terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Literatura Infantojuvenil - Exercício do Conhecimento

Questão 1 de 5

Aprecie a leitura abaixo:

Brincando de não-me-olhe

Não me olhe de lado

que eu não sou melado.

Não me olhe de banda

que eu não sou quitanda.

Não me olhe de frente

que eu não sou parente.

[...]

Não me olhe no pé

porque eu não sou chulé.

Não me olhe de baixo

que eu não sou riacho.

Não me olhe de cima

que acabou a rima. (JOSÉ, 2002, p. 19)

As obras literárias são sempre escritas por alguém e para alguém, apresentam sentimentos, crítica e significados, que despertam nos leitores a curiosidade, a vontade de saber mais, são capazes de chamar atenção dos leitores, em uma experiência diferente com a palavra em seu sentido convencional. Sobre as vertentes da literatura infanto-juvenil, analise as afirmativas:

I. A vertente lúdica convida o leitor a vivenciar uma experiência por meio do brincar. Os autores “brincam” com as palavras de forma criativa.

II. A expressividade e sensibilidade são enfatizadas nas produções da vertente estética, os poemas apresentam figuras de linguagem como: aliteração, assonância, metáfora.

III. Recorrente ainda a vertente pedagógica, tem como função o ensinamento. São normas ditadas por adultos como modelos a serem seguidos por crianças e jovens.

Assinale a alternativa correta:

A - Apenas na afirmativa III.

B - Apenas nas afirmativas I e II.

C - Apenas nas afirmativas II e III.

D - As afirmativas I, II e III estão corretas. Resposta correta

E - Somente na afirmativa I.

 

Questão 2 de 5

Leia tirinha de Armandinho:

https://img-quiz.fael.edu.br/repository/questoes/21545/979686.jpg

Disponível em:http://notaterapia.com.br/2017/06/12/10-tirinhas-de-armandinho-sobre-o-fascinante-mundo-dos-livros/

A tirinha destaca a importância do livro na formação das pessoas. Pensando a escola como um dos espaços de formação de pessoas, quais reflexões e práticas os professores precisam ter para contribuir com a formação e desenvolvimento de estudantes leitores?

Assinale a alternativa correta:

A - As obras literárias devem fazer parte dos planejamentos dos docentes, tendo em vista o valor pedagógico dos livros no processo de alfabetização.cancelRespondida

B - Compreender que as obras de literatura deleite são de responsabilidade da família e que as obras pedagógicas são de responsabilidade da escola.

C - Definir as obras literárias de acordo com a faixa etária, apresentando um gênero textual de cada vez para a compreensão daquele texto.

D - Estimular a compreensão da obra de acordo com as orientações do professor, assim realizando interpretações através da compreensão do docente sobre a obra lida.

E - Valorizar as relações presentes entre a literatura, história e a cultura, local e de cada momento histórico, que auxiliam na compreensão da produção literária. Resposta correta

 

Questão 3 de 5

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, trouxe um panorama dos leitores de nosso país. Analise o gráfico:

https://img-quiz.fael.edu.br/repository/questoes/21545/979683.jpg

Fonte: Instituto Pró-Livro e Ibope Inteligência, 2016. Leitor: entrevistado que declarou ter lido, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos 3 meses anteriores à pesquisa. Apud Folha de São Paulo. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2019/09/jovens-leem-mais-no-brasil-mas-habito-de-leitura-diminui-com-a-idade.shtml.

Em matéria publica à Folha de São Paulo, a socióloga e coordenadora de pesquisa Zoara Failha, destaca que há pouco o que se comemorar. Da média anual de 4,96% livros por habitante, apenas 2,43% foram lidos do começo ao fim. Isolando as obras lidas por vontade própria do entrevistado, o índice é de 2,88% e despenca para 1,26% se apenas as obras de literatura forem consideradas incluindo os livros lidos em partes.

(Fonte: Folha de São Paulo, 28/09/2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2019/09/jovens-leem-mais-no-brasil-mas-habito-de-leitura-diminui-com-a-idade.shtml).

Sobre esses dados, analise as afirmativas:

I. Mais de 50% dos brasileiros leem livros inteiros.

II. Os dados revelam com clareza que a população brasileira em média tem lido mais obras literárias.

III. Menos da metade dos brasileiros que leram livros em 2015 leu livros de literatura.

Assinale a alternativa correta:

A - Apenas na afirmativa III. Resposta correta

B - Apenas nas afirmativas I e II.

C - Apenas nas afirmativas II e III.

D - As afirmativas I, II e III estão corretas.

E - Somente na afirmativa I.

 

Questão 4 de 5

De acordo com os PCNs (1988, p. 41): o exercício do diálogo na explicitação, contraposição e argumentação de ideais é fundamental na aprendizagem da cooperação e no desenvolvimento de atitudes de confiança, de capacidade para interagir e de respeito ao outro. A aprendizagem desses aspectos precisa, necessariamente, estar inserida em situações reais de intervenção, começando no âmbito da própria escola. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Nas práticas escolares a literatura deve se constituir como uma disciplina para que seu trabalho se efetive.

II. A literatura deve fazer parte das práticas diárias de língua portuguesa exclusivamente.

III. Um professor leitor contribui para estimular os estudantes a desenvolverem o gosto pela leitura. Além disso, deve-se proporcionar diferente momentos de leitura, de diferentes temas, que possibilitem a reflexão, indagação e criticidade.

Assinale a alternativa correta:

A - Apenas na afirmativa III. Resposta correta

B - Apenas nas afirmativas I e II.

C - Apenas nas afirmativas II.

D - As afirmativas I, II e III estão corretas.

E - Somente na afirmativa I.

 

Questão 5 de 5

Leia o trecho da entrevista de Monteiro Lobato concedia a Silveira Peixoto para a Gazeta-Magazine, sobre como começou a escrever livros para crianças:

([s.i.d.]. In: Obras Completas de Monteiro Lobato, v. 09 – Prefácios e Entrevistas, p.100. apud BRERO, 2003, p. 15. Disponível em:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99164/brero_ce_me_assis.pdf?sequence=1)

_ Vieram como vêm as crianças. Um grão de pólen me caiu um dia em algum óvulo cerebral e gerou o primeiro - A Menina do narizinho arrebitado.

_ Por que preferiu um “narizinho arrebitado”?

_ Não preferi...Veio assim, de momento. Eu queria dar um traço característico, pitoresco, a minha pequena personagem. E que traço mais pitoresco do que um narizinho arrebitado?

_ Os outros?

_ Que outros?

_ Os outros livros para crianças?

_ Vieram muito naturalmente, como vagões atrás de uma

locomotiva. Tudo saiu de um narizinho...

Monteiro Lobato, segundo pesquisadores é considerado o pioneiro da literatura Infantojuvenil, suas obras escritas para crianças são consideradas as bases da literatura infantil brasileira. Sobre o contexto histórico da literatura Infantojuvenil, assinale a alternativa correta:

A - A concepção de infância pouco pode ser relacionada aos tipos de livros infantojuvenis criados em determinadas épocas.

B - A literatura infantil é considerada hoje como um material didático de ensino.

C - A partir da década de 1970 a literatura infantil passou a ser compreendida e produzida com um olhar literário de cunho pedagógico a ser utilizado na instrução escolar.

D - A visão maniqueísta, passou a ser incorporada na literatura infantil, valorizando a literalidade das obras, proporcionando aos leitores/crianças o desenvolvimento de sua identidade.

E - O caráter didático da literatura Infantojuvenil surgiu no final do século XVII, com objetivo de ensinar valores, hábitos, adquirindo uma função pedagógica. Resposta correta

Parte inferior do formulário

 

 

 

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