Perguntas e Respostas Alfabetização e Letramento - FAEL
1. O
modelo tradicional sobreviveu durante vários anos porque demonstrava sua
utilidade em uma sociedade em que as relações eram menos complexas, com grau
inferior de grafocentrismo, não sendo exigido, principalmente dos
trabalhadores, muito mais que o domínio mecânico do código escrito. Esse fato
implica a constatação dos avanços realizados envolvendo a utilização da língua
escrita nas situações em que é necessária, lendo e produzindo textos. E para
essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita que se cunhou uma nova
palavra: letramento. Esta nova condição serve para designar alguns aspectos.
Sendo assim, analise as asserções a seguir:
I.Esta
serve para designar o conjunto de conhecimentos em práticas sociais.
II.Esta
serve para designar o conjunto de atitudes em práticas sociais.
III.Esta
serve para designar o conjunto de capacidades para usar a língua em práticas
sociais.
Escolha
uma:
a.
I.
b.
II.
c.
Somente I e II.
d.
Todas as alternativas.
e.
III.
2. Na
última década, o Brasil conseguiu garantir o acesso universal do ensino
fundamental público para as crianças. Embora haja acesso acompanhado por outros
programas − como de universalização do acesso a livros (PNLD, PNLEM, PNBE),
merenda escolar, bolsa família, que implica manutenção das crianças na escola,
etc. – ainda há muito que melhorar no que diz respeito à reprovação, evasão e
parcos efeitos em termos de aprendizagem, conhecimentos e letramentos. Esses
resultados altamente insuficientes do ensino impedem ou dificultam alguns
elementos. Considerando o contexto descrito, analise as asserções a seguir:
I.Dificultam
muitas vezes, não somente o sucesso e a inclusão escolar, mas a cidadania protagonista.
II.A
cidadania protagonista impedida neste cenário é entendida como a capacidade do
indivíduo intervir na realidade em que vive.
III.Dificultam
apenas a aprendizagem de leitura e escrita que pode ocorrer até mesmo fora do
ambiente escolar.
É correto
o que se afirma em:
Escolha
uma:
a.
I e II.
b.
I.
c.
II.
d.
Somente III.
e.
III.
3. O
modelo tradicional do ensino do código escrito foi, crescentemente, criticado
em função das mudanças ocorridas nas relações sociais, nas relações de
trabalho, que passaram a exigir novos e mais complexos padrões para o exercício
da cidadania, o que também envolveu os usos sociais da leitura e da escrita
centrados na questão do significado subjacente ao texto lido ou produzido.
Estas críticas foram resultado da criação de um novo analfabeto presente na
sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de
analfabeto que começou a ser formado a partir deste modelo de ensino:
Escolha
uma:
a.
Analfabeto Escritor. .
b.
Analfabeto Funcional. .
c.
Analfabeto Leitor.
d.
Analfabeto Memorial. .
e.
Analfabeto Social. .
4. O
modelo de ensino do código escrito, centrado na mecânica da leitura e da
escrita, foi, em parte, responsável pelo surgimento do chamado analfabeto
funcional, aqueles indivíduos incapazes de utilizar a língua escrita em
práticas sociais, particularmente naquelas que se dão na própria escola, no
ensino e no aprendizado de diferentes conteúdos e habilidades. Assinale a
alternativa que apresenta, corretamente, que modelo de ensino é este:
Escolha
uma:
a.
Modelo Escola novista do ensino do código escrito.
b.
Modelo Tecnicista do ensino do código escrito.
c.
Modelo Codificador do ensino do código escrito.
d.
Modelo Tradicional do ensino do código escrito.
e.
Modelo Repetitivo do ensino do código escrito.
5. A
História da Alfabetização informa que a educação no século passado só existia
para classe dominantee que sempre foram garantidas as condições para seu
desenvolvimento. Assim, analise as alternativas que seguem, destacando aquela
que melhor apresenta como está a educação brasileira nos dias de hoje.
Escolha
uma:
a.
Estima-se que o governo de hoje proporciona uma educação melhor que atinge
somente a classe da sociedade mais carente.
b. A
educação continua servindo à classe dominante. Apenas as pessoas desta classe
têm acesso a uma educação melhor.
c.
Estima-se que a educação nemsempre foi para todos, não importando sua classe
social.
d. A
educação sempre atendeu à todas os membros da sociedade conforme o disposto na
Constituição de 1882.
e.
Somente no século XX o governo conseguiu universalizar o acesso à escola para
todos, tanto para pobres como ricos, embora em muitos estados
brasileirospersistampercentuais expressivos de crianças fora dela.
6. De
acordo com José Juvêncio Barbosa (1991, p. 44), “uma nova proposta pedagógica
para desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita não nasce do nada, de
um dia para o outro. Ela é sempre resultado de uma tentativa de ruptura com o
já estabelecido e, ao mesmo tempo, a procura de uma continuidade, de uma
ligação com o passado”. De acordo com o texto acima analise as assertivas
abaixo em que José Juvêncio afirma:
Escolha
uma:
a.
Que a leitura e a escrita não são imediatas e estabelecem junções com tempos
passados.Esta é uma assertiva verdadeira.
b.
Sua teoria é fruto do resultado de uma tentativa de ruptura com o já
estabelecido e, ao mesmo tempo, a procura de uma continuidade, de uma ligação
com o passado.Esta é uma assertiva falsa.
c.
Apresenta uma proposta pedagógica que se desenvolve gradativamentedo nada,
através da leitura e da escrita, seja ela formal ou informal.Esta é uma
assertiva verdadeira.
d.
Que a nova proposta pedagógica proporciona uma aprendizagem progressiva e
gradativa,estimulando cada vez mais o saber. Esta é uma assertiva falsa.
e.
Não tem ligação com o contexto histórico de leitura e da escrita.
7. O
termo letramento foi criado quando se passou a perceber que nas sociedades
contemporâneas é insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras” e que
se integrar socialmente, hoje, envolve também “saber utilizar a língua escrita
nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos” (COSTA VAL,
2006, p. 19). Essa palavra surgiu para designar essa nova dimensão da entrada
no mundo da escrita. Por isso, tem‑se afirmado,
segundo Costa Val (2006, p. 19), que alfabetização e letramento são processos
diferente cada um com suas especificidades, mas complementares, inseparáveis,
ambos indispensáveis. De acordo com esta afirmação, analise as asserções a
seguir:
I.Alfabetizar
é ensinar a ler e a escrever; e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.
II.Alfabetizar
é doutrinar dentro de um código escrito, no qual o ser humano seja levado à
reprodução das ideias vigentes.
III.Letramento
é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como
consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
É
correto o que se afirma em:
Escolha
uma:
a. I
e II.
b.
Somente II.
c.
II e III.
d.
Nenhuma das alternativas.
e.
I e III.
8. O
Indicador Nacional de Alfabetização Funcional (INAF) mostra na pesquisa que
apenas 28% da população são plenamente alfabetizadas e que a taxa de
analfabetismo absoluto é de 7%.Diante do exposto, podemos dizer que o
analfabetismo absoluto é:
Escolha
uma:
a. O
indivíduoquelocaliza uma informação em textos curtos ou médios.
b.
O indivíduo que não sabe ler nem escrever nada, ou seja, não consegue realizar
tarefas simples que envolvem decodificação e codificação das palavras.
c. O
indivíduo que localiza mais de um item de informação, mas não consegue ler o
texto todo porque é longo, busca informações em títulos pequenos.
d. O
indivíduo que localiza informação simples em enunciados de uma só frase.
e. O
indivíduo que localiza uma informação através de imagens ou números, mas não
necessariamente sabe ler ou se expressar através de palavras escritas.
9. Diante
dos fundamentos sobre alfabetização e letramento, sabe-se que as duas entidades
possuem significados diferentes e de grande importância. Assim,o professor deve
tomar alguns cuidados para envolver os alunos no processo de construção da
escrita, tais como:
Escolha
uma:
a.
Criar um ambiente letrado, que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmo
antes que a criança saiba ler e escrever convencionalmente.
b.
Disponibilizar lápis, papel e livros para crianças produzirem seus textos
durante o processo de aprendizagem.
c.
Acesso à escola do ensino fundamental, a partir dos 7 anos de idade com
atividades pedagógicas educativas.
d.
Proporcionar apenas na educação infantil atividades educativas como leitura de
histórias, atividades lúdicas para desenvolver o processo de aprendizagem.
e.
Disponibilizar papel, revistas, materiais diversos, tesoura, cola e cartolina e
deixar o aluno se expressar livremente, pois aos poucos e dentro de seu ritmo
se dará a aprendizagem.
10. Os
alunos da educação básica têm participado de diversos programas e sistemas de
avaliação. Sobre os sistemas de avaliação, é correto afirmar que:
Escolha
uma:
a. O
ENEM, o ENADE e o SAEB não tem outra finalidade senão a de avaliar o a
aprendizagem do aluno para fins burocráticos que visem a perpetuação do sistema
educacional conforme o presente.
b.
OENADE, SARESP e ENEM são programas de avaliação brasileira de
grandeimportância na educação básica.
c.
OENADE e o SARESPavaliam o ensino nas escolas públicas de todo o Brasil.
d.
O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) tem uma grande importância, assim como
o SAEB - Sistema de Avaliação de Educação Básica e o PISA - Programa
Internacional de Estudante.
e. O
exame de mais importância nas escolas públicas é o ENADE, que garante o ensino
para vários alunos.
11. Segundo o autor Barbosa (1991
p. 47) o método sintético é o mais antigo de todos os métodos tendo mais de
dois mil anos. Ele se caracteriza por iniciar a aprendizagem de leitura
partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas, sendo
classificados em: alfabético, fonético e silábico. Sobre estas três
classificações assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as
alternativas falsas.
( ) Devido a sua ineficácia, o
método fonético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso, muitas foram as
críticas a seu respeito e funcionalidade.
( ) No método alfabético o ensino
da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de
decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as
combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações
são entre duas letras; quando dominadas passa-se a combinar três, quatro, cinco
letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se
chegar as frases, aos parágrafos e aos textos.
( ) Método fonético: parte do
princípio de que a palavra se forma pronunciando rapidamente os sons das letras
e não o seu nome. A primeira etapa a ser ensinada a criança que começa o
processo de alfabetização e o som e a forma gráfica das letras.
( ) Método silábico: as
unidades-chave empregadas para se ensinar a ler são as sílabas, para depois
serem combinadas em palavras e frases. Este método surgiu para tentar superar
os obstáculos apontados no método alfabético, principalmente aqueles relacionados
as dificuldades de se pronunciar com exatidão os sons das consoantes, isolados
dos sons das vogais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, V, F.
d. V, V, V, V.
e. F, V, F, F.
12. O ensino de língua para poder
dar resposta a sua tarefa de desenvolver nos alunos a competência de
compreender e produzir textos em diversas situações de interação, ou seja,
permitir-lhes a inserção no mundo letrado deve, necessariamente, oferecer
incentivos e meios para que os aprendizes leiam. A leitura da literatura de
ficção e não ficção, de revistas e jornais, enfim, dos diferentes textos que
circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer
condições para que os alunos, gradativamente, aumentem seus saberes e, em
consequência, desenvolvam o raciocínio, o senso crítico, a compreensão do real,
a curiosidade intelectual, essenciais para a construção de uma sociedade mais
politizada. Segundo este contexto SILVA, (2005 p.22), afirma que o trabalho do
professor merece maior destaque porque...
I.O professor é o intelectual que
delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar.
II.Sem a sua presença atuante e
seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício
que a sociedade espera, deseja, ou seja, leitura e leitores assíduos e maduros.
III.Sem um professor que, além de
se posicionar como leitor assíduo, crítico e competente entenda realmente a
complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura
perderão em validade, potência e efeito.
IV.O professor é o profissional
que irá definir os componentes que farão parte da complexidade oral dentro
desta conjuntura de leitura escolar.
Assinale a alternativa que
corresponde corretamente ao enunciado:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão
corretas.
b. I e III estão corretas.
c. I, III e IV estão corretas.
d. II e III estão corretas.
e. I, II e III estão corretas.
13. A cartilha na atual
conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização.
Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a
cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do que uma necessidade. É
necessário que o professor perceba que este material pode servir de apoio para
nortear seu trabalho, em conjunto com outras metodologias e materiais de apoio.
Porém, muitos são os autores que criticam e relacionam vários fatores
problemáticos que influenciam negativamente no ensino aprendizagem por meio da
cartilha. Sobre os autores abaixo assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Marisa Borba: há livros
didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim, a
disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da
classe dominante, única aceita como corretas.
( ) Bruno Bettelheim e Karen
Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário
extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o
investimento da energia mental na leitura. Analisam, também a repetição de
palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo
a falar e repetia sempre as mesmas palavras.
( ) Zizi Trevisan critica a falta
de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra
de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de
texto escrito que é passada aos alunos que, se não mudada a tempo, vai
persegui-los por toda a sua vida escolar.
( ) Massini Cagliari coloca que o
livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e,
constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba
por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja
alcançar.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, V, F, V.
c. V, V, V, V.
d. V, V, F, F.
e. F, F, V, F.
14. Várias pesquisas têm sido
realizadas para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e
da escrita. A escolha e a elaboração dos métodos de alfabetização têm como
objetivo principal permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita.
Esses métodos podem ser diferenciados em métodos sintéticos, métodos analíticos
e métodos analítico-sintéticos. Sobre estes três métodos, assinale a
alternativa que corresponde corretamente a cada um deles.
I.Os métodos analíticos se
caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades
significativas da língua, ou seja, de palavras, frases, parágrafos ou textos.
São classificados em: método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto.
II.Os métodos sintéticos se
caracterizam por iniciarem a aprendizagem de leitura partindo das unidades
mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas. São classificados em:
alfabético, fonético e silábico.
III.Os métodos
analítico-sintéticos ou mistos combinam as duas formas anteriores, porém tem
suas determinações especificas pré-determinadas, contextualizadas de forma
diferente.
IV.São caracterizados por
iniciarem o processo de alfabetização, partindo das unidades mínimas da língua.
São classificados em alfabético e fonético.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e III estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. I e II estão corretas.
d. II, III e IV estão corretas.
e. I, III e IV estão corretas.
15. Muitas pesquisas têm sido
realizadas, atualmente, para determinar qual o método mais eficaz para o ensino
da leitura e da escrita. Os resultados não mostram uma conclusão precisa sobre
qual é o melhor método de ensino empregado, mas mostraram que cada método
desenvolve no aluno determinadas capacidades. Porém, muitas foram as críticas
acerca dos métodos analíticos sobre a sua funcionalidade de fato. Dentro desta
conjuntura, assinale as alternativas que correspondem corretamente às críticas
aos seus métodos.
I.Método do conto: as críticas a
esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro
negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma
excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário,
os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos.
II.Método da palavra: as críticas
a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da
alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e,
como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a
compreensão do que é lido.
III.Método da frase: as críticas
a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra
para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler.
IV.Método do parágrafo: as
críticas a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que
se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II e IV estão corretas.
b. I e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão
corretas.
d. II e III estão corretas.
e. I, III e IV estão corretas.
16. Analise o conceito
apresentado pela Professora Simone Weinhardt Withers em sua aula de
Alfabetização e Letramento: “É um importante instrumento de trabalho do
professor, sendo ele, uma forma de organização para que o mesmo possa atender
aos objetivos e as ações fundamentais para que se efetivem. Ele ajuda a pensar
o que, e como fazer na sala de aula, garantindo os direitos de aprendizagem que
precisamos contemplar no processo de alfabetização e letramento. É um documento
muito importante para a prática no processo de alfabetização, pois aparelha o
trabalho, faz uma previsão do tempo pedagógico e arquiteta a rotina, promovendo
assim o atendimento e a formação das crianças em alfabetização”. O conceito
descrito se refere ao:
Escolha uma:
a. Currículo.
b. Proposta pedagógica.
c. Planejamento.
d. Regimento escolar.
e. Projeto político pedagógico.
17. Em relação aos métodos de
alfabetização, segundo Morais (2006, p. 59), o método misto é o mais usado
atualmente e podemos encontrá-lo emduas formas: uma, que parte de palavras ou
frases e o professor dirigea analise para os elementos que compõem essas
estruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação
global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as
consoantes formando sílabas, as quais combinadas uma as outras originam as
palavras (métodoanalítico- sintético de orientaçãosintética).
Nessa perspectiva, analise as
afirmações a seguir:
I. O processo psicológico no
método misto é sempre o mesmo;
II. O aluno ao se deparar com
palavras deverá dividi-las em silabas (analise);
III. Influenciam negativamente no
ensino-aprendizagem;
IV. Utiliza a cartilha como única
fonte de informação.
É correto apenas o que se afirma
em:
Escolha uma:
a. Apenas a IV está correta.
b. I.
c. I e II.
d. II.
e. III e IV.
18. A questão dos métodos e sua
combinação simultânea em função dos diversos momentos do ensino inicial da
escrita e da leitura e, atualmente, uma tendência internacional. Um bom ponto
de partida consiste, portanto, em reconhecer as deficiências de cada proposta e
identificar os princípios permanentes que devem ser preservados e articulados
simultaneamente. Contudo, a escolha do “melhor” método não poderá ser parcial e
exclusiva, devendo se regular por vários critérios. Segundo Bregunci ( 2006, p.
31) quais são estes critérios? Assinale a alternativa que corresponde
corretamente a esta contextualização.
I.Os princípios teóricos
sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área.
II.A socialização de experiências
ou práticas de sucesso de alfabetizadores.
III.O diagnóstico dos processos
vivenciados pelos alunos, visando a escolha adequada das intervenções
necessárias as suas progressões.
IV.O apoio em livros e materiais
didáticos que ajudem a sistematizar, de forma coerente e consistente, o
trabalho pedagógico em torno da alfabetização.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e IV estão corretas.
b. II e IV estão corretas.
c. II, III e IV estão corretas.
d. I, II e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão
corretas.
19. Analise o conceito
apresentado pela Profª Veridiana Almeida em sua aula de alfabetização e
letramento: “Neste estágio o aluno já compreendeu o sistema de escrita,
entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro
menor do que a sílaba, a criança começa a perceber que a palavra está
relacionada com os aspectos sonoros da fala, separa oralmente as sílabas das
palavras e corresponde uma letra a cada som emitido, ou seja, cada parte
corresponde a uma sílaba”. O conceito acima descrito refere-se a qual nível da
escrita:
Escolha uma:
a. Hipótese alfabética.
b. Hipótese silábica.
c. Hipótese pré‑silábica.
d. Intermediário I.
e. Silábico-alfabético.
20. Nasceu no ano de 1936, se
tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro, o seu nome passou a
ser ligado ao construtivismo, suas pesquisas concentram o foco nos mecanismos
cognitivos relacionados a leitura e a escrita. Em sua teoria “não propõe
práticas pedagógicas nem técnicas metodológicas, mas sim uma maneira diferente
de ver a criança e entender seus erros como uma demonstração do seu grau de
conhecimento e como um pré‑requisito para chegar ao acerto,
ou seja, a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio
lógico”. A descrição acima se refere a qual autor (a):
Escolha uma:
a. Paulo Freire.
b. Jean Piaget.
c. Emília Ferreiro.
d. Lev Vygotsky.
e. Ana Teberosky.
21. O professor deve ter em mente
a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. As
atividades precisam ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada
criança, associadas às várias áreas. Também, o professor precisa estar atento e
ter conhecimentos e habilidades necessárias, já que classes homogêneas não
existem. Cada atividade deve ser planejada para que a criança interaja, em
todos os momentos, com seus pares, seu professor, seu ambiente, a fim de
efetivamente “compreender”. O processo de compreensão deve envolver a
construção de representações dos atos de fala, das interações comunicativas, da
situação contextual, tendo como resultado o movimento ativo de recepção e
construção de leitura do texto, do discurso, do outro. A maioria das atividades
na alfabetização deve ter caráter lúdico, precisam despertar o interesse das
crianças em participar, sem impor regrar rígidas, permitindo atingir o objetivo
maior que é:
Escolha uma:
a. Que as crianças não cometam
mais erros.
b. Que todas as crianças da turma
dominem a leitura e a escrita ao mesmo tempo.
c. Que as crianças se alfabetizem
o mais rápido possível.
d. Que as crianças se tornem
crianças-leitoras.
e. Que as crianças decorem as
regras da gramática.
22. De acordo com as colocações
de Russo e Vian (2001, p. 29), em cada nível, a criança elabora suposições a
respeito dos processos de construção de leitura e escrita, baseando‑se na compreensão que possui desses processos. Em relação
aos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever
observe as características abaixo:
A criança começa a ter
consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita.
Começa a desvincular a escrita
das imagens e os números das letras.
Só demonstra estabilidade ao
escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Essa
estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita.
Conserva as hipóteses da
quantidade mínima e da variedade de caracteres.
As características acima
descritas referem-se ao nível:
Escolha uma:
a. Nível 1 hipótese
intermediária-alfabética.
b. Nível 5 hipótese alfabética.
c. Nível 4 hipótese
silábico-alfabética ou intermediário II.
d. Nível 2 intermediário I.
e. Nível 3 hipótese silábica.
23. Durante muitos anos, a escola
apresentou a língua como um fato único e homogêneo. Embasada nas regras da
gramática normativa ou em outros termos, da gramática tradicional, a escola
passou a noção de que a língua se constitui em um padrão único e tudo o que se
afastava desse padrão era sempre considerado errado, visto como um desvio de
uma norma pronta, única e acabada. Cada aluno entra na escola portando o
“dialeto” próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o
falar próprio da sua região e da época em que ele vive. Portanto, o professor
deverá partir da variedade utilizada pelo grupo com que trabalha e, por meio de
diferentes atividades, conduzi-lo ao domínio da norma culta. Para tanto, duas
atitudes fundamentais devem ser tomadas: a primeira é a eliminação, por parte
do professor, de seu vocabulário, da dicotomia correto/incorreto, substituindo-a
por formal/ informal; a segunda é o respeito ao padrão linguístico de seus
alunos. Dessa forma, o modo pelo qual a língua se diferencia, de acordo com o
contexto histórico, geográfico e sociocultural dos falantes é denominado de:
Escolha uma:
a. Norma padrão.
b. Variação Linguística.
c. Variação da norma culta.
d. Uso de gírias e dialetos.
e. Norma culta.
24. O exemplo abaixo sintetiza um
dos níveis de conceituação do processo evolutivo de aprender a ler e escrever:
BOLT borboleta
CVL cavalo
SO sapo
GS giz
Para Russo e Vian (2001, p. 30),
esse exemplo possui características como: a criança já supõe que a escrita
representa a fala; tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras; pode
ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras,
já supõe que deve escrever tantos sinais quantas forem as vezes que mexe a
boca, ou seja, para cada sílaba oral corresponde uma letra ou um sinal; em
frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
O exemplo e as características
acima se referem ao:
Escolha uma:
a. Nível 5 hipótese alfabética.
b. Nível 2 hipótese
intermediária.
c. Nível 4 hipótese
silábico-alfabética.
d. Nível 1 hipótese pré‑silábica.
e. Nível 3 hipótese silábica.
25. Conforme postula a
sociolinguística, é irrefutável a visão de que a língua não é um fato
homogêneo, pois, toda e qualquer língua é um conjunto heterogêneo de variedades
linguísticas.Sendo assim, sobre a variação linguística, assinale a alternativa
INCORRETA:
Escolha uma:
a. O erro, por muito tempo, foi
visto como um desvio da norma pronta e acabada.
b. Cada aluno possui um dialeto
próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o falar próprio
da sua região.
c. Durante muitos anos, a escola
apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da
gramática normativa.
d. Partindo da noção de que a
língua se constitui em um padrão único, tudo o que se afastava do padrão era
considerado errado.
e. O falar da escola é o das
classes dominantes, por isso mesmo padrão, e o professor deverá, por meio de
diferentes atividades, conduzir seus alunos ao domínio da norma culta.
26. Sobre as diferenças nas
condições de produção da fala e da escrita, relacione as características
correspondentes:
1 Fala
2 Escrita
( ) Planejamento anterior à
produção
( ) Impossibilidade de apagamento
( ) Acesso imediato às relações
do interlocutor
( ) Livre consulta
( ) interação a distância
(espaço-temporal)
( ) O texto mostra todo o seu
processo de criação
Assinale a alternativa que
corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. 2, 1, 1, 2, 1, 2
b. 2, 2, 1, 2, 1, 1
c. 1, 2, 2, 2, 2, 1
d. 2, 1, 1, 2, 2, 1
e. 1, 2, 2, 1, 1, 2
27. Não precisamos ensinar
ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira
natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a
escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das pessoas passa por
um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever. Neste caso,
assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. A fala e a escrita divergem em
muitas dimensões: nos seus modos de aquisição; nas condições de produção;
transmissão e recepção; nos meios pelos quais os elementos de estrutura são
organizados.
b. A escrita, mesmo sendo
instrumento de manipulação físico, motor e cognitivo, é “irremediavelmente
artificial”, enquanto que a fala é “um processo natural, fazendo uso dos meios
assim chamados “órgãos da fala’”.
c. Ao escrever, o pensamento é
traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em
branco. Já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
d. A fala e a escrita também
possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a
face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo
interlocutor.
e. Muitas pessoas, excluindo os
casos de patologias, aprendem a falar, porém, muitas jamais terão acesso a
escrita, tendo em vista que possuem muitas comunidades ágrafas, embora utilizem
a linguagem oral.
28. A diferença entre a fala e a
escrita fica evidente devido à própria natureza das modalidades, sendo assim,
complete a frase abaixo:
Tendo em vista que a fala ocorre
por um canal ____________ e a escrita por um canal ____________, então, a fala
tem um caráter ______________, enquanto que a escrita tem um caráter
________________.
Assinale a alternativa que
completa corretamente a frase:
Escolha uma:
a. Auditiva, visual, duradouro e
circunstancial.
b. Visual, auditiva,
circunstancial e duradouro.
c. Auditiva, visual, efêmero e
duradouro.
d. Auditiva, vocal, efêmero e
duradouro.
e. Visual, auditiva, efêmero e
circunstancial.
29. As atividades elaboradas para
o período de alfabetização devem ser trabalhadas de acordo com a necessidade de
cada criança, associadas as várias áreas e em caráter lúdico. Sobre a
alfabetização, assinale V para verdadeira e F para falsa:
( ) O professor alfabetizador
necessita estar preparado e atento, visto que não existem turmas homogêneas.
( ) A alfabetização deverá
ocorrer sem impor regras rígidas, permitindo que o objetivo maior seja que as
crianças tornem-se crianças-leitoras.
( ) Nem todas as atividades
escolares necessitam ser um evento de letramento, ou um passo para a formação
real de um leitor.
( ) A imaginação dos
alfabetizandos não necessita ser ativada e, ao dar um contexto efetivo,
considera-se a história de leitura das crianças e as diferenças individuais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, V, F, F.
d. F, V, V, F.
e. F, F, V, F
30. Segundo Rossana Ramos, em sua
obra 200 dias de leitura e escrita na escola, os professores devem incentivar
os alunos a escrever e a ler em todos os dias do ano letivo. Neste caso, leia
com atenção as asserções abaixo:
I. O professor deve verificar as
hipóteses de escrita de seus alunos antes de planejar suas aulas, ou seja,
analisar os textos por eles produzidos para que possa auxiliar na correção das
formas não apropriadas.
II. Sugerir atividades funcionais
de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser
lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula.
III. A produção de textos
individuais é a forma menos eficiente de promover o desenvolvimento da escrita.
Acerca dessas asserções, assinale
a opção correta.
Escolha uma:
a. Nenhuma das proposições é
verdadeira.
b. As três proposições I, II, III
são verdadeiras.
c. Apenas as proposições II e III
são verdadeiras.
d. Apenas as proposições I e II
são verdadeiras.
e. Apenas as proposições I e III
são verdadeiras.
31. O método analítico-sintético
ou misto surgiu para responder as críticas feitas aos métodos sintéticos e aos
métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p 59), o método misto é o mais usado
atualmente e podemos encontrá-lo em duas formas: uma que parte de palavras ou
frases e o professor dirige a análise para os elementos que compõem essas
estruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação
global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as
consoantes formando sílabas, as quais combinadas umas as outras originam as
palavras (método analítico-sintético de orientação sintética). Sobre este
método é correto afirmar que:
I.A principal vantagem do método
analítico-sintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras
visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando.
II.Recentemente surgiu uma nova
tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a
determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida
que deixam de ser necessários.
III.A critica a esse método está
baseada na relação com a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do
reconhecimento imediato das palavras.
IV.O processo psicológico no
método misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera
dividi-las em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos
impressos e, para pronunciá-las e compreendê-las, deverá realizar a síntese,
isto é, a recombinação das sílabas em palavras.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II e III estão corretas.
b. I, II e IV estão corretas.
A principal vantagem do método
analítico-sintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras
visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando.
Recentemente, surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar
os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são
abandonados à medida que deixam de ser necessários. A crítica a esse método
está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do
reconhecimento imediato das palavras. (esta alternativa esta incorreta, pois
esta crítica foi feita ao método analítico). O processo psicológico no método
misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera dividi-las
em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos impressos e,
para pronunciá-las e compreendê-las, deverá realizar a síntese, ou seja, a
recombinação das sílabas em palavras.
c. II e IV estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. I e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV
estão corretas..
32. Os métodos analíticos se
caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades
significativas da língua, isto é, de palavras, frases, parágrafos ou textos.
São classificados em: método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto.
Sobre estes quatro elementos, assinale a alternativa que corresponde
corretamente a cada um deles:
I.Método da palavra: é iniciado
com uma discussão, que vai sendo aprofundada e enriquecida a medida que os
alunos colocam seus pontos de vista e formulam questões. Após a discussão, o
professor escreve uma das observações no quadro e a lê. Os alunos também a lêem
e identificam grupos de palavras, dentro de cada grupo.
II.Método do conto: esse método
parte do princípio de que o conto desperta mais interesse a criança, pois os
acontecimentos relatados apresentam-se numa sequência lógica: princípio, meio e
fim. Além de se desenvolver a compreensão acerca do material que é lido, os
alunos podem prever e estabelecer relações entre os acontecimentos relatados.
III.Método da frase: esse método
utiliza a frase como ponto de partida para a aprendizagem da leitura. As frases
que surgem na classe são escritas no quadro e repetidas pelos alunos. A medida
que as frases vão sendo aprendidas, o aluno vai fazendo comparações para
perceber as diferenças entre elas, sempre baseado no todo.
IV.Método do parágrafo: esse
procedimento se baseia na tese de que cada palavra tem uma forma característica
mediante a qual pode ser recordada. As palavras são apresentadas visualmente
para as crianças e estas as repetem em voz alta até que consigam identificá-las
rapidamente. À proporção que as palavras vão sendo aprendidas, são utilizadas
na construção de frases.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e IV estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. Apenas a I está correta.
d. II e III estão corretas.
Método da palavra: é iniciado com
uma discussão, que vai sendo aprofundada e enriquecida a medida que os alunos
colocam seus pontos de vista e formulam questões. Após a discussão, o professor
escreve uma das observações no quadro e a lê. Os alunos também a lêem e
identificam grupos de palavras, dentro do e de palavras, dentro de cada grupo
(esta alternativa está errada, pois este método é do parágrafo). Método do
conto: esse método parte do princípio de que o conto desperta mais interesse à
criança, pois os acontecimentos relatados apresentam-se numa sequência lógica:
princípio, meio e fim. Além de se desenvolver a compreensão acerca do material
que é lido, os alunos podem prever e estabelecer relações entre os
acontecimentos relatados; Método da frase: esse método utiliza a frase como
ponto de partida para a aprendizagem da leitura. As frases que surgem na classe
são escritas no quadro e repetidas pelos alunos. À medida que as frases vão
sendo aprendidas, o aluno vai fazendo comparações para perceber as diferenças
entre elas, sempre baseado no todo; Método do parágrafo: Esse procedimento se
baseia na tese de que cada palavra tem uma forma característica mediante a qual
pode ser recordada. As palavras são apresentadas visualmente as crianças e
estas as repetem em voz alta ate que consigam identificá-las rapidamente. Á
proporção que as palavras vão sendo aprendidas, são utilizadas na construção de
frases (esta alternativa está incorreta, pois este método é o da palavra).
e. I, III e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: II e III
estão corretas..
33. As crianças, ao adentrarem no
contexto escolar o primeiro e, na maioria das vezes, o único modelo de texto
escrito que recebem para “copiar” é a cartilha. Sabendo que estão na escola
para aprender a utilizar a escrita (para ler e escrever) e levando muito a
sério o que fazem, as crianças, ao receberem os textos contidos na cartilha
como único modelo de escrita. Posteriormente, apresentarão problemas sérios na
sua aprendizagem. A cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório
na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser
considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do
que uma necessidade. É importante o professor perceber que essa opção pode
servir de apoio para nortear seu trabalho. Considerando alguns objetivos
necessários de ensino e aprendizagem, os quais envolvem o uso da cartilha,
avalie as afirmações a seguir:
I.Propiciar e orientar uma
interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser
assimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um
modo de fazer).
II.Favorecer uma interlocução
pedagogicamente eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a
apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possa se dar por meio
do diálogo.
III.Promover uma aproximação
adequada dos sujeitos, e em especial do aprendiz, em relação ao objeto;
IV.Permitir aos sujeitos uma
representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de
ensino e aprendizagem e que seja aceitável para os saberes de referência
socialmente legitimados. Da sua qualidade depende a correção conceitual do
instrumento;
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
I- Propiciar e orientar uma
interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser
assimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um
modo de fazer).
II- Favorecer uma interlocução
pedagogicamente eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a
apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possa se dar por meio
do diálogo.
III- Promover uma aproximação
adequada dos sujeitos, e em especial do aprendiz, em relação ao objeto;
IV- Permitir aos sujeitos uma
representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de
ensino e aprendizagem e que seja aceitável para os saberes de referência
socialmente legitimados. Da sua qualidade depende a correção conceitual do
instrumento.
b. I, II e III estão corretas.
c. I e IV estão corretas. .
d. I e IV estão corretas. .
e. II, III e IV estão corretas. .
Feedback
A resposta correta é: Todas estão
corretas..
34. As práticas de produção oral
devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a
conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação
específica de comunicação. Desta forma, a língua oral é estruturada e apresenta
características próprias. De acordo com o texto acima, quais são as
características da língua oral? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F
para as falsas:
( ) A escrita sofrerá variação
não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela
acontece.
( ) Na oralidade existem
repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto.
( ) O discurso escrito é
resultado da cooperação entre os interlocutores.
( ) A produção oral ocorre com a
presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para
organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, V, F, V.
As características da língua oral
são: na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para
organizar o texto. A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que
contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a
estrutura de seus textos. A escrita sofrerá variação não só em decorrência do
gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece (esta alternativa
é falsa, pois a oralidade sofrerá variação e não a escrita).O discurso escrito
é resultado da cooperação entre os interlocutores(esta alternativa é falsa,
pois o discurso é oral e não escrito).
b. F, F, F, V.
c. F, F, V, F.
d. V, F, F, V.
e. V, V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, F,
V..
35. Russo e Vian (2001, p. 22), a
cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma
vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a
cartilha, propriamente dita, torna‑se
mais uma opção do que uma necessidade. As ideias dos autores, reproduzidas
acima propõem uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A importância de o professor
perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala
de aula.
A importância de o professor
perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala
de aula. Por melhor e mais especializado que seja um material, parte
significativa de seu caráter didático decorre dos usos que professor e aluno,
envolvidos numa situação de ensino e aprendizagem particular, fazem dele. A eficácia
desses recursos resulta da correta formulação de uma equação entre o seu grau
de especialização, o perfil dos sujeitos envolvidos e as características da
situação.
b. O professor não deve abrir mão
da cartilha, pois trata do instrumento de maior importância para a
alfabetização e/ou letramento.
c. Como promover situações de
contato com a escrita.
d. O contato com vários tipos de
palavras que às vezes ainda não conhece.
e. A sua prática com a
possibilidade de divulgar socialmente suas ideias.
Feedback
A resposta correta é: A
importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para
nortear seu trabalho em sala de aula..
36. As práticas de produção oral
devem contemplar o aprimoramentoda competêncialinguística, considerando que a
conversação acontecena relação entre falantes e suas intenções, em uma situação
especifica de comunicação.Deve-se mostrar, em relaçãoàcoerência dos discursos
orais, que é umprocesso que ocorre na orientação temporal e, por isso,
apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relaçãoà
escrita, por ter interpretação mutua dos interlocutores, permitindo ao mesmo
tempo ahomogeneidade textual e heterogeneidade discursiva.A ideia reproduzida
acima propõe, uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. O texto coletivo
utilizandofiguras e as palavras.
b. A habilidade para ler e
escrever convencionalmente.
c. A língua oral e estruturada e
apresenta características próprias.
As práticas de oralidade devem
oportunizar aos alunos diferentes situações de escuta e de fala, de modo a
exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face:
saber ouvir, respeitar o posicionamento do outro, mostrar polidez, saber
analisar e interferir, selecionar informações para registrar, etc.
d. O momento do planejamento de
escrita e de sua realização.
e. A escrita e a leitura como
fato social.
Feedback
A resposta correta é: A língua
oral e estruturada e apresenta características próprias..
37. As práticas de produção oral
devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a
conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação
específica de comunicação. Deve‑se mostrar, em relação à
coerência dos discursos orais, que é um processo que ocorre na orientação
temporal e, por isso, apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e
situacionais com relação à escrita, por ter interpretação mútua dos
interlocutores, permitindo ao mesmo tempo a homogeneidade textual e
heterogeneidade discursiva.Partindo deste pressuposto, nota-se que a língua
oral é estruturada e apresenta características próprias: na oralidade, o
discurso oral, a fala e a produção oral. Relacione a primeira coluna de acordo
com a segunda, conceituando o significado de cada característica da língua
oral.
I. Oralidade.
II. Discurso oral.
III. Fala.
IV. Produção oral.
( ) Ocorre com a presença dos
interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar
perfeitamente as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
( ) Sofrerá variação não só em
decorrência do gênero discursivo, mas também, em função da situação em que ela
acontece.
( ) É resultado da cooperação
entre os interlocutores.
( ) Existem repetições,
hesitações, correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 2, 4, 1, 3.
b. 4, 3, 2, 1.
A língua oral é estruturada e
apresenta características próprias:na oralidade existem repetições, hesitações,
correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto; o discurso
oral é resultado da cooperação entre os interlocutores; a fala sofrerá variação
não só em decorrência do gênero discursivo, mas também em função da situação em
que ela acontece; a produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que
contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as suas ideias e
selecionar a estrutura de seus textos (CHANOSKI‑GUSSO;
FINAU, 2002, p. 11). Desse modo, as práticas de oralidade devem oportunizar aos
alunos diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras
instituídas para as situações interativas face a face: saber ouvir, respeitar o
posicionamento do outro, mostrar polidez, saber analisar e interferir,
selecionar informações para registrar, etc.as propostas de produção oral devem
ampliar a competência do aluno em situações formais e também em situações
informais, uma vez que sua produção deverá variar de acordo com o propósito a
que se destina – informar, divertir, persuadir, etc, com o interlocutor e a
situação.
c. 1, 2, 4, 3.
d. 3, 2, 1, 4.
e. 1, 2, 3, 4.
Feedback
A resposta correta é: 4, 3, 2,
1..
38. A criança entra para a escola
com o intuito de aprender a ler e a escrever, sendo este seu primeiro objetivo
e, na maioria das vezes, o único. O modelo de texto escrito que recebem para
“copiar” é a cartilha, que leva os alunos a decorar os conteúdos e não a
reflexão. A cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na
alfabetização, uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser
considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna‑se mais uma opção do que uma necessidade por apresentar
um modelo de leitura e escrita mecânica e sem contexto. A proposta atual prevê
a alfabetização e o letramento de forma indissociável, acontece em diferentes
contextos sociais, e em diferentes etapas da vida do aluno. Analisando o
conceito acima sobre as cartilhas e o processo de alfabetização, assinale a
alternativa que destaca a forma correta sobre o uso da cartilha no ambiente
escolar:
Escolha uma:
a. Com o uso da cartilha em sala
de aula os educandos podem desenvolver suas tarefas individualmente, pelo fato
de se tratar do mesmo conteúdo e cada um ter a sua.
b. É importante o professor
perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho; e os
conteúdos contidos na cartilha devem ser passados aos alunos da mesma forma que
se apresenta, sem qualquer alteração.
c. Na concepção histórico -
critico dos conteúdos, a cartilha é considerada um recurso didático
indispensável tendo em vista que norteia todo o processo de ensino-aprendizagem
de forma qualitativa.
d. Cabe ao professor tomar posse
dela (cartilha) e contextualizá-la em diferentes meios e práticas sociais.
Como destaca a Profª Simone
Weinhardt Withers, cabe ao professor tomar posse dela (cartilha) e
contextualizá-la em diferentes meios e práticas sociais. Vale ressaltar que a
cartilha não pode ser utilizada como sendo único recurso didático pedagógico na
prática docente.
e. Durante o processo de ensino
aprendizagem do aluno, a professora pode reforçar o conteúdo da cartilha utilizando-se
de jogos e brincadeiras mecânicos.
Feedback
A resposta correta é: Cabe ao
professor tomar posse dela (cartilha) e contextualizá-la em diferentes meios e
práticas sociais..
39. De certa forma, a cartilha
contribui para o avesso da leitura e, constituindo‑se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de
aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura
almeja alcançar. A leitura se caracteriza por uma experiência do presente, com
a qual se compromete o leitor, já que ele contribui com seu mundo íntimo, no
processo de decifração da obra, querendo ou não, a cartilha exclui a
interpretação e, com isto, exila o leitor. Propondo‑se como auto suficiente, simboliza uma autoridade em tudo
contrária à natureza da obra de ficção que, mesmo na sua autonomia, não
sobrevive sem o diálogo que mantém com seu destinatário. De acordo com as
considerações de Russo e Vian (2001, p. 22), a cartilha deixou de ser material
fundamental e obrigatório na alfabetização. Conforme o exposto acima, assinale
as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam os vários
problemas que a cartilha traz para o processo de alfabetização.
( ) No trabalho com as sílabas,
as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições,
cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada
a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica.
( ) Traz exercícios de montar e
desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma
mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização.
( ) Com o desenho de facilitar a
leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são
preparados com palavras compostas e com sílabas já dominadas, entretanto, o
conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases
desconexas.
( ) As cartilhas trazem uma
concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de sílabas, uma
sílaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto
de frases.
( ) As cartilhas se não
trabalhadas de forma contextualizada com a realidade do aluno, não passam de
uma mera reprodução, pois trás as atividades de forma mecânica, sem desenvolver
a criticidade do aluno.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, F, F, V.
b. F, F, F, F, V.
c. V, V, V, V, V.
Como destaca a Profª Simone
Weinhardt Withers, no trabalho com as silabas, as cartilhas tendem a mesma
estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra
chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir
dela é desenvolvida a família silábica, traz exercícios de montar e desmontar
palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e
descontextualizada, visando somente a memorização, com o desenho de facilitar a
leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são
preparados com palavras compostas e com sílabas já denominadas, entretanto, o
conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases
desconectas, as cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que
uma palavra é feita de silabas, uma silaba de letras, uma frase é um conjunto
de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
d. V, F, F, V, F.
e. F, V, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V,
V..
40. Para o processo de
alfabetização, alguns elementos precisam ser considerados, sendo estes: a
observação, o planejamento, o tempo escolar, os materiais e os recursos
utilizados e a rotina. Ao falarmos de rotina, temos em mente aquelas atividades
repetitivas, enfadonhas, que fazemos sem refletir, sem saber o que, como, e
para que as fazemos. Isso nos gera uma vontade de romper com essa rotina. Mas
quando falamos em rotina nas turmas de alfabetização, precisamos levar em
conta, que é uma ação de administrar cada uma das etapas de realização de um
trabalho em prol de um objetivo, ela organiza o trabalho e o tempo dentro da
sala de aula, possibilita a organização desse cotidiano, contribuindo para o
processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, à medida que permite a
ela maior tranquilidade e autonomia. Rotina é uma categoria pedagógica
essencial para o trabalho cotidiano principalmente ao falarmos de alfabetização
e letramento. Considerando o exposto acima, assinale as alternativas
verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam a importância de se
considerar a rotina para processo de alfabetização e letramento.
( ) Possibilita aos estudantes
uma segurança pela continuidade, e a previsão de atividades escolares e
organização, e ao professor facilita o planejamento diário das atividades.
( ) Em primeiro lugar, a rotina
oferece um contexto de previsibilidade de atividades, para que os próprios
alunos se organizem, consolidem aprendizagens e avancem em seus espaços de
autonomia. Nesse sentido, os indicadores construtivos de seus processos
cognitivos e suas hipóteses de aprendizagem podem ser produtivos de acordo com
as intervenções necessárias às suas progressões.
( ) Asseguram que alguns
procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os alunos
aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a organizar-se,
e o professor distribui com maior facilidade as atividades que ele considera
importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, assim
facilitando seu planejamento.
( ) Em segundo lugar, uma rotina
necessita, propiciar construção de leitura e escrita quando deparada com
experiências e ampliação de contextos de aplicação.
( ) Possibilita aos professores
maior tranqüilidade e segurança no que se refere a transmissão dos conteúdos
propostos apenas, tendo em vista que as rotinas são regras do regimento escolar
e servem para manter os alunos em silêncio em sala de aula, permitindo que os
conteúdos programados sejam trabalhados.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, V, F, F.
Como destaca a Profª Simone
Weinhardt Withers, a rotina possibilita aos estudantes uma segurança pela
continuidade, e a previsão de atividades escolares e organização, e ao
professor facilita o planejamento diário das atividades, no processo de
alfabetização e letramento, a rotina é bastante importante, pois asseguram que
alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os
alunos aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a
organizar-se, e o professor distribui com maior facilidade as atividades que
ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado
período, assim facilitando seu planejamento.
b. V, V, V, V, V.
c. V, F, F, V, F.
d. F, V, V, F, V.
e. F, V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F,
F..
41. Complete a sentença: O material
dourado é uma criação da renomada médica e educadora Maria Montessori (1870 –
1952), e tem como objetivo o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração
decimal e dos algarismos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Ele é
confeccionado em madeira e composto por _______, _________, ________ e
_____________.
Escolha uma:
a. Cubo, placa,
barra e cubinho;
Resposta correta: Alternativa -
Conforme livro da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica - capítulo 4p. 95.
Como se pode observar na página indicada vimos o material dourado é uma criação
da renomada médica e educadora Maria Montessori (1870 – 1952), e tem como
objetivo o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal e dos
algarismos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Ele é confeccionado
em madeira e composto por CUBO, PLACA, BARRA e CUBINHO.
b. Ábaco, blocos lógicos, tangran e
tabela numérica;
c. Calendário, cartaz, material
concreto e livros.
d. Triangulo, retângulo, quadrado e
círculo;
e. Álbum seriado, alfabeto
móvel,alfabeto concreto e crachás;
Feedback
A resposta correta é: Cubo,
placa, barra e cubinho;.
42. Vale a pena destacar que a
prática pedagógica na Educação Infantil requer constante reflexão e estudos
sobre como orientar o trabalho com as crianças de até três anos e como garantir
práticas com as crianças de quatro e cinco anos que se articulem, mas não
antecipem processos do Ensino Fundamental. Para tanto, o currículo na Educação
Infantil não é organizado a partir de disciplinas ou áreas do conhecimento, e
sim a partir de eixos norteadores da ação pedagógica, que possibilitam à
criança articular suas experiências e saberes ao conhecimento historicamente
acumulado.
Marque V para as sentenças
verdadeiras e F para as Falsas nas que mostram os eixos que norteiam a ação
pedagógica:
(__) movimento \ música;
(__) artes visuais \linguagem
oral e escrita;
(__) natureza e sociedade;
(__) raciocínio
lógico-matemático.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V,V,F,F
b. V,V,V,V
#Resposta correta: Alternativa
(V,V,V,V) - Conforme livro da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica -
capítulo 2 p. 58 e 59. Como se pode observar nas páginas indicadas vimos que o
currículo na Educação Infantil não é organizado a partir de disciplinas ou
áreas do conhecimento, e sim a partir de eixos norteadores da ação pedagógica,
que possibilitam à criança articular suas experiências e saberes ao
conhecimento historicamente acumulado. São eixos que norteiam a ação
pedagógica: movimento; música; artes visuais; linguagem oral e escrita;
natureza e sociedade; raciocínio lógico-matemático.}
c. F,F,F,F
d. F,V,V,F
e. V,F,V,F
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V,V,V,V.
43. “Na medida em que ocorrem
rápidas e profundas modificações no mundo contemporâneo, a educação se encontra
em permanente tensão. Isso contribui para ampliar as possibilidades de
conhecimento em uma sociedade marcada pela forte presença da informação e da
tecnologia cada vez mais sofisticada”.
(PIENTA, 2014 p. 18).
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O conhecimento não é
constituído de verdades estáticas, mas em uma dimensão processual dinâmica, que
não acompanha a vida humana e não serve como guia da ação dos sujeitos.
b. O sistema educacional com
relação aos métodos e técnica de Ensino, não necessariamente deve acompanhar as
novas adaptações de conhecimento e as novas situações socialmente relevantes.
c. Segundo a autora para os
professores, cabe a necessidade de se apropriarem criticamente de novas
práticas.
Os estudos sobre Pesquisa e
Prática Pedagógica, autora Ana Cristina Gipiela, 2014 p. 18, apontam que cabe
aos professores se apropriarem criticamente de novas práticas, E isso requer
incentivo à autonomia individual, à solidariedade, espírito científico,
condições consideradas essenciais para o desenvolvimento humano integral,
entendendo que o conhecimento não é constituído de verdades estáticas, mas em
uma dimensão processual dinâmica, que acompanha a vida humana e serve como guia
da ação dos sujeitos.
d. Autonomia individual
interfere negativamente para o desenvolvimento humano integral.
e. Requer incentivo à autonomia
individual, à solidariedade, espírito científico, condições consideradas
desnecessárias para o desenvolvimento humano integral.
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A resposta correta é: Segundo a
autora para os professores, cabe a necessidade de se apropriarem criticamente
de novas práticas..
44. No Brasil, o Programa
Nacional do Livro Didático - PNLD - foi criado na década de 1990 e, desde
então, subsidia o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição
de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Em função dessa
política educacional, podemos afirmar que o livro didático é um dos recursos
pedagógicos mais difundidos em nosso país. É oportuno ao professor utilizá-lo
de forma adequada, ou melhor, fazer o bom uso do material, sabendo identificar
suas limitações para ter condições de ir além daquilo que é proposto no
material. Analise o texto acima e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O Livro didático é um manual
para ser seguido à risca, pois é uma metodologia analisada e comprovadamente
eficaz para plena aquisição de conhecimento do aluno.
b. O livro didático é um
currículo fundamental, onde o professor deve segui-lo de modo assíduo para
conseguir ministrar suas aulas.
c. O livro didático não é
importante no processo ensino aprendizagem.
d. O livro didático não é um
manual, um guia de instruções que direciona a ação do professor, nem tampouco
um “currículo mínimo” que deve ser vencido durante o ano. Ele deve ser uma
ferramenta orientadora do processo de ensinar e de aprender.
Conteúdo:
Livro didático. Cabe lembrar
que o livro didático não é um manual, um guia de instruções que direciona a
ação do professor, nem tampouco um “currículo mínimo” que deve ser vencido
durante o ano. Ele deve ser uma ferramenta orientadora do processo de ensinar e
de aprender. Ao professor, compete explorá-lo de maneira criativa, a partir de
uma relação de autonomia e de interação, sem subordinar sua ação à organização
do livro didático.
e. O livro didático é um
equipamento visual, sendo ele de alto impacto no trabalho pratico dos alunos.
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A resposta correta é: O livro
didático não é um manual, um guia de instruções que direciona a ação do
professor, nem tampouco um “currículo mínimo” que deve ser vencido durante o
ano. Ele deve ser uma ferramenta orientadora do processo de ensinar e de
aprender..
45. Uma nova fase caracteriza a
sociedade atual, pois as tecnologias da informação e da comunicação estão
provocando rápidas transformações no bojo das relações humanas. A revolução
tecnológica e o avanço dos conhecimentos na sociedade de consumo de nossos dias
inserem-se em um contexto econômico-social que inclui uma lógica de exclusão e
uma consequente ausência de sentimentos em relação ao outro e de sensibilidade
solidária. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir:
I.Nesse novo cenário, com um
universo complexo, composto de redes de conhecimento, de novas tecnologias, de
novas formas de empregabilidade, de aproximação geográfica, mas também de
distanciamento físico, de novos paradigmas de entendimento e de ação em uma
realidade em reconstrução, todos precisam aprender, reaprender.
II.É indispensável uma educação
que acompanhe a velocidade das novas informações, para que os indivíduos
consigam se adequar a uma sociedade cada vez mais diversa, plural e complexa. A
educação, ao longo da vida, sugere o conceito de uma sociedade preparada para
aprender a aprender sempre.
III.O acesso à informação e ao
conhecimento tornou-se fator determinante para que as pessoas possam
compreender o mundo em transformação.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma alternativa é
verdadeira.
b. Apenas as alternativas I e
III são verdadeiras.
c. Apenas a alternativa I e II
são verdadeiras.
d. Todas as alternativas são
verdadeiras.
Conteúdo:
Educação e prática
profissional. Para adquirir as competências necessárias para a compreensão e
adaptação a essas novas realidades, a educação passa a ter um papel relevante
em relação às gerações que conduzirão a humanidade no próximo milênio. “Mais
que informação e conhecimento, o que precisamos é aumentar a nossa capacidade
pessoal de entender as coisas, de aprender a descobrir, de adaptar e inventar
sob uma perspectiva crítica” (SARMENTO, 2000, p. 63).
e. Apenas as alternativas II e
III são verdadeiras.
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A resposta correta é: Todas as
alternativas são verdadeiras..
46. Segundo Demo (2005),
“Pesquisa é entendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento,
quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo),
sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo do conhecimento.” Diferentes
tipos de pesquisa podem ser adotados pelo pesquisador para alcançar seu
objetivo: pesquisa teórica, metodológica, empírica e prática. A seguir
relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo
adequadamente cada uma delas:
I.Pesquisa teórica
II.Pesquisa metodológica
III.Pesquisa empírica
IV.Pesquisa prática
( )Dedica-se a inquirir métodos
e procedimentos a serviço da cientificidade.
( )O pesquisador reconstrói
teorias, ideias, ideologias e polêmicas para aprimorar a prática.
( )Está ligada a práxis, ou
seja, usa-se o conhecimento científico para intervir na realidade.
( )Busca dados relevantes e
convenientes, obtidos por meio da experiência, da vivência do pesquisador.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. II - I - IV - III.
Conteúdo:
Pesquisa e conhecimento.
Segundo Demo (2005), na pesquisa teórica um exemplo é a questão da inclusão nas
escolas. Primeiramente, é preciso estudar e compreender o assunto para, depois,
buscar alternativas de trabalho prático nas instituições educativas, para
atender à diversidade. A pesquisa metodológica dedica-se a inquirir métodos e
procedimentos a serviço da cientificidade. Pesquisa empírica - nesse modelo, o
pesquisador precisa inserir-se na realidade que irá pesquisar, precisa envolver-se
com os sujeitos, ou seja, é uma pesquisa que se faz com presença. Pesquisa
prática - um exemplo é a pesquisa participante, em que o pesquisador apresenta
os resultados obtidos, propõe e realiza intervenções.
b. II - I - III - IV.
c. I - III - IV - II.
d. III - II - I - IV.
e. III- IV - I - II.
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A resposta correta é: II - I -
IV - III..
47. Projeto Político-Pedagógico
diz respeito à direção que se dá às práticas educativas de forma coletiva. Supõe-se
que se concretiza por meio de uma gestão participativa, em que o diálogo
permite associar as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e
jurídica. É possível dizer que o PPP é a “espinha dorsal da instituição
educativa”, em seu eixo precisam estar atrelados muitos elementos e todos os
envolvidos devem estar trabalhando sabendo onde estão e aonde pretendem chegar.
Sobre o PPP, leia com atenção asserções abaixo:
I.O PPP é apenas um documento
construído e depois arquivado, é um organizador das ações pedagógicas e
necessário para reflexões individuais em busca de gerenciar conflitos e propor
alternativas de melhorias para o ensino-aprendizagem.
II.O PPP pode ser visto com o
planejamento geral da instituição, pode-se afirmar que de modo geral, ele não
deve ser constituído em um único momento e finalizado, pois, trata-se de um
documento que deve ficar sempre inacabado, recebendo sempre novas ideias.
III.O PPP é um exercício de
reflexão contínua, e não pode ser construído individualmente e sim, com o
envolvimento de todos que participam do processo educativo da escola, sem
fragmentação, nem hierarquia.
Acerca dessas asserções,
assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Apenas as proposições I e
III são verdadeiras.
b. Apenas as proposições I e II
são verdadeiras.
c. Apenas as proposições II e
III são verdadeiras.
Conteúdo:
Construção do PPP. O PPP é
construído com o envolvimento de todos os integrantes da escola e deve ficar
sempre a mão para eventuais consultas e reflexões coletivas em busca de
gerenciamento de conflitos e também para propostas alternativas de melhorias para
o ensino-aprendizagem. O PPP pode ser visto como planejamento geral, mas,
inacabado, visto que, deve estar sempre aberto para novas possibilidades.
d. As três proposições (I, II,
III) são verdadeiras.
e. Somente a proposição III é
verdadeira.
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A resposta correta é: Apenas as
proposições II e III são verdadeiras..
48. Muito se houve que
matemática é a pior matéria na escola isso se dá pela grande dificuldade de
algumas pessoas trabalharem com conceitos tão abstratos, ela se torna um
desafio para a mente humana, porém já na infância estas dificuldades podem ser
minimizadas. Desde 1950 uma importante ferramenta chamada de Blocos lógicos,
vem dando subsidio a alunos para desenvolver o raciocínio. De acordo com o
texto acima assinale a alternativa que corresponde ao objetivo dos Blocos
lógicos para o desenvolvimento dos alunos:
Escolha uma:
a. É um material extraordinário
para estimular, no professor, a boa convivência com as crianças tornando assim
a aula mais clara e prazerosa.
b. É um material extraordinário
para estimular, no professor, uma linguagem mais apropriada para desenvolver
seu trabalho com os alunos.
c. É um material extraordinário
para estimular, na criança, a coordenação motora fina.
d. É um material que ajuda
muito pouco na estimulação das criança, na análise e no raciocínio.
e. É um material extraordinário
para estimular, na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da
ação para, então, desenvolver a linguagem.
Conteúdo:
Blocos lógicos. Muito utilizado
no trabalho com a Educação Infantil, os blocos lógicos são um conjunto de peças
geométricas compostas por quadrados, triângulos, retângulos e círculos. Sua
utilização deve se estender para o Ensino Fundamental, uma vez que exercita a
lógica e auxilia no desenvolvimento do raciocínio abstrato das crianças. Os
blocos lógicos foram criados por volta de 1965, pelo matemático húngaro Zoltan
Paul Dienes. Também foram utilizados com crianças por Vygotsky em suas
pesquisas sobre a formação dos conceitos infantis.
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A resposta correta é: É um
material extraordinário para estimular, na criança, a análise, o raciocínio e o
julgamento, partindo da ação para, então, desenvolver a linguagem..
49. A gestão escolar constitui
uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a
mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas
necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos
estabelecimentos de ensino. A palavra “gestão” vem do latim gero, gessi,
gestum, gereree significa carregar, chamar a si, executar, exercer, enfim,
gerir e administrar. Administração nada mais é do que a condução racional das
atividades de uma organização, relaciona-se à estipulação de regras que devem
ser cumpridas para que se alcance o objetivo almejado. Refletindo sobre o que
foi colocado, os conceitos de Gestão e Administração possuem o mesmo
significado? Por quê? Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Diferem totalmente.
b. Sim - Administrar
relaciona-se à estipulação de regras que devem ser cumpridas para que se
alcance o objetivo almejado e gestão tem os mesmos objetivos privilegiando a
hierarquia.
c. Sim - as duas tem o mesmo
significado, pois as duas privilegiam o individualismo de apenas uma pessoa
conduzir o trabalho.
d. Não - Administrar
relaciona-se à estipulação de regras que devem ser cumpridas para que se
alcance o objetivo almejado .Reina o individualismo e a hierarquia e Gestão é a
nova postura do administrador, o administrador não trabalha individualmente, é
reconhecida a importância da participação consciente e esclarecida das pessoas
nas decisões sobre a orientação e o planejamento do trabalho, as ações são
coletivas e os méritos também.
Conteúdo:
Gestão escolar.Administrar
relaciona-se à estipulação de regras que devem ser cumpridas para que se
alcance o objetivo almejado. Reina o individualismo e a hierarquia e Gestão é a
nova postura do administrador, o administrador não trabalha individualmente, é
reconhecida a importância da participação consciente e esclarecida das pessoas
nas decisões sobre a orientação e o planejamento do trabalho, as ações são
coletivas e os méritos também. Gestão escolar diz respeito à participação de toda
equipe da escola nas decisões e ações, buscando eficácia no trabalho para que
se alcance a qualidade do ensino, sendo essa a verdadeira função escolar. Não
há espaço para ações isoladas, e a administração não fica apenas nas mãos de
uma única pessoa, mas, sim, de uma equipe de atores que compõe a escola.
e. Parcialmente - os termos se
complementam, pois administrar é ter um líder que deve ser seguido
irrepreensivelmente e este líder é o gestor.
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A resposta correta é: Não -
Administrar relaciona-se à estipulação de regras que devem ser cumpridas para
que se alcance o objetivo almejado .Reina o individualismo e a hierarquia e
Gestão é a nova postura do administrador, o administrador não trabalha
individualmente, é reconhecida a importância da participação consciente e
esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e o planejamento do
trabalho, as ações são coletivas e os méritos também..
50. Não é nenhum problema dar
início a alfabetização formal ainda na educação infantil, basta que este
processo seja privilegiado através do lúdico e de atividades coerentes a cada
faixa etária. Para isso, contamos com vários materiais didáticos, um deles que
se destaca é o alfabeto concreto ao desenvolver o trabalho pedagógico com as
letras do alfabeto, tendo um alfabeto concreto em sala. O professor tem
condições de discutir e problematizar algumas hipóteses de escrita da criança,
assim como, regularidades e irregularidades do sistema alfabético. Sendo assim,
a partir de que momento podemos inserir o alfabeto concreto na alfabetização
das crianças? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. a partir da educação
fundamental.
b. a partir da educação
infantil.
Conteúdo:
Alfabeto concreto. As salas de
aula de classes de alfabetização, em geral, são ambientes ricos em referências
escritas:
textos, listas de palavras,
rótulos, alfabetos etc. Essa característica é muito positiva para as crianças
que estão iniciando seu processo de alfabetização e letramento, uma vez que
promove a imersão do educando no mundo letrado, ampliando ou construindo seu
repertório de leitura e de escrita Nesse contexto, a construção do alfabeto
concreto em classes de alfabetização é um recurso de grande valor.
c. a partir do 1º ano do Ensino
Fundamental.
d. a partir dos nove anos de
idade.
e. a partir dos dez anos de idade.
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A resposta correta é: a partir
da educação infantil..