1. A morfologia compreende a parte da gramática que estuda as classes gramaticais, denominada de análise morfológica. Assim,há dez classes de palavras, seis consideradas variáveis (verbo, substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral) e quatro comoinvariáveis (preposição, conjunção, advérbio, interjeição). Sobre as características que conceituam o verbo, assinale a alternativaCORRETA:
a) Expressa um morfema cumulativo que denota as noções de tempo, modo e intensidade.
b) Seriam as expressões que modificam circunstâncias que podem ser de lugar, tempo ou modo.
c) Substituem ou acompanham a palavra e indicam o posicionamento da pessoa no discurso.
d) Consiste na unidade de significado categorial que organiza na fala seu significado lexical.
2. Os estudos linguísticos revelaram semelhanças fonéticas e morfológicas encontradas na língua indo-europeu, utilizada naplanície da Anatólia, atual Turquia. Assim, desse lugar migrou para outros espaços da Europa, originando o grego, o latim, ogermânico e outros idiomas. Sobre a semelhança entre as línguas encontradas pelos estudiosos linguistas, avalie as asserçõesa seguir:
I- Os estudiosos linguistas não explicam as semelhanças entre as línguas enquanto estrutura comum do pensamento, mas comoalgo decorrente dos movimentos migratórios que proporcionaram o contato entre os povos.
PORQUE
II- As línguas se transformaram com o passar dos tempos em virtude da oralidade, onde a mudança da formação das palavrasestava relacionada com o som, no uso que as pessoas fazem da língua no cotidiano.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
3. Para Ilari e Geraldi (2006), a ambiguidade lexical versa sobre interpretações alternativas percebidas em propriedades ambíguas.Desta forma, um item lexical apresenta mais de um sentido ou quando representa identidade de forma entre itens lexicaisdistintos. Sobre as características que envolvem o conceito de polissemia na língua portuguesa, assinale a alternativaCORRETA:
FONTE: ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. 11 ed. São Paulo: Ática, 2006.
a) Representa a situação de ocorrer uma só forma ou significação que apresenta mais de um significado que pertença a campossemânticos diferentes.
b) Consiste na propriedade de duas formas distintas pela significação apresentarem formas diferentes fonológicas.
c) Apresenta a propriedade de uma só forma ou significação apresentar significados em campos semânticos iguais.
d) Indica a propriedade de duas ou mais formas distintas pela significação ou função apresentarem a mesma estruturafonológica.
4. O linguista americano Chomsky na metade do século XX apresentou uma proposta para justificar os fenômenos subjetivos dalinguagem, que ainda não haviam sido explicados. Com relação à investigação sobre os conceitos relacionados à língua nosestudos funcionalistas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Iniciaram os estudos sobre o sistema de signos que deveria ser estudado nas relações internas que estabelece entre si.
b) Começaram a investigar a língua em sua totalidade que incluía sua produção, enunciado e compreensão do significado.
c) Introduziram os estudos referentes à oralidade e demonstraram que a formação das palavras se relaciona com o som.
d) Percursores da tradição gramatical, passaram a assumir uma metodologia específica, que estruturou a Linguística Moderna.
5. Na língua portuguesa como na Libras há classes gramaticais semelhantes, contudo com particularidades próprias referentes acada modalidade da língua. Os verbos na Língua de Sinais Brasileira e na ASL são apresentados em três classes: verbos comconcordância, verbos simples e verbos espaciais. Sobre as características que envolvem as definições de verbos em Libras,associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Verbos simples.
II- Verbos com concordância.
III- Verbos espaciais.
( ) Apresentam flexão em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam os afixos locativos, exemplos: DAR, ENVIAR,PERGUNTAR.
( ) Seriam os verbos que apresentam afixos locativos, como os verbos COLOCAR, IR, CHEGAR.
( ) Consistem em verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos.
( ) Presumem verbos que apresentam flexão de aspecto, como em CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR,GOSTAR.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - III - II.
b) III - II - II - I.
c) II - III - I - I.
d) I - II - I - III.
6. O processo de derivação se caracteriza em determinados tipos que incluem o sufixal, prefixal, parassintética, conversiva, sigladae truncada. O processo de derivação assinala uma alteração semântica produzida pela inserção de afixos a uma palavraprimitiva. Sobre as características que envolvem a caracterização dos prefixos homótonos na língua portuguesa, assinale aalternativa CORRETA:
a) Consiste em prefixos que apresentam a mesma identidade fonológica, mas com significados diferentes.
b) Seria sufixos que agregam uma mudança de identidade fonológica, indicando uma nova palavra.
c) Representa a alteração fonológica no acréscimo de prefixos, mantendo o mesmo significado.
d) Indica a formação de novas palavras pela alteração semântica no acréscimo de sufixos a uma palavra.
7. Segundo Banza e Gonçalves (2018), enquanto instrumento de comunicação, as línguas sofrem alterações naturalmente,acompanhando à mudança das sociedades que as utilizam. Na língua de sinais a formação de novos sinais necessita seguirregras morfológicas e fonológicas. Sobre as características presentes na reduplicação e repetição na língua de sinais, analise assentenças a seguir:
I- A repetição consiste no reaparecimento de uma mesma unidade linguística no espaço, de forma concomitante ou simultânea.
II- A unidade linguística repetida ou reduplicada se encontra em diferentes níveis linguísticos e gera conteúdos diferentes.
III- A pluralidade pode ser obtida pela reduplicação e a intensidade por meio da repetição, pela direcionalidade do movimento.
IV- A velocidade seria a razão entre a distância e o tempo como característica do movimento responsável pela reduplicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BANZA, Ana Paula; GONÇALVES, Maria Filomena. Roteiro de História da Língua Portuguesa. UNESCO. 2018.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.
8. O processo de formação de palavras infere no sistema linguístico que possibilita a formação de novas palavras, que no métodocontemporâneo ocorre por meio da derivação, composição e onomatopeia. O processo de derivação se caracteriza emdeterminados tipos que incluem o sufixal, prefixal, parassintética, conversiva, siglada e truncada. Sobre as características queenvolvem o conceito de sufixo na língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
a) Consiste em uma forma fixa recorrente localizada à direita da base, caracterizando uma palavra derivada.
b) Aponta o processo de formação por meio da criação de uma nova palavra com um prefixo e sufixo na mesma base.
c) Determina a ruptura de uma palavra pelo falante, que resultará em um vocábulo menor foneticamente.
d) Seriam o processo de criação lexical que interfere na formação de uma nova palavra com o acréscimo de um prefixo.
9. A morfologia compreende a parte da gramática que estuda dez classes de palavras, seis consideradas variáveis (verbo,substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral) e quatro como invariáveis (preposição, conjunção, advérbio, interjeição). Sobreas características da definição de advérbio, assinale a alternativa CORRETA:
a) Consiste na unidade mínima de significado categorial que organiza seu significado lexical.
b) Seria a expressão que modifica e denota uma circunstância que pode ser de lugar, tempo, modo, intensidade e outros.
c) Presume a identificação da quantidade de seres, coisas ou conceitos na organização da fala.
d) Serve como conectivo aos termos de uma determinada oração, e estabelece uma relação de dependência.
10. Segundo Fromkin e Rodman (1993), aqueles que falam uma língua comum compartilham conhecimentos a respeito de suavivência. Desta forma, revela um conhecimento linguístico que inclui saberes fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos,pragmáticos e discursivos. Sobre o entendimento dos estoicos nos séculos II e III a.C. com relação ao estudo da língua, assinalea alternativa CORRETA:
FONTE: FROMKIM, V.; RODMAN, R. Introdução à linguagem. Coimbra: Almedina, 1993.
a) Elaboraram os tempos verbais e o conceito de conjunção, fundamentados na definição e classificação que será aceito maistarde nas gramáticas.
b) Criaram as gramáticas das línguas vernáculas que apresentaram conceitos referentes à fonética, à morfologia e àsintaxe, com a definição de oração perfeita.
c) Apresentaram pesquisas relacionadas à fonética, comparando o latim com o grego, apresentaram a primeira definição desintaxe.
d) Analisavam os enunciados e evidenciavam o estudo das conjunções, considerando seu valor lógico e os estudos sobre artigoem seu caráter articulador.
11. (ENADE, 2017) Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduocomo resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.Esse pressuposto teórico, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação deconhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social. Considerando os pressupostos da teoria vigostkyana, avalie asafirmativas a seguir:
I- O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II- Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suasfunções mentais superiores.
III- A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV- O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
V- A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, oque modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e IV.
b) I, II, III e V.
c) II, III, IV e V.
d) II, III e IV.
12. (ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a libraspara a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes efuncionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e tambémpara criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Além disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos osdireitos, tendo em vista que a lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicaçãopossuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a libras como meio legal de comunicação e expressão. Da mesmaforma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para aeducação do surdo, pois, visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais ( principal meio de comunicação) e alíngua escrita da comunidade em que vive.
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação,incluem-se as de:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dosalunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada émais adequada ao seu processo de ensino- aprendizagem.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e III.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.