Questão 1 de 5
Aprecie a leitura abaixo:
Brincando de
não-me-olhe
Não me olhe de lado
que eu não sou
melado.
Não me olhe de
banda
que eu não sou
quitanda.
Não me olhe de
frente
que eu não sou
parente.
[...]
Não me olhe no pé
porque eu não sou
chulé.
Não me olhe de
baixo
que eu não sou
riacho.
Não me olhe de cima
que acabou a rima.
(JOSÉ, 2002, p. 19)
As obras literárias
são sempre escritas por alguém e para alguém, apresentam sentimentos, crítica e
significados, que despertam nos leitores a curiosidade, a vontade de saber
mais, são capazes de chamar atenção dos leitores, em uma experiência diferente
com a palavra em seu sentido convencional. Sobre as vertentes da literatura
infanto-juvenil, analise as afirmativas:
I. A vertente
lúdica convida o leitor a vivenciar uma experiência por meio do brincar. Os
autores “brincam” com as palavras de forma criativa.
II. A
expressividade e sensibilidade são enfatizadas nas produções da vertente
estética, os poemas apresentam figuras de linguagem como: aliteração,
assonância, metáfora.
III. Recorrente
ainda a vertente pedagógica, tem como função o ensinamento. São normas ditadas
por adultos como modelos a serem seguidos por crianças e jovens.
Assinale a
alternativa correta:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão
corretas. Resposta correta
E - Somente na afirmativa I.
Questão 2 de 5
Leia tirinha de Armandinho:

Disponível em:http://notaterapia.com.br/2017/06/12/10-tirinhas-de-armandinho-sobre-o-fascinante-mundo-dos-livros/
A tirinha destaca a
importância do livro na formação das pessoas. Pensando a escola como um dos
espaços de formação de pessoas, quais reflexões e práticas os professores
precisam ter para contribuir com a formação e desenvolvimento de estudantes
leitores?
Assinale a
alternativa correta:
A - As obras literárias devem fazer parte dos planejamentos dos
docentes, tendo em vista o valor pedagógico dos livros no processo de
alfabetização.cancelRespondida
B - Compreender que as obras de literatura deleite são de
responsabilidade da família e que as obras pedagógicas são de responsabilidade
da escola.
C - Definir as obras literárias de acordo com a faixa etária, apresentando
um gênero textual de cada vez para a compreensão daquele texto.
D - Estimular a compreensão da obra de acordo com as orientações do
professor, assim realizando interpretações através da compreensão do docente
sobre a obra lida.
E - Valorizar as relações presentes entre a literatura, história e a
cultura, local e de cada momento
histórico, que auxiliam na compreensão da produção literária. Resposta correta
Questão 3 de 5
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, trouxe um panorama dos
leitores de nosso país. Analise o gráfico:

Fonte: Instituto
Pró-Livro e Ibope Inteligência, 2016. Leitor: entrevistado que declarou ter
lido, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos 3 meses anteriores à
pesquisa. Apud Folha de São Paulo. Disponível
em:https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2019/09/jovens-leem-mais-no-brasil-mas-habito-de-leitura-diminui-com-a-idade.shtml.
Em matéria publica
à Folha de São Paulo, a socióloga e coordenadora de pesquisa Zoara Failha,
destaca que há pouco o que se comemorar. Da média anual de 4,96% livros por
habitante, apenas 2,43% foram lidos do começo ao fim. Isolando as obras lidas
por vontade própria do entrevistado, o índice é de 2,88% e despenca para 1,26%
se apenas as obras de literatura forem consideradas incluindo os livros lidos
em partes.
(Fonte: Folha de
São Paulo, 28/09/2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2019/09/jovens-leem-mais-no-brasil-mas-habito-de-leitura-diminui-com-a-idade.shtml).
Sobre esses dados,
analise as afirmativas:
I. Mais de 50% dos
brasileiros leem livros inteiros.
II. Os dados
revelam com clareza que a população brasileira em média tem lido mais obras
literárias.
III. Menos da
metade dos brasileiros que leram livros em 2015 leu livros de literatura.
Assinale a
alternativa correta:
A - Apenas na afirmativa III. Resposta correta
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Questão 4 de 5
De acordo com os PCNs (1988, p. 41): o exercício do diálogo na
explicitação, contraposição e argumentação de ideais é fundamental na
aprendizagem da cooperação e no desenvolvimento de atitudes de confiança, de
capacidade para interagir e de respeito ao outro. A aprendizagem desses
aspectos precisa, necessariamente, estar inserida em situações reais de
intervenção, começando no âmbito da própria escola. Nesse sentido, analise as
afirmativas a seguir:
I. Nas práticas
escolares a literatura deve se constituir como uma disciplina para que seu
trabalho se efetive.
II. A literatura
deve fazer parte das práticas diárias de língua portuguesa exclusivamente.
III. Um professor
leitor contribui para estimular os estudantes a desenvolverem o gosto pela
leitura. Além disso, deve-se proporcionar diferente momentos de leitura, de
diferentes temas, que possibilitem a reflexão, indagação e criticidade.
Assinale a
alternativa correta:
A - Apenas na afirmativa III. Resposta correta
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Questão 5 de 5
Leia o trecho da entrevista de Monteiro Lobato concedia a Silveira
Peixoto para a Gazeta-Magazine, sobre como começou a escrever livros para
crianças:
([s.i.d.]. In:
Obras Completas de Monteiro Lobato, v. 09 – Prefácios e Entrevistas, p.100.
apud BRERO, 2003, p. 15. Disponível em:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99164/brero_ce_me_assis.pdf?sequence=1)
_ Vieram como vêm
as crianças. Um grão de pólen me caiu um dia em algum óvulo cerebral e gerou o
primeiro - A Menina do narizinho arrebitado.
_ Por que preferiu
um “narizinho arrebitado”?
_ Não
preferi...Veio assim, de momento. Eu queria dar um traço característico,
pitoresco, a minha pequena personagem. E que traço mais pitoresco do que um
narizinho arrebitado?
_ Os outros?
_ Que outros?
_ Os outros livros
para crianças?
_ Vieram muito
naturalmente, como vagões atrás de uma
locomotiva. Tudo
saiu de um narizinho...
Monteiro Lobato,
segundo pesquisadores é considerado o pioneiro da literatura Infantojuvenil,
suas obras escritas para crianças são consideradas as bases da literatura infantil
brasileira. Sobre o contexto histórico da literatura Infantojuvenil, assinale a
alternativa correta:
A - A concepção de infância pouco pode ser relacionada aos tipos de
livros infantojuvenis criados em determinadas épocas.
B - A literatura infantil é considerada hoje como um material didático
de ensino.
C - A partir da década de 1970 a literatura infantil passou a ser
compreendida e produzida com um olhar literário de cunho pedagógico a ser
utilizado na instrução escolar.
D - A visão maniqueísta, passou a ser incorporada na literatura
infantil, valorizando a literalidade das obras, proporcionando aos
leitores/crianças o desenvolvimento de sua identidade.
E - O caráter didático da literatura
Infantojuvenil surgiu no final do século XVII, com objetivo de ensinar valores,
hábitos, adquirindo uma função pedagógica. Resposta correta