Perguntas e Respostas - FAEL
Disciplina: Currículo e Programas
Disciplina: Currículo e Programas
1.
Os conteúdos não são sempre os mesmos e, historicamente, eles são transformados
mediante a realidade em que se está vivendo. Em cada época e sociedade, a
escola assume funções sociais diferentes, refletindo, dessa maneira, um olhar
acerca do conhecimento e de cultura diferenciada. O processo de seleção e de
organização dos conteúdos é por si só um elemento de escolha e decisão, nenhuma
dessas ações é neutra, pois elas regulam e distri¬buem o que se ensina. Para
Sacristán (1998), é uma decisão:
I-
Social;
II-
Escolar:
III-
Comunitária;
IV-
Política;
Após a leitura da questão, responda:
Escolha
uma:
a.
As alternativas I e a IV estão corretas;
b.
As alternativas II e a III estão corretas;
c.
Todas estão corretas;
d.
As alternativas I e a II estão corretas;
e. Apenas a
alternativa IV está correta;
2.
Complete a sentença: Com o advento da Independência e da República, novas
atividades econômicas começaram a surgir, o que deu origem principalmente ao
aparecimento de uma crescente classe média. Alguns grupos sociais passaram a
pleitear uma estrutura educacional mais voltada à ________________, à
_____________ e às ___________________________.
Escolha
uma:
a.
tecnologia, ciência, revoluções industriais;
b. ciência, tecnologia, habilitações profissionalizantes;
c.
cultura, sociologia, inteligências múltiplas;
d.
educação, sociedade, técnicas evolutivas;
e.
educação, ciência, técnicas reprodutivas;
3.
A
palavra curriculum, de origem latina, significa o curso, a rota, o caminho da
vida ou das atividades de uma ou de um grupo de pessoas. O currículo pode ser
entendido como?
I-
Fonte principal de todo trabalho pedagógico na escola;
II-
Trabalho administrativo básico dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico);
III-
Programa de ensino, conteúdos ou matriz curricular por muitos professores e
professoras;
IV-
Uma variedade educacional onde cada profissional pode entender e trabalhar como
melhor lhe aprouver.
Após
análise das respostas, indique a alternativa correta:
Escolha
uma:
a. III está correta;
b.
Todas estão corretas;
c.
I e III estão corretas;
d.
I,II e IV estão corretas;
e.
I e II estão corretas;
4.
No contexto específico das escolhas e referenciais que compõem o currículo, a
identidade do fazer pedagógico é tratada como algo que está em diversos
lugares, mas com características diferentes em cada lugar e, mesmo assim, diferentes
entre si. Segundo Silva (2001, p. 48), “a identidade só faz sentido em uma
cadeia discursiva de diferenças: aquilo que ‘é’ é inteiramente dependente
daquilo que não ‘é’. Em outras palavras:
Escolha
uma:
a.
Permite meios diretos satisfatórios para estudar uma ampla variedade de
fenômenos.
b.
O currículo é isolado e não faz parte do todo da sociedade;
c. A identidade e a diferença são construídas na e pela
representação, pois não existem fora dela;
d.
O currículo é uma construção social e religiosa, que interfere nas mudanças
sociais;
e.
A identidade e a diferença não são construídas na e pela representação e sim
pela opinião;
5.
“A Educação Infantil é dever e obrigação do Estado e responsabilidade política
e social da sociedade, e não apenas daqueles que vivenciam a realidade escolar,
utilizando-se dos préstimos da escola ou exercendo nela suas funções
profissionais. Cabe, portanto, ao Estado, à família e à sociedade responderem
pela Educação Infantil, resguardando suas especificidades manifestadas na
indissociabilidade das ações de educar, cuidar e brincar.” Essas afirmações
estão contidas em qual documento?
Escolha
uma:
a.
Constituição de 1988, no artigo 228;
b. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n.
9.394/96), que trata da função da Educação Infantil e o seu funcionamento;
c.
No Estatuto da Criança e do Adolescente;
d.
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que estabelece o exposto no parágrafo
acima;
e.
Na Constituição do Estado do Paraná;
6.
A
legislação existente representa as conquistas da sociedade no sentido de
assegurar os direitos da população infantil. No entanto, garantir os direitos
das crianças é responsabilidade social. Sendo assim, a educação das crianças,
além de direito social, constitui-se em:
Escolha
uma:
a.
Direito inalienável;
b.
Direito social;
c.
Direito judiciário;
d.
Direito restritivo;
e. Direito humano;
7.
O Currículo, em sua versão mais tradicional, sempre significou um elenco de
disciplinas a serem ministradas aos alunos e às alunas. Diante das descrições
apresentadas, analise cada alternativa que segue destacando características do
currículo em uma postura mais tradicional:
I.O
currículo tradicional trabalha com conteúdos reflexivos.
II.
Postura voltada para a distinção entre as pessoas das classes altas e das
classes baixas.
III.
No currículo tradicional a nobreza dedicava-se ao estudo da “filosofia e
química”.
IV.
Transmissão do status quo para as pessoas de classe média.
A
alternativa correta é:
Escolha
uma:
a.
I e IV estão corretas;
b. II está correta;
c.
Todas estão corretas;
d.
I está correta;
e.
II e III estão corretas;
8.
Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre
determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a
seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim
resultado de lutas, conflitos e negociações. Dessa forma como o currículo pode
ser entendido?
Escolha
uma:
a.
Reprodutor de ideologias, concepções de mundo “não” pertencentes a determinados
grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades
sociais.
b.
Fonte principal de todo trabalho pedagógico, teórico e prático nas escolas de
Ensino Fundamental.
c.
É a mediação entre o que o sujeito ainda não sabe e o que não conseguirá
aprender. O mediador age como um transmissor de conhecimentos a serem
apreendidos.
d. Algo que é culturalmente determinado, historicamente situado e
não pode ser desvinculado da totalidade do social.
e.
Conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do
planejamento escolar.
9.
A palavra currículo apresenta e aparece com dois sentidos claros no meio
pedagógico: conhecimento escolar e experiência de aprendizagem. Mesmo com
enfoques diferentes, os dois sentidos estão presentes no currículo escolar,
dessa forma, um completa o outro, pois, segundo SANTOS; MOREIRA, 1996, p. 35:
Escolha
uma:
a. “todo currículo envolve a compilação de conhecimentos e inclui um
conjunto de experiências e avaliações que visam a favorecer a assimilação
desses conhecimentos”.
b.
“sem conteúdo não há ensino, qualquer projeto educativo acaba se concretizando
na aspiração de conseguir alguns efeitos nos sujeitos que se educam”.
c.
“sem currículo não há ensino, qualquer projeto educativo acaba se concretizando
na aspiração de conseguir alguns efeitos positivos nos sujeitos que se educam”.
d.
Produzir e utilizar materiais didáticos que problematizem as violências
existentes no contexto cotidiano, dentro e fora da escola.
e.
“todo currículo envolve apresentação de conhecimentos e inclui um conjunto de
experiências que visam a favorecer a assimilação e reconstrução desses
conhecimentos”.
10.
Dentro das questões relativas ao currículo, podemos inserir na discussão o
poder, que, a partir das análises pós-estruturalistas inspiradas em Foucault, é
concebido como descentralizado, horizontal e difuso. Utiliza-se essa definição,
porque é a mais próxima das teorias que dão suporte à compreensão do currículo
como um elemento no espaço escolar que não está isento das lutas que envolvem o
poder nos mais diversos tempos e espaços. Partindo dessa premissa, ou seja, de
que o currículo não é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, como
ele é produzido?
I)Pela
vontade única de governantes preocupados com a pós-modernidade;
II)Pelos
conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que
organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo
poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas
nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras;
IV)Currículo
é apenas teoria, o que vale é somente a prática.
Assinale
as alternativas que definem melhor como o currículo é produzido:
Escolha
uma:
a. Alternativas II e III.
b.
Alternativa I.
c.
Apenas a alternativa IV o define.
d.
Alternativas I e III.
e.
Alternativa II.
11.
A questão central da discussão sobre currículo perpassa o processo de
organização e de seleção dos conteúdos trabalhados nas escolas. Ao se discutir
as escolhas feitas pelos professores e professoras, dis¬cutem-se não só as
opções, mas também:
Escolha
uma:
a.
As relações Inter e intrapessoais entre os professores.
b.
Elaborar intervenções, exercícios que possibilitem a interação com os educandos
para avaliar o desempenho dos alunos.
c.
Relação professor-escola-sociedade.
d.
Não há discussão a respeito do currículo, pois extrapola a questão social.
e.
As concepções acerca de uma determinada sociedade e de como se percebe seu
desenvolvimento;
12.
Sabe-se
que para as relações de exploração se perpetuar na sociedade, é indispensável
que, ao transmitir o conhecimento elaborado para a classe trabalhadora, a
burguesia o faça de modo seletivo. Isso quer dizer que:
Escolha
uma:
a.
Todos aqueles que frequentam a escola e que têm condições sociais mais
favoráveis, têm a possibilidade de se apropriar do conhecimento da mesma
maneira e na mesma proporção que os demais;
b.
A maioria das atividades realizadas na escola é voltada para a obtenção de bons
hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores
religiosos.
c.
Nem todos aqueles que frequentam a escola têm a possibilidade de se apropriar
do conhecimento da mesma maneira e na mesma proporção;
d.
Aqueles que frequentam a escola têm a possibilidade de se apropriar do
conhecimento da mesma maneira e na mesma proporção que os burgueses;
e.
A maioria daqueles que frequentam as unidades escolares tem possibilidade de
uma aprendizagem contínua;
13.
Os
estudos que analisam os efeitos do currículo para além da aquisição de
conhecimentos formais se voltam para a concepção de currículo oculto. O que
estes estudos apontam?
Escolha
uma:
a.
Que por meio do Currículo Oculto, são transmitidas ideologias, concepções de
mundo pertencentes a determinados grupos he¬gemônicos na sociedade e que serve
para reproduzir as desigualdades sociais;
b.
Que por meio dele se explicam as ideologias de esquerda em um mundo
pós-capitalista, advento surgido do período pós- Guerra Fria.
c.
Tem a função de controlar a aprendizagem, e o único instrumento utilizado são
os exames.
d.
O não entendimento formal e a não separação entre currículo oculto e currículo
aberto;
e.
Uma visão de mundo pós-moderna que explica suas contradições sociais;
14.
Complete a sentença: As instituições para a formação do trabalhador só surgem
com o aparecimento da ____________________. A particularidade desse processo é
que a estrutura educativa das classes privilegiadas, consolidada durante muitos
anos, estendeu-se às classes subordinadas, levando-lhes o seu tipo de
organização, a sua tradição e os seus métodos.
Escolha
uma:
a.
Pedagogia liberal;
b.
Pedagogia Renovada;
c.
Revolução Industrial;
d.
Escola Nova;
e.
Revolução Inglesa;
15.
A escola brasileira se modificou muito nas últimas décadas devido a vários
elementos, entre eles as misturas sociais. Hoje em dia, podemos notar que nas
escolas, encontramos o filho ou a filha do operário, a classe média e o
burguês. Isso pode até nos dar a ilusão de que todo mundo tem as mesmas chances
e as mesmas oportunidades educacionais. No entanto, o que podemos verificar é
que isso não é verdadeiramente real, e se deve, sobretudo, a mecanismos
ideológicos que são produzidos no interior da escola, cujo objetivo é eternizar
as desigualdades e as diferenças de classes existentes na sociedade. Um desses
mecanismos é aquilo que chamamos de:
Escolha
uma:
a.
Calendário Escolar;
b.
Currículo;
c.
Currículo Oculto;
d.
Plano de aula;
e.
Planejamento Anual;
16.
Os
referenciais para a Educação Infantil foram feitos para orientar os projetos
político-pedagógicos, subsidiando os diversos saberes e fazeres que circulem no
dia a dia escolar. O documento instrui:
Escolha
uma:
a.
As punições que os profissionais da educação devem sofrer no caso de
reprovações;
b.
Que a única forma correta de promover o aluno à série seguinte é a avaliação
escrita;
c.
As aulas oferecidas aos alunos deveriam ser incentivadas desde cedo a
experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação.
d.
As ações educativas dos profissionais da Educação Infantil, porém não deixa
claro que, para desenvolver essas atividades, é preciso intencionalidade,
sistematização e comprometimento com a integridade e o desenvolvimento das
crianças;
e.
As ações educativas dos profissionais da Educação Infantil e define que, para
desenvolver essas atividades, é preciso intencionalidade, sistematização e
comprometimento com a integridade e o desenvolvimento das crianças;
17.
Atualmente, vários organismos delimitam as idades da infância. A Convenção dos
Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de
novembro de 1989, considera como criança “todo ser humano com menos de dezoito
anos de idade”. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente, no seu Artigo 2º,
considera criança:
Escolha
uma:
a.
o adolescente com até quinze anos incompletos;
b.
a pessoa com até dezessete anos incompletos;
c.
a partir dos 12 anos;
d.
a pessoa com até doze anos incompletos;
e.
a criança com até oito anos completos;
18.
A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a
relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das
implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na
sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão
político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo” (1982), colocou
em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo
escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou:
Escolha
uma:
a.
a avaliação do currículo com vistas ao seu contínuo aproveitamento;
b.
com estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das
instituições de Educação Infantil;
c.
a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e
reproduzem a desigualdade social;
d.
o modelo de interpretação que concebe o currículo como algo construído no
cruzamento de influências e campos de atividades diferenciadas e
inter-relacionadas, permitindo analisar o curso de objetivação e concretização
do currículo em vários níveis, assinalando suas múltiplas transformações;
e.
a teoria e a crítica do currículo, com relação à sua origem sociológica;
19.
ANALISE O TEXTO A SEGUIR: “Em função disso, discute-se como o conhecimento se
torna um conteúdo escolar, pensando nos mecanismos pelos quais a escola não
apenas transmite saberes, mas também os produz (SANTOS; MOREIRA, 1996)”. Parece
que o conhecimento discutido na escola é diferente ou tem função diferenciada
daquele utilizado, estruturado e aplicado no nosso cotidiano. É presente na escola
a ideia de que é preciso um conteúdo antes do outro, de maneira crescente.
Assim, o saber da sociedade é diferente do saber escolar, no qual eles são
recontextualizados. Segundo Santos e Moreira (1996, p. 33), “pode-se dizer que
a organização do conteúdo curricular está relacionada com a produção dos
saberes escolares”. Todo esse processo é delicado para ser pensado de maneira
tão ampla, visto que:
I)
Cada realidade tem suas características particulares, porém nenhuma está isenta
das relações que engendram nossa sociedade referente às lutas sociais nos mais
diversos níveis.
II)
Cada realidade precisa de uma análise, pois sua neutralidade colabora com o
sistema educacional.
III)
Nesse sentido, falar das escolhas dos professores e professoras, por meio dos
processos de seleção e organização curricular, é buscar compreender um pouco
desses caminhos pelos quais passam suas experiências e como elas se manifestam
na realidade em que estão inseridas.
IV)
A organização dos saberes escolares não pode ser pensado de forma a colaborar
com as lutas referentes à sociedade, pois não participa de nenhum movimento
nesse sentido.
Marque
o que é correto:
Escolha
uma:
a.
Nenhuma alternativa está correta.
b.
Alternativas II e III estão corretas.
c.
Todas as alternativas estão corretas.
d.
Alternativas I e III estão corretas.
e.
Apenas a alternativa II está correta.
20.
O currículo oculto usa como critério ideológico o “esforço pessoal”, ajudando,
portanto, a preparar os alunos e alunas para serem dominados ou para serem
dominantes no meio social em que vivemos. Por isso que, em uma sociedade cheia
de competições como a nossa, a escola também tem esse perfil, pois nela só se
dão bem os considerados “melhores”, e é nesse tipo de escola que os filhos das
classes privilegiadas desvendaram muito cedo a sua “superioridade”, enquanto as
outras classes descobriram sua “inferioridade”. Os professores devem ficar
atentos aos valores e conceitos que eles próprios incorporaram, pois eles
determinam a seleção dos conteúdos, estratégias, a metodologia, as habilidades
e as avaliações escolhidas. Às vezes, o próprio questionamento está impregnado
de ideologia. Sobre os currículos escolares, cabe enfatizar vários aspectos
importantes na transmissão do currículo oculto. Dentre eles poderíamos citar:
I)Os
professores e professoras não têm assegurado o pleno conhecimento do novo
currículo antes de sua implementação.
II)Muitos
professores e professoras não têm uma posição crítica em relação ao currículo
oculto, e inúmeros professores e professoras não têm consciência dos direitos
dos grupos oprimidos na sociedade.
III)Os
currículos não são voltados para a transformação social, tendo em vista formar
um cidadão consciente, crítico e participante; os currículos não são
representantes dos grupos desprivilegiados, pessoas de raças diferentes,
mulheres, etc.
IV)Os
currículos valorizam o supérfluo, contribuindo para ampliar a marginalidade do
conhecimento das mulheres, dos trabalhadores e das pessoas de raças não
brancas.
Entre
os itens abordados acima, defina quais podem ser considerados como corretos na
análise do currículo oculto:
Escolha
uma:
a.
Alternativas II e III.
b.
Todas as alternativas estão corretas.
c.
Alternativas I e II.
d.
Alternativas III e IV.
e.
Alternativas I e IV.
21. No contexto específico das escolhas e
referenciais que compõem o currículo, a identidade do fazer pedagógico é
tratada como algo que está em diversos lugares, mas com características
diferentes em cada lugar e, mesmo assim, diferentes entre si. Segundo Silva
(2001, p. 48), “a identidade só faz sentido em uma cadeia discursiva de
diferenças: aquilo que ‘é’ é inteiramente dependente daquilo que não ‘é’. Em
outras palavras:
Escolha uma:
a.
O
currículo é uma construção social e religiosa, que interfere nas mudanças
sociais;
b.
A
identidade e a diferença são construídas na e pela representação, pois não
existem fora dela;
c.
A
identidade e a diferença não são construídas na e pela representação e sim pela
opinião;
d.
O
currículo é isolado e não faz parte do todo da sociedade;
e.
Permite
meios diretos satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos.
22. A questão central da discussão sobre currículo
perpassa o processo de organização e de seleção dos conteúdos trabalhados nas
escolas. Ao se discutir as escolhas feitas pelos professores e professoras,
disscutem-se não só as opções, mas também:
Escolha uma:
a. Relação professor-escola-sociedade.
b. Elaborar intervenções, exercícios que
possibilitem a interação com os educandos para avaliar o desempenho dos alunos.
c. Não há discussão a respeito do currículo, pois
extrapola a questão social.
d. As relações Inter e intrapessoais entre os
professores.
e. As concepções acerca de uma determinada
sociedade e de como se percebe seu desenvolvimento;
23. Os conteúdos não são sempre os mesmos e,
historicamente, eles são transformados mediante a realidade em que se está
vivendo. Em cada época e sociedade, a escola assume funções sociais diferentes,
refletindo, dessa maneira, um olhar acerca do conhecimento e de cultura
diferenciada. O processo de seleção e de organização dos conteúdos é por si só
um elemento de escolha e decisão, nenhuma dessas ações é neutra, pois elas
regulam e distri¬buem o que se ensina. Para Sacristán (1998), é uma decisão:
I- Social;
II- Escolar:
III- Comunitária;
IV- Política;
Após a leitura da questão, responda:
Escolha uma:
a. As alternativas I e a IV estão corretas;
b. As alternativas I e a II estão corretas;
c. Todas estão corretas;
d. Apenas a alternativa IV está correta;
e. As alternativas II e a III estão corretas;
24. Os estudos que analisam os efeitos do currículo
para além da aquisição de conhecimentos formais se voltam para a concepção de
currículo oculto. O que estes estudos apontam?
Escolha uma:
a. Que por meio do Currículo Oculto, são
transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos
hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais;
b. Tem a função de controlar a aprendizagem, e o
único instrumento utilizado são os exames.
c. Que por meio dele se explicam as ideologias de
esquerda em um mundo pós-capitalista, advento surgido do período pós- Guerra
Fria.
d. O não entendimento formal e a não separação
entre currículo oculto e currículo aberto;
e. Uma visão de mundo pós-moderna que explica suas
contradições sociais;
25. Atualmente, vários organismos delimitam as
idades da infância. A Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela
Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989, considera como
criança “todo ser humano com menos de dezoito anos de idade”. Já o Estatuto da
Criança e do Adolescente, no seu Artigo 2º, considera criança:
Escolha uma:
a. a partir dos 12 anos;
b. a pessoa com até dezessete anos incompletos;
c. a pessoa com até doze anos incompletos;
d. o adolescente com até quinze anos incompletos;
e. a criança com até oito anos completos;
26. Os referenciais para a Educação Infantil foram
feitos para orientar os projetos político-pedagógicos, subsidiando os diversos
saberes e fazeres que circulem no dia a dia escolar. O documento instrui:
Escolha uma:
a. As aulas oferecidas aos alunos deveriam ser
incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o
ritmo de maturação.
b. As ações educativas dos profissionais da
Educação Infantil, porém não deixa claro que, para desenvolver essas atividades,
é preciso intencionalidade, sistematização e comprometimento com a integridade
e o desenvolvimento das crianças;
c. As punições que os profissionais da educação
devem sofrer no caso de reprovações;
d. As ações educativas dos profissionais da Educação
Infantil e define que, para desenvolver essas atividades, é preciso
intencionalidade, sistematização e comprometimento com a integridade e o
desenvolvimento das crianças;
e. Que a única forma correta de promover o aluno à
série seguinte é a avaliação escrita;
27. “A Educação Infantil é dever e obrigação do
Estado e responsabilidade política e social da sociedade, e não apenas daqueles
que vivenciam a realidade escolar, utilizando-se dos préstimos da escola ou
exercendo nela suas funções profissionais. Cabe, portanto, ao Estado, à família
e à sociedade responderem pela Educação Infantil, resguardando suas
especificidades manifestadas na indissociabilidade das ações de educar, cuidar
e brincar.” Essas afirmações estão contidas em qual documento?
Escolha uma:
a. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que
estabelece o exposto no parágrafo acima;
b. Na Constituição do Estado do Paraná;
c. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB n. 9.394/96), que trata da função da Educação Infantil e o seu
funcionamento;
d. Constituição de 1988, no artigo 228;
e. No Estatuto da Criança e do Adolescente;
28. Estudos críticos do currículo apontam que a
seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e
culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato
desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações.
Dessa forma como o currículo pode ser entendido?
Escolha uma:
a. Conjunto de atitudes, valores e comportamentos
que não fazem parte explícita do planejamento escolar.
b. Algo que é culturalmente determinado,
historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social.
c. É a mediação entre o que o sujeito ainda não
sabe e o que não conseguirá aprender. O mediador age como um transmissor de
conhecimentos a serem apreendidos.
d. Fonte principal de todo trabalho pedagógico,
teórico e prático nas escolas de Ensino Fundamental.
e. Reprodutor de ideologias, concepções de mundo
“não” pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que serve
para reproduzir as desigualdades sociais.
29. ANALISE O TEXTO A SEGUIR: “Em função disso,
discute-se como o conhecimento se torna um conteúdo escolar, pensando nos
mecanismos pelos quais a escola não apenas transmite saberes, mas também os
produz (SANTOS; MOREIRA, 1996)”. Parece que o conhecimento discutido na escola
é diferente ou tem função diferenciada daquele utilizado, estruturado e
aplicado no nosso cotidiano. É presente na escola a ideia de que é preciso um
conteúdo antes do outro, de maneira crescente. Assim, o saber da sociedade é
diferente do saber escolar, no qual eles são recontextualizados. Segundo Santos
e Moreira (1996, p. 33), “pode-se dizer que a organização do conteúdo
curricular está relacionada com a produção dos saberes escolares”. Todo esse
processo é delicado para ser pensado de maneira tão ampla, visto que:
I) Cada realidade tem suas características particulares,
porém nenhuma está isenta das relações que engendram nossa sociedade referente
às lutas sociais nos mais diversos níveis.
II) Cada realidade precisa de uma análise, pois sua
neutralidade colabora com o sistema educacional.
III) Nesse sentido, falar das escolhas dos
professores e professoras, por meio dos processos de seleção e organização
curricular, é buscar compreender um pouco desses caminhos pelos quais passam
suas experiências e como elas se manifestam na realidade em que estão
inseridas.
IV) A organização dos saberes escolares não pode
ser pensado de forma a colaborar com as lutas referentes à sociedade, pois não
participa de nenhum movimento nesse sentido.
Marque o que é correto:
Escolha uma:
a. Alternativas I e III estão corretas.
b. Apenas a alternativa II está correta.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Alternativas II e III estão corretas.
e. Nenhuma alternativa está correta.
30. Dentro das questões relativas ao currículo,
podemos inserir na discussão o poder, que, a partir das análises
pós-estruturalistas inspiradas em Foucault, é concebido como descentralizado,
horizontal e difuso. Utiliza-se essa definição, porque é a mais próxima das
teorias que dão suporte à compreensão do currículo como um elemento no espaço
escolar que não está isento das lutas que envolvem o poder nos mais diversos
tempos e espaços. Partindo dessa premissa, ou seja, de que o currículo não é
simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, como ele é produzido?
I)Pela vontade única de governantes preocupados com
a pós-modernidade;
II)Pelos conflitos, tensões e compromissos
culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo poder como um elemento descentralizado e
horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio
único de professores e professoras;
IV)Currículo é apenas teoria, o que vale é somente
a prática.
Assinale as alternativas que definem melhor como o
currículo é produzido:
Escolha uma:
a. Alternativas I e III.
b. Alternativa II.
c. Alternativas II e III.
d. Alternativa I.
e. Apenas a alternativa IV o define.
31. Sob o ponto de vista histórico-cultural, os
educadores passam a atuar como mediadores entre a criança e os conteúdos
elaborados. Não é nem “observador do amadurecimento da criança” nem aquele cuja
responsabilidade principal é apenas repassar informações a serem absorvidas.
Como mediador precisa colocar a criança em contato com os diferentes
conhecimentos ou as muitas formas de encontrá-los. O educador, então, necessita
atuar como:
Escolha uma:
a. detentor do conhecimento;
b. que proporciona estudos e parâmetros nacionais
relacionados à qualidade dos ambientes das instituições de Educação Infantil;
c. Aquele que dificulta o entendimento e a
aprendizagem dos alunos, para verificar se ele realmente aprendeu o conteúdo;
d. Aquele que auxilia na construção do conhecimento
em rede. O que não implica considerar o indivíduo que aprende como um ser que
não se envolve em permanente transformação e que se modifica a cada nova
interação;
e. Aquele que possibilita a relação entre a criança
e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de interagir
com outros campos do saber;
32. Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida
da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e
pelos objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de
conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo
de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo
ambiente imediato. A criança é agora capaz de:
Escolha uma:
a. Perceber que o campo perceptual se impõe sobre o
campo do significado;
b. Modificar o significado dos objetos,
transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre
o campo perceptual;
c. Deixar de modificar o seu campo perceptual;
d. Desenvolver um importante processo psicológico
para a criança - o processo de realização efetiva;
e. Adentrar o mundo adulto sem correr o risco de
imaginar e criar situações novas.
33. A brincadeira deve se constituir em um dos
eixos da organização do trabalho pedagógico, especialmente nos dias de hoje,
quando as crianças se acostumaram a se isolar em suas casas e vivenciam tão
pouco as brincadeiras coletivas; seja pelas agendas cheias de atividades de
formação (inglês, música, natação etc.), seja pelo trabalho precoce ou
simplesmente pelo medo da violência nas ruas. Sob o ponto de vista histórico-cultural,
a inclusão da brincadeira nas práticas pedagógicas tem como objetivo:
I)Embrutecer a criança e deixá-la apta a se tornar um ser humano massificado e
sem consciência crítica; II)Desenvolver distintas formas de jogos e
brincadeiras que cooperam para múltiplas aprendizagens e para o aumento da rede
de significados construídos pelas crianças; III)A brincadeira de faz de conta,
corriqueira na faixa etária que envolve a Educação Infantil, mostra-se como
atividade desnecessária ao trabalho de aprendizagem infantil; IV)Nas creches e
pré-escolas, fazemos referência às brincadeiras de faz de conta organizadas
pelas próprias crianças; De acordo com as informações acima, marque a
alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
b. I e II estão corretas.
c. Nenhuma das alternativas está correta.
d. II está correta.
e. II e III estão corretas.
34. O planejamento é a atividade intencional pela
qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, o
planejamento não é neutro, mas ideologicamente comprometido. Por esse motivo é
importante a discussão a respeito do real significado social e político da ação
que se está planejando. Deve-se perguntar sobre as determinações sociais que
estão na base do problema a ser enfrentado, assim como se deve discutir as suas
possíveis consequências e seus comprometimentos. Segundo Cipriano Carlos
Luckesi (1992, p. 115), [...] planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo
de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros, humanos,
didáticos. [...] usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é claro) essa
semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em colunas, no
qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou área de
estudos que trabalha. [...] Essa é uma forma de fazer do ato de planejar um ato
neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos os que defendem
uma perspectiva conservadora para a sociedade. Na contemporaneidade, os novos
pressupostos da administração escolar trazem com a autonomia a indicação da
gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas entre escola e
comunidade. Essa forma de gestão requer:
I)Que não existam espaços para a participação de
todos;
II)Na contemporaneidade, os novos pressupostos da
administração escolar não trazem com a autonomia a indicação da gestão
colegiada;
III)Que se propicie espaços para a iniciativa e
participação de todos os envolvidos no processo educativo;
IV)Participação, compromissos e responsabilidades,
devem estar visivelmente enunciadas no plano da escola, que deve estabelecer a
sua filosofia, sua finalidade, assim como seus principais objetivos devem ser
reavaliados constantemente para adequá-los à realidade;
De acordo com as afirmações feitas, a alternativa
correta é?
Escolha uma:
a. I e II estão corretas.
b. Nenhuma alternativa está correta.
c. III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas a I está correta.
35. Com a aprovação do FUNDEB, a Educação Infantil
passa a contar com uma política de financiamento, o que até então não existia.
Pesquisas nacionais indicam que o acesso a esse nível de educação tem efeito
positivo no desempenho dos alunos em testes de proficiência. Araújo (2006)
mostra que, no Brasil, as crianças que iniciam seus estudos já na pré-escola
têm, em média, um desempenho escolar melhor. Além disso, o autor destaca que a
grande maioria dos alunos que iniciam os estudos após a primeira série do
Ensino Fundamental não chegam ao terceiro ano do Ensino Médio, devido ao alto
índice de repetência para esse grupo. Com base no enunciado é correto afirmar
que:
Escolha uma:
a. Pesquisas mostram que o acesso das crianças na
Educação Infantil, pré-escola não influencia no desempenho dos alunos
posteriormente.
b. A grande maioria das crianças que iniciam os
estudos após a primeira série do Ensino Fundamental apresentam em geral as
mesmas condições para concluir o Ensino Médio.
c. Pesquisas nacionais indicam que o acesso ao
nível de educação (pré-escolar) não tem influência no desempenho dos alunos em
testes de proficiência.
d. A educação infantil ou o pré-escolar em nada
influenciam o desempenho nos anos seguintes, pois a base da educação não é
assim tão importante.
e. As crianças que iniciam seus estudos mais cedo
apresentam um melhor desempenho escolar e estão dentre os índices que conseguem
concluir o Ensino Médio.
36. Segundo
Tardif (2005, p. 19), os conhecimentos da experiência são resultantes da
experiência do professor e da professora e se incluem ao conjunto de saberes
acumulados e adquiridos na prática do trabalho docente, servindo de referencial
para sua orientação profissional. Eles e elas estão “[...] na confluência entre
várias fontes de saberes provenientes da história de vida individual, da
sociedade, da instituição escolar, dos outros fatores educativos, das
universidades, etc.” Como Tardif (2005, p. 255) Diante da denominação desse
modo de abordar a formação de professores e professoras para privilegiar os
conhecimentos originários da experiência, assinale a alternativa correta.
Escolha
uma:
a.
Epistemologia da teoria;
b.
nenhuma das definições apresentadas.
c.
Epistemologia de projetos;
d. Epistemologia da prática;
e.
Epistemologia das experiências;
37. Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), elaborado nos anos 1980 e
respaldado posteriormente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
estabelece como responsabilidade da União a avaliação do rendimento escolar em
nível nacional. Nesse sentido é correto afirmar que:
Escolha
uma:
a. O
objetivo do SAEB “é fiscalizar os recursos financeiros da educação nacional”,
no Ensino Fundamental e Médio, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB
vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º ao 3º ano, das
redes públicas e privadas de Ensino.
b. O
objetivo do SAEB “é apenas organizar informações sobre a qualidade da educação
Municipal”, no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o
SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos
(4ª e 8ª séries) das redes públicas e privadas de cada município.
c. O
objetivo do SAEB “é avaliar a capacidade de desempenho dos docentes que atuam
na educação”, uma vez que se os alunos apresentam baixo rendimento e níveis de
aprendizagem inferiores às expectativas, a responsabilidade é exclusivamente
dos professores e gestores escolares.
d. O objetivo do SAEB “é gerir e organizar
informações sobre a qualidade, a equidade e a eficiência da educação nacional”,
no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem
avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª
séries) das redes públicas e privadas.
e. O
objetivo do SAEB “é somente informar sobre a equidade da educação Estadual”, no
Ensino Médio, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o
desempenho escolar dos alunos matriculados no 1º e 3º anos, das redes Públicas
de Ensino.
38. Os
projetos de trabalho, em uma perspectiva interdisciplinar, têm como finalidade
relacionar conhecimentos de diferentes áreas, de maneira a propiciar às
crianças a possibilidade de fazer múltiplas relações, estendendo sua ideia
sobre um determinado tema e até mesmo a formação de conceitos, costumes e
valores culturais básicos para a vida em sociedade. Nos projetos de trabalho é
essencial que as crianças, os professores e as professoras saibam pesquisar,
interpretar e busquem o entendimento dos diversos problemas que os cercam. Os
professores devem criar um clima de curiosidade e de prazer com o conhecimento,
de modo que as crianças se envolvam de forma apaixonada com as experiências,
com os objetos e materiais pedagógicos utilizados. Quais são as características
gerais destes projetos de trabalho? Assinale a alternativa correta:
I- Forma
de aprendizagem em que se leva em conta que todas as crianças podem aprender e
encontram um papel para desempenhar;
II- Cada
percurso é singular e é trabalhado com diferentes tipos de informações;
III-
Percurso por um tema problema que facilita a análise, a inter-pretação e a
crítica;
IV- O
professor ensina a escutar e a aprender por meio da vivência com os outros;
V-
Predominância da atitude de cooperação; o professor é um aprendiz e não um
especialista.
É correto
o que se afirma em:
Escolha
uma:
a. Todas
alternativas estao incorretas;
b. Apenas
a I, II e V estão corretas;
c.
Somente alternativa I está correta;
d. Todas as alternativas estão corretas;
e. Apenas
a II, IV e V estão corretas;
39. Refletindo
acerca do planejamento, sabe-se que é uma atividade intencional pela qual se
projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, o planejamento
não é neutro, mas ideologicamente comprometido. Por esse motivo é importante a
discussão a respeito do real significado social e político da ação que se está
planejando. Deve-se perguntar sobre as determinações sociais que estão na base
do problema a ser enfrentado, assim como se devem discutir as suas possíveis
consequências e seus comprometimentos. [...] planejar, nas escolas em geral,
tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros,
humanos, didáticos. [...] usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é
claro) essa semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em
colunas, no qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou área
de estudos que trabalha. [...] Essa é uma forma de fazer do ato de planejar um
ato neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos os que
defendem uma perspectiva conservadora para a sociedade. Os fundamentos acima
apresentados, refletindo acerca do planejamento, são ideias de qual autor:
Escolha
uma:
a. Jean
Piaget.
b. Lev
Semenovich Vygotsky.
c. Cipriano Carlos Luckesi.
d. Jean
Jaques Russeau.
e. Paulo
Freire.
40. Para
a sistematização de uma Política de Educação Infantil, em conformidade com a
legislação nacional é necessário que as Secretarias Municipais de educação,
através do Conselho Municipal de Educação desenvolvam ações específicas para
garantir a normatização da legislação em âmbito municipal. Analise as
afirmativas a seguir:
I.Estabelecer
normas e regulamentações para o credenciamento e o funcionamento das
instituições de Educação Infantil no âmbito do município, em consonância com a
legislação e as diretrizes nacionais e estaduais.
II.Subsidiar
a elaboração e acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação no que diz
respeito à Educação Infantil e à formação dos profissionais que vão atuar na
área.
III.Emitir
pareceres sobre assuntos da área educacional por iniciativa de seus
conselheiros ou quando solicitado pela Secretaria Municipal de Educação.
IV.Manifestar-se
sobre questões relativas à Educação em diferentes modalidades e à formação dos
profissionais da rede municipal e estadual.
É correto
apenas o que se afirma em:
Escolha
uma:
a. I, II e III.
b. II e
III.
c.
Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. I, II,
III e IV.
e. I, II
e IV.
41. Quando
analisamos a Educação Infantil e o Currículo, devemos tomar a criança como
ponto de partida da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o
mundo ela envolve o afeto,o prazer, o desprazer, a fantasia,o brincar,o
movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas,a linguagem,
a música e a matemática de forma integrada, pois a vida é algo que se
experimenta por inteiro (FARIA ,1999). A organização e estruturação do
Currículo na Educação Infantil compreende dois eixos de experiências. São elas:
Escolha
uma:
a.
Formação pessoal e curricular.
b.
Formação curricular e profissional.
c.
Formação educacional e pessoal.
d.
Formação pessoal e curricular.
e. Formação pessoal e social e conhecimento do
mundo.
42. Quanto
mais plenas forem as experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade
elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades,
especialmente por meio de suas brincadeiras e, quanto mais possibilidades lhe
forem apresentadas para ampliar sua imaginação, mais fecundas serão nas suas
ações/interações com o mundo. O brincar é um processo histórico e socialmente
construído,ou seja, as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de
sua cultura, e suas brincadeiras são carregadas dos __________, __________ e
____________________ de seu grupo social.
Complete
a sentença, com o grupo de palavras abaixo:
Escolha
uma:
a.
Hábitos, fantasias e princípios.
b.
Hábitos, valores e fantasias.
c. Hábitos, valores e conhecimentos.
d.
Fantasias, hábitos e valores.
e.
Princípios, sensores e fantasias.
43. Os
professores necessitam ter a preocupação de impulsionar seus alunos a
construírem relações entre os conteúdos presentes nas diversas disciplinas do
currículo. Exemplo: indicar que as questões ambientais são, ao mesmo tempo,
problemas de saúde, de química e de física; além de abarcarem a ecologia e a
biologia como um todo. Uma das formas de ensino mais utilizadas para a
ampliação e efetivação de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os
projetos de trabalhos. Com relação a estes projetos marque a alternativa que
NÃO contempla seus objetivos:
Escolha
uma:
a.
Projetos de trabalho- podem abarcar várias disciplinas, porém, isso não deve
ser obrigatório. Eles são importantes porque abrem novas possibilidades de
aprendizagem aos alunos.
b. O
projetos de trabalho, trabalham de forma interdicisciplinar, porém não devem
ser desenvolvidos em todas séries/anos.
c. Os projetos de trabalho são bastante eficazes para
se trabalhar uma temática mais específica, pois não se pode utilizá-los a
partir de várias disciplinas ao mesmo tempo.
d.
Através dos Projetos de Trabalho os professores podem inserir o estudo de temas
que não dizem respeito a uma disciplina específica, mas que envolvem duas ou
mais delas.
e.
Projetos de trabalho- são feitos com a finalidade de estabelecer boas situações
de aprendizagem, nas quais se evita colocar em compartimentos o conhecimento.
44. Segundo
(VYGOTSKY, 1987), o processo de criação ocorre quando o sujeito imagina,
combina e modifica a realidade. Assim sendo, não se reduz às grandes obras da
humanidade ou às obras de arte, mas se refere à capacidade do ser humano de
imaginar, descobrir, combinar e ultrapassar a experiência imediata. Em se
tratando da atividade criativa, imaginação e realidade constituem uma unidade
dialética, relacionando-se reciprocamente e possibilitando a expansão e a
transformação da experiência sensível do ser humano na sua relação com o mundo.
Refletindo sobre a ideia do autor, avalie as afirmações a seguir:
I.Crianças
com dificuldades de aprendizagem não devem ser desafiadas com atividades mais
complexas, pois não têm chance de desenvolver a imaginação e a criatividade em
suas atividades, especialmente no que se refere ao lúdico.
II.Quanto
mais plenas forem às experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade
elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades,
especialmente por meio de suas brincadeiras e possibilidades que lhe forem
apresentadas, mais fecundas serão nas suas ações e interações com o mundo que o
cerca.
III.As
brincadeiras devem ser vistas como algo biológico, que brota naturalmente, na
sua essência, sem interferência das relações entre os grupos sociais.
IV.O
brincar é um processo histórico, socialmente construído pela humanidade, ou
seja, as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de sua cultura,
e suas brincadeiras são carregadas dos hábitos, valores e conhecimentos de seu
grupo social.
É correto
apenas o que se afirma em:
Escolha
uma:
a.
Nenhuma das alternativas.
b. I, II
e IV.
c. II e IV.
d. II e
III.
e. I, II,
III e IV.
45. A
brincadeira com regras também tem importante valor no desenvolvimento da
criança, pois esse tipo de brincadeira tem início com os primeiros experimentos
do brincar dos bebês e penetram no faz de conta, nos jogos e construções. As
normas demarcam um campo de ação a ser adotado, com base no qual as crianças
regulam seu comportamento. Além das regras subentendidas nos jogos de faz de
conta,é fundamental que a criança aprenda a brincar com:
Escolha
uma:
a. Sem
regra nenhuma.
b. Regras
alternadas.
c. Regras
soltas.
d. Com
regras pontuais.
e. Regras explícitas.
46. Sob o
ponto de vista histórico-cultural, o professor e a professora passam a atuar
como mediadores ou mediadoras entre a criança e os conteúdos elaborados. Não é
nem “observador(a) do amadurecimento da criança” nem aquele(a) cuja
responsabilidade principal é apenas repassar informações a serem absorvidas. Como
mediador ou mediadora, precisa colocar a criança em contato com os diferentes
conhecimentos ou as muitas formas de encontrá-los, e deve auxiliar a processar
esse conhecimentos criticamente. O professor ou a professora precisa, então,
atuar como?
Escolha
uma:
a. Como aquele(a) que possibilita a relação entre a
criança e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de
interagir com outros campos do saber.
b. Como
aquela imagem do século passado, com palmatórias e punições diversas.
c. Como
uma figura doce e frágil, que é permissivo/a com seus alunos/as.
d. Como
um general com pulso firme para comandar seu batalhão.
e. Como
uma figura passiva que se deixa ser dominada pelos alunos.
47. Para
Gauthier (1998), de outro modo, os professores e professoras que são avaliados
como eficientes, cuidam de forma particular do planejamento das atividades,
buscando “atender às necessidades imediatas dos alunos” para chegar aos
objetivos propostos. Consequentemente, esses profissionais procuram “alcançar
outros fins e objetivos que não aqueles relativos aos resultados escolares”, o
que poderia envolver o amparo de todas as diferenças entre alunos(as), em
classe, que têm chegado na escola nos últimos anos, proporcionandolhes um
aprendizado efetivo e significativo. Nesse sentido, para esse autor, os
professores e as professoras considerados eficientes, “conhecem
________________ de um modo que lhes permite ______________ a criação de aulas
que ajudarão os alunos a relacionar os ___________ _____________ com os que já
possuem e que integram conteúdos de diferentes ___________ ____
__________________” (GAUTHIER, 1998, p. 202).
Complete
a sentença acima:
Escolha
uma:
a. As
disciplinas, elaborar, conteúdos adquiridos, campos de vivência.
b. A
estrutura, enxergar, principais acontecimentos, campos do conhecimento.
c. A matéria, planejar, conhecimentos novos, campos
do conhecimento.
d. As
aulas, fundamentar, sistemas iniciais, campos do conhecimento.
e. O
planejamento, facilitar, métodos simétricos, campos do conhecimento.
48. Geralmente,
os professores e professoras iniciantes encontram maiores dificuldades em
relação aos saberes disciplinares e sua adequação, mas, com o tempo irão
adquirir maior segurança para elaborar suas aulas, organizando os conteúdos em
consonância com as reais demandas dos seus alunos e alunas. De acordo com
Tardif (2005),no trabalho docente, professores e professoras incorporam
diversos conhecimentos, como:
Escolha
uma:
a. Saberes da formação profissional; saberes
curriculares; saberes disciplinares; saberes experienciais.
b.
Saberes profissionais e saberes pessoais.
c.
Saberes teóricos, práticos e profissionais.
d.
Saberes técnicos e saberes empíricos.
e.
Saberes curriculares e extra-curriculares.
49. Há
muito tempo a educação e infância vêm, pleiteando, na sociedade, o seu lugar
como verdade absoluta, com a intenção de definir a natureza das crianças e a
forma como elas devem ser cuidadas e educadas. Nessa fase da vida a dimensão
corporal, se desenvolve intensamente. Essa dimensão do corpo e da evolução da
criança não se limita apenas a aspectos físicos e orgânicos. A afetividade
também se entrelaça às experiências corporais das crianças e com quem elas se
relacionam no seu universo social. Sendo assim, a dimensão cognitiva se estrutura
via linguagem, sendo um processo sociocultural. Diante dessa temática, assinale
a alternativa que melhor apresenta o desenvolvimento das capacidades cognitivas
nessa fase da criança.
Escolha
uma:
a. O
desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações
estabelecidas pelas crianças com a tecnologia, em situações de interação.
b. O
desenvolvimentos das capacidades cognitivas somente ocorre por intermedio das
relações estabelecidas pelas crianças com adultos, em situações de interação
com seu contexto social;
c. O
desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações
estabelecidas unicamente pelas crianças com outras crianças em situações de
interação.
d. O
desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece apenas por intermédio das
relações de afetividade, em situações de interação.
e. O desenvolvimento das capacidades cognitivas
acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com outras
crianças e com os adultos, em situações de interação com os objetos do mundo
físico, social e cultural.
50. No
andamento das aulas, os professores e as professoras observam de forma
continuada, como componente do ensino, o entendimento ou não de seus alunos,
avaliando também seu próprio desempenho por meio do processo de aprendizagem.
Essa reflexão se faz a partir da:
Escolha
uma:
a.
Elevação de visão, que faz a análise do todo, e a partir daí, refaz a
caminhada.
b. Experiência, analisando o processo de ensino e a
aprendizagem que aconteceu e a partir desse entendimento, refaz a caminhada.
c.
Observação de todo processo de ensino aprendizagem, averiguando os
conhecimentos adquiridos pelos alunos.
d. Tomada
de consciência, que analisa todo o processo de ensino, para refazer a
caminhada.
e.
Enervação, que, focando no processo total de educação, já acaba por acarretar
na refeita da caminhada.