sexta-feira, 25 de maio de 2018

Currículo e Programas - FAEL

Perguntas e Respostas - FAEL 
Disciplina: Currículo e Programas


1. Os conteúdos não são sempre os mesmos e, historicamente, eles são transformados mediante a realidade em que se está vivendo. Em cada época e sociedade, a escola assume funções sociais diferentes, refletindo, dessa maneira, um olhar acerca do conhecimento e de cultura diferenciada. O processo de seleção e de organização dos conteúdos é por si só um elemento de escolha e decisão, nenhuma dessas ações é neutra, pois elas regulam e distri¬buem o que se ensina. Para Sacristán (1998), é uma decisão:
I- Social;
II- Escolar:
III- Comunitária;

IV- Política;

Após a leitura da questão, responda:
Escolha uma:
a. As alternativas I e a IV estão corretas;
b. As alternativas II e a III estão corretas;
c. Todas estão corretas;
d. As alternativas I e a II estão corretas;
e. Apenas a alternativa IV está correta;

2. Complete a sentença: Com o advento da Independência e da República, novas atividades econômicas começaram a surgir, o que deu origem principalmente ao aparecimento de uma crescente classe média. Alguns grupos sociais passaram a pleitear uma estrutura educacional mais voltada à ________________, à _____________ e às ___________________________.
Escolha uma:

a. tecnologia, ciência, revoluções industriais;

b. ciência, tecnologia, habilitações profissionalizantes;

c. cultura, sociologia, inteligências múltiplas;

d. educação, sociedade, técnicas evolutivas;

e. educação, ciência, técnicas reprodutivas;

3. A palavra curriculum, de origem latina, significa o curso, a rota, o caminho da vida ou das atividades de uma ou de um grupo de pessoas. O currículo pode ser entendido como?
I- Fonte principal de todo trabalho pedagógico na escola;

II- Trabalho administrativo básico dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico);

III- Programa de ensino, conteúdos ou matriz curricular por muitos professores e professoras;

IV- Uma variedade educacional onde cada profissional pode entender e trabalhar como melhor lhe aprouver.
Após análise das respostas, indique a alternativa correta:

Escolha uma:

a. III está correta;

b. Todas estão corretas;

c. I e III estão corretas;

d. I,II e IV estão corretas;

e. I e II estão corretas;

4. No contexto específico das escolhas e referenciais que compõem o currículo, a identidade do fazer pedagógico é tratada como algo que está em diversos lugares, mas com características diferentes em cada lugar e, mesmo assim, diferentes entre si. Segundo Silva (2001, p. 48), “a identidade só faz sentido em uma cadeia discursiva de diferenças: aquilo que ‘é’ é inteiramente dependente daquilo que não ‘é’. Em outras palavras:
Escolha uma:

a. Permite meios diretos satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos.

b. O currículo é isolado e não faz parte do todo da sociedade;

c. A identidade e a diferença são construídas na e pela representação, pois não existem fora dela;

d. O currículo é uma construção social e religiosa, que interfere nas mudanças sociais;

e. A identidade e a diferença não são construídas na e pela representação e sim pela opinião;

5. “A Educação Infantil é dever e obrigação do Estado e responsabilidade política e social da sociedade, e não apenas daqueles que vivenciam a realidade escolar, utilizando-se dos préstimos da escola ou exercendo nela suas funções profissionais. Cabe, portanto, ao Estado, à família e à sociedade responderem pela Educação Infantil, resguardando suas especificidades manifestadas na indissociabilidade das ações de educar, cuidar e brincar.” Essas afirmações estão contidas em qual documento?
Escolha uma:

a. Constituição de 1988, no artigo 228;

b. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9.394/96), que trata da função da Educação Infantil e o seu funcionamento;

c. No Estatuto da Criança e do Adolescente;

d. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que estabelece o exposto no parágrafo acima;

e. Na Constituição do Estado do Paraná;

6. A legislação existente representa as conquistas da sociedade no sentido de assegurar os direitos da população infantil. No entanto, garantir os direitos das crianças é responsabilidade social. Sendo assim, a educação das crianças, além de direito social, constitui-se em:
Escolha uma:

a. Direito inalienável;

b. Direito social;

c. Direito judiciário;

d. Direito restritivo;

e. Direito humano;

7. O Currículo, em sua versão mais tradicional, sempre significou um elenco de disciplinas a serem ministradas aos alunos e às alunas. Diante das descrições apresentadas, analise cada alternativa que segue destacando características do currículo em uma postura mais tradicional:
I.O currículo tradicional trabalha com conteúdos reflexivos.

II. Postura voltada para a distinção entre as pessoas das classes altas e das classes baixas.

III. No currículo tradicional a nobreza dedicava-se ao estudo da “filosofia e química”.

IV. Transmissão do status quo para as pessoas de classe média.
A alternativa correta é:

Escolha uma:

a. I e IV estão corretas;

b. II está correta;

c. Todas estão corretas;

d. I está correta;

e. II e III estão corretas;

8. Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Dessa forma como o currículo pode ser entendido?
Escolha uma:

a. Reprodutor de ideologias, concepções de mundo “não” pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais.

b. Fonte principal de todo trabalho pedagógico, teórico e prático nas escolas de Ensino Fundamental.

c. É a mediação entre o que o sujeito ainda não sabe e o que não conseguirá aprender. O mediador age como um transmissor de conhecimentos a serem apreendidos.

d. Algo que é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social.

e. Conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do planejamento escolar.

9. A palavra currículo apresenta e aparece com dois sentidos claros no meio pedagógico: conhecimento escolar e experiência de aprendizagem. Mesmo com enfoques diferentes, os dois sentidos estão presentes no currículo escolar, dessa forma, um completa o outro, pois, segundo SANTOS; MOREIRA, 1996, p. 35:
Escolha uma:

a. “todo currículo envolve a compilação de conhecimentos e inclui um conjunto de experiências e avaliações que visam a favorecer a assimilação desses conhecimentos”.

b. “sem conteúdo não há ensino, qualquer projeto educativo acaba se concretizando na aspiração de conseguir alguns efeitos nos sujeitos que se educam”.

c. “sem currículo não há ensino, qualquer projeto educativo acaba se concretizando na aspiração de conseguir alguns efeitos positivos nos sujeitos que se educam”.

d. Produzir e utilizar materiais didáticos que problematizem as violências existentes no contexto cotidiano, dentro e fora da escola.

e. “todo currículo envolve apresentação de conhecimentos e inclui um conjunto de experiências que visam a favorecer a assimilação e reconstrução desses conhecimentos”.

10. Dentro das questões relativas ao currículo, podemos inserir na discussão o poder, que, a partir das análises pós-estruturalistas inspiradas em Foucault, é concebido como descentralizado, horizontal e difuso. Utiliza-se essa definição, porque é a mais próxima das teorias que dão suporte à compreensão do currículo como um elemento no espaço escolar que não está isento das lutas que envolvem o poder nos mais diversos tempos e espaços. Partindo dessa premissa, ou seja, de que o currículo não é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, como ele é produzido?
I)Pela vontade única de governantes preocupados com a pós-modernidade;
II)Pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras;
IV)Currículo é apenas teoria, o que vale é somente a prática.
Assinale as alternativas que definem melhor como o currículo é produzido:
Escolha uma:

a. Alternativas II e III.

b. Alternativa I.

c. Apenas a alternativa IV o define.

d. Alternativas I e III.

e. Alternativa II.

11. A questão central da discussão sobre currículo perpassa o processo de organização e de seleção dos conteúdos trabalhados nas escolas. Ao se discutir as escolhas feitas pelos professores e professoras, dis¬cutem-se não só as opções, mas também:
Escolha uma:

a. As relações Inter e intrapessoais entre os professores.

b. Elaborar intervenções, exercícios que possibilitem a interação com os educandos para avaliar o desempenho dos alunos.

c. Relação professor-escola-sociedade.

d. Não há discussão a respeito do currículo, pois extrapola a questão social.

e. As concepções acerca de uma determinada sociedade e de como se percebe seu desenvolvimento;

12. Sabe-se que para as relações de exploração se perpetuar na sociedade, é indispensável que, ao transmitir o conhecimento elaborado para a classe trabalhadora, a burguesia o faça de modo seletivo. Isso quer dizer que:
Escolha uma:

a. Todos aqueles que frequentam a escola e que têm condições sociais mais favoráveis, têm a possibilidade de se apropriar do conhecimento da mesma maneira e na mesma proporção que os demais;

b. A maioria das atividades realizadas na escola é voltada para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.

c. Nem todos aqueles que frequentam a escola têm a possibilidade de se apropriar do conhecimento da mesma maneira e na mesma proporção;

d. Aqueles que frequentam a escola têm a possibilidade de se apropriar do conhecimento da mesma maneira e na mesma proporção que os burgueses;

e. A maioria daqueles que frequentam as unidades escolares tem possibilidade de uma aprendizagem contínua;

13. Os estudos que analisam os efeitos do currículo para além da aquisição de conhecimentos formais se voltam para a concepção de currículo oculto. O que estes estudos apontam?
Escolha uma:

a. Que por meio do Currículo Oculto, são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos he¬gemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais;

b. Que por meio dele se explicam as ideologias de esquerda em um mundo pós-capitalista, advento surgido do período pós- Guerra Fria.

c. Tem a função de controlar a aprendizagem, e o único instrumento utilizado são os exames.

d. O não entendimento formal e a não separação entre currículo oculto e currículo aberto;

e. Uma visão de mundo pós-moderna que explica suas contradições sociais;

14. Complete a sentença: As instituições para a formação do trabalhador só surgem com o aparecimento da ____________________. A particularidade desse processo é que a estrutura educativa das classes privilegiadas, consolidada durante muitos anos, estendeu-se às classes subordinadas, levando-lhes o seu tipo de organização, a sua tradição e os seus métodos.
Escolha uma:

a. Pedagogia liberal;

b. Pedagogia Renovada;

c. Revolução Industrial;

d. Escola Nova;

e. Revolução Inglesa;

15. A escola brasileira se modificou muito nas últimas décadas devido a vários elementos, entre eles as misturas sociais. Hoje em dia, podemos notar que nas escolas, encontramos o filho ou a filha do operário, a classe média e o burguês. Isso pode até nos dar a ilusão de que todo mundo tem as mesmas chances e as mesmas oportunidades educacionais. No entanto, o que podemos verificar é que isso não é verdadeiramente real, e se deve, sobretudo, a mecanismos ideológicos que são produzidos no interior da escola, cujo objetivo é eternizar as desigualdades e as diferenças de classes existentes na sociedade. Um desses mecanismos é aquilo que chamamos de:
Escolha uma:

a. Calendário Escolar;

b. Currículo;

c. Currículo Oculto;

d. Plano de aula;

e. Planejamento Anual;

16. Os referenciais para a Educação Infantil foram feitos para orientar os projetos político-pedagógicos, subsidiando os diversos saberes e fazeres que circulem no dia a dia escolar. O documento instrui:
Escolha uma:

a. As punições que os profissionais da educação devem sofrer no caso de reprovações;

b. Que a única forma correta de promover o aluno à série seguinte é a avaliação escrita;

c. As aulas oferecidas aos alunos deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação.

d. As ações educativas dos profissionais da Educação Infantil, porém não deixa claro que, para desenvolver essas atividades, é preciso intencionalidade, sistematização e comprometimento com a integridade e o desenvolvimento das crianças;

e. As ações educativas dos profissionais da Educação Infantil e define que, para desenvolver essas atividades, é preciso intencionalidade, sistematização e comprometimento com a integridade e o desenvolvimento das crianças;

17. Atualmente, vários organismos delimitam as idades da infância. A Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989, considera como criança “todo ser humano com menos de dezoito anos de idade”. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente, no seu Artigo 2º, considera criança:
Escolha uma:

a. o adolescente com até quinze anos incompletos;

b. a pessoa com até dezessete anos incompletos;

c. a partir dos 12 anos;

d. a pessoa com até doze anos incompletos;

e. a criança com até oito anos completos;

18. A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo” (1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou:
Escolha uma:

a. a avaliação do currículo com vistas ao seu contínuo aproveitamento;

b. com estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das instituições de Educação Infantil;

c. a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade social;

d. o modelo de interpretação que concebe o currículo como algo construído no cruzamento de influências e campos de atividades diferenciadas e inter-relacionadas, permitindo analisar o curso de objetivação e concretização do currículo em vários níveis, assinalando suas múltiplas transformações;

e. a teoria e a crítica do currículo, com relação à sua origem sociológica;

19. ANALISE O TEXTO A SEGUIR: “Em função disso, discute-se como o conhecimento se torna um conteúdo escolar, pensando nos mecanismos pelos quais a escola não apenas transmite saberes, mas também os produz (SANTOS; MOREIRA, 1996)”. Parece que o conhecimento discutido na escola é diferente ou tem função diferenciada daquele utilizado, estruturado e aplicado no nosso cotidiano. É presente na escola a ideia de que é preciso um conteúdo antes do outro, de maneira crescente. Assim, o saber da sociedade é diferente do saber escolar, no qual eles são recontextualizados. Segundo Santos e Moreira (1996, p. 33), “pode-se dizer que a organização do conteúdo curricular está relacionada com a produção dos saberes escolares”. Todo esse processo é delicado para ser pensado de maneira tão ampla, visto que:
I) Cada realidade tem suas características particulares, porém nenhuma está isenta das relações que engendram nossa sociedade referente às lutas sociais nos mais diversos níveis.
II) Cada realidade precisa de uma análise, pois sua neutralidade colabora com o sistema educacional.
III) Nesse sentido, falar das escolhas dos professores e professoras, por meio dos processos de seleção e organização curricular, é buscar compreender um pouco desses caminhos pelos quais passam suas experiências e como elas se manifestam na realidade em que estão inseridas.
IV) A organização dos saberes escolares não pode ser pensado de forma a colaborar com as lutas referentes à sociedade, pois não participa de nenhum movimento nesse sentido.
Marque o que é correto:
Escolha uma:

a. Nenhuma alternativa está correta.

b. Alternativas II e III estão corretas.

c. Todas as alternativas estão corretas.

d. Alternativas I e III estão corretas.

e. Apenas a alternativa II está correta.

20. O currículo oculto usa como critério ideológico o “esforço pessoal”, ajudando, portanto, a preparar os alunos e alunas para serem dominados ou para serem dominantes no meio social em que vivemos. Por isso que, em uma sociedade cheia de competições como a nossa, a escola também tem esse perfil, pois nela só se dão bem os considerados “melhores”, e é nesse tipo de escola que os filhos das classes privilegiadas desvendaram muito cedo a sua “superioridade”, enquanto as outras classes descobriram sua “inferioridade”. Os professores devem ficar atentos aos valores e conceitos que eles próprios incorporaram, pois eles determinam a seleção dos conteúdos, estratégias, a metodologia, as habilidades e as avaliações escolhidas. Às vezes, o próprio questionamento está impregnado de ideologia. Sobre os currículos escolares, cabe enfatizar vários aspectos importantes na transmissão do currículo oculto. Dentre eles poderíamos citar:
I)Os professores e professoras não têm assegurado o pleno conhecimento do novo currículo antes de sua implementação.
II)Muitos professores e professoras não têm uma posição crítica em relação ao currículo oculto, e inúmeros professores e professoras não têm consciência dos direitos dos grupos oprimidos na sociedade.
III)Os currículos não são voltados para a transformação social, tendo em vista formar um cidadão consciente, crítico e participante; os currículos não são representantes dos grupos desprivilegiados, pessoas de raças diferentes, mulheres, etc.
IV)Os currículos valorizam o supérfluo, contribuindo para ampliar a marginalidade do conhecimento das mulheres, dos trabalhadores e das pessoas de raças não brancas.
Entre os itens abordados acima, defina quais podem ser considerados como corretos na análise do currículo oculto:
Escolha uma:

a. Alternativas II e III.

b. Todas as alternativas estão corretas.

c. Alternativas I e II.

d. Alternativas III e IV.

e. Alternativas I e IV.


21. No contexto específico das escolhas e referenciais que compõem o currículo, a identidade do fazer pedagógico é tratada como algo que está em diversos lugares, mas com características diferentes em cada lugar e, mesmo assim, diferentes entre si. Segundo Silva (2001, p. 48), “a identidade só faz sentido em uma cadeia discursiva de diferenças: aquilo que ‘é’ é inteiramente dependente daquilo que não ‘é’. Em outras palavras:
Escolha uma:

a.                  O currículo é uma construção social e religiosa, que interfere nas mudanças sociais;
b.                  A identidade e a diferença são construídas na e pela representação, pois não existem fora dela;
c.                  A identidade e a diferença não são construídas na e pela representação e sim pela opinião;
d.                 O currículo é isolado e não faz parte do todo da sociedade;
e.                  Permite meios diretos satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos.




22. A questão central da discussão sobre currículo perpassa o processo de organização e de seleção dos conteúdos trabalhados nas escolas. Ao se discutir as escolhas feitas pelos professores e professoras, disscutem-se não só as opções, mas também:
Escolha uma:

a. Relação professor-escola-sociedade.

b. Elaborar intervenções, exercícios que possibilitem a interação com os educandos para avaliar o desempenho dos alunos.

c. Não há discussão a respeito do currículo, pois extrapola a questão social.

d. As relações Inter e intrapessoais entre os professores.

e. As concepções acerca de uma determinada sociedade e de como se percebe seu desenvolvimento;

23. Os conteúdos não são sempre os mesmos e, historicamente, eles são transformados mediante a realidade em que se está vivendo. Em cada época e sociedade, a escola assume funções sociais diferentes, refletindo, dessa maneira, um olhar acerca do conhecimento e de cultura diferenciada. O processo de seleção e de organização dos conteúdos é por si só um elemento de escolha e decisão, nenhuma dessas ações é neutra, pois elas regulam e distri¬buem o que se ensina. Para Sacristán (1998), é uma decisão:

I- Social;

II- Escolar:

III- Comunitária;

IV- Política;

Após a leitura da questão, responda:

Escolha uma:

a. As alternativas I e a IV estão corretas;

b. As alternativas I e a II estão corretas;

c. Todas estão corretas;

d. Apenas a alternativa IV está correta;

e. As alternativas II e a III estão corretas;

24. Os estudos que analisam os efeitos do currículo para além da aquisição de conhecimentos formais se voltam para a concepção de currículo oculto. O que estes estudos apontam?
Escolha uma:

a. Que por meio do Currículo Oculto, são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais;

b. Tem a função de controlar a aprendizagem, e o único instrumento utilizado são os exames.

c. Que por meio dele se explicam as ideologias de esquerda em um mundo pós-capitalista, advento surgido do período pós- Guerra Fria.

d. O não entendimento formal e a não separação entre currículo oculto e currículo aberto;

e. Uma visão de mundo pós-moderna que explica suas contradições sociais;


25. Atualmente, vários organismos delimitam as idades da infância. A Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989, considera como criança “todo ser humano com menos de dezoito anos de idade”. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente, no seu Artigo 2º, considera criança:
Escolha uma:

a. a partir dos 12 anos;

b. a pessoa com até dezessete anos incompletos;

c. a pessoa com até doze anos incompletos;

d. o adolescente com até quinze anos incompletos;

e. a criança com até oito anos completos;

26. Os referenciais para a Educação Infantil foram feitos para orientar os projetos político-pedagógicos, subsidiando os diversos saberes e fazeres que circulem no dia a dia escolar. O documento instrui:
Escolha uma:

a. As aulas oferecidas aos alunos deveriam ser incentivadas desde cedo a experimentar situações variáveis, de acordo com o ritmo de maturação.

b. As ações educativas dos profissionais da Educação Infantil, porém não deixa claro que, para desenvolver essas atividades, é preciso intencionalidade, sistematização e comprometimento com a integridade e o desenvolvimento das crianças;

c. As punições que os profissionais da educação devem sofrer no caso de reprovações;

d. As ações educativas dos profissionais da Educação Infantil e define que, para desenvolver essas atividades, é preciso intencionalidade, sistematização e comprometimento com a integridade e o desenvolvimento das crianças;

e. Que a única forma correta de promover o aluno à série seguinte é a avaliação escrita;

27. “A Educação Infantil é dever e obrigação do Estado e responsabilidade política e social da sociedade, e não apenas daqueles que vivenciam a realidade escolar, utilizando-se dos préstimos da escola ou exercendo nela suas funções profissionais. Cabe, portanto, ao Estado, à família e à sociedade responderem pela Educação Infantil, resguardando suas especificidades manifestadas na indissociabilidade das ações de educar, cuidar e brincar.” Essas afirmações estão contidas em qual documento?
Escolha uma:

a. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que estabelece o exposto no parágrafo acima;

b. Na Constituição do Estado do Paraná;

c. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9.394/96), que trata da função da Educação Infantil e o seu funcionamento;

d. Constituição de 1988, no artigo 228;

e. No Estatuto da Criança e do Adolescente;

28. Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Dessa forma como o currículo pode ser entendido?
Escolha uma:

a. Conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do planejamento escolar.

b. Algo que é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social.

c. É a mediação entre o que o sujeito ainda não sabe e o que não conseguirá aprender. O mediador age como um transmissor de conhecimentos a serem apreendidos.

d. Fonte principal de todo trabalho pedagógico, teórico e prático nas escolas de Ensino Fundamental.

e. Reprodutor de ideologias, concepções de mundo “não” pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais.


29. ANALISE O TEXTO A SEGUIR: “Em função disso, discute-se como o conhecimento se torna um conteúdo escolar, pensando nos mecanismos pelos quais a escola não apenas transmite saberes, mas também os produz (SANTOS; MOREIRA, 1996)”. Parece que o conhecimento discutido na escola é diferente ou tem função diferenciada daquele utilizado, estruturado e aplicado no nosso cotidiano. É presente na escola a ideia de que é preciso um conteúdo antes do outro, de maneira crescente. Assim, o saber da sociedade é diferente do saber escolar, no qual eles são recontextualizados. Segundo Santos e Moreira (1996, p. 33), “pode-se dizer que a organização do conteúdo curricular está relacionada com a produção dos saberes escolares”. Todo esse processo é delicado para ser pensado de maneira tão ampla, visto que:

I) Cada realidade tem suas características particulares, porém nenhuma está isenta das relações que engendram nossa sociedade referente às lutas sociais nos mais diversos níveis.
II) Cada realidade precisa de uma análise, pois sua neutralidade colabora com o sistema educacional.
III) Nesse sentido, falar das escolhas dos professores e professoras, por meio dos processos de seleção e organização curricular, é buscar compreender um pouco desses caminhos pelos quais passam suas experiências e como elas se manifestam na realidade em que estão inseridas.
IV) A organização dos saberes escolares não pode ser pensado de forma a colaborar com as lutas referentes à sociedade, pois não participa de nenhum movimento nesse sentido.
Marque o que é correto:
Escolha uma:

a. Alternativas I e III estão corretas.

b. Apenas a alternativa II está correta.

c. Todas as alternativas estão corretas.

d. Alternativas II e III estão corretas.

e. Nenhuma alternativa está correta.

30. Dentro das questões relativas ao currículo, podemos inserir na discussão o poder, que, a partir das análises pós-estruturalistas inspiradas em Foucault, é concebido como descentralizado, horizontal e difuso. Utiliza-se essa definição, porque é a mais próxima das teorias que dão suporte à compreensão do currículo como um elemento no espaço escolar que não está isento das lutas que envolvem o poder nos mais diversos tempos e espaços. Partindo dessa premissa, ou seja, de que o currículo não é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, como ele é produzido?

I)Pela vontade única de governantes preocupados com a pós-modernidade;

II)Pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras;

IV)Currículo é apenas teoria, o que vale é somente a prática.

Assinale as alternativas que definem melhor como o currículo é produzido:
Escolha uma:

a. Alternativas I e III.

b. Alternativa II.

c. Alternativas II e III.

d. Alternativa I.

e. Apenas a alternativa IV o define.


31. Sob o ponto de vista histórico-cultural, os educadores passam a atuar como mediadores entre a criança e os conteúdos elaborados. Não é nem “observador do amadurecimento da criança” nem aquele cuja responsabilidade principal é apenas repassar informações a serem absorvidas. Como mediador precisa colocar a criança em contato com os diferentes conhecimentos ou as muitas formas de encontrá-los. O educador, então, necessita atuar como:
Escolha uma:

a. detentor do conhecimento;

b. que proporciona estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das instituições de Educação Infantil;

c. Aquele que dificulta o entendimento e a aprendizagem dos alunos, para verificar se ele realmente aprendeu o conteúdo;

d. Aquele que auxilia na construção do conhecimento em rede. O que não implica considerar o indivíduo que aprende como um ser que não se envolve em permanente transformação e que se modifica a cada nova interação;

e. Aquele que possibilita a relação entre a criança e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de interagir com outros campos do saber;

32. Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e pelos objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. A criança é agora capaz de:
Escolha uma:

a. Perceber que o campo perceptual se impõe sobre o campo do significado;

b. Modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual;

c. Deixar de modificar o seu campo perceptual;

d. Desenvolver um importante processo psicológico para a criança - o processo de realização efetiva;

e. Adentrar o mundo adulto sem correr o risco de imaginar e criar situações novas.

33. A brincadeira deve se constituir em um dos eixos da organização do trabalho pedagógico, especialmente nos dias de hoje, quando as crianças se acostumaram a se isolar em suas casas e vivenciam tão pouco as brincadeiras coletivas; seja pelas agendas cheias de atividades de formação (inglês, música, natação etc.), seja pelo trabalho precoce ou simplesmente pelo medo da violência nas ruas. Sob o ponto de vista histórico-cultural, a inclusão da brincadeira nas práticas pedagógicas tem como objetivo: I)Embrutecer a criança e deixá-la apta a se tornar um ser humano massificado e sem consciência crítica; II)Desenvolver distintas formas de jogos e brincadeiras que cooperam para múltiplas aprendizagens e para o aumento da rede de significados construídos pelas crianças; III)A brincadeira de faz de conta, corriqueira na faixa etária que envolve a Educação Infantil, mostra-se como atividade desnecessária ao trabalho de aprendizagem infantil; IV)Nas creches e pré-escolas, fazemos referência às brincadeiras de faz de conta organizadas pelas próprias crianças; De acordo com as informações acima, marque a alternativa correta:
Escolha uma:

a. Todas estão corretas.

b. I e II estão corretas.

c. Nenhuma das alternativas está correta.

d. II está correta.

e. II e III estão corretas.

34. O planejamento é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, o planejamento não é neutro, mas ideologicamente comprometido. Por esse motivo é importante a discussão a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando. Deve-se perguntar sobre as determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado, assim como se deve discutir as suas possíveis consequências e seus comprometimentos. Segundo Cipriano Carlos Luckesi (1992, p. 115), [...] planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros, humanos, didáticos. [...] usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é claro) essa semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em colunas, no qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou área de estudos que trabalha. [...] Essa é uma forma de fazer do ato de planejar um ato neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos os que defendem uma perspectiva conservadora para a sociedade. Na contemporaneidade, os novos pressupostos da administração escolar trazem com a autonomia a indicação da gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas entre escola e comunidade. Essa forma de gestão requer:
I)Que não existam espaços para a participação de todos;
II)Na contemporaneidade, os novos pressupostos da administração escolar não trazem com a autonomia a indicação da gestão colegiada;
III)Que se propicie espaços para a iniciativa e participação de todos os envolvidos no processo educativo;
IV)Participação, compromissos e responsabilidades, devem estar visivelmente enunciadas no plano da escola, que deve estabelecer a sua filosofia, sua finalidade, assim como seus principais objetivos devem ser reavaliados constantemente para adequá-los à realidade;
De acordo com as afirmações feitas, a alternativa correta é?
Escolha uma:

a. I e II estão corretas.

b. Nenhuma alternativa está correta.

c. III e IV estão corretas.

d. Todas as alternativas estão corretas.

e. Apenas a I está correta.

35. Com a aprovação do FUNDEB, a Educação Infantil passa a contar com uma política de financiamento, o que até então não existia. Pesquisas nacionais indicam que o acesso a esse nível de educação tem efeito positivo no desempenho dos alunos em testes de proficiência. Araújo (2006) mostra que, no Brasil, as crianças que iniciam seus estudos já na pré-escola têm, em média, um desempenho escolar melhor. Além disso, o autor destaca que a grande maioria dos alunos que iniciam os estudos após a primeira série do Ensino Fundamental não chegam ao terceiro ano do Ensino Médio, devido ao alto índice de repetência para esse grupo. Com base no enunciado é correto afirmar que:
Escolha uma:

a. Pesquisas mostram que o acesso das crianças na Educação Infantil, pré-escola não influencia no desempenho dos alunos posteriormente.

b. A grande maioria das crianças que iniciam os estudos após a primeira série do Ensino Fundamental apresentam em geral as mesmas condições para concluir o Ensino Médio.

c. Pesquisas nacionais indicam que o acesso ao nível de educação (pré-escolar) não tem influência no desempenho dos alunos em testes de proficiência.

d. A educação infantil ou o pré-escolar em nada influenciam o desempenho nos anos seguintes, pois a base da educação não é assim tão importante.

e. As crianças que iniciam seus estudos mais cedo apresentam um melhor desempenho escolar e estão dentre os índices que conseguem concluir o Ensino Médio.

36. Segundo Tardif (2005, p. 19), os conhecimentos da experiência são resultantes da experiência do professor e da professora e se incluem ao conjunto de saberes acumulados e adquiridos na prática do trabalho docente, servindo de referencial para sua orientação profissional. Eles e elas estão “[...] na confluência entre várias fontes de saberes provenientes da história de vida individual, da sociedade, da instituição escolar, dos outros fatores educativos, das universidades, etc.” Como Tardif (2005, p. 255) Diante da denominação desse modo de abordar a formação de professores e professoras para privilegiar os conhecimentos originários da experiência, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

a. Epistemologia da teoria;

b. nenhuma das definições apresentadas.

c. Epistemologia de projetos;

d. Epistemologia da prática;

e. Epistemologia das experiências;

37. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), elaborado nos anos 1980 e respaldado posteriormente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece como responsabilidade da União a avaliação do rendimento escolar em nível nacional. Nesse sentido é correto afirmar que:
Escolha uma:

a. O objetivo do SAEB “é fiscalizar os recursos financeiros da educação nacional”, no Ensino Fundamental e Médio, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º ao 3º ano, das redes públicas e privadas de Ensino.

b. O objetivo do SAEB “é apenas organizar informações sobre a qualidade da educação Municipal”, no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) das redes públicas e privadas de cada município.

c. O objetivo do SAEB “é avaliar a capacidade de desempenho dos docentes que atuam na educação”, uma vez que se os alunos apresentam baixo rendimento e níveis de aprendizagem inferiores às expectativas, a responsabilidade é exclusivamente dos professores e gestores escolares.

d. O objetivo do SAEB “é gerir e organizar informações sobre a qualidade, a equidade e a eficiência da educação nacional”, no Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) das redes públicas e privadas.

e. O objetivo do SAEB “é somente informar sobre a equidade da educação Estadual”, no Ensino Médio, por meio de uma pesquisa de amostragem, o SAEB vem avaliando o desempenho escolar dos alunos matriculados no 1º e 3º anos, das redes Públicas de Ensino.

38. Os projetos de trabalho, em uma perspectiva interdisciplinar, têm como finalidade relacionar conhecimentos de diferentes áreas, de maneira a propiciar às crianças a possibilidade de fazer múltiplas relações, estendendo sua ideia sobre um determinado tema e até mesmo a formação de conceitos, costumes e valores culturais básicos para a vida em sociedade. Nos projetos de trabalho é essencial que as crianças, os professores e as professoras saibam pesquisar, interpretar e busquem o entendimento dos diversos problemas que os cercam. Os professores devem criar um clima de curiosidade e de prazer com o conhecimento, de modo que as crianças se envolvam de forma apaixonada com as experiências, com os objetos e materiais pedagógicos utilizados. Quais são as características gerais destes projetos de trabalho? Assinale a alternativa correta:
I- Forma de aprendizagem em que se leva em conta que todas as crianças podem aprender e encontram um papel para desempenhar;

II- Cada percurso é singular e é trabalhado com diferentes tipos de informações;

III- Percurso por um tema problema que facilita a análise, a inter-pretação e a crítica;

IV- O professor ensina a escutar e a aprender por meio da vivência com os outros;

V- Predominância da atitude de cooperação; o professor é um aprendiz e não um especialista.
É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a. Todas alternativas estao incorretas;

b. Apenas a I, II e V estão corretas;

c. Somente alternativa I está correta;

d. Todas as alternativas estão corretas;

e. Apenas a II, IV e V estão corretas;

39. Refletindo acerca do planejamento, sabe-se que é uma atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, o planejamento não é neutro, mas ideologicamente comprometido. Por esse motivo é importante a discussão a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando. Deve-se perguntar sobre as determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado, assim como se devem discutir as suas possíveis consequências e seus comprometimentos. [...] planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros, humanos, didáticos. [...] usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é claro) essa semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em colunas, no qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou área de estudos que trabalha. [...] Essa é uma forma de fazer do ato de planejar um ato neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos os que defendem uma perspectiva conservadora para a sociedade. Os fundamentos acima apresentados, refletindo acerca do planejamento, são ideias de qual autor:
Escolha uma:

a. Jean Piaget.

b. Lev Semenovich Vygotsky.

c. Cipriano Carlos Luckesi.

d. Jean Jaques Russeau.

e. Paulo Freire.


40. Para a sistematização de uma Política de Educação Infantil, em conformidade com a legislação nacional é necessário que as Secretarias Municipais de educação, através do Conselho Municipal de Educação desenvolvam ações específicas para garantir a normatização da legislação em âmbito municipal. Analise as afirmativas a seguir:
I.Estabelecer normas e regulamentações para o credenciamento e o funcionamento das instituições de Educação Infantil no âmbito do município, em consonância com a legislação e as diretrizes nacionais e estaduais.

II.Subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação no que diz respeito à Educação Infantil e à formação dos profissionais que vão atuar na área.

III.Emitir pareceres sobre assuntos da área educacional por iniciativa de seus conselheiros ou quando solicitado pela Secretaria Municipal de Educação.

IV.Manifestar-se sobre questões relativas à Educação em diferentes modalidades e à formação dos profissionais da rede municipal e estadual.
É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I, II e III.

b. II e III.

c. Nenhuma das alternativas estão corretas.

d. I, II, III e IV.

e. I, II e IV.

41. Quando analisamos a Educação Infantil e o Currículo, devemos tomar a criança como ponto de partida da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolve o afeto,o prazer, o desprazer, a fantasia,o brincar,o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas,a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a vida é algo que se experimenta por inteiro (FARIA ,1999). A organização e estruturação do Currículo na Educação Infantil compreende dois eixos de experiências. São elas:
Escolha uma:

a. Formação pessoal e curricular.

b. Formação curricular e profissional.

c. Formação educacional e pessoal.

d. Formação pessoal e curricular.

e. Formação pessoal e social e conhecimento do mundo.

42. Quanto mais plenas forem as experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente por meio de suas brincadeiras e, quanto mais possibilidades lhe forem apresentadas para ampliar sua imaginação, mais fecundas serão nas suas ações/interações com o mundo. O brincar é um processo histórico e socialmente construído,ou seja, as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de sua cultura, e suas brincadeiras são carregadas dos __________, __________ e ____________________ de seu grupo social.
Complete a sentença, com o grupo de palavras abaixo:
Escolha uma:

a. Hábitos, fantasias e princípios.

b. Hábitos, valores e fantasias.

c. Hábitos, valores e conhecimentos.

d. Fantasias, hábitos e valores.

e. Princípios, sensores e fantasias.

43. Os professores necessitam ter a preocupação de impulsionar seus alunos a construírem relações entre os conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo. Exemplo: indicar que as questões ambientais são, ao mesmo tempo, problemas de saúde, de química e de física; além de abarcarem a ecologia e a biologia como um todo. Uma das formas de ensino mais utilizadas para a ampliação e efetivação de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos de trabalhos. Com relação a estes projetos marque a alternativa que NÃO contempla seus objetivos:
Escolha uma:

a. Projetos de trabalho- podem abarcar várias disciplinas, porém, isso não deve ser obrigatório. Eles são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos alunos.

b. O projetos de trabalho, trabalham de forma interdicisciplinar, porém não devem ser desenvolvidos em todas séries/anos.

c. Os projetos de trabalho são bastante eficazes para se trabalhar uma temática mais específica, pois não se pode utilizá-los a partir de várias disciplinas ao mesmo tempo.

d. Através dos Projetos de Trabalho os professores podem inserir o estudo de temas que não dizem respeito a uma disciplina específica, mas que envolvem duas ou mais delas.

e. Projetos de trabalho- são feitos com a finalidade de estabelecer boas situações de aprendizagem, nas quais se evita colocar em compartimentos o conhecimento.

44. Segundo (VYGOTSKY, 1987), o processo de criação ocorre quando o sujeito imagina, combina e modifica a realidade. Assim sendo, não se reduz às grandes obras da humanidade ou às obras de arte, mas se refere à capacidade do ser humano de imaginar, descobrir, combinar e ultrapassar a experiência imediata. Em se tratando da atividade criativa, imaginação e realidade constituem uma unidade dialética, relacionando-se reciprocamente e possibilitando a expansão e a transformação da experiência sensível do ser humano na sua relação com o mundo. Refletindo sobre a ideia do autor, avalie as afirmações a seguir:
I.Crianças com dificuldades de aprendizagem não devem ser desafiadas com atividades mais complexas, pois não têm chance de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente no que se refere ao lúdico.

II.Quanto mais plenas forem às experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente por meio de suas brincadeiras e possibilidades que lhe forem apresentadas, mais fecundas serão nas suas ações e interações com o mundo que o cerca.

III.As brincadeiras devem ser vistas como algo biológico, que brota naturalmente, na sua essência, sem interferência das relações entre os grupos sociais.

IV.O brincar é um processo histórico, socialmente construído pela humanidade, ou seja, as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de sua cultura, e suas brincadeiras são carregadas dos hábitos, valores e conhecimentos de seu grupo social.
É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. Nenhuma das alternativas.

b. I, II e IV.

c. II e IV.

d. II e III.

e. I, II, III e IV.

45. A brincadeira com regras também tem importante valor no desenvolvimento da criança, pois esse tipo de brincadeira tem início com os primeiros experimentos do brincar dos bebês e penetram no faz de conta, nos jogos e construções. As normas demarcam um campo de ação a ser adotado, com base no qual as crianças regulam seu comportamento. Além das regras subentendidas nos jogos de faz de conta,é fundamental que a criança aprenda a brincar com:
Escolha uma:

a. Sem regra nenhuma.

b. Regras alternadas.

c. Regras soltas.

d. Com regras pontuais.

e. Regras explícitas.

46. Sob o ponto de vista histórico-cultural, o professor e a professora passam a atuar como mediadores ou mediadoras entre a criança e os conteúdos elaborados. Não é nem “observador(a) do amadurecimento da criança” nem aquele(a) cuja responsabilidade principal é apenas repassar informações a serem absorvidas. Como mediador ou mediadora, precisa colocar a criança em contato com os diferentes conhecimentos ou as muitas formas de encontrá-los, e deve auxiliar a processar esse conhecimentos criticamente. O professor ou a professora precisa, então, atuar como?
Escolha uma:

a. Como aquele(a) que possibilita a relação entre a criança e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de interagir com outros campos do saber.

b. Como aquela imagem do século passado, com palmatórias e punições diversas.

c. Como uma figura doce e frágil, que é permissivo/a com seus alunos/as.

d. Como um general com pulso firme para comandar seu batalhão.

e. Como uma figura passiva que se deixa ser dominada pelos alunos.

47. Para Gauthier (1998), de outro modo, os professores e professoras que são avaliados como eficientes, cuidam de forma particular do planejamento das atividades, buscando “atender às necessidades imediatas dos alunos” para chegar aos objetivos propostos. Consequentemente, esses profissionais procuram “alcançar outros fins e objetivos que não aqueles relativos aos resultados escolares”, o que poderia envolver o amparo de todas as diferenças entre alunos(as), em classe, que têm chegado na escola nos últimos anos, proporcionando­lhes um aprendizado efetivo e significativo. Nesse sentido, para esse autor, os professores e as professoras considerados eficientes, “conhecem ________________ de um modo que lhes permite ______________ a criação de aulas que ajudarão os alunos a relacionar os ___________ _____________ com os que já possuem e que integram conteúdos de diferentes ___________ ____ __________________” (GAUTHIER, 1998, p. 202).
Complete a sentença acima:
Escolha uma:

a. As disciplinas, elaborar, conteúdos adquiridos, campos de vivência.

b. A estrutura, enxergar, principais acontecimentos, campos do conhecimento.

c. A matéria, planejar, conhecimentos novos, campos do conhecimento.

d. As aulas, fundamentar, sistemas iniciais, campos do conhecimento.

e. O planejamento, facilitar, métodos simétricos, campos do conhecimento.

48. Geralmente, os professores e professoras iniciantes encontram maiores dificuldades em relação aos saberes disciplinares e sua adequação, mas, com o tempo irão adquirir maior segurança para elaborar suas aulas, organizando os conteúdos em consonância com as reais demandas dos seus alunos e alunas. De acordo com Tardif (2005),no trabalho docente, professores e professoras incorporam diversos conhecimentos, como:
Escolha uma:

a. Saberes da formação profissional; saberes curriculares; saberes disciplinares; saberes experienciais.

b. Saberes profissionais e saberes pessoais.

c. Saberes teóricos, práticos e profissionais.

d. Saberes técnicos e saberes empíricos.

e. Saberes curriculares e extra-curriculares.

49. Há muito tempo a educação e infância vêm, pleiteando, na sociedade, o seu lugar como verdade absoluta, com a intenção de definir a natureza das crianças e a forma como elas devem ser cuidadas e educadas. Nessa fase da vida a dimensão corporal, se desenvolve intensamente. Essa dimensão do corpo e da evolução da criança não se limita apenas a aspectos físicos e orgânicos. A afetividade também se entrelaça às experiências corporais das crianças e com quem elas se relacionam no seu universo social. Sendo assim, a dimensão cognitiva se estrutura via linguagem, sendo um processo sociocultural. Diante dessa temática, assinale a alternativa que melhor apresenta o desenvolvimento das capacidades cognitivas nessa fase da criança.
Escolha uma:

a. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com a tecnologia, em situações de interação.

b. O desenvolvimentos das capacidades cognitivas somente ocorre por intermedio das relações estabelecidas pelas crianças com adultos, em situações de interação com seu contexto social;

c. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas unicamente pelas crianças com outras crianças em situações de interação.

d. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece apenas por intermédio das relações de afetividade, em situações de interação.

e. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com outras crianças e com os adultos, em situações de interação com os objetos do mundo físico, social e cultural.

50. No andamento das aulas, os professores e as professoras observam de forma continuada, como componente do ensino, o entendimento ou não de seus alunos, avaliando também seu próprio desempenho por meio do processo de aprendizagem. Essa reflexão se faz a partir da:
Escolha uma:

a. Elevação de visão, que faz a análise do todo, e a partir daí, refaz a caminhada.

b. Experiência, analisando o processo de ensino e a aprendizagem que aconteceu e a partir desse entendimento, refaz a caminhada.

c. Observação de todo processo de ensino aprendizagem, averiguando os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

d. Tomada de consciência, que analisa todo o processo de ensino, para refazer a caminhada.


e. Enervação, que, focando no processo total de educação, já acaba por acarretar na refeita da caminhada.


Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...