A aprendizagem ocorre em múltiplas dimensões e contextos e é afetada por todas elas. Entre os contextos ou ambientes que influenciam e que possibilitam a aprendizagem, o ambiente físico escolar tem um papel importante. Sobre os aspectos do ambiente físico, que quando não desenvolvidos corretamente prejudicam o ensino-aprendizagem, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aglomeração de alunos.
( ) Iluminação.
( ) Tamanho da sala de aula.
( ) Clima pedagógico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Para sabermos que o ensino da língua foi efetivo e a aprendizagem de fato ocorreu, precisamos obter dados que demonstrem tais resultados. Nesse contexto, a avaliação da proficiência linguística se faz necessária. Sobre a avaliação da proficiência linguística dos alunos surdos, analise as afirmativas a seguir:
I- Há uma variedade de instrumentos avaliativos da proficiência linguística, sendo estes bem desenvolvidos tanto para avaliar indivíduos ouvintes quanto indivíduos surdos.
II- Há uma enorme variação na proficiência em língua de sinais entre usuários nativos e não nativos, o que torna problemática a avaliação.
III- Há muitas informações sobre o desenvolvimento da língua de sinais, o que facilita a avaliação da proficiência em línguas nesta modalidade.
IV- Há diversas adaptações feitas em testes de línguas para adequar-se aos alunos surdos, contudo o suporte empírico para a eficácia das adaptações é raramente existente.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Há uma variedade de instrumentos avaliativos da proficiência linguística, sendo estes bem desenvolvidos tanto para avaliar indivíduos ouvintes quanto indivíduos surdos.
II- Há uma enorme variação na proficiência em língua de sinais entre usuários nativos e não nativos, o que torna problemática a avaliação.
III- Há muitas informações sobre o desenvolvimento da língua de sinais, o que facilita a avaliação da proficiência em línguas nesta modalidade.
IV- Há diversas adaptações feitas em testes de línguas para adequar-se aos alunos surdos, contudo o suporte empírico para a eficácia das adaptações é raramente existente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.
A hipótese da interdependência linguística de James Cummins (1981) sustenta em grande parte a base teórica da educação surda bilíngue. Conhecer essa hipótese e suas implicações para a educação e aprendizagem dos alunos surdos é crucial para intervenções pedagógicas efetivas. Sobre a hipótese da interdependência linguística de James Cummins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A transferência de proficiência linguística da primeira para a segunda língua ocorrerá na medida em que os alunos surdos sejam proficientes na língua de sinais tenham input adequado e motivação para aprender o segundo idioma.
( ) Para ser proficiente na língua de sinais, um input rico e consistente de língua de sinais deve ser fornecido dentro dos primeiros dez anos de vida.
( ) Estudos publicados apontam atrasos consideráveis na proficiência em língua de sinais em alunos surdos com pais surdos.
( ) Algumas pesquisas sugerem que alunos surdos com pais surdos podem sentir atrasos de vocabulário (de sinais) durante os anos pré-escolares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUMMINS, J. Bilingualism and minority language children. Ontario, Canada: Ontario Institute for Studies in Education, 1981.
( ) A transferência de proficiência linguística da primeira para a segunda língua ocorrerá na medida em que os alunos surdos sejam proficientes na língua de sinais tenham input adequado e motivação para aprender o segundo idioma.
( ) Para ser proficiente na língua de sinais, um input rico e consistente de língua de sinais deve ser fornecido dentro dos primeiros dez anos de vida.
( ) Estudos publicados apontam atrasos consideráveis na proficiência em língua de sinais em alunos surdos com pais surdos.
( ) Algumas pesquisas sugerem que alunos surdos com pais surdos podem sentir atrasos de vocabulário (de sinais) durante os anos pré-escolares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUMMINS, J. Bilingualism and minority language children. Ontario, Canada: Ontario Institute for Studies in Education, 1981.
A
V - V - V - F.
B
F - F - F - V.
C
F - V - V - F.
D
V - F - F - V.
Há uma tendência de que o conhecimento de vocabulário de alunos surdos seja menos rico, comparado aos seus pares ouvintes. Além disso, é provável que os contextos, nos quais as palavras são encontradas pelos alunos surdos, sejam menores em quantidade e complexidade. Desse modo, percebemos que muitos alunos surdos têm dificuldade particular com palavras que têm múltiplos significados. Diante desse desafio, alguns pesquisadores sugerem certas intervenções que podem auxiliar o aluno surdo. Sobre estas intervenções, assinale a alternativa CORRETA:
A
Deve-se simplesmente dar listas de vocabulário ou focar em significados únicos.
B
Deve-se evitar o uso de vídeos que mostrem variações e mudanças sutis de significados no ensino de língua de sinais.
C
Deve-se organizar sinais por suas formas de mão e não por seus significados.
D
Deve-se ensinar novas palavras a alunos surdos usando vários sentidos e situações.
A percepção da fala não ocorre apenas auditivamente, há também a percepção visual da fala. Esta percepção ocorre a partir da leitura orofacial ou labial. Compreender o que os pesquisadores falam sobre a percepção visual da fala é fundamental para entendermos esse acesso à linguagem dos indivíduos surdos. Sobre a percepção visual da fala, analise as afirmativas a seguir:
I- A leitura orofacial envolve a percepção específica dos movimentos dos lábios, caso o indivíduo observe outras características faciais, a percepção da fala é corrompida.
II- Visemes, que são expressões faciais e posições labiais particulares a cada som da fala, podem ser similares ou possuir articulação invisível.
III- Algumas letras podem confundir em sua pronúncia, como os sons das letras "p" e "d".
IV- A leitura orofacial não é muito fácil, contudo, alguns surdos conseguem compreender aproximadamente 100% do que lhes é dito através desta percepção visual da fala.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A leitura orofacial envolve a percepção específica dos movimentos dos lábios, caso o indivíduo observe outras características faciais, a percepção da fala é corrompida.
II- Visemes, que são expressões faciais e posições labiais particulares a cada som da fala, podem ser similares ou possuir articulação invisível.
III- Algumas letras podem confundir em sua pronúncia, como os sons das letras "p" e "d".
IV- A leitura orofacial não é muito fácil, contudo, alguns surdos conseguem compreender aproximadamente 100% do que lhes é dito através desta percepção visual da fala.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas III e IV estão corretas.
C
As afirmativas I e II estão corretas.
D
As afirmativas II e IV estão corretas.
Dados sobre a realização acadêmica dos alunos surdos e com deficiência auditiva foram resumidos na pesquisa de Qi e Mitchell (2012). O trabalho compilou dados de grandes amostras normativas desta população, oferecendo uma descrição de desempenhos em uma variedade de testes de realização acadêmica. Sobre os dados coletados nesta pesquisa e as interpretações realizadas a partir disso, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QI, S.; MITCHELL, R. E. Large-scaled academic achievement testing of deaf and hard-of-hearing students: past, present, and future. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 17, p. 1-18, 2012.
FONTE: QI, S.; MITCHELL, R. E. Large-scaled academic achievement testing of deaf and hard-of-hearing students: past, present, and future. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 17, p. 1-18, 2012.
A
O uso de língua de sinais e tecnologias de inclusão em sala de aula contribuiu significativamente para o nível de leitura dos alunos surdos.
B
Os escores de testes, nos últimos 40 anos, melhoraram significativamente na realização escolar de alunos surdos.
C
O nível de leitura dos alunos surdos que se formam no Ensino Médio é comparável ao nível do terceiro ou quarto ano escolar.
D
A educação de crianças surdas em salas de aula regulares com pares ouvintes da mesma idade fez com que o escores de compreensão de leitura aumentassem significativamente.
Ainda há controversas no quesito da educação bilíngue para crianças surdas. Muitas pesquisas foram feitas, contudo não temos ainda provas convincentes nem a favor ou contra. Sobre os dados de pesquisas que enfocam a educação bilíngue de alunos surdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A disponibilidade de uma linguagem consistente e rica dos pais é o fator chave no estabelecimento de proficiência em leitura para alunos surdos.
( ) As implicações de longo prazo do bilinguismo bimodal permanecem incertas para a alfabetização e outras áreas de desenvolvimento.
( ) A leitura compartilhada em casa apoia, com uma grande quantidade de evidências, a aquisição de sub-habilidades de leitura de crianças surdas nos anos escolares.
( ) Crianças surdas de pais surdos, usuários de uma língua de sinais natural, possuem as mesmas vantagens em se tornar bilíngues comparadas a crianças surdas de pais ouvintes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A disponibilidade de uma linguagem consistente e rica dos pais é o fator chave no estabelecimento de proficiência em leitura para alunos surdos.
( ) As implicações de longo prazo do bilinguismo bimodal permanecem incertas para a alfabetização e outras áreas de desenvolvimento.
( ) A leitura compartilhada em casa apoia, com uma grande quantidade de evidências, a aquisição de sub-habilidades de leitura de crianças surdas nos anos escolares.
( ) Crianças surdas de pais surdos, usuários de uma língua de sinais natural, possuem as mesmas vantagens em se tornar bilíngues comparadas a crianças surdas de pais ouvintes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - F.
D
F - F - F - V.
A dificuldade com as estruturas e regras gramaticais é bastante comum entre alunos surdos. Questões específicas como as regras de combinação de morfemas e unidades maiores no texto, ordem das palavras em sentenças, tempo verbal, entre outras questões já foram identificadas por professores e pesquisadores como aspectos gramaticais que alunos surdos apresentam dificuldades. Sobre estas dificuldades gramaticais apresentadas por alunos surdos, analise as afirmativas a seguir:
I- Construções gramaticais como preposições, questões, negação, conjunção, estruturas complementares e disjunção são problemáticas para alunos surdos.
II- Cláusulas relativas ou embutidas criam dificuldades para leitores menos qualificados, pois colocam demandas adicionais na memória de trabalho.
III- A maior automaticidade, em leitores surdos, no processamento de cima para baixo e de baixo para cima relacionados ao significado pode levar ao uso ideal da memória de trabalho.
IV- Estruturas gramaticais complexas, como cláusulas relativas, tornam a leitura de estudantes universitários surdos mais rápida que a média.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Construções gramaticais como preposições, questões, negação, conjunção, estruturas complementares e disjunção são problemáticas para alunos surdos.
II- Cláusulas relativas ou embutidas criam dificuldades para leitores menos qualificados, pois colocam demandas adicionais na memória de trabalho.
III- A maior automaticidade, em leitores surdos, no processamento de cima para baixo e de baixo para cima relacionados ao significado pode levar ao uso ideal da memória de trabalho.
IV- Estruturas gramaticais complexas, como cláusulas relativas, tornam a leitura de estudantes universitários surdos mais rápida que a média.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
O estudo da aprendizagem a partir da psicologia se debruça sobre aspectos do desenvolvimento humano. Os processos do desenvolvimento da aprendizagem são impulsionados e influenciados por diversos fatores. Sobre os processos de aprendizagem, neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possuímos mais facilidade em aprender algumas tarefas do que outras e isso se dá por um aparato de aprendizagem específico.
( ) A aprendizagem também pode ser influenciada por condições extrínsecas.
( ) Fatores físicos e sociais não implicam no desenvolvimento da aprendizagem.
( ) O ambiente físico escolar é um fator que pode influenciar no processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Possuímos mais facilidade em aprender algumas tarefas do que outras e isso se dá por um aparato de aprendizagem específico.
( ) A aprendizagem também pode ser influenciada por condições extrínsecas.
( ) Fatores físicos e sociais não implicam no desenvolvimento da aprendizagem.
( ) O ambiente físico escolar é um fator que pode influenciar no processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - F - V - F.
O estudo do desenvolvimento da linguagem e das línguas, sua natureza, aquisição, estrutura, formas, sentidos e significados, oferecem um campo investigativo abrangente e complexo. Muitas são as contribuições contemporâneas sobre a linguagem e seu papel central em nosso desenvolvimento cognitivo. Sobre o processo de desenvolvimento da linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem possui um caráter gerativo e simbólico, mesmo sendo processada em um conjunto finito de regras.
( ) Fonemas referem-se a palavras e partes significativas das palavras.
( ) Os domínios da pragmática no estudo da linguagem são os seus aspectos lexicais e os significados das palavras.
( ) As modalidades de expressão das linguagens e das línguas diferem, contudo, podemos encontrar uma arquitetura básica em todas as línguas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A linguagem possui um caráter gerativo e simbólico, mesmo sendo processada em um conjunto finito de regras.
( ) Fonemas referem-se a palavras e partes significativas das palavras.
( ) Os domínios da pragmática no estudo da linguagem são os seus aspectos lexicais e os significados das palavras.
( ) As modalidades de expressão das linguagens e das línguas diferem, contudo, podemos encontrar uma arquitetura básica em todas as línguas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - F - F - V.
D
V - F - V - F.