível construir sete tipos de frases, a saber:
sentenças negativas, sentenças afirmativas, sentenças interrogativas, sentenças condicionais, sentenças relativas, sentenças com foco, sentenças com tópico. Elas são constituídas de um tipo dado, especialmente pela expressão facial. Sentenças interrogativas - são aquelas formuladas com a intenção de obter alguma informação desconhecida. A formulação do questionamento se dá com os pronomes interrogativos. Sentenças afirmativas - são aquelas que afirmam determinada ação:
Eu vou à festa à noite. Sentenças relativas - são aquelas que inserem uma informação adicional à frase, uma informação que seja relativa à informação principal que está sendo transmitida pela sentença. Sentenças focalizadas - são aquelas que usam o foco. O foco serve para destacar ou contrastar alguma informação da sentença como em:
Ana chorou, não Paula chorou. Sentenças topicalizadas ● - são aquelas que empregam o tópico. O tópico anuncia o assunto a ser desenvolvido ao longo da sentença. Por exemplo:
Carro, eu gosto de Uno. Página 104 e 105.
A resposta correta é: I, IV, III, II, V..
32. Sabe-se que os sistemas de ensino têm garantido a presença de um profissional muito importante para acompanhar o aluno surdo: o intérprete. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao papel do tradutor e intérprete da língua de sinais:
a. Traduzir para um grupo de pessoas que sejam multilíngues formais, a fim de que os participantes surdos possam acompanhar.
b. Mediar a conversa entre surdos e ouvintes.
c. Traduzir em outra língua para que pessoas que escrevem e falam em línguas diferentes possam se comunicar entre si.
d. Transpor textos ou discursos de uma língua para outra.
e. Ajudar nas provas, explicando toda a questão para que o aluno possa obter uma resposta correta.
Inclusão educacional de surdos. O trabalho do intérprete consiste em transpor textos ou discursos de uma língua para outra, permitindo que pessoas que escrevem e falam em línguas diferentes possam se comunicar entre si. Página 155 a 158.
A resposta correta é: Ajudar nas provas, explicando toda a questão para que o aluno possa obter uma resposta correta..
33.Pensar no processo de construção da identidade surda da pessoa que é ouvinte não seria algo tão complexo se somente houvesse comunidades que partilham do mesmo sentimento. Porém, a realidade não é bem assim. Essas crianças que falam Libras desde a infância e que enxergam a surdez como constituição cultural, social e política irão precisar de um ambiente com características diferentes destas, no caso, a escola. Assim, assinale a alternativa correta com relação ao papel da escola:
a. A escola precisa entender que todos possuem direitos à educação de qualidade, porém, alunos surdos devem ser atendidos em suas casas por profissionais terapêuticos.
b. A escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades.
Implicações sociais da surdez. A escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades. Página 130.
c. A identidade surda deve ser compreendida dentro de um contexto multicultural. É importante termos claro de que a identidade surda, esse conjunto de características próprias, ocorre por meio da linguagem e é construído por papéis sociais e que suas peculiaridades e especificidades têm abrangência nos aspectos clínicos - patológicos que devem ser atendidos nas escolas com especialistas.
d. A escola deve estar totalmente disposta para receber todos os públicos e utilizar apenas de um método de ensino.
e. A escola deve estabelecer um abismo que a separa dos pais, visto que misturar escola e família não é uma boa ação com crianças com necessidades especiais.
A resposta correta é: A escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades..
34. Em relação às crianças surdas, a comunidade representa a projeção com o amanhã, a possibilidade de um futuro, pois vislumbram exemplos positivos, surdos adultos interagindo na sociedade. Nesse ambiente, terão a oportunidade de enxergar a si próprios de forma diferente, não como deficientes, mas assimilando que existe diferença linguística. É nesse momento em que ocorre a formação da identidade e da cultura surda. Segundo Strobel (2008), a cultura surda é definida como:
a. A utilização da língua de sinais, sendo estabelecida por meio das afinidades daqueles que a integram.
b. O que motiva o sujeito surdo, para ter sua língua, hábitos e crenças, isto é, sua cultura visual que diz respeito à formação de identidade surda, está diretamente vinculada a conquista da forma de comunicação oral.
c. Aquilo que motiva o ingresso na comunidade, então é provável que existam surdos que não participem, pois preferem a utilização da língua falada, por diversos motivos.
d. Capacidade linguística que suporta a aquisição da linguagem, independente da modalidade da língua.
e. O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, compreendendo a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda.
Implicações sociais da surdez. O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, o que compreende a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda. Página 137.
A resposta correta é: O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, compreendendo a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda..
35. A criança aprende uma língua, em média, até os quatro anos, pois nessa idade dificilmente comete erros sintáticos, já que sabe as regras para formação de sentenças e domina as estruturas do idioma. Passada essa fase, no decorrer da vida, o aprendizado com relação à língua se dará mediante a inserção de novas palavras realizadas pelos falantes e, como consequência, a dinâmica da língua. Diante da aquisição da linguagem em que consta a universalidade, a uniformidade e a rapidez, o processo de desenvolvimento linguístico e os estágios internos que ocorrem nas crianças surdas podem ser comparados aos das crianças ouvintes. Sobre esses assuntos, analise as frases que seguem:
I-No Brasil, uma escola de referência no quesito ensino da língua de sinais a bebês surdos é a Escola Rio Branco, no Rio de Janeiro. Nessa escola entram crianças em tenra idade, que recebem todo um trabalho de treino visual com adultos surdos, pois as crianças surdas precisam lançar os olhos para o objeto que está nas mãos de quem fala e para seu rosto. Nessa Escola, a partir dos três anos de idade as crianças são treinadas para que se habituem a um processo diferente da criança ouvinte, pois deve ser capaz de olhar para um objeto que está nas mãos do adulto e identificá-lo visualmente com o auxilio da leitura labial.
II-Indiferente de sua condição auditiva, toda criança apresenta comportamentos semelhantes ao chorar e emitir sons sem qualquer significado. Os bebês têm muita sensibilidade, são capazes de perceber as propriedades fonológicas da sua língua. Com relação aos ouvintes, estes conseguem perceber aos quatro dias de idade diferentes tipos de língua, mediante a entonação e o ritmo.
III-Assim como as crianças ouvintes, os surdos começam a balbuciar por volta dos seis meses de idade, porém com pouca diferenciação nas sílabas executadas, devido ao retorno auditivo ser inexistente.
É correto o que se afirma em:
Relações sociais do surdo. A afirmativa I está incorreta, o contexto válido é o seguinte:
“No Brasil, uma escola de referência no quesito ensino da língua de sinais a bebês surdos é a Escola Rio Branco, em São Paulo. Nessa escola entram crianças em tenra idade, que recebem todo um trabalho de treino visual com adultos surdos, pois as crianças surdas precisam lançar os olhos para o objeto que está nas mãos de quem fala e para seu rosto. É um processo diferente da criança ouvinte, pois esta é capaz de olhar para o brinquedo que está nas mãos do adulto e ouvi-lo ao mesmo tempo.” A afirmativa II está correta e a III incorreta, uma vez que para as crianças ouvintes ”acontece o balbucio oral, quando chegam próximo aos seis meses, conseguindo produzir um número muito grande de sílabas e as repetem de forma exaustiva. No caso dos surdos, começam a balbuciar por volta dos oito meses, com pouca diferenciação nas sílabas executadas, devido ao retorno auditivo estar ausente. Já com a emissão de sons, tanto a criança surda como a ouvinte apresentam o balbucio manual”. Página 133 a 135.
A resposta correta é: Apenas II..
36. Em todas as línguas humanas há, pelo menos, três elementos sintáticos principais, que podem se ordenar na frase de diferentes maneiras. Esses elementos são: sujeito - é o termo que expressa o agente da ação (que pratica ou sofre); verbo - é o termo que expressa a ação; objeto - é o termo que qualifica ou detalha o verbo. A ordem básica dos elementos na sentença da Libras é, geralmente:
a. VSO (verbo - sujeito - objeto).
b. SVO (sujeito - verbo - objeto).
Ordem dos constituintes. Quadros e Karnopp (2004) apontam que a ordem dos elementos na sentença da Libras é, geralmente, SVO (sujeito - verbo - objeto). A seguir, exemplificamos algumas sentenças com a ordem básica da Libras:
SVO═ “Eu gostar laranja”;
“Ela saber Libras”. Essa é a ordem chamada canônica (básica). Página 106.
c. SOV (sujeito - objeto - verbo).
d. VOS (verbo - objeto - sujeito).
e. OSV (objeto - sujeito - verbo).
A resposta correta é: SVO (sujeito - verbo - objeto)..
37. As pessoas ouvintes que atuam profissionalmente como intérpretes, transpõem um discurso oral emitido em uma língua para outra língua, e funcionam como elo entre pessoas que se comunicam verbalmente em idiomas diferentes. Sobre os profissionais intérpretes, analise as assertivas que seguem:
I-Quando o intérprete está mediando uma relação entre surdos e ouvintes de ordem formal, ele pode optar por desempenhar seu trabalho de forma não consecutiva ou simultânea.
II-Interpretação de acompanhamento é o profissional que, acompanhando determinada pessoa, interpreta em ambos os sentidos os diálogos que esta estabelece com interlocutores que se comunicam em outra língua, ou seja, quando o surdo fala, o intérprete passa a Libras para o português, a fim de que o interlocutor o entenda e, quando o ouvinte fala, o intérprete sinaliza para o surdo.
III-Interpretação judicial é a interpretação realizada em reuniões multilíngues formais.
IV-Interpretação de conferência é a interpretação realizada no âmbito de um julgamento.
V-Interpretação de acompanhamento é a interpretação realizada em reuniões multilíngues informais.
Marque a alternativa verdadeira:
a. Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
b. Somente as alternativas I, IV e V estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Somente a alternativa II está correta.
Inclusão educacional de surdos. A referida alternativa encontra-se correta, porque uma das principais modalidades de interpretação é a interpretação de acompanhamento, em que quando o surdo fala, o intérprete passa a Libras para o português, a fim de que o interlocutor o entenda e, quando o ouvinte fala, o intérprete sinaliza para o surdo. Página 156.
e. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
A resposta correta é: Somente a alternativa II está correta..
A___________na língua de sinais é produzida por meio de apontação, sendo assim, a relação significado e significante não fica evidente para a criança surda que está desenvolvendo a linguagem.
A palavra que completa corretamente a frase é:
Relações sociais do surdo. Pronominalização. Página 135.
A resposta correta é: Pronominalização..
39. Partindo do pressuposto de que a surdez está inserida e constituída em ambiente e mundo visual, é possível refletir sobre o modo de como as pessoas surdas conseguem interagir com a sociedade e garantir sua participação ativa. A surdez deve ser vista como característica que compõe a própria diversidade e a individualização do ser humano em sua constituição. Neste contexto, analise as seguintes afirmativas:
I-Para Perlin (2004), as identidades surdas são construídas mediante as possíveis representações da cultura surda, pois esta vai ser moldada de acordo com o grau de receptividade cultural assumida pelo sujeito.
II-Perlin (2004) aplica a heurística para Libras e diz que se a sentença não apresentar o sinal futuro, a sentença não pode ser interpretada estando no futuro.
III-Para Skliar (2001), a escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades.
IV-Para Skliar (2001), a escola não deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades.
V-Para Perlin (2004), não se aplica a heurisitica para Libras, e se a sentença o sinal presente, a mesma não pode ser interpretada estando no passado.
Marque a alternativa correta:
a. Somente as alternativas II, IV e V são verdadeiras.
b. Somente a alternativa IV está verdadeira.
c. Somente as alternativas I, II e V são verdadeiras.
d. Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
Implicações sociais da surdez. A referida alternativa encontra-se correta, porque para Perlin somente quando as pessoas surdas vão para a escola é que se inicia o processo de aprendizagem do português e com isso elas desenvolvem habilidades que são específicas do surdo, criando assim uma identidade própria. Pensar no processo de construção da identidade surda da pessoa que é ouvinte não seria algo tão complexo se somente houvesse comunidades que partilham do mesmo sentimento e segundo Skliar a escola poderia auxiliar nesse processo. Página 129 e 130.
e. Todas as alternativas são verdadeiras.
A resposta correta é: Somente as alternativas I e III são verdadeiras..
40. No meio da comunidade surda, especialmente entre os intérpretes, é muito comum que o fato de ser Coda seja um diferencial, um status. Isso porque se julga que se é filho de surdo, será um excelente sinalizador, e isto procede, considerando que tais pessoas aprendem a Libras como os surdos - como primeira língua. Neste contexto, analise as seguintes afirmativas:
I-Quadros (1997) reivindica que a descoberta pela estrutura fonológica da língua, quer seja sinalizada ou falada, e as semelhanças na sistematização do balbucio das crianças surdas e ouvintes, indicam que no ser humano decorre uma capacidade linguística que suporta a aquisição da linguagem, independente da modalidade da língua: oral-auditiva ou espaço-visual.
II-Meier (2000) aponta que os ouvintes produzem movimentos com as mãos e conseguem retorno confirmativo de seus pais, assim como os surdos, que antes de começarem a aprender sinais fazem balbucios com as mãos.
III-Para Emmorey (2002), as crianças surdas, quando chegam aos oito meses, começam a produzir os primeiros sinais e, neste processo, alguns deles são descartados, pois são avaliados como gestos e não como sinais lexicais, portanto, não se encaixam em seu repertório atualizado.
IV-Grolla (2006) acrescenta que, quando as crianças atingem um ano de idade, a habilidade de identificação de línguas estrangeiras diminui e concede espaço ao refinamento para sua língua natural.
V-Skliar (2001) aponta que, dentro da relação pais surdos e filhos surdos, todas as intervenções ocorrem na língua de sinais. Pais e filhos se utilizam dela para propor a ação de uma atividade, compartilhar ou estar em desacordo com propostas e para estabelecer a atividade com objetivo de organizar algum aspecto da ação.
Marque a alternativa verdadeira:
a. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente as alternativas III, IV e V estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
Implicações sociais da surdez. A referida alternativa encontra-se correta, pois todos os autores citados abordam o desenvolvimento da construção da identidade da criança, através da apropriação da linguagem, sendo ouvinte ou surda. Página 133.
e. Somente a alternativa III está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
41. Há três componentes da estrutura interna dos sinais que Stokoe (1960) propôs: Configuração de Mão, Locação e Movimento. Além desses, assinale os dois outros que compõem aos parâmetros da Libras:
a. Expressões manuais e lateralidade.
b. Expressões não manuais e orientação de mão.
Estrutura gramatical da Libras. Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais:
configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M). Além desses parâmetros, destacamos a orientação de mão e as expressões não manuais. As expressões não manuais, conforme Quadros e Karnopp (2004), referem-se às expressões faciais aos movimentos do corpo produzidos durante a realização do sinal. Página 41.
c. Lateralidade e orientação visual.
d. Orientação visual e expressões artísticas.
e. Orientação visual e expressões não manuais.
A resposta correta é: Expressões não manuais e orientação de mão..
42. Um surdo precisa compreender o nome de uma pessoa ou lugar. Qual a forma mais usual pela qual um surdo se comunica com outro surdo nessa situação?
a. Empréstimo linguístico.
universais linguísticos. Quanto aos empréstimos linguísticos da Libras, destaca-se o alfabeto manual. Ele é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual. Página 29 a 31.
e. Plaquetas de letras especialmente confeccionadas para surdos.
A resposta correta é: Alfabeto manual..
43. É no nível fonológico que se encontram as considerações acerca dos fonemas - conceituados como unidade mínima do som. Nesse sentido, não caberiam considerações fonológicas para a Libras, já que ela é uma língua espaço-visual que não tem som. Para resolver tal impasse, Stokoe empregou a terminologia “querema”, ao invés de fonema, para o estudo das unidades mínimas da língua de sinais. Porém, atualmente, os pesquisadores de língua de sinais abandonaram o termo, por entender o apontamento de Saussure (1970) quanto a isso. Para o pai da linguística, a forma do significante refere-se a uma imagem acústica convencional, abstraída de realizações fonéticas concretas e infinitamente variáveis. A partir desse entendimento de Saussure, qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma conclusão relacionada à validade dos aspectos fonológicos na Libras?
a. A concepção de Saussure torna o conceito suficientemente abstrato para abranger não apenas representações psíquicas de sons, mas também de gestos.
b. Quando nos referirmos aos fonemas, estamos fazendo menção às unidades mínimas que compõem a língua, o que inclui os gestos.
c. Se um som é unidade mínima de uma palavra, um gesto que representa parte de uma ideia (palavras) também pode ser entendido como unidade mínima de sentido em uma palavra.
d. Todas as línguas humanas não possuem a dupla articulação, no plano de conteúdos (composto por morfemas e palavras) e no plano isento de conteúdos (composto por fonemas).
e. Todas as línguas humanas possuem a dupla articulação, uma no plano de conteúdos (composto por morfemas e palavras) e uma no plano isento de conteúdos (composto por fonemas).
Estrutura gramatical da Libras. A conclusão de todas as línguas humanas possuem a dupla articulação não se refere ao pensamento de Saussure, mas sim ao de Martinet, não tendo relação com o que se expôs sobre imagem acústica. Além dos fonemas, as línguas naturais também são compostas por morfemas e palavras, e estas duas articulações - fonemas e morfemas - é que norteiam a dupla articulação que é apontada por Martinet (1978). Página 41 e 42.
A resposta correta é: Todas as línguas humanas possuem a dupla articulação, uma no plano de conteúdos (composto por morfemas e palavras) e uma no plano isento de conteúdos (composto por fonemas)..
44. A configuração de mão, o movimento, a locação e a orientação constituem um único morfema, nesse caso, um morfema livre. De acordo com Brito (1995), há na Libras morfemas lexicais e morfemas gramaticais. Com base nessas definições, o material didático da disciplina passou a considerar os processos de formação e classificação de palavra. Com relação aos processos de formação e classificação de palavra, marque a alternativa que apresenta um dos processos importantes:
a. Incorporação de numeral.
Aspectos morfológicos da Libras. Um dos processos de formação de palavras é por meio da incorporação de numeral. Nesse caso, a configuração de mão que representa o numeral se combina com outro morfema preso para formar um sinal, em que apenas a configuração de mão se modifica. Página 66.
d. Parâmetro do movimento.
A resposta correta é: Incorporação de numeral..
45. Tendo em vista que ao articular os fonemas da nossa língua, um após o outro, não nos damos conta de que são produzidos juntos, ou seja, todas as palavras se ligam entre si na constituição da frase do discurso. Como este processo acontece em Libras?
a. Os surdos sinalizam devagar um sinal após o outro, demonstrando uma fala diferente.
b. Os surdos sinalizam cada sinal no seu tempo, após o outro e com significado.
c. Os surdos sinalizam rapidamente um sinal após o outro, sem significar uma briga, mas uma fala normal.
universais linguísticos. Os surdos sinalizam rapidamente um sinal após o outro, sem significar uma briga, mas uma fala normal. Página 37.
d. Os surdos sinalizam diversos sinais ao mesmo tempo, como numa fala normal.
e. Os surdos sinalizam com dificuldades um sinal após o outro.
A resposta correta é: Os surdos sinalizam rapidamente um sinal após o outro, sem significar uma briga, mas uma fala normal..
46. Se estivermos entendendo que o nível morfológico é aquele que compreende o trabalho de seleção das palavras, se faz necessário, primeiramente, definirmos o que entendemos por palavra. A respeito do conceito de palavra e suas implicações para a Libras, analise as afirmativas a seguir:
I.Palavra é a unidade mínima que pode ocorrer livremente em várias posições sintáticas.
II.Dentro das palavras, há elementos que carregam significado, chamados de morfemas.
III.Na Libras os parâmetros fonológicos também podem ser comparados a morfemas, pois, às vezes, eles apresentam significado isoladamente.
IV.Não é possível afirmar que existam fonemas na Libras uma vez que o som é a unidade fonética básica e na Libras os gestos não comportam sons.
É correto o que se afirma em:
Estrutura gramatical da Libras. Segundo Sandalo (2001, p. 183), “palavra é a unidade mínima que pode ocorrer livremente em várias posições sintáticas”. Entretanto, dentro das palavras, há elementos que carregam significado. Esses elementos, chamados de morfemas, é que são as unidades mínimas da morfologia (SANDALO, 2001). Na Libras, conforme Felipe (1998), os parâmetros fonológicos também podem ser comparados a morfemas, pois, às vezes, eles apresentam significado isoladamente. Assim como ocorre com o português, os fonemas podem ter a natureza de um morfema, por exemplo, os fonemas /a/ e /o/ podem ser artigos ou desinências de gênero, assim como o fonema /s/ pode indicar o plural. Para Saussure, o pai da linguística, a forma do significante refere-se a uma imagem acústica convencional, abstraída de realizações fonéticas concretas e infinitamente variáveis. A concepção de Saussure torna o conceito suficientemente abstrato para abranger não apenas representações psíquicas de sons, mas também de gestos. Quando nos referirmos aos fonemas, estamos fazendo menção às unidades mínimas que compõem a língua, o que inclui os gestos. Páginas 41 a 62.
A resposta correta é: I, II e III..
47. O autor Battison (1974) entende a ocorrência de sinais nos quais uma das mãos assume o papel ativo e, a outra, um papel passivo. A mão passiva, nesse caso, serve de base, de apoio para a realização do movimento da mão ativa. Segundo esse autor, sobre a realização de um sinal que contem duas configurações de mãos diferentes, encontramos duas restrições, sendo respectivamente:
a. Assimetria e expressões.
b. Simetria e expressões.
c. Dominância e simetria.
Estrutura gramatical da Libras. A referida alternativa encontra-se correta, pois na LIBRAS a ordem de predominância será mantida quando um sinal contém duas configurações de mãos diferentes, ou seja, uma mão será a base e a outra ativará o movimento. Página 48.
d. Passividade e simetria.
e. Assimetria e dominância.
A resposta correta é: Dominância e simetria..
48. Com relação aos verbos da Libras, destacam-se três tipos: os verbos simples, os verbos manuais e os classificadores. Com relação a essas três categorias, analise as afirmativas a seguir:
I.Classificadores são aqueles verbos que têm sua configuração de mão inicial (sinal raiz) alterada por influência da semântica, do léxico ou da sintaxe.
II.Constituir-se como um verbo simples significa que, independente da construção da frase, os parâmetros fonológicos que compõe o sinal serão mantidos.
III.Os verbos manuais incorporam iconicamente o objeto a que se referem.
É correto o que se afirma em:
Aspectos morfológicos da Libras. Todas as afirmativas se confirmam:
Verbos classificadores têm sua configuração de mão inicial (sinal raiz) alterada por influência da semântica, do léxico ou da sintaxe;
Os verbos manuais são aqueles que se configuram pela incorporação do objeto a que se referem e podem ser considerados icônicos pela representação da realidade;
Já um verbo simples mantém seus parâmetros fonológicos independente da construção da frase. Página 78 a 83.
d. Somente a alternativa II.
A resposta correta é: I, II e III..
49. Chomsky (1957) denomina o conhecimento linguístico predeterminado de “Dispositivo de Aquisição de Linguagem - DAL” (em inglês: Language Acquisition Device - LAD). O DAL (Dispositivo de aquisição de linguagem) é o armazenamento da mente que abriga os princípios comuns a todas as línguas humanas. Esses princípios formam um conjunto de regras linguísticas chamada de gramática universal GU. Como esse processo irá acontecer?
a. Nesse contexto, a aquisição da linguagem, acontecerá de forma natural, mas depois de muitos estímulos, através da maturação da GU.
b. Nesse contexto, a aquisição da linguagem vai acontecer através de estímulos, com um aprendizado formal, apenas pela imaturação da GU, entendida como órgão biológico.
c. Nesse contexto, a aquisição da linguagem vai acontecer apenas, com muitos estímulos e com a maturação da GU.
d. Nesse contexto, a aquisição da linguagem vai acontecer com aprendizado informal e com a maturação da GU, entendida como órgão carente de funcionamento a cargo da interação.
e. Nesse contexto, a aquisição da linguagem vai acontecer naturalmente, sem que haja um aprendizado formal, apenas pela maturação da GU, entendida como um órgão biológico carente de iniciar seu funcionamento que no caso, fica a cargo da interação social.
Status linguístico da Libras. Nesse contexto, a aquisição da linguagem vai acontecer naturalmente, sem que haja um aprendizado formal, apenas pela maturação da GU, entendida como um órgão biológico carente de iniciar seu funcionamento que no caso, fica a cargo da interação social. Página 17.
A resposta correta é: Nesse contexto, a aquisição da linguagem vai acontecer naturalmente, sem que haja um aprendizado formal, apenas pela maturação da GU, entendida como um órgão biológico carente de iniciar seu funcionamento que no caso, fica a cargo da interação social..
50. No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira. Uma delas foi oficializada pela Federação Nacional de Educação e integração de surdos e é o termo presente em documentos legais. E a outra é a sigla utilizada por pesquisadores que publicam textos internacionais, já que todas as línguas de sinais do mundo possuem uma sigla de três letras. Baseando-se neste contexto, estamos falando de:
a. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LS - Língua De Sinais.
b. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LB - Língua Brasileira.
c. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LBS - Língua Brasileira de Sinais.
d. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB - Língua De Sinais Brasileira.
Língua de sinais. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB- Língua De Sinais Brasileira. Página 19.
e. LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB - Língua De Sinais do Brasil.
A resposta correta é: LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais e LSB - Língua De Sinais Brasileira..
51. As línguas de sinais, possuem os mesmos valores linguísticos que as línguas orais. No entanto há parâmetros que a distinguem das línguas orais, como a modalidade linguística espaço-visual. Tam-bém encontramos na Libras as marcas para formalidade e informalidade, entre outros aspectos. Ela foi oficializada por meio da Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002), como segunda língua oficial brasileira. Com o status e reconhecimento linguístico, refutamos os mitos sociais que até então circundavam a concepção que se tinha sobre ela como mímica ou amontoado de gestos decorrentes da comunicação de ouvintes. Não somente traz o reconhecimento de que se trata de uma língua completa, mas tam-bém deixa explícito que todo cidadão brasileiro deveria conhecer a Libras, ao menos para uma co-municação básica. Compreendendo a afirmativa, destaque qual o significado do termo Libras ou LIBRAS:
Escolha uma:
a. ( )Refere-se a Língua dos surdos-mudos do Brasil.
b. ( )Li de Língua e Bra- de Brasileira, S de surda, portanto, refere-se a Língua brasileira-Surda.
c. ( )Refere-se a Língua brasileira de sinais ou Língua de sinais brasileira.
GABARITO COMEN-TADO: página 19 refere-se a Libras Língua brasileira de sinais.
d. ( )Refere-se a línguas gestuais dos deficientes auditivos brasileiros.
e. ( )Libras refere-se a língua sinalizada e LIBRAS refere-se a Línguas gestuais do Brasil.
Feedback
A resposta correta é: ( )Refere-se a Língua brasileira de sinais ou Língua de sinais brasileira..
52. Atualmente, tem sido muito comum as pessoas se depararem com outras conversando de um modo muito diferente do que estão acostumadas a ver. Entre as várias formas de comunicação encontramos a linguagem dos surdos, que atualmente é reconhecida pelo Brasil como língua oficial desta população. Há duas terminologias para designar a Língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira, indique a opção que contém estas terminologias:
Escolha uma:
a. Libras e Braile.
b. Braile e Comunicação Total.
c. LSB e Sinais Icônicos.
d. Libras e LSB.
Língua de sinais - No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira: Libras (Língua Brasileira deSinais) e LSB (Língua de Sinais Brasileira).
e. LSB e Sinais Arbitrários.
Feedback
A resposta correta é: Libras e LSB..
53. Sabe-se que o alfabeto manual é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Sobre o Alfabeto Manual, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
(__)O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão.
(__)Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente.
(__)Normalmente se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. F, V, F.
c. V, F, F.
d. V, V, V.
Verdades sobre a Libras: universais linguísticos. O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
e. V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V..
54. O termo Libras oficializado pela Federação Nacional e Integração de Surdos está presente em documentos legais. A Lei Federal n. 10.436/2002 oficializou a língua no Brasil, a partir dessa aprovação, a Libras passou a ser aceita como língua usual na comunidade surda. Assinale a alternativa que corresponde ao significado da sigla Libras:
Escolha uma:
a. Linguagem Brasileira dos Surdos.
b. Língua Brasileira de Sinais.
No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira: Libras (Língua Brasileira de Sinais) e LSB (Língua de Sinais Brasileira). A primeira foi oficializada pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, e é o termo presente em documentos legais.
c. Língua Brasileira dos Surdos.
d. Língua Brasileira Sinalizada.
e. Língua de Sinais do Brasil.
Feedback
A resposta correta é: Língua Brasileira de Sinais..
55. Com o acelerar da recepção de informações, a sociedade progride e tem sua visão alterada. Foi a partir da década de 90, do século XX, que inauguraram algumas pesquisas no país sobre a língua de sinais, e isto propiciou um olhar antropológico e cultural sobre a surdez. Sobre esse progresso, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas, escolhendo a ordem correta de suas respostas:
(__)Deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir.
(__)Mesmo com a concepção de diferença (ao invés de deficiência), as pessoas surdas ainda não fazem parte da sociedade, pois somos um país onde não há aceitação da diversidade social.
(__)O olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. F, F, V.
c. V, F, V.
Deixam de ser válidos termos como “surdo-mudo” ou “mudinho”, pois, além de pejorativos, não estão em sintonia com o que já é socialmente aceito, a condição de não ouvir. O olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo, anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais, e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração.
d. F, F, F.
e. V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V..
56. Sabe-se que o alfabeto manual é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Sobre o Alfabeto Manual, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
(__) O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão.
(__) Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente.
(__) Normalmente se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, V, F.
b. V, F, F.
c. V, V, F.
d. V, V, V.
O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão. Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente. Normalmente, se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
e. V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V..
57. Pensar no processo de construção da identidade surda da pessoa que é ouvinte não seria algo tão complexo se somente houvesse comunidades que partilham do mesmo sentimento. Porém, a realidade não é bem assim. Essas crianças que falam Libras desde a infância e que enxergam a surdez como constituição cultural, social e política irão precisar de um ambiente com características diferentes destas, no caso, a escola. Assim, assinale a alternativa correta com relação ao papel da escola:
Escolha uma:
a. A escola deve estar totalmente disposta para receber todos os públicos e utilizar apenas de um método de ensino.
b. A escola precisa entender que todos possuem direitos à educação de qualidade, porém, alunos surdos devem ser atendidos em suas casas por profissionais terapêuticos.
c. A escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades.
A escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades.
d. A identidade surda deve ser compreendida dentro de um contexto multicultural. É importante termos claro de que a identidade surda, esse conjunto de características próprias, ocorre por meio da linguagem e é construído por papéis sociais e que suas peculiaridades e especificidades têm abrangência nos aspectos clínicos – patológicos que devem ser atendidos nas escolas com especialistas.
e. A escola deve estabelecer um abismo que a separa dos pais, visto que misturar escola e família não é uma boa ação com crianças com necessidades especiais.
Feedback
A resposta correta é: A escola deve ver o sujeito como instrumento/ meio de produção de sentidos e aplicar seus diversos mecanismos de atuação para impor saberes, culturas, valores e identidades..
58. Em relação às crianças surdas, a comunidade representa a projeção com o amanhã, a possibilidade de um futuro, pois vislumbram exemplos positivos, surdos adultos interagindo na sociedade. Nesse ambiente, terão a oportunidade de enxergar a si próprios de forma diferente, não como deficientes, mas assimilando que existe diferença linguística. É nesse momento em que ocorre a formação da identidade e da cultura surda. Segundo Strobel (2008), a cultura surda é definida como:
Escolha uma:
a. O que motiva o sujeito surdo, para ter sua língua, hábitos e crenças, isto é, sua cultura visual que diz respeito à formação de identidade surda, está diretamente vinculada a conquista da forma de comunicação oral.
b. O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, compreendendo a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda.
O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, o que compreende a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda.
c. Capacidade linguística que suporta a aquisição da linguagem, independente da modalidade da língua.
d. Aquilo que motiva o ingresso na comunidade, então é provável que existam surdos que não participem, pois preferem a utilização da língua falada, por diversos motivos.
e. A utilização da língua de sinais, sendo estabelecida por meio das afinidades daqueles que a integram.
Feedback
A resposta correta é: O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, compreendendo a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizado assim a identidade surda..
59. Assinale a sequência que está de acordo com as imagens de algumas letras do alfabeto manual:
Escolha uma:
a. A – U – R – T – H.
b. Q – M – V – W – Y.
c. Q – M – H – F – Y.
As descrições do alfabeto manual encontram-se no capítulo 1 do material.
d. A – V – R – M – K.
e. S – V – R – T – Y.
Feedback
A resposta correta é: Q – M – H – F – Y..
60. Na Libras é possível construir sete tipos de frases, a saber: sentenças negativas, sentenças afirmativas, sentenças interrogativas, sentenças condicionais, sentenças relativas, sentenças com foco, sentenças com tópico. Elas são constituídas de um tipo dado, especialmente pela expressão facial. Em relação a esse contexto, relacione as sentenças aos dados correspondentes e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Sentenças afirmativas.
2. Sentenças relativas.
3. Sentenças interrogativas.
4. Sentenças focalizadas.
5. Sentenças com tópico.
(__)São aquelas que afirmam determinada ação: Eu vou à festa, à noite.
(__)São aquelas que usam o foco. O foco serve para destacar ou contrastar alguma informação da sentença como em: Ana chorou, não, Paula chorou.
(__)São aquelas formuladas com a intenção de obter alguma informação desconhecida.
(__)São aquelas que inserem uma informação adicional à frase, uma informação que seja relativa à informação principal que está sendo transmitida pela sentença.
(__) O tópico anuncia o assunto a ser desenvolvido ao longo da sentença.
Marque a alternativa correspondente:
Escolha uma:
a. 5, 1, 2, 3, 4.
b. 4, 3, 5, 2, 1.
c. 3, 4, 2, 1, 5.
d. 1, 4, 3, 2, 5.
Na Libras é possível construir sete tipos de frases, a saber: sentenças negativas, sentenças afirmativas, sentenças interrogativas, sentenças condicionais, sentenças relativas, sentenças com foco, sentenças com tópico. Elas são constituídas de um tipo dado, especialmente pela expressão facial. Sentenças interrogativas – são aquelas formuladas com a intenção de obter alguma informação desconhecida. A formulação do questionamento se dá com os pronomes interrogativos. Sentenças afirmativas – são aquelas que afirmam determinada ação: Eu vou à festa à noite. Sentenças relativas – são aquelas que inserem uma informação adicional à frase, uma informação que seja relativa à informação principal que está sendo transmitida pela sentença. Sentenças focalizadas – são aquelas que usam o foco. O foco serve para destacar ou contrastar alguma informação da sentença como em: Ana chorou, não Paula chorou. Sentenças topicalizadas – são aquelas que empregam o tópico. O tópico anuncia o assunto a ser desenvolvido ao longo da sentença. Por exemplo: Carro, eu gosto de Uno.
e. 1, 2, 3, 4, 5.
Feedback
A resposta correta é: 1, 4, 3, 2, 5..