A história e a inclusão de surdos, segundo Strobel (2009), segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos. Quando falamos sobre a história de inclusão de surdos, a valorização da língua de sinais para os surdos é uma das questões essenciais, como possibilidade de igualdade na sociedade. Disserte sobre a perspectiva do historicismo e a história crítica.
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2009.
Resposta esperada
Na perspectiva do historicismo, os sujeitos surdos são narrados como deficientes e patológicos. *São categorizados em graus de surdez. A educação deles deve ser somente de caráter clinico terapêutico e de reabilitação. *A língua de sinais é vista como prejudicial aos surdos. *Já na perspectiva da História Critica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda para se promoverem e se integrar à sociedade. *Os surdos têm capacidade, mas continuam dependentes. *A educação é vista como uma caridade aos surdos que precisam todo o tempo de ajuda para apoio escolar, porque têm dificuldades de acompanhar os outros. *A língua de sinais é usada somente como apoio ou recurso.
Um meio eficaz de desenvolver a prática pedagógica visando à apropriação da Língua Brasileira de Sinais é proporcionar um trabalho envolvendo situações da vivência, do cotidiano do aluno. Disserte sobre a importância de desenvolver um trabalho pedagógico nesta perspectiva e apresente ao menos três possibilidades que envolvam o dia a dia do aluno e que facilmente possam ser abordadas na Libras.
Resposta esperada
Um trabalho pedagógico que parte do que o aluno já tem domínio e se propõe uma ampliação para saberes e fazeres, na qual o aluno seja capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente é o que se espera da atuação de qualquer professor em sala de aula. Nesta perspectiva, apresentamos como propostas: - Trabalhar com dados de identificação do próprio aluno. - A constituição e atribuições da família. - Endereço e o espaço social e de convivência. - Dados da escola. - Cuidados pessoais. - Regras de convivência.