sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Prova - Literatura Infanto-Juvenil - FAEL


Literatura Infanto-Juvenil

Trata-se de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial. Esta afirmação corresponde a qual manifestação linguística:
Escolha uma:

a. Conto maravilhoso.

b. Conto de fadas.

c. Fábula.

d. Romance.
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A resposta correta é: Conto de fadas..

É caracterizado como leitor “crítico” aquele que:
Escolha uma:

a. Decodifica a linguagem verbal escrita.

b. Domina apenas o mecanismo da leitura.

c. Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais.

d. Codifica a linguagem verbal escrita.
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A resposta correta é: Possui total domínio do processo de leitura, estabelecendo relações entre o micro e o macro universos textuais..


Analise as asserções a seguir:
Levando em consideração a faixa etária, a literatura infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade, aproximadamente. O enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança,
PORQUE
Os textos breves ou a não existência deles, com predomínio de imagens que sugerem uma situação significativa para a criança ou que lhe sejam atraentes colaboram para um convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade que a cerca. A expectativa e o mistério que norteiam a história são fatores determinantes para atrair o olhar e o interesse da criança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:

a. As duas asserções são proposições verdadeiras, com a segunda justificando a primeira.
Deve-se analisar que a primeira asserção aborda o enredo da história Infantojuvenil e a segunda asserção completa a primeira, abordando o modo como o enredo dos textos deve ser apresentado para a criança.

b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.

c. As duas asserções são proposições falsas.

d. A primeira asserção é uma proposição falsa, mas a segunda a justifica.

e. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
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A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, com a segunda justificando a primeira..

Até o século XX, circulavam obras que não possuíam características e nem preocupações literárias; eram produzidas com o objetivo de ensinar, moralizar, educar. Para Nelly Novaes Coelho (2000, p. 58), “ao ser ligada, de maneira radical, a problemas sociais, étnicos, econômicos e políticos de tal gravidade, a literatura infantil e juvenil perdia suas características de literariedade para ser tratada como simples meio de transmitir valores”.
Analisando as assertivas acima, assinale a alternativa cujo resumo não se adequa a elas.
Escolha uma:

a. Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista. (Trava-línguas).
O caráter didático da produção para a infância com o intuito de ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e propiciar a adoção de hábitos. É necessário que se reconheça as características de fábulas (alternativas A e D), de contos (alternativa B) e de lendas (alternativa C) para responder corretamente à questão.

b. João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que, em acordo com a mulher, decide largá-los na floresta porque a família não tinha condições de mantê-los. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão que acabam por serem comidas pelos pássaros e, com isso, as crianças, perdidas na floresta, encontram uma casa feita de doces. Com fome, começam a comer as guloseimas. São, então, recolhidas pela dona da casa que se revela uma bruxa. Seu plano era engordar as crianças para depois comê-las. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa. Espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam, atirando-a no próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai, e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas. (Irmãos Grimm. João e Maria).

c. Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca, quando viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, pôs-se a latir. Mal abriu a boca, o osso caiu na água e se perdeu para sempre. (Esopo. O cão e o osso).

d. A filha de um poderoso cacique foi expulsa de sua tribo por ter engravidado misteriosamente. Foi viver em uma velha oca distante até dar à luz uma menina, muito branquinha, chamada de Mani. A notícia do nascimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande cacique esquecer os rancores. O novo avô se rendeu aos encantos da linda criança, a qual se tornou muito amada por todos. Ao completar três anos, Mani morreu de forma misteriosa. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da oca onde vivia e sobre ela derramou seu pranto. Com os olhos cansados e cheios de lágrima, a mãe viu brotar uma planta que cresceu rapidamente. Todos vieram ver a planta miraculosa de raízes grossas, cor marrom por fora e branca por dentro. Os índios provaram daquela raiz e deram-lhe o nome de Manioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e oca por ter nascido dentro de uma oca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca. (Lendas indígenas. A Lenda da Mandioca).

e. “Certa vez, um soberbo e possante touro passeava pelas vizinhanças de um charco; viu-o uma rã, e logo dominada pela inveja, quis igualá-lo.
Começou a inchar-se, a inchar-se, e quando mais não pôde, perguntou às outras rãs: “Que lhes parece, colegas? — já não estou do tamanho do boi?”.
Não está nem perto de chegar!, responderam-lhe as amigas.
A rã fez dobrado esforço: “E agora?”, perguntou.
As outras riram dela.
Indignada com esta provocação, a rã inchou-se tanto, esticou tanto a frouxa e frágil pele, que explodiu.” (La Fontaine. A Rã e o Touro).
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A resposta correta é: Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista. (Trava-línguas)..

Por volta dos anos 70 a literatura infantil toma novos rumos e começa a se apresentar de novas maneiras, ela vem com propostas inovadoras e com novos caminhos. Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira começa no ano de:
Escolha uma:

a. 1949 com Tatiana Belink.

b. 1958 com Jean Piaget.

c. 1955 com Maurício de Souza.

d. 1921 com Monteiro Lobato.
Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira, propriamente dita, começa com Monteiro Lobato, em 1921, com a obra A Menina do Narizinho Arrebitado. Ele foi o pioneiro, isto é, o primeiro que escreveu para as crianças brasileiras histórias com qualidade literária. Antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional, traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, e Hans Christian Andersen.

e. 1976 com Eva Furnari.
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A resposta correta é: 1921 com Monteiro Lobato..

Os aspectos externos do livro infantil são dados relevantes para sua recepção. Devemos levar em conta os pontos elencados a seguir:
I. Capa: é fator determinante na escolha do livro pela criança, no entanto, não deve ser o único. Logo, deve ser sugestiva e atraente, assim como todos os outros aspectos envolvidos: conteúdo, linguagem, constituição física, etc. É importante, ainda, que a capa seja resistente, para não se danificar facilmente com o manuseio.
II. Tipo de letra: os tipos gráficos devem ser bem legíveis e, quanto menores forem os leitores, maiores devem se apresentar.
III. Espessura: os textos infantis não devem ser muito extensos, sobretudo aqueles destinados à faixa etária mais baixa.
IV. Ilustração: o interesse maior dos leitores mirins se dirige aos textos acompanhados de poucas ilustrações coloridas e sim muita escrita.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:

a. Todas as afirmativas estão corretas.

b. Apenas a afirmativa IV está correta.

c. Nenhuma afirmativa está correta.

d. Afirmativa I, II e III estão corretas.
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A resposta correta é: Afirmativa I, II e III estão corretas..

Muitos autores refletem sobre a importância da literatura para o desenvolvimento do aprendizado de nossas crianças. O fato é que estes autores defendem que a literatura infanto-juvenil proporciona todo o desenvolvimento da criança, ou seja, emocional, cognitivo e também social. Afirmam que quanto mais cedo as crianças têm contato com a literatura, tanto de forma oral (contação de histórias) como de forma impressa (livros), maior será a possibilidade desta criança se tornar um adulto leitor. Quanto ao desenvolvimento emocional segundo FANNY ABRAMOVICH (1993), avalie as seguintes afirmações:
I. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo.

II. Ao ouvir histórias as crianças apenas fazem relação com as letras, palavras ou frases.

III. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, entre outros.

IV. As histórias contadas não interferem nos aspectos cognitivos e emocionais da criança, apenas contribui para o desenvolvimento da alfabetização.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. II e III.

b. II e IV.

c. I e IV.

d. III e IV.

e. I e III.
Hoje, a dimensão da Literatura Infantojuvenil é ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável. É possível afirmar que, quanto mais cedo a criança tiver contato com a literatura, de forma oral (contação de histórias) ou de forma impressa (livros), maior será a probabilidade de ela se tornar um adulto leitor e se apoderar dos três itens citados. Sobre o desenvolvimento emocional, para Fanny Abramovich (1993), quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, etc.
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A resposta correta é: I e III..

No processo de contação de histórias, alguns procedimentos devem ser estimulados. Assinale com (V) os procedimentos verdadeiros em relação à contação de histórias e com(F) os falsos:
(__ ) Contar com naturalidade, usando uma linguagem simples e correta. A linguagem deve estar à altura do entendimento das crianças.
(__) É imprescindível que o contador decore a história a ser contada.
(__) Inflexões de voz, expressões fisionômicas e gestos não são importantes, pois o destaque é o próprio texto.
É correta a sequência:
Escolha uma:

a. V, F, V.

b. V, F, F.

c. V, V, F.

d. F, V, F.
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A resposta correta é: V, F, F..

Levando em consideração a faixa etária, a literatura infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade, aproximadamente. O enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança. De acordo com Cristiane M. de Oliveira (2011), destacam-se algumas sugestões para cada faixa etária. Para as crianças de 2 a 3 anos as histórias precisam ser:
Escolha uma:

a. Nesta faixa etária a criança descobre o mundo concreto e o mundo da linguagem através do lúdico. Tudo é muito importante e significativo para ela. A apresentação de enredos que contenham vivências do cotidiano familiar e com alguns recursos estilísticos são muito bem apreciados pelas crianças desta fase.
Para a faixa etária de 2 a 3 anos as histórias precisam ser rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase. Os pequenos também apresentam grande fascínio pela música. Para eles, a história transforma-se em algo real, acontecendo naquele momento.

b. O centro de interesse do leitor dessa fase são os contos, crônicas, novelas de aventura ou sentimentais, com desafios para serem solucionados. Também o maravilhoso, o fantástico, o mágico ou absurdo têm presença significativa para ele.

c. As histórias precisam ser curtas e rápidas, de preferência, inventadas na hora. A página deve apresentar apenas uma figura ou gravura simples e atrativa.

d. Rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase.

e. Nessa fase, a maior atração é pelas histórias bem-humoradas em que a esperteza do fraco supera a prepotência do forte, a inteligência vence o mal.
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A resposta correta é: Rápidas e com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias, deve-se utilizar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. Gravuras grandes e com poucos detalhes chamam a atenção da criança. Fantoche é o material mais indicado para essa fase..

A literatura contempla o belo, o estético e assim a escrita literária resulta sempre do seu historiador e de seu contexto, ao se dedicar a sua escrita o autor discorre sobre as mais variadas impressões e das suas experiências. Sabemos que a escrita literária carrega consigo, uma grande parcela do tempo que o escritor viveu. Diante desta consideração, assinale a alternativa que melhor define literatura:
Escolha uma:

a. Uma escrita espontânea que trabalha a história de antepassados e muito contribui para a disciplina de história no contexto escolar.

b. Uma manifestação que não é artística, por isso não tem como objetivo recriar uma realidade, diferentemente das obras de artes visuais.

c. É uma arte que não compõe as linguagens artísticas, portanto não podemos considerá-la um instrumento que transmite conhecimentos culturais, apenas uma comunicação da leitura e escrita.

d. A arte de criar e recriar um texto mais elaborado na sua estrutura, para que o leitor possa recriar, através da imaginação, a cena descrita, o espaço ocupado pela personagem, a própria personagem;
Nesse sentido, a literatura contempla o belo, o estético, a escrita resulta do olhar observador e intérprete do escritor de literatura. Ele discorre sobre os mais variados aspectos de sua experiência e da experiência dos seus contemporâneos. Por isso, cada escrita literária traz consigo, às vezes através de milênios, uma parcela do tempo em que viveu o escritor. Portanto, literatura é a arte de criar e recriar um texto mais elaborado na sua estrutura, para que o leitor possa recriar, através da imaginação, a cena descrita, o espaço ocupado pela personagem, a própria personagem; para que o leitor possa sentir, através da sinestesia, o conflito desencadeado no decorrer da trama; possa formular uma possível solução para o conflito, através do raciocínio; possa sentir prazer na leitura vivenciada.

e. Uma escrita inventada que trabalha sempre a historia de contos infantis.
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A resposta correta é: A arte de criar e recriar um texto mais elaborado na sua estrutura, para que o leitor possa recriar, através da imaginação, a cena descrita, o espaço ocupado pela personagem, a própria personagem;.


Trata-se de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial. Esta afirmação corresponde a qual manifestação linguística:
Escolha uma:

a. Romance.

b. Fábula.

c. Conto maravilhoso.

d. Conto de fadas.
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A resposta correta é: Conto de fadas..

A literatura infanto juvenil desempenha um papel importante, no sentido de desalienar a criança, o que significa não entregar pensamentos prontos, mas ensinar a pensar. Sem esquecer que está fazendo arte, reconstruindo o mundo, a literatura voltada para crianças e jovens leitores deve propiciar a formação de uma consciência: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

a. Consciência conservadora.

b. Consciência histórico – científico.

c. Consciência crítica.

d. Consciência tradicional.
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A resposta correta é: Consciência crítica..

Por iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada:
Escolha uma:

a. De modo singular e simples onde o prazer pela leitura é visto como algo sem importância.

b. De modo irrelevante ao interesse e análise de mundo.

c. De modo que não haja sensibilização da consciência.

d. De modo global e complexo em sua pluralidade.
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A resposta correta é: De modo global e complexo em sua pluralidade..

Com base nas definições das manifestações literárias apresentadas no livro da disciplina, leia a definição abaixo e assinale a alternativa correta:
Essa manifestação literária é uma narrativa geralmente breve que se encerra em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir um ensinamento. Os protagonistas das histórias são animais personificados e algumas associações com características humanas feitas nessa narrativa se mantiveram fixas em várias histórias, como, por exemplo: leão/poder; raposa/esperteza e astúcia; lobo/dominação do mais forte; cordeiro/ingenuidade.
A definição dada acima é a de:
Escolha uma:

a. Conto maravilhoso.

b. Conto de fada.

c. Apólogo.

d. Lenda.

e. Fábula.
A fábula é uma narrativa geralmente breve que se encerra em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir um ensinamento. Os protagonistas das histórias são animais personificados e algumas associações com características humanas feitas na fábula se mantiveram fixas em várias histórias, como, por exemplo: leão/poder; raposa/esperteza e astúcia; lobo/dominação do mais forte; cordeiro/ingenuidade.
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A resposta correta é: Fábula..

O conto maravilhoso é um dos gêneros da literatura infantojuvenil. Levando em conta as definições de conto maravilhoso propostas por Abílio e Matos (2006) e Veridiana Almeida (2011) no livro da disciplina e as ideias de Coelho (2000, p.172) sobre o maravilhoso, leia com atenção as afirmativas abaixo sobre o conto maravilhoso e o maravilhoso e assinale a alternativa correta:
I. No conto maravilhoso, a evidência da narrativa está direcionada aos questionamentos socioeconômicos e problemas da sobrevivência no nível socioeconômico ou a problemas ligados à vida cotidiana, prática, concreta.

II. Segundo Abílio e Matos (2006), esta narrativa sem a presença de fadas [o conto maravilhoso], — mesmo que dela não se excluam elementos mágicos e maravilhosos — enfatiza aspectos, materiais, sensoriais e éticos do ser humano.

III. Segundo Coelho (2000, p.172), “[do] maravilhoso nasceram personagens que possuem poderes sobrenaturais, deslocam-se contrariando as leis da gravidade, sofrem metamorfoses contínuas, se defrontam com as forças do bem e do mal personificadas (...), sofrem profecias que se cumprem, são beneficiadas por milagres. assistem a fenômenos que desafiam as leis da lógica”.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a. Apenas I e III.

b. I, II e III.
No conto maravilhoso, a evidência da narrativa está direcionada aos questionamentos socioeconômicos e problemas da sobrevivência no nível socioeconômico ou a problemas ligados à vida cotidiana, prática, concreta.
Segundo Abílio e Matos (2006), esta narrativa sem a presença de fadas — mesmo que dela não se excluam elementos mágicos e maravilhosos — enfatiza aspectos, materiais, sensoriais e éticos do ser humano.
Segundo Coelho (2000, p.172), “[do] maravilhoso nasceram personagens que se possuem poderes sobrenaturais, deslocam-se contrariando as leis da gravidade, sofrem metamorfoses contínuas, se defrontam com as forças do bem e do mal personificadas (...), sofrem profecias que se cumprem, são beneficiadas por milagres. assistem a fenômenos que desafiam as leis da lógica”.

c. Apenas II e III.

d. Apenas I e II.

e. Apenas II.
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A resposta correta é: I, II e III..

A orientação da escolha de livros para a criança não tem nada a ver com a censura, mas, sim, com a atribuição de valores à obra que merece ser lida. É importante que, no momento da escolha, sejam observados aspectos como os colocados a seguir.
I-Temática, Linguagem.
II - Cientificidade e Temática.
III-Narrativa, apresentação.
IV-exclusão e temática.
Estão corretas:
Escolha uma:

a. Apenas afirmativa II.

b. Nenhuma das afirmativa.

c. I e III.

d. Todas as afirmativas estão corretas.
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A resposta correta é: I e III..

Os aspectos externos do livro infantil são dados relevantes para sua recepção. Devemos levar em conta os pontos elencados a seguir:
I. Capa: é fator determinante na escolha do livro pela criança, no entanto, não deve ser o único. Logo, deve ser sugestiva e atraente, assim como todos os outros aspectos envolvidos: conteúdo, linguagem, constituição física, etc. É importante, ainda, que a capa seja resistente, para não se danificar facilmente com o manuseio.
II. Tipo de letra: os tipos gráficos devem ser bem legíveis e, quanto menores forem os leitores, maiores devem se apresentar.
III. Espessura: os textos infantis não devem ser muito extensos, sobretudo aqueles destinados à faixa etária mais baixa.
IV. Ilustração: o interesse maior dos leitores mirins se dirige aos textos acompanhados de poucas ilustrações coloridas e sim muita escrita. Marque a alternativa correta:
Escolha uma:

a. Afirmativa I, II e III estão corretas.

b. Apenas a afirmativa IV está correta.

c. Todas as afirmativas estão corretas.

d. Nenhuma afirmativa está correta.
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A resposta correta é: Afirmativa I, II e III estão corretas..

O romance é um dos gêneros da literatura infantojuvenil. Com base nas explicações sobre o romance apresentadas por Verdiana Almeida no livro da disciplina, assinale a alternativa que contém a definição correta de romance:
Escolha uma:

a. O romance é uma narrativa ficcional que pode ser escrita tanto na linguagem verbal ou não verbal e contém apenas uma trama.

b. O romance é uma narrativa ficcional menos complexa que um conto.

c. O romance é uma narrativa ficcional que possui apenas uma célula dramática.

d. O romance é uma narrativa ficcional menos extensa que um conto.

e. O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama.
O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama.
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A resposta correta é: O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama..

As cantigas de roda referem-se às brincadeiras do folclore dançadas ou cantadas apresentando melodias e coreografias simples. Leia o fragmento da cantiga “Ciranda cirandinha” e, após, marque a alternativa correspondente à vertente literária:
“Ciranda cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou”.
Marque a alternativa correspondente à vertente literária:
Escolha uma:

a. Refere-se à vertente estética pela presença de figuras de linguagem.

b. Refere-se à vertente lúdica, uma vez que essa é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da interação com o meio e socialização da criança.

c. Trata-se da vertente pedagógica, já que a cantiga tem intuito de ensinar moralismos às crianças.

d. Trata-se da vertente estética por estar relacionada à arte, à produção do belo.
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A resposta correta é: Refere-se à vertente lúdica, uma vez que essa é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da interação com o meio e socialização da criança..

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)Fábula.
(2)Apólogo.
(3)Conto de fadas.
(4)Poesia.
(5)Lenda.
(__) Tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto, um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados.
(__)Trata-se de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial.
(__) Encerra uma lição de sabedoria. São os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana.
(__) É uma forma narrativa antiga, geralmente breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, sem necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e o verdadeiro.
(__) Trata-se de uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima), na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som.
Marque a sequência correta:
Escolha uma:

a. 1, 2, 3, 4, 5.

b. 5, 4, 3, 2, 1.

c. 1, 3, 2, 5, 4.

d. 1, 3, 2, 4, 5.
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A resposta correta é: 1, 3, 2, 5, 4..


A leitura pode oferecer possibilidade para a produção e atribuição de sentidos pelos leitores, mas acaba sendo tolhida e inviabilizada nas propostas de uso que são sugeridas por muitos professores. O incentivo e promoção de momentos de interação e debate sobre os mais diversos assuntos, por meio de variadas iniciativas em torno da leitura, devem funcionar para instigar a curiosidade, estimular a pesquisa, o estudo e a busca por respostas em diferentes meios de informação, acessíveis a partir da intervenção pedagógica da escola. Diante desse quadro, concordamos com a afirmação de Gregorin Filho (2009, p. 77), ou seja, de que “trabalhar com literatura infantojuvenil em sala de aula é:
Escolha uma:

a. Criar condições para que se formem leitores de arte, leitores de mundo, leitores plurais.
Concordamos com a afirmação de Gregorin Filho (2009, p. 77) de que “trabalhar com literatura infantojuvenil em sala de aula é criar condições para que se formem leitores de arte, leitores de mundo, leitores plurais”. A atividade de leitura sem tantas cobranças e obrigações em sala de aula deve ser feita porque talvez represente a única oportunidade da criança em manter contato com a leitura de lazer, uma vez que a família não se preocupa em lhe oferecer esses momentos por diversos motivos, ou simplesmente porque não há uma biblioteca na cidade.

b. O espaço escolar sempre serviu como lugar da emoção e não razão. Infelizmente, por um longo tempo, a emoção e a afetividade estiveram presentes nas salas de aula.

c. A atividade de leitura com cobranças e obrigações em sala de aula deve ser feita porque talvez represente a única oportunidade da criança.

d. Manter contato com a leitura de lazer é de suma importância, uma vez que a família se preocupa em oferecer esses momentos, mesmo não disponibilizando de uma biblioteca.

e. As crianças não gostam de ouvir e ler histórias, o que lhes falta é o estabelecimento     de uma relação prazerosa com o texto literário, tanto no sentido lúdico quanto no afetivo.
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A resposta correta é: Criar condições para que se formem leitores de arte, leitores de mundo, leitores plurais..

Em relação à literatura infantil brasileira produzida antes do século XX assinale a alternativa que corretamente traduz o pensamento da época:
Escolha uma:

a. Oferece textos reflexivos que oportunizem a formação de cidadãos críticos.

b. Apresenta textos com função essencialmente utilitário-pedagógica.

c. Oportuniza reflexões referentes ao mundo e à vida.

d. Provoca nas crianças o sentimento do belo e da arte.
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A resposta correta é: Apresenta textos com função essencialmente utilitário-pedagógica..

Durante o estudo que foi feito sobre a literatura infanto juvenil, podemos notar as diversas variações linguísticas que a literatura destina ás crianças e aos jovens, elas se diversificam na sua estrutura dependendo da natureza do tema, da intencionalidade da história. Diante disso quais seriam essas variações linguísticas e onde elas estão presentes?
Escolha uma:

a. Está nas Poesias com as analogias e tipos figurados, assim como nas Lendas e Contos de Fadas.

b. Se encontra em histórias cheias de seres imaginários presentes nos Contos de Fadas e Lendas.

c. Se encontra-se em qualquer narrativa que tenha começo, meio e fim, isso ocorre sempre nas Fábulas e Romances.

d. Essas variações linguisticas se encontram em pequenos textos narrativos de fácil entendimento como no Apólogo.

e. Encontra-se nas Fábulas com sua narrativas breves que se encerram em uma moral, no Apólogo como narrativa com presença de dialógos, e no Conto de fadas em que o bem vence mal, e também nas poesia, lenda e romance.
Podemos encontrar as variações linguisticas em todos textos narrativos como nos contos de fadas, apólogo, fábula poesia, lenda e romance.
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A resposta correta é: Encontra-se nas Fábulas com sua narrativas breves que se encerram em uma moral, no Apólogo como narrativa com presença de dialógos, e no Conto de fadas em que o bem vence mal, e também nas poesia, lenda e romance..

De acordo com o capítulo cinco do livro da disciplina, sobre a biblioteca na escola, indubitavelmente, é necessário que o professor se adapte à realidade, eliminando os empecilhos que possam tornar o seu trabalho menos gratificante. Dessa forma, quando não houver biblioteca, será preciso usar o seu próprio material. No entanto, ressaltamos a ideia de Ezequiel T. da Silva (1991) de que uma escola sem biblioteca é um instrumento imperfeito, ou seja, a instalação de bibliotecas escolares deve ser vista como algo indispensável, já que o ensino e esse espaço são complementares na disseminação do hábito da leitura. Diante das afirmações, podemos dizer que:
 I. Se a escola não possui uma biblioteca com as condições necessárias para o atendimento aos alunos, não compete aos docentes providenciar, pois cabe apenas ao governo disponibilizá-la;
II. Uma escola sem biblioteca é um instrumento fragmentado que por consequência não exerce a função social que deveria exercer na formação do sujeito crítico e atuante em sociedade;
III. Se a biblioteca não oferecer a estrutura adequada, dispondo de obras literárias suficientes aos usuários, estes devem recorrer à compra de livros, tendo em vista que a escola não tem recursos para adquiri-los;
IV. Quando a escola não disponibilizar biblioteca e recursos para incentivar a leitura, será preciso o que professor utilize seu próprio material para atender as necessidades dos educandos;
 V. A instalação de bibliotecas escolares deve ser vista como algo dispensável, já que o ensino e esse espaço são pouco utilizados na disseminação do hábito da leitura.

Estão corretas apenas:
Escolha uma:

a. I,IV e V.

b. II e IV.
Uma escola sem biblioteca é um instrumento fragmentado que por consequência não exerce a função social que deveria exercer na formação do sujeito crítico e atuante em sociedade. Nesse sentido, quando a escola não disponibilizar biblioteca e recursos para incentivar a leitura, será preciso que o professor utilize seu próprio material para atender as necessidades dos educandos, pois tem o dever de adequar as metodologias e recursos para ensinar.

c. Todas são falsas.

d. Todas são verdadeiras.

e. I, II e III.
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A resposta correta é: II e IV..

No processo de contação de histórias, alguns procedimentos devem ser estimulados. Assinale com (V) os procedimentos verdadeiros em relação à contação de histórias e com(F) os falsos:
(__ ) Contar com naturalidade, usando uma linguagem simples e correta. A linguagem deve estar à altura do entendimento das crianças.
(__) É imprescindível que o contador decore a história a ser contada.
(__) Inflexões de voz, expressões fisionômicas e gestos não são importantes, pois o destaque é o próprio texto.
Escolha uma:

a. V, F, V.

b. F, V, F.

c. V, V, F.

d. V, F, F.
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A resposta correta é: V, F, F..

Atualmente, a dimensão da literatura infanto-juvenil é ampla. Em relação às possibilidades que a literatura infanto-juvenil proporciona à criança, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas:
(__)A literatura infanto-juvenil proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável.
(__) As histórias infanto-juvenis retratam problemas existenciais típicos da infância e juventude, como o medo, a dor, a perda, o carinho, etc.
(__) Por meio das histórias a criança passa a conhecer lugares, outras épocas, outros modos de pensar e agir.
(__) Por meio da literatura, espera-se formar crianças que sigam preceitos e ideologias da classe dominante.
(__) Adquirir postura crítica e reflexiva não é dimensão da literatura infanto-juvenil, visto que esta deve ser antes de tudo estético-literária.
Escolha uma:

a. V, V, V, F, F.

b. F, V, F, V, F.

c. V, F, V, F, V.

d. F, F, V, F, F.
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A resposta correta é: V, V, V, F, F..

Sabe-se que a literatura é fundamental na construção de bons hábitos de leitura a qual deverá ser uma prática incentivada pelos professores. Sendo assim algumas atitudes desse profissional são imprescindíveis na busca pela qualidade desse processo. Marque os apontamentos que considerar corretos:
I. Os professores serão leitores e estimularão os seus alunos por meio de práticas instigantes.

II. O profissional da Educação buscará estimular os seus alunos e fazer com que os mesmos adquiram o hábito da leitura das obras preferidas do professor.

III. O professor deverá propiciar uma atmosfera agradável que convide á leitura em sala de aula ou fora dela.

IV. O trabalho do professor em relação aos estímulos á leitura por meio da literatura é importante, mas poderá ser realizado na base da improvisação.

Marque a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

b. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

c. Somente as afirmativas I e III estão corretas.

d. Nenhuma das afirmativas estão corretas.
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A resposta correta é: Somente as afirmativas I e III estão corretas..

A literatura de obras infantis juvenis são fantásticas e de muita importância para o desenvolvimento infantil, até porque são obras elaboradas especificamente para essa turminha. Isso quer dizer que existe então obras com faixa étaria?
Escolha uma:

a. Sim, é de grande importância a classificação etária para proporcionar, especialmente aos mais pequenos em fase de pré-alfabetização um universo de imagens e palavras adequados para essa idade.
É de grande importância existir essa classificação até porque as crianças de 2 a 4 anos ainda não sabem ler e nem escrever com livro especial para eles ajudará em seu desenvolvimento.

b. A única coisa que existe para os pequenos leitores a falta de biblioteca nas escolas e salas de leitura.

c. Sim, é preciso direcionar a linguagem e os conteúdos de uma obra literária para uma determinada faixa etária para que os princípios corretos serem trabalhados.

d. Não, como as obras são criadas especialmente para público infantil juvenil não necessita da faixa étaria, essas leituras de de fácil entendimentos.

e. O que existe e falta de contato com livros de literatura infantil que faz eles penetrarem no mundo mágico de faz de conta, a falta de contato com livros que elaborados para eles faz com que exista essa tal classificação.
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A resposta correta é: Sim, é de grande importância a classificação etária para proporcionar, especialmente aos mais pequenos em fase de pré-alfabetização um universo de imagens e palavras adequados para essa idade..

A Literatura Infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade. Portanto, o enredo deve ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessantes e estimulantes para a criança. É importante que se entenda que não se trata da linguagem com diminutivos e com vocabulário simplório, mas uma linguagem depurada, trabalhada e que por isso mesmo, alcança a verdadeira simplicidade, afinal, a criança também merece o melhor texto possível. De acordo com Cristiane M. de Oliveira (2011), destacam-se algumas sugestões para cada faixa etária. Neste contexto, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
I. 1 a 2 anos.

II. 2 a 3 anos.

III. 3 a 6 anos.

IV.7 a 8 anos.

V. 8 a 10 anos.
( ) Nessa fase a criança ainda se fascina pelos contos de fadas, é atraída pelos desafios e questionamentos de toda natureza. A narração deve obedecer a linearidade: início, meio e fim. Ainda o humor, as situações inesperadas, o realismo e o imaginário despertam muito o interesse do leitor.
( ) As histórias ainda precisam ser rápidas, com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias deve-se usar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. As gravuras devem ser grandes e com poucos detalhes. Fantoche é o material mais indicado para essa fase. Possuem fascínio pela música.
( ) A partir dessa fase o leitor aprofunda seu conhecimento e a percepção do mundo. Desenvolve o pensamento dedutivo e a capacidade de abstrair, confrontar ideias e ideais, reflete sobre valores e desvalores, pode-se afirmar que esse é o momento de reflexão. Em que as imagens já não são tão importantes e a linguagem pode ser mais elaborada, tendendo para a linguagem literária tradicional.
( ) A criança prende-se ao movimento, ao tom de voz e não à mensagem do que lhe é transmitido. Ela observa atentamente a movimentação de brinquedos, objetos que dialogam com ela. As histórias precisam ser curtas e rápidas, de preferência inventadas na hora. A página deve apresentar apenas uma figura ou gravura simples e atrativa.
( ) Nessa fase, a criança descobre o mundo concreto e o mundo da linguagem por meio da ludicidade. Tudo é muito importante e significativo para ela. A apresentação de enredos que contenham vivências do cotidiano familiar, com alguns recursos estilísticos, é muito apreciada pelas crianças dessa fase.

A sequência correta é:

Escolha uma:

a. III, I, II, V, IV.

b. V, IV, II, I, III.

c. IV, II, V, I, III.
A criança prende-se ao movimento, ao tom de voz e não à mensagem do que lhe é transmitido. Ela observa atentamente a movimentação de brinquedos, objetos que dialogam com ela. As histórias precisam ser curtas e rápidas, de preferência inventadas na hora. A página deve apresentar apenas uma figura ou gravura simples e atrativa. 2 a 3 anos; As histórias ainda precisam ser rápidas, com pouco conteúdo, enredo simples e dinâmico, além de poucas personagens. Ao narrar as histórias deve-se usar muito ritmo e entonação. O foco de interesse são os bichinhos, brinquedos e seres da natureza em forma de humanos. As gravuras devem ser grandes e com poucos detalhes. Fantoche é o material mais indicado para essa fase. Possuem fascínio pela música. 3 a 6 anos ;Nessa fase, a criança descobre o mundo concreto e o mundo da linguagem por meio da ludicidade. Tudo é muito importante e significativo para ela. A apresentação de enredos que contenham vivências do cotidiano familiar, com alguns recursos estilísticos, é muito apreciada pelas crianças dessa fase. 7 a 8 anos; Nessa fase a criança ainda se fascina pelos contos de fadas, é atraída pelos desafios e questionamentos de toda natureza. A narração deve obedecer a linearidade: início, meio e fim. Ainda o humor, as situações inesperadas, o realismo e o imaginário despertam muito o interesse do leitor. 8 a 10 anos; A partir dessa fase o leitor aprofunda seu conhecimento e a percepção do mundo. Desenvolve o pensamento dedutivo e a capacidade de abstrair, confrontar ideias e ideais, reflete sobre valores e desvalores, pode-se afirmar que esse é o momento de reflexão. Em que as imagens já não são tão importantes e a linguagem pode ser mais elaborada, tendendo para a linguagem literária tradicional.

d. II, III, IV, V e I.

e. I, III, IV, II, V.
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A resposta correta é: IV, II, V, I, III..

Para ilustrar a polarização entre o bem e o mal presente nas primeiras obras de Literatura Infantil, podemos resgatar a personagem da bruxa. Nas histórias, a bruxa encarnava o mal, seu procedimento era padrão de maldade, nunca mudava suas ações ou reações, sendo sempre má. Sobre isso, leia e reflita sobre as afirmações a seguir:
I. Obras como: “ A bruxinha que era boa” de Maria Clara Machado; “Uxa, ora fada, ora bruxa” de Sylvia Orthof e “ A bruxinha atrapalhada” de Eva Furnari, são obras que ilustram essa cristalização da maldade na personagem da bruxa, reforçando o estereótipo da polarização entre o bem e o mal.

II. A presentificação da emoção do medo através da personagem da bruxa é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Então, essa representação de maldade absoluta encarnada na bruxa das histórias favorece para que o leitor entre em contato com sua emoção.

III. Muitos escritores da literatura infanto-juvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de personagens que não podem ser rotulados como boas ou más, mas elas passaram a “estar” boas ou más, diante das diferenciadas situações.

IV. Na verdade, a desconstrução da imagem da maldade torna-se um elemento bastante representativo para uma observação, inclusive com um trabalho de identificação do leitor com ela. Porque todos nós temos, em certa medida ambiguidades.

V. A literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. Então é fundamental que a literatura infantil seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade.

Estão corretas as afirmações:

Escolha uma:

a. I, III e V.

b. II, III e IV.

c. III, IV e V.
As obras citadas, fazem parte de um novo momento na Literatura infantil em que a imagem da bruxa não aparece tão apavorante e inspiradora de medo nas histórias, mas pelo contrário, podem registrar boas intenções dessas personagens. A afirmação “II” também está incorreta porque embora as histórias tragam a tona muitas emoções, é muito importante que a interpretação do texto literário traga elementos da realidade. Discussões sobre questões imanentes ao ser humano e nesse sentido, a ambiguidade, a relativização de sentimentos e certezas, promovem uma expansão de recursos para compreensão do mundo.

d. I, II e IV.

e. I, IV e V.
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A resposta correta é: III, IV e V..

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...