terça-feira, 19 de junho de 2018

Pesquisa da Prática Pedagógica - FAEL

Perguntas e Respostas - FAEL
DisciplinaPesquisa da Prática Pedagógica


1. "A teoria sem a prática de nada vale, a prática sem a teoria é cega" (Lenin). A Frase de Lenin nos mostra que a articulação entre teoria e prática deve ser como um processo inseparável, uma análise da ação-prática, com referência na teoria-conhecimento. Por sua vez, uma reflexão baseada no “aprender a fazer” permite ampliar o “aprender a conhecer”. Rays (1996, p. 37). Acerca dos fundamentos entre teoria e prática, analise as descrições que seguem e depois assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma: 

a. A teoria precisa chocar-se com a realidade para então continuar aberta a inovações, mas o reverso é inválido.
Conteúdo:
O conceito de prática pedagógica e a relação teoria-prática. A teoria precisa chocar-se com a realidade para continuar aberta a inovações e o reverso é válido, tendo a prática, a necessidade de voltar à teoria para recuperar sua utopia. Página 28 e 29.

b. A articulação da formação com a atuação profissional deve ocorrer necessariamente no relacionamento, sempre conflitivo porque é dialético.

c. Teoricismo é a tendência a inventar teorias que nem se quer existem ou nada tem a ver com a prática.

d. Ativismo é a tendência a inventar a prática sem a teoria, a qual torna-se vazia, cega e parcial.

e. É fundamental que toda teoria seja prática, pois se não for colocada em prática, nem teoria é, tendo em vista que não se refere a possibilidades reais.

Feedback
A resposta correta é: A teoria precisa chocar-se com a realidade para então continuar aberta a inovações, mas o reverso é inválido..

2. Os quatro pilares da educação, são conceitos fundamentados na Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, para atingir seu objetivo formativo, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais. Quais são estes quatro pilares da Educação? Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esses quatro pilares:
Escolha uma:

a. sucesso escolar; inclusão; culturalidade e diversidade.

b. aprender a viver juntos; aprender a conhecer; aprender a fazer e aprender a ser.
Conteúdo:
Pilares da educação. Aprender a viver juntos;
aprender a conhecer;
aprender a fazer e aprender a ser. Página 20 a 22.

c. aprender a conhecer, ser dinâmico, aprender a se adaptar e aprender a ser criativo.

d. aprender a aprender; aprender a raciocinar; aprender a ser e aprender a fazer.

e. solidariedade; cientificidade; pesquisa e conhecimento.

Feedback
A resposta correta é: aprender a viver juntos; aprender a conhecer; aprender a fazer e aprender a ser..

3. A Educação para Todos surgiu a partir das transformações sociais e da falta de condições para construir uma formação humana integral, sendo assim, preocupados com a situação, educadores de cerca de 150 países, reuniram-se em 1990, na Conferência de Jomtien (Tailândia) e discutindo juntos, posicionaram-se na linha de construção de um paradigma novo, para além de uma educação básica e do sistema escolar, uma educação como um todo, com ênfase em relação à educação da menina e da mulher tanto nos países em desenvolvimento quanto para os industrializados. Sobre a Educação para Todos, analise cada alternativa e assinale (V) para as que julgar verdadeiras e (F) para as falsas, a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( )Toda a pessoa deve poder beneficiar-se de uma formação concebida para responder as suas necessidades educativas superiores.

( )Toda pessoa deve poder desenvolver as necessidades que dizem respeito aos instrumentos essenciais de aprendizagem (leitura, escrita, cálculo, resolução de problemas).

( )Toda a pessoa deve poder desenvolver conteúdos educativos fundamentais (conhecimentos, aptidões, valores e atitudes).

( )Toda criança deve poder desenvolver todas as suas faculdades, viver e trabalhar com dignidade, melhorar a qualidade de sua existência, tomar decisões esclarecidas.
Assinale a questão correta:

Escolha uma:

a. V, V, F, F.

b. F, V, V, F.
Conteúdo:
Educação para todos. Toda a pessoa - criança, adolescente ou adulto - deve poder beneficiar-se de uma formação concebida para responder as suas necessidades educativas fundamentais. Estas necessidades dizem respeito tanto aos instrumentos essenciais de aprendizagem (leitura, escrita, expressão oral, cálculo, resolução de problemas), como aos conteúdos educativos fundamentais (conhecimentos, aptidões, valores e atitudes) de que o ser humano tem necessidade para sobreviver, desenvolver todas as suas faculdades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente no desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua existência, tomar decisões esclarecidas e continuar a aprender (DELORS, 1998, p. 125). Página 19.

c. V, F, V, F.

d. F, V, V, V.

e. V, F, F, V.

Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F..
4. Os princípios de uma educação democrática atual, com valores como tolerância, diálogo, participação e respeito na convivência, relacionam- se aos pilares da educação, como o aprender a conviver e a ser, e à formação de um cidadão responsável, livre e participante no aprender a fazer em sua comunidade. As práticas curriculares devem ser coerentes em suas concepções com o que, hoje, temos como perfil de homem e de mulher que pretendemos alcançar na educação de nossos alunos. Até agora, a instituição escolar dedicava-se quase exclusiva e explicitamente a transmitir conhecimentos, sem nenhuma intenção de intervir na realidade. Diante dos princípios apresentados, analise as alternativas que seguem, e assinale aquela que melhor apresenta os conceitos aos quais cabe à escola cidadã, desenvolver.
Escolha uma:

a. Correr e descansar.

b. Ter e possuir.

c. Tendência e sucesso.

d. Aprender e ensinar.

e. Competências e habilidades.
Conteúdo:
Funções da escola Hoje, cabe à escola cidadã, contextualizada na sociedade da informação, desenvolver competências e habilidades necessárias a uma formação integral, para a inserção dos indivíduos em um mundo em constante transformação, tendo em vista a transformação da realidade que os rodeia em termos de sustentabilidade planetária. Página 18.

Feedback
A resposta correta é: Competências e habilidades..

5. Atualmente, as práticas curriculares como o aprender a fazer e a ser cabem em uma proposta de desenvolvimento de uma educação integral do ser humano. Nesse sentido, surgem os quatro pilares da educação. Segundo a Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (DELORS, 1998), a educação, para atingir o seu objetivo formativo, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais. A partir do exposto, assinale a alternativa que corresponde aos quatro pilares da educação, segundo a Comissão Internacional sobre Educação:
Escolha uma:

a. Aprender a conviver; Aprender a interagir; Aprender a fazer; Aprender a ser.

b. Aprender a viver juntos; Aprender a conhecer; Aprender a conviver; Aprender a interagir.

c. Aprender a conviver, Aprender a ser, Aprender a dividir e Aprender a questionar.

d. Aprender a viver juntos; Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a ser.

e. Aprender a conhecer, Aprender a ser; Aprender e aprender; Aprender a fortalecer.

Feedback
A resposta correta é: Aprender a viver juntos; Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a ser..

6.  Capra (apud LITTO, 1998) apresenta o paradigma cartesiano, ditado pela física, como determinante para a visão de mundo de todo o Ocidente no século XX: o universo visto como um sistema mecânico composto de tijolos fundamentais de construção; o corpo humano visto como uma máquina; a vida em sociedade vista como uma luta competitiva pela existência, e a crença em um progresso sem limites alcançado por meio de crescimento econômico e tecnológico. Hoje, um novo paradigma ecológico, influenciado pela biologia, vem substituindo esta visão de mundo: o universo visto como um ou mais organismos, entes autor-reprodutivos, auto-organizados, mas cujo crescimento e evolução englobam seus relacionamentos externos, analisados em sua interconectividade e contextos sociais globais e locais. Baseando-se nas informações descritas referentes ao paradigma ecológico, escolha a proposição que denomina essa nova visão de mundo.
Escolha uma:

a. O paradigma ecológico é denominado de “tradicional” ou “ da regularidade”.

b. O paradigma ecológico é denominado de “neutralidade” ou” da popularidade”.

c. O paradigma ecológico é denominado de “emergente” ou “da complexidade”.
Conteúdo:
Paradigmas pedagógicos. O paradigma ecológico é denominado de emergente ou da complexidade, pois vem apresentando uma nova visão de mundo, no qual o universo é visto como um organismo em crescimento e evolução, devido aos seus relacionamentos externos. Página 15.

d. O paradigma ecológico é denominado de “regularidade” ou “ da oportunidade”.

e. O paradigma ecológico é denominado de “complicação” ou” da dificuldade”.

Feedback
A resposta correta é: O paradigma ecológico é denominado de “emergente” ou “da complexidade”..

7. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia- Licenciatura (BRASIL, 2006a): Art. 3º. O estudante de pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Parágrafo único. Para formação do licenciado em pedagogia é primordial:
I.O conhecimento da escola como organização complexa que não apresenta a função de promover a educação para e na cidadania;

II.A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;

III.A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Apenas a alternativa I é verdadeira.

b. Apenas a alternativa II é verdadeira

c. As alternativas I, II e III são verdadeiras.

d. Apenas a alternativa III é verdadeira.

e. As alternativas II e III são verdadeiras

Feedback
A resposta correta é: As alternativas II e III são verdadeiras.

8. Segundo a Comissão Internacional sobre Educação para o século
XXI (DELORS, 1998), a educação, para atingir o seu objetivo formativo, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais: Aprender a viver juntos, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser. Estes quatro pilares da educação também fazem parte de referências mundiais para os objetivos, funções e a prática pedagógica do sistema de ensino atual. Baseando-se nestas afirmações, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada uma delas:
I.Aprender a viver juntos

II.Aprender a conhecer

III.Aprender a fazer

IV.Aprender a ser

( )Requer o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, como o pensamento dedutivo, indutivo e analógico, e, ainda, a capacidade de argumentação e contra argumentação. Requer, também, estratégias de aprendizagem e de solução de problemas, bem como habilidades do mais alto nível cognitivo, como de planejamento, avaliação, organização, acompanhamento e reestruturação dos processos.

( )Em um mundo em mudanças, a inovação social e econômica faz-se fundamental e requer criatividade, imaginação e iniciativa.

( )É um desafio e uma aprendizagem que requerem uma especial atenção, pois em uma sociedade competitiva, como a dos nossos dias, a tendência é valorizar os próprios atributos e o sucesso pessoal, provocando movimentos de exclusão, resultando em uma tensão constante entre classes, regiões e nações.

( )O conhecimento adquirido deve transformar-se em ações e práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da sociedade, sejam ações de cunho profissional ou social.
Está correta:

Escolha uma:

a. III - I - II - IV.

b. I - III - II - IV.

c. II - IV - I - III.
Conteúdo:
Práxis pedagógica. Aprender a viver juntos - Essa aprendizagem desenvolve a compreensão de si e do outro, como parceiros na reconstrução de uma sociedade global interdependente e mais justa. Aprender a conhecer - Esse processo de aprendizagem nunca se completa, mas se enriquece com experiências, quer ligadas ao cotidiano, quer ligadas ao mundo do trabalho. A escola deve motivar os indivíduos para a busca constante de uma cultura geral ao longo da vida, bem como de um conhecimento sempre mais aprofundado de sua especificidade de trabalho. Aprender a fazer - está estreitamente ligado ao aprender a conhecer. A cultura científica que dá acesso a empreendimentos produtivos deverá estar articulada ao aprender a ser, para que as ações sejam eticamente viabilizadas, agregando valor social e moral. Aprender a ser - congrega todas as aprendizagens de formação anteriores. A diversidade e a originalidade do ser humano contrapõem-se a qualquer tentativa de restrição das qualidades e dos talentos individuais. Página:
20, 21, 22 e 24.

d. I - IV - III - II.

e. III - II -I - IV.
Feedback

A resposta correta é: II - IV - I - III..

9. O processo de globalização e o advento de novas tecnologias de informação vêm provocando consideráveis transformações na sociedade em que vivemos. Todo esse movimento favorece grandiosos progressos, onde o acesso à informação e ao conhecimento tornou-se fator determinante para que as pessoas possam compreender o mundo em transformação. Nesse novo cenário, com um universo complexo, todos precisam aprender, reaprender. A respeito dessa perspectiva nasce a necessidade de uma educação que:
Escolha uma:

a. Acompanhe a velocidade das novas informações, para que os indivíduos consigam se adequar a uma sociedade cada vez mais diversa, plural e complexa.
Conteúdo:
Educação e seus paradigmas. Nesse novo cenário, com um universo complexo, composto de redes de conhecimento, de novas tecnologias, de novas formas de empregabilidade, de aproximação geográfica, mas também, de distanciamento físico, de novos paradigmas de entendimento e de ação em uma realidade em reconstrução, todos precisam aprender, reaprender. Assim, dessa perspectiva, nasce a necessidade de uma educação que acompanhe a velocidade das novas informações, para que os indivíduos consigam se adequar a uma sociedade cada vez mais diversa, plural e complexa. Onde a educação, ao longo da vida, sugere o conceito de uma sociedade preparada para aprender a aprender sempre. Postos em causa, esses novos espaços provocam sentimentos de incerteza, vulnerabilidade e impotência frente aos novos rumos do destino individual e coletivo. E, por fim, para adquirir as competências necessárias para a compreensão e adaptação a essas novas realidades, a educação passa a ter um papel relevante em relação às gerações que conduzirão a humanidade no próximo milênio. Página 14.

b. Provoque sentimentos de certeza, confiança e otimismo frente aos novos rumos do destino individual e coletivo.

c. Priorize a relação entre as pessoas, estabelecendo um vínculo que busque uma educação mais voltada para a cidadania.

d. Promova competências relevantes para a adaptação dos indivíduos em sociedade, para que assim se construa uma coletividade homogênea.

e. Seja formal e delegada somente a escola, priorizando transmitir conhecimento.

Feedback
A resposta correta é: Acompanhe a velocidade das novas informações, para que os indivíduos consigam se adequar a uma sociedade cada vez mais diversa, plural e complexa..

10. Os princípios de uma educação democrática atual, com valores como tolerância, diálogo, participação e respeito na convivência, relacionam-se aos pilares da educação, como o aprender a conviver e a ser, e à formação de um cidadão responsável, livre e participante no aprender a fazer em sua comunidade. Com esse enfoque, Dewey, no início do século XX, já havia ressaltado a importância de uma proposta democrática para uma escola inserida em seu meio. A participação dos alunos na elaboração de suas normas, por exemplo, era bem acolhida, e a intervenção do adulto era permitida como mediador pedagógico entre o conhecimento e o indivíduo e o grupo de estudo ao qual pertencia. A respeito das asserções destacadas, é correto afirmar que na atualidade:
I.As práticas curriculares devem ser coerentes em suas concepções com o que hoje temos como perfil de homem e de mulher que pretendemos alcançar na educação de nossos alunos.

II.Hoje, cabe à escola cidadã, contextualizada na sociedade da informação, desenvolver competências e habilidades necessárias a uma formação integral.

III.As práticas utilizadas nas escolas buscam uma interação social dos indivíduos em um mundo autoritário, egoísta, tendo em vista a realidade que os rodeia.

IV.Seja pelo caráter organizado de práticas ligadas à interação do saber, seja pelo caráter prático e reflexivo do conhecimento, o campo pedagógico acaba se distinguindo do campo social onde a educação esteja envolvida. É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I e III, apenas.

b. I, II e IV, apenas.
Conteúdo:
Educação e seus paradigmas. As funções da escola são determinadas pela natureza, extensão e condições de distribuição social do saber. A escola, em sua missão cultural, surge como transmissora intencional do conhecimento considerado socialmente útil. A relação pedagógica da escola é determinada em cada momento histórico, pela forma como a sociedade e a escola percebem o conhecimento e as relações sociais. Na atualidade, as práticas curriculares devem ser coerentes em suas concepções com o que hoje temos como perfil de homem e de mulher que pretendemos alcançar na educação de nossos alunos. Hoje, cabe à escola cidadã, contextualizada na sociedade da informação, desenvolver competências e habilidades necessárias a uma formação integral. Um formação integral para a inserção dos indivíduos em um mundo em constante transformação, tendo em vista a transformação da realidade que os rodeia em termos de sustentabilidade planetária. Página 18.

c. II, III e IV, apenas.

d. Nenhuma das alternativas está correta.

e. Todas as afirmativas são corretas.

Feedback
A resposta correta é: I, II e IV, apenas..


11. A visão de mundo que os paradigmas proporcionavam, sempre levava a influência das práticas escolares, mas, nos povos primitivos, não havia distinção entre campo educativo e campo pedagógico, pois, a criança era educada no meio familiar, então, logo imitava e se integrava naturalmente à vida dos adultos, porém, as sociedades se tornam mais complexas, surgindo também a necessidade de diferenciar os papéis sociais e de preparação dos indivíduos para o exercício desses papéis. Diante dessa temática, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Em oposição à educação familiar, surgem novos conceitos educativos, inserindo novos personagens e situações familiares e sociais.
b. O campo pedagógico se configura por sua intencionalidade formativa, quando são inseridos novos personagens em situações geradas pelos novos contextos educacionais.
Conteúdo:
Funções da escola. Pois, em oposição à educação familiar, que tem objetivos menos complexos, surgem os novos contextos educacionais, em que se inserem novos personagens e situações que por sua intencionalidade formativa, vai configurando o que hoje é conhecido como campo pedagógico. Página 17.
c. O campo pedagógico surge com objetivos de transferir toda a educação familiar para a educação escolar.
d. Em oposição ao campo da pedagogia, à educação familiar era mais complexa e inseria novos personagens e situações sociais.
e. O campo da pedagogia e a educação familiar, ambos oferecem possibilidades a partir da prática pedagógica de construir paradigmas inovadores em atendimento aos novos desafios educacionais.
Feedback
A resposta correta é: O campo pedagógico se configura por sua intencionalidade formativa, quando são inseridos novos personagens em situações geradas pelos novos contextos educacionais..


12. Na prática, a educação exige uma relação pedagógica continuamente integrada com a vida e reage negativamente a repetições, e ou posições não renovadoras, buscando formar educandos para o aprender a fazer e a conviver, em uma proposta de formação do ser a partir de sua realidade. Na pesquisa, o saber original é privilegiado, o plagiado não, pois a busca é por uma investigação que traga solução para os problemas que a vida coloca. Sobre pesquisa, leia atentamente as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I.A prática pedagógica se alimenta da pesquisa, da investigação e da busca de informações para compreender a realidade em que o docente se movimenta.
II.A aceitação de questões relativas aos temas em educação sem questionamentos é um princípio pertinente para o professor que tem em vista realizar os objetivos da educação, para tornar a escola, ou outro espaço educativo, como um todo, um ambiente formativo.
III.A busca de solução para questões pertinentes ou outras no campo pedagógico fazem parte da docência e a solução está exclusivamente na prática.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II.
b. Todas as alternativas.
c. I e II.
d. III.
e. I.
Conteúdo:
Pesquisa e prática pedagógica na formação do professor. A prática pedagógica se alimenta da pesquisa, da investigação e da busca de informações para compreender a realidade em que o docente se movimenta. O professor que tem em vista realizar objetivos da educação, para tornar a escola um ambiente formativo, deve tomar como princípio pertinente, a problematização de questões relativas aos temas em educação. A busca de solução para os problemas pertinentes no campo pedagógico fazem parte da docência e, para melhores respostas, o professor deve buscar na teoria, princípios norteadores que embasarão soluções para cada problema. Página 30.
Feedback
A resposta correta é: I..

13. A formação de profissionais da educação é trabalhada em uma situação em que o conhecimento que se tem domínio, facilmente é redimensionado, reelaborado, tendo em vista os avanços da ciência e da tecnologia, no contexto da Era da Informação que estão acontecendo no mundo em todas as áreas do conhecimento de forma permanente e continuada, envolvendo novos contingentes de educadores. Diante dessa temática, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a opção que corresponde a sua resposta.
I.O envolvimento e a responsabilidade dos profissionais da Educação e das instituições educativas com o processo de formação constituem, na escola, condição fundamental para uma mudança de paradigma em relação à leitura de mundo, em relação ao processo de construção de conhecimento.
II.Nas atuais perspectivas de capacitação de educadores, é impossível pensar em um profissional que não tenha consciência das contradições que se originam em sua prática educativa durante o desenvolvimento de seu trabalho pedagógico.
III.A formação inicial dos profissionais da Educação é responsabilidade da instituição em que está inserido, para que então possa mudar seus paradigmas, em relação às suas práticas, estudando seus erros inconscientemente.
Assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. I.
b. Todas as alternativas.
c. I e II.
Conteúdo:
Docência, prática pedagógica e pesquisa. Educadores e Instituição juntos com responsabilidade e formação, possuem condições para mudar paradigmas em relação à leitura de mundo, em relação ao processo de conhecimento e atualmente, na perspectiva da capacitação de educadores, só é possível pensar em profissionais que tenham consciência das contradições que se originam durante suas práticas educativas, em seu desenvolvimento pedagógico. Página 25 e 26.
d. III.
e. II.
Feedback
A resposta correta é: I e II..


14. Paradigma é a visão cultural ou científica que temos de mundo, é ele que faz com que alguns dos conceitos (do velho paradigma) sejam alterados para que a prática se altere também. Os problemas do nosso tempo já não podem mais ser compreendidos isoladamente, e sim, ser analisados em suas interdependências. Com relação ao paradigma entre a visão holística e a ecológica é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Visão Holística analisa como um todo funcional e compreende a consequente interdependência das suas partes. Já a visão ecológica, além da visão holística, ainda adiciona a percepção de como está inserida no seu ambiente natural e social.
Conteúdo:
Paradigmas pedagógicos. A visão Holística analisa como um todo funcional e compreende a consequente interdependência das suas partes, já a visão ecológica, além da visão holística, ainda adiciona a percepção de como está inserida no seu ambiente natural e social. Página 15.
b. Tanto a visão holística como a ecológica são influenciadas pela biologia e observam o todo funcional, mas não compreendem a interdependência de suas partes.
c. A visão holística requer um constante diálogo com o mundo e a vida, busca-se um enfoque, um conhecimento fragmentado, esperando superar os desafios da sociedade moderna. A visão ecológica é o meio humanista e natural na qual o indivíduo e a natureza estão interligados.
d. Tanto a visão holística como a ecológica, observam o todo funcional, independentemente de suas partes.
e. Visão Holística: percebe como está inserida no seu ambiente, individualmente e a visão ecológica insere-se no seu ambiente global.
Feedback
A resposta correta é: Visão Holística analisa como um todo funcional e compreende a consequente interdependência das suas partes. Já a visão ecológica, além da visão holística, ainda adiciona a percepção de como está inserida no seu ambiente natural e social..


15. Para desenvolver uma proposta educativa de formação integral do professor, é fundamental o entendimento da relação dos conceitos de educação, de prática e de pesquisa. Demo (2002) enfatiza a característica emancipatória da educação, que exige a pesquisa como método formativo, pois tanto uma (a educação) quanto a outra (a pesquisa) colocam-se contra a ignorância. O que busca a pesquisa e a educação nessa formação integral do professor? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. A educação busca trazer poucos conhecimentos e a pesquisa não trará novos conhecimentos, apenas o manterá informado.
b. A pesquisa busca atrelar informações sem estruturações e a educação complementar as muitas informações do dia a dia.
c. A pesquisa busca criar soluções para as novas situações com que o professor se depara em sua atividade docente e a educação busca incentivar e mostrar a possível e desejável alternância e interação entre ambas.
d. A educação busca trazer informações já adquiridas no decorrer da vida e a pesquisa busca arrumar o que já foi conhecido.
e. A pesquisa busca o conhecimento, e a educação busca a consciência crítica.
Conteúdo:
Pesquisa e prática pedagógica na formação do professor. A pesquisa e a educação na formação do professor buscam trazer conhecimentos através da pesquisa e consciência crítica através da educação. Página 29.
Feedback
A resposta correta é: A pesquisa busca o conhecimento, e a educação busca a consciência crítica..


16. Em oposição à educação familiar e tribal, que têm objetivos menos complexos, surgem novos contextos educativos, em que se inserem personagens e situações que, segundo Estrela (1994), por sua intencionalidade formativa, vão configurando o que hoje chamamos de campo pedagógico. São elas, entre outras:
I.O surgimento de agentes sociais da comunidade, encarregados da função educativa; a sistematização de um corpo de saberes, que é objeto de transmissão intencional;
II.A determinação de um lugar próprio para aprendizagem, separado do espaço familiar;
III.A delimitação temporal do processo educativo, bem como uma avaliação de resultados.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III é verdadeira.
b. Apenas a alternativa I é verdadeira.
c. Apenas a alternativas II é verdadeira.
d. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
e. As alternativas I, II e III são verdadeiras.
Conteúdo:
Campo pedagógico. Todas as três alternativas se encontram corretas, pois todas elas por sua intencionalidade formativa configuram o que hoje chamamos de campo pedagógico. Página 15.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I, II e III são verdadeiras..


17. Formar profissionais da educação é trabalhar em uma situação em que o conhecimento que se domina tem que ser constantemente redimensionado, reelaborado, devido aos avanços da ciência e da tecnologia, no contexto da Era da Informação. Ainda no que se refere à formação de professores, analise as afirmações abaixo:
I.A formação de professores e educadores deverá acontecer de forma contextualizada, para uma atitude reflexiva: não sendo apenas receptor e transmissor, mas o próprio produtor de conhecimento. Pretende-se um professor que pesquise, analise, aplique e registre os resultados de suas investigações.
II.A formação deve ser abrangente e construída exclusivamente por acúmulo de conhecimentos, a qual será suficiente para formar profissionais reflexivos e competentes.
III.A formação de professores inclui informações e habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
Conteúdo:
Práxis pedagógica. A formação deve ser abrangente e construída não apenas por acúmulo de conhecimentos, e sim por meio de reflexão crítica sobre a própria experiência educativa e pedagógica, sobre o tipo de profissional e de homem que se quer formar, em interação com os outros elementos da comunidade escolar e com outros segmentos da sociedade. Página 25, 26 e 27.
b. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
c. Todas as alternativas são verdadeiras.
d. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
e. Nenhuma alternativa é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I e III são verdadeiras..


18. A etimologia da palavra “pedagogia” remete‑se ao pedagogo como “o escravo que acompanhava a criança à escola, tendo-se tornado, com a evolução dos costumes, o repetidor das lições do mestre de boas maneiras” (ESTRELA, 1994). Isso ocorreu na Grécia. Em Roma, os tradicionalistas reivindicaram essa tarefa e responsabilidade pela educação dos jovens para a família. Mas o termo “pedagogia” foi atribuído a Calvino só no século XV. A pedagogia adquiriu conotações negativas por se distanciar da realidade, mas recuperou o seu prestígio ao tornar-se uma ciência experimental, no fim do século XIX. Assim, duas vertentes da pedagogia se delineiam enquanto arte e ciência da educação. Em relação às vertentes delineadas pela pedagogia, bem como o papel desempenhado pela escola, assinale nas proposições abaixo (F) para as falsas e (V) para as verdadeiras.
( )A primeira vertente, coloca a Pedagogia, como um campo da prática organizado.
( )A segunda vertente, coloca a Pedagogia como campo fora de conhecimento organizado e sem possibilidades de reflexões.
( )Na convergência dessas vertentes, seja pelo caráter organizado de práticas ligadas à transmissão intencional do saber, seja pelo caráter teórico e reflexivo do conhecimento, o campo pedagógico acaba se distinguindo do campo educativo.
( )As funções da escola são determinadas pela natureza, extensão e condições de distribuição social do saber.
( )A escola, em sua missão cultural, surge como transmissora de poucos conhecimentos, sendo considerada socialmente inútil.
Escolha uma:
a. V, F, V, V, F.
Conteúdo:
Educação e prática profissional. A segunda alternativa é considerada falsa, pois a segunda vertente coloca a Pedagogia como campo de conhecimento sistematizado e refletido. Já a última alternativa é considerada falsa em decorrência da missão da escola que é de ser um veículo transmissor de conhecimentos, sendo considerado socialmente útil. Página 15.
b. V, V, F, V, F.
c. F, V, F, F, V.
d. F, F, V, V, V.
e. F, F, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V, F..


19. O docente reflexivo, como profissional do conhecimento, realiza a sua prática com uma concepção de um saber sempre reconstruído e ressignificado, em processo continuado de avaliação e reavaliação de sua ação educativa, a partir de uma postura de pesquisa e aplicação dos resultados das investigações de interesse da área educacional no processo que envolve a docência, prática pedagógica e pesquisa. A formação de professores inclui:
Escolha uma:
a. Inclui promover um diálogo, contribuindo para uma visão mais ampla do conhecimento, que possibilite melhor compreensão do mundo físico para a construção da cidadania.
b. Informações e habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
Conteúdo:
Práxis pedagógica. O docente reflexivo, como profissional do conhecimento, realiza a sua prática com uma concepção de um saber sempre reconstruído e ressignificado, em processo continuado de avaliação e reavaliação de sua ação educativa, a partir de uma postura de pesquisa e aplicação dos resultados das investigações de interesse da área educacional, onde a formação de professores inclui informações e habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania. Página 25.
c. Habilidades e competências que devem ser promovidas no ensino, tendo-se uma leitura da escola como organização complexa que tem a função de promover apenas uma educação para cidadania.
d. Diálogo no exercício da educação, com princípios de disciplina e pertinência . Para isso, é fundamental ter uma leitura da desorganização que pode haver dentro de uma escola complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
e. Competência: é necessário domínio dos conhecimentos para que se possa repassá-los de uma forma autoritária. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores.
Feedback
A resposta correta é: Informações e habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania..


20. Nas atuais perspectivas de capacitação de educadores, é impossível pensar em um profissional que não tenha consciência das contradições que se originam em sua prática educativa durante o desenvolvimento de seu trabalho pedagógico. Cabe às instituições formadoras, na formação inicial, repensar o tipo de profissional necessário à escola e à sociedade de hoje, tendo em vista o quadro social atual. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - Licenciatura (BRASIL, 2006a): Art. 3º, o estudante de pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Parágrafo único. Para formação do licenciado em pedagogia, são necessários:
I.O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II.A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III.A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
IV.Uma visão sistêmica da realidade e do homem.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão incorretas.
b. Alternativas II, III e IV, apenas.
c. Alternativas I e III, apenas.
d. Todas as alternativas.
e. Alternativas I, II e III, apenas.
Conteúdo:
Práxis pedagógica. Cabe às instituições formadoras, na formação inicial, repensar o tipo de profissional necessário à escola e à sociedade de hoje, tendo em vista o quadro social atual. Para a formação do licenciado em pedagogia é necessário que o conhecimento da escola como organização complexa tenha a função de promover a educação para e na cidadania;
que a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
e a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino. Página 26.
Feedback
A resposta correta é: Alternativas I, II e III, apenas..

21. No momento em que se realiza uma pesquisa, adquirem-se novos conhecimentos, ampliam-se os já existentes e, também, torna-se possível criar outros. “Pesquisa é entendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo do conhecimento.” (DEMO, 2005, p. 31). Diferentes tipos de pesquisa podem ser adotados pelo pesquisador para alcançar seu objetivo: pesquisa teórica, metodológica, empírica e prática. A seguir são apresentadas as características dos quatros tipos de pesquisas. Assinale (V) para as características verdadeiras e (F) para as falsas.
( )Segundo Demo (2005), na pesquisa teórica o pesquisador reconstrói teorias, ideias, ideologias e polêmicas para aprimorar a prática.

( )A pesquisa metodológica dedica-se a inquirir métodos e procedimentos a serviço da cientificidade.

( ) A pesquisa empírica busca dados relevantes e convenientes, obtidos por meio da experiência, da vivência do pesquisador. Nesse modelo, o pesquisador precisa inserir-se na realidade que irá pesquisar, precisa envolver-se com os sujeitos, ou seja, é uma pesquisa que se faz com presença.

( )A pesquisa prática não deve estar ligada a práxis, ou seja, não há necessidade de se usar o conhecimento científico para intervir na realidade.

Escolha uma:

a. F, V, V, F.

b. V, F, V, F.

c. V, V, V, F.

d. F, F, F, V.

e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..

22. Segundo Demo (2005), “Pesquisa é entendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo do conhecimento.” Diferentes tipos de pesquisa podem ser adotados pelo pesquisador para alcançar seu objetivo: pesquisa teórica, metodológica, empírica e prática. A seguir relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada uma delas:
I.Pesquisa teórica

II.Pesquisa metodológica

III.Pesquisa empírica

IV.Pesquisa prática

( )Dedica-se a inquirir métodos e procedimentos a serviço da cientificidade.

( )O pesquisador reconstrói teorias, ideias, ideologias e polêmicas para aprimorar a prática.

( )Está ligada a práxis, ou seja, usa-se o conhecimento científico para intervir na realidade.

( )Busca dados relevantes e convenientes, obtidos por meio da experiência, da vivência do pesquisador.
A sequência correta é:

Escolha uma:

a. III - II - I - IV.

b. III- IV - I - II.

c. I - III - IV - II.

d. II - I - IV - III.
Conteúdo:
Pesquisa e conhecimento. Segundo Demo (2005), na pesquisa teórica um exemplo é a questão da inclusão nas escolas. Primeiramente, é preciso estudar e compreender o assunto para, depois, buscar alternativas de trabalho prático nas instituições educativas, para atender à diversidade. A pesquisa metodológica dedica-se a inquirir métodos e procedimentos a serviço da cientificidade. Pesquisa empírica - nesse modelo, o pesquisador precisa inserir-se na realidade que irá pesquisar, precisa envolver-se com os sujeitos, ou seja, é uma pesquisa que se faz com presença. Pesquisa prática - um exemplo é a pesquisa participante, em que o pesquisador apresenta os resultados obtidos, propõe e realiza intervenções. Página 99 e 100.

e. II - I - III - IV.
Feedback
A resposta correta é: II - I - IV - III..
23. A pesquisa é uma prática que faz parte do dia a dia das pessoas e, como ato educativo, possibilita a investigação e o conhecimento. Pesquisar é gerar novos conhecimentos ou, ainda, refutar um conhecimento pré-existente, podemos afirmar que se pesquisa em todas as fases da vida. Ainda no que se refere à pesquisa, analise as afirmações a seguir:
I.A prática da pesquisa permite ao ser humano aprender sempre, tem uma relação com o ensino e a aprendizagem e demanda uma série de competências, entre elas: saber ouvir, saber observar, saber silenciar e dialogar.

II.Somos pesquisadores natos e a pesquisa é um procedimento que faz parte de nosso cotidiano que se inicia desde o nascimento.

III.A pesquisa surge por uma necessidade do ser humano de conhecer mais e melhor, de esclarecer suas dúvidas sobre algo ou situação que vivencia.
Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.

b. Todas as alternativas são falsas.

c. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.

d. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.

e. Todas as alternativas são verdadeiras.
Conteúdo:
Pesquisa. O ser humano pesquisa a vida toda: em jornais, rótulos, dicionários, livro de receitas, livro didático entre outros, de acordo com seus interesses, porém de forma rudimentar. Cabe à escola ensinar procedimentos de pesquisa que irão contribuir com as mudanças da realidade. É mesmo difícil imaginar qualquer ação humana que não seja precedida por algum tipo de investigação. A simples consulta ao relógio para ver que horas são, ou a espiada para fora da janela para observar o tempo que está fazendo, ou a batidinha na porta do banheiro para saber se tem gente dentro... Todos esses gestos são rudimentos de pesquisa (BAGNO,1998, p. 18). Página 95 e 96.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..

24. A pesquisa é uma prática que faz parte do dia a dia das pessoas e, como ato educativo, possibilita a investigação e o conhecimento. O ato de pesquisar possibilita aprender novos conceitos e, assim, modificar a realidade. Um bom pesquisador vai além do conhecimento, ele é capaz de propor ações que respondem à investigação realizada, ou seja, consegue detectar o problema e tenta solucioná-lo. Partindo do pressuposto de que pesquisar é gerar novos conhecimentos ou, ainda, refutar um conhecimento pré-existente, podemos afirmar que se pesquisa em todas as fases da vida. Em relação ao exposto acima, é correto afirmar que:
I-Cabe à escola ensinar procedimentos de interação e fixação que irão contribuir com as mudanças da realidade e as necessidades do ser humano na mudança da realidade, das religiões, mais especificamente.

II-A pesquisa surge por uma necessidade do ser humano de conhecer mais e melhor, de esclarecer suas dúvidas sobre algo ou situação que vivencia. Até porque cabe à escola ensinar procedimentos de pesquisa que irão contribuir com as mudanças da realidade.

III-A prática da pesquisa permite ao ser humano aprender sempre, ter uma relação com o ensino e a aprendizagem, e demanda uma série de competências, entre elas: saber ouvir, saber observar, saber silenciar e dialogar. Aprende-se a aprender com outras pessoas e esse é um processo coletivo, que está presente em toda a trajetória de vida.

IV-A prática da pedagogia permite ao ser humano aprender sempre, ter uma relação com o ensino e a aprendizagem, e demanda uma série de pesquisas, entre elas: saber ouvir, saber observar, saber vivenciar, saber amar ao próximo.
É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. Alternativas II, III e IV, apenas.

b. Alternativas II e III, apenas.
Conteúdo:
Pesquisa e conhecimento. A pesquisa é uma prática que faz parte do dia a dia das pessoas e, como ato educativo, possibilita a investigação e o conhecimento. O ato de pesquisar possibilita aprender novos conceitos e, assim, modificar a realidade. Cabe à escola ensinar procedimentos de pesquisa que irão contribuir com as mudanças da realidade onde a pesquisa surge por uma necessidade do ser humano de conhecer mais e melhor, de esclarecer suas dúvidas sobre algo ou situação que vivencia. Até porque cabe à escola ensinar procedimentos de pesquisa que irão contribuir com as mudanças da realidade. A prática da pesquisa permite ao ser humano aprender sempre, ter uma relação com o ensino e a aprendizagem, e demanda uma série de competências, entre elas:
saber ouvir, saber observar, saber silenciar e dialogar. Aprende-se a aprender com outras pessoas e esse é um processo coletivo, que está presente em toda a trajetória de vida. Página 96.

c. Alternativas I, II e IV , apenas.

d. Todas as alternativas estão incorretas.

e. Todas as alternativas.
Feedback
A resposta correta é: Alternativas II e III, apenas..

25. O material audiovisual pode ilustrar, significantemente, determinados conceitos, fatos, teorias e princípios que, de outra forma, seriam apresentados de maneira entediante, cansativa, confusa e dispendiosa. Ele é importante para permitir aos alunos vivenciar relações, processos e conceitos. De acordo com o texto acima podemos afirmar que:
I.Os recursos áudio visuais precisam levar os alunos ao processo de desenvolvimento critico, bem como utiliza-los como motivação para um novo conteúdo.

II.Os recursos áudio visuais são utilizados somente para dar mais credibilidade ao trabalho do professor, tornando assim sua aula mais divertida e menos monótona.

III.Os recursos áudio visuais é um método de trabalho didático que proporciona uma auto confiança ao professor e serve exclusivamente para os alunos recuperarem sua alto-estima.

IV.Ao professor, compete explorá-lo de maneira criativa, a partir de uma relação de autonomia e de interação, sem subordinar sua ação à organização do livro didático.
É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. Todas estão corretas.

b. I e III

c. I e II

d. Todas estão erradas.

e. I e IV
Conteúdo:
Material audiovisual. Como se pode observar na página indicada onde o autor cita o seguinte texto. No contexto de profunda saturação audiovisual entre os jovens, maisdo que usar a ilusão e a fantasia, os produtos audiovisuais precisam levar osalunos a avaliar e a desconstruir as imagens que lhe são oferecidas, tornando-os críticos nesse processo de interação com as mídias. O material audiovisualdeve ser utilizado quando houver necessidade de motivação do aluno para umnovo conteúdo a ser apresentado, auxiliando no processo de desenvolvimentoda capacidade crítica. Página 92 e 95.
Feedback
A resposta correta é: I e IV.

26. Para pesquisadores iniciantes, a observação é uma técnica primordial, pois ela auxilia muito no desenvolvimento das pesquisas. É por meio dela que permiti que o aluno observe e se aproxime do real e assim registre a experiência vivida. Marconi e Lakatos (2007, p. 193) afirmam que a observação, assim como todas as outras técnicas de pesquisa, oferece uma série de vantagens e desvantagens, havendo, portanto, sempre que possível, a necessidade de se aplicar mais de uma técnica para a coleta de informações a respeito de um mesmo fenômeno. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta a maior vantagem da observação na pesquisa.
Escolha uma:

a. A duração dos acontecimentos é fixa - sendo rápida e os fatos podem ocorrer simultaneamente.

b. Vários aspectos da vida cotidiana, particular, São acessíveis ao pesquisador.

c. Pode ser prevista, o que não impede o observador de presenciar o fato;

d. A maior desvantagem no uso de observações em pesquisas relacionadas a possibilidades de não obter as informações precisas.

e. A maior vantagem do uso da observação em pesquisa está relacionada à possibilidade de se obter a informação na ocorrência espontânea do fato.
Conteúdo:
Observação. Como se pode observar nas páginas indicadas a técnica de observação oferece uma série de vantagens e desvantagens, havendo, portanto, sempre que possível, a necessidade de se aplicar mais de uma técnica para a coleta de informações a respeito de um mesmo fenômeno. A maior vantagem do uso da observação em pesquisa está relacionada à possibilidade de se obter a informação na ocorrência espontânea do fato. Página 84.
Feedback
A resposta correta é: A maior vantagem do uso da observação em pesquisa está relacionada à possibilidade de se obter a informação na ocorrência espontânea do fato..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O material audiovisual pode ilustrar, significantemente, determinados conceitos, fatos, teorias e princípios que, de outra forma, seriam apresentados de maneira entediante, cansativa, confusa e dispendiosa. Ele é importante para permitir aos alunos vivenciar relações, processos e conceitos. Nessa perspectiva, o material audiovisual, como mediação pedagógica deve ter, como premissa: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

a. sua interação constante com o conhecimento de forma aleatória.

b. sua interação constante com os indivíduos e objetos

c. sua interação constante com o conhecimento e a possibilidade de extrapolá-lo.
Conteúdo:
Material audiovisual. É significativo ressaltar que os materiais audiovisuais devem, sempre, contemplar a possibilidade de diálogo que esse material estabelecerá com o aluno. Nessa perspectiva, o material audiovisual, como mediação pedagógica, deve ter, como premissa, a sua interação constante com o conhecimento e a possibilidade de extrapolá-lo. Página 92 e 93.

d. sua interação constante com os jogos e a possibilidade de aprendizagem através do mesmo.

e. sua interação constante com a brincadeira e a possibilidade de levar para casa.
Feedback
A resposta correta é: sua interação constante com o conhecimento e a possibilidade de extrapolá-lo..

28. Sabemos que ao realizarmos algumas atividades de estágio iremos conhecer algumas instituições de educação infantil, e para saber desempenhar o papel de um estagiário/pesquisador é necessário que estejamos fundamentados, subsidiados, ou seja, preparados para alguns aspectos realizados e relacionados a organização dessa etapa de educação. Conhecer a práxis do professor no seu próprio espaço de trabalho, a escola, considerando o ambiente natural como fonte direta de dados. Com base nas informações a cima assinale a alternativa que melhor destaca a técnica de observação e de qual abordagem da pesquisa faz parte?
Escolha uma:

a. Abordagem quantitativa pelo uso da quantificação, tanto na coleta quanto no tratamento das informações, utilizando-se técnicas estatísticas, objetivando resultados que evitem possíveis distorções de análise e interpretação, possibilitando uma maior margem de segurança.

b. Abordagem qualitativa de pesquisa, a qual tem como pressuposto dar voz ao sujeito analisado, apresentando-se como a abordagem mais adequada na busca dos significados das relações sociais e dos conhecimentos elaborados em sua prática cotidiana.
Conteúdo:
Observação como estratégia de compreensão da prática pedagógica. Como se pode observar na página indicada vimos que para conhecer a práxis do professor no seu próprio espaço de trabalho, que é a escola, estamos considerando o ambiente natural como fonte direta de dados. A técnica da observação que faz parte dessa abordagem da pesquisa é a qualitativa de pesquisa, a qual tem como pressuposto dar voz ao sujeito analisado, apresentando-se como a abordagem mais adequada na busca dos significados das relações sociais e dos conhecimentos elaborados em sua prática cotidiana. Página 82.

c. Pesquisa de campo, ponto de partida de qualquer pesquisa.

d. Experimental, envolve algum tipo de experimento que deve seguir um método a rigor científico para que a estrutura se faça eficiente.

e. Pesquisa bibliográfica e documental - ponto de partida de toda pesquisa.
Feedback
A resposta correta é: Abordagem qualitativa de pesquisa, a qual tem como pressuposto dar voz ao sujeito analisado, apresentando-se como a abordagem mais adequada na busca dos significados das relações sociais e dos conhecimentos elaborados em sua prática cotidiana..

29. Existem determinados norteamentos para a apresentação de uma pesquisa científica. Mesmo uma simples pesquisa com certo público para identificar a sua preferência a determinadas questões não significa relatar que se enquadra em um estudo de cunho científico. No entanto, para ser um estudo cientifico, alguns procedimentos precisam ser levados em consideração. Um dos itens importantes para a formulação de uma pesquisa cientifica é a observação. Observe as alternativas abaixo e destaque aquela que melhor apresenta as várias modalidades de observação.

Escolha uma:

a. Forma universitária, forma escolar e forma contratual.

b. Ter o cuidado de não induzir, na pergunta, a resposta do entrevistado; a explicação demasiada da pergunta pode acabar dizendo o que se espera na resposta.

c. Não incorporar a comunidade ou a realidade observada.

d. Estruturação, participação do observador, número de observações e observadores, local de observação, técnica de atuação na realidade.
Conteúdo:
Limitações. Como se pode observar nas páginas indicadas que informa um dos itens importantes para e formulação de uma pesquisa cientifica é a observação, ela apresenta as várias modalidades de observação, sendo elas:
Estruturação, participação do observador, número de observações e observadores, local de observação, técnica de atuação na realidade. Página 85 e 86.

e. A necessidade de estipular critérios para a delimitação dos sujeitos da pesquisa; a definição do número de entrevistados; a falta de familiaridade do entrevistador com o instrumento de pesquisa.
Feedback
A resposta correta é: Estruturação, participação do observador, número de observações e observadores, local de observação, técnica de atuação na realidade..

30. Existem determinados norteamentos para a apresentação de uma pesquisa científica. Mesmo uma simples pesquisa com certo público para identificar a sua preferência a determinadas questões não significa relatar que se enquadra em um estudo de cunho científico. No entanto, para ser um estudo cientifico, alguns procedimentos precisam ser levados em consideração. Um dos itens importantes para a formulação de uma pesquisa cientifica é a observação. Observe as alternativas abaixo e destaque aquela que melhor apresenta as várias modalidades de observação.
Escolha uma:

a. A necessidade de estipular critérios para a delimitação dos sujeitos da pesquisa; a definição do número de entrevistados; a falta de familiaridade do entrevistador com o instrumento de pesquisa.

b. Ter o cuidado de não induzir, na pergunta, a resposta do entrevistado; a explicação demasiada da pergunta pode acabar dizendo o que se espera na resposta.

c. Estruturação, participação do observador, número de observações e observadores, local de observação, técnica de atuação na realidade.
Conteúdo:
Limitações. Como se pode observar nas páginas indicadas que informa um dos itens importantes para e formulação de uma pesquisa cientifica é a observação, ela apresenta as várias modalidades de observação, sendo elas:
Estruturação, participação do observador, número de observações e observadores, local de observação, técnica de atuação na realidade. Página 85 e 86.

d. Não incorporar a comunidade ou a realidade observada.

e. Forma universitária, forma escolar e forma contratual.
Feedback

A resposta correta é: Estruturação, participação do observador, número de observações e observadores, local de observação, técnica de atuação na realidade..

31. Projeto Político-Pedagógico diz respeito à direção que se dá às práticas educativas de forma coletiva. Supõe-se que se concretiza por meio de uma gestão participativa, em que o diálogo permite associar as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. É possível dizer que o PPP é a “espinha dorsal da instituição educativa”, em seu eixo precisam estar atrelados muitos elementos e todos os envolvidos devem estar trabalhando sabendo onde estão e aonde pretendem chegar. Sobre o PPP, leia com atenção asserções abaixo:
I.O PPP é apenas um documento construído e depois arquivado, é um organizador das ações pedagógicas e necessário para reflexões individuais em busca de gerenciar conflitos e propor alternativas de melhorias para o ensino-aprendizagem.

II.O PPP pode ser visto com o planejamento geral da instituição, pode-se afirmar que de modo geral, ele não deve ser constituído em um único momento e finalizado, pois, trata-se de um documento que deve ficar sempre inacabado, recebendo sempre novas ideias.

III.O PPP é um exercício de reflexão contínua, e não pode ser construído individualmente e sim, com o envolvimento de todos que participam do processo educativo da escola, sem fragmentação, nem hierarquia.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:

a. Somente a proposição III é verdadeira.

b. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
Conteúdo:
Construção do PPP. O PPP é construído com o envolvimento de todos os integrantes da escola e deve ficar sempre a mão para eventuais consultas e reflexões coletivas em busca de gerenciamento de conflitos e também para propostas alternativas de melhorias para o ensino-aprendizagem. O PPP pode ser visto como planejamento geral, mas, inacabado, visto que, deve estar sempre aberto para novas possibilidades. Página 113 e 114.

c. Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d. As três proposições (I, II, III) são verdadeiras.

e. Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as proposições II e III são verdadeiras..

32. Demo (2005, p. 22), utiliza uma metáfora para exemplificar o que se deseja explicar a respeito do mapeamento: “O relógio não existe sob partes desmontadas, mas estas, quando desmontadas, formam o relógio.” Acerca do mapeamento escolar, assinale V para verdadeiro e F para falso e a seguir escolha a opção que corresponde à ordem correta de suas respostas.
( )No momento do mapeamento, é preciso estar atento a como ocorrem os trâmites internos, quais os pontos fortes e fracos da instituição, como ocorrem as informações e como a escola funciona: se trabalha em grupo ou em equipe.

( )Durante a prática de mapeamento, é importante fazer essa relação, compreendendo como está organizado esse todo, pesquisando criteriosamente cada parte e registrando.

( )A observação participante e, também, o diário de bordo são instrumentos de pesquisa que estão excluídos do mapeamento escolar.

( )A observação participante é a observação baseada na participação real do observador que torna-se um membro ativo do grupo, porém, não se envolve nas práticas diárias.
Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. V, F, V, F.

b. V, F, V, V.

c. V, V, F, F.
Conteúdo:
Mapeamento. No mapeamento é importante estar atento a tudo, devemos conhecer a fundo a instituição onde possivelmente poderemos intervir. Pesquisar, relacionar, compreender, registrar, observar, participar, são atos utilizados no mapeamento escolar. Página 105.

d. F, V, V, V.

e. F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..

33. Segundo Libâneo (2002), o pedagogo é responsável por auxiliar o desempenho dos professores em sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização), é ele que juntamente com o docente irá analisar e compreender as situações de ensino com base em conhecimentos teóricos. Quanto às funções que compete ao pedagogo, analise as afirmações que seguem:
I.É de inteira responsabilidade do pedagogo resolver questões administrativas, financeiras e pedagógicas, sendo assim, a peça-chave no funcionamento da escola.

II.Cabe ao pedagogo organizar o espaço físico, a organização das turmas, os recursos materiais, o currículo e as atividades pedagógicas e, principalmente, ser um dos autores da proposta pedagógica.

III.A esse profissional compete a organização do trabalho pedagógico, inserindo a participação dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.
Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Todas as alternativas são verdadeiras.

b. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
Conteúdo:
Gestão Escolar. Não é responsabilidade do pedagogo gerir aspectos financeiros e administrativos, e sim, do diretor da escola juntamente com sua equipe, fazendo com que a escola funcione em um clima de autonomia e participação. Para atender às exigências do sistema de ensino atual, cujo objetivo maior é a qualidade de ensino, torna-se indispensável a presença do pedagogo prestando assistência pedagógica e didática aos professores. Todas as atividades devem ser voltadas à aprendizagem dos alunos e, para tanto, precisa compreender a ação docente, saber como atuar na sala de aula e como se comunicar com todos os atores envolvidos no ensino. Página:
123, 125 e 126.

c. )Apenas a alternativa I é verdadeira.

d. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.

e. Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III são verdadeiras..

34. Durante a prática de mapeamento, é importante fazer a relação entre os trâmites internos - pedagógicos e administrativos - compreendendo como está organizado o todo na escola, pesquisando criteriosamente cada parte e registrando. A _____________________________e, também, o diário de bordo são instrumentos de pesquisa que poderão ser utilizados nesse momento. Entende-se por____________________________ a observação baseada na participação real do observador, ele torna-se um membro ativo do grupo e envolve-se nas práticas diárias, ou seja, contribui com as ações e, ao mesmo, tempo pesquisa. Nesse momento, é importante que se mantenha a atenção no se que pretende pesquisar. No trecho descrito sobre a importância do mapeamento escolar, está faltando um conceito importante relativo aos critérios para se realizar o mapeamento; escolha nas optativas a seguir a que melhor completa essas lacunas.
Escolha uma:

a. participação do grupo

b. práticas diárias

c. observação participante
Conteúdo:
Mapeamento. O conceito importante que preenche as lacunas é a observação participante, pois o mesmo refere-se à observação que o observador, como membro ativo do grupo deverá realizar para envolver-se nas práticas diárias, ou seja, contribuirá com as ações e, ao mesmo tempo pesquisará. Página 105.

d. realização de funções

e. pesquisa acadêmica
Feedback
A resposta correta é: observação participante.

35. Muito se houve que matemática é a pior matéria na escola isso se dá pela grande dificuldade de algumas pessoas trabalharem com conceitos tão abstratos, ela se torna um desafio para a mente humana, porém já na infância estas dificuldades podem ser minimizadas. Desde 1950 uma importante ferramenta chamada de Blocos lógicos, vem dando subsidio a alunos para desenvolver o raciocínio. De acordo com o texto acima assinale a alternativa que corresponde ao objetivo dos Blocos lógicos para o desenvolvimento dos alunos:
Escolha uma:

a. É um material extraordinário para estimular, na criança, a coordenação motora fina.

b. É um material extraordinário para estimular, na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação para, então, desenvolver a linguagem.
Conteúdo:
Blocos lógicos. Muito utilizado no trabalho com a Educação Infantil, os blocos lógicos são um conjunto de peças geométricas compostas por quadrados, triângulos, retângulos e círculos. Sua utilização deve se estender para o Ensino Fundamental, uma vez que exercita a lógica e auxilia no desenvolvimento do raciocínio abstrato das crianças. Os blocos lógicos foram criados por volta de 1965, pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Também foram utilizados com crianças por Vygotsky em suas pesquisas sobre a formação dos conceitos infantis. Página 104.

c. É um material que ajuda muito pouco na estimulação das criança, na análise e no raciocínio.

d. É um material extraordinário para estimular, no professor, a boa convivência com as crianças tornando assim a aula mais clara e prazerosa.

e. É um material extraordinário para estimular, no professor, uma linguagem mais apropriada para desenvolver seu trabalho com os alunos.
Feedback
A resposta correta é: É um material extraordinário para estimular, na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação para, então, desenvolver a linguagem..

36. A maioria das crianças gosta muito de quebra-cabeças, por isso, o tangram é um recurso didático que faz tanto sucesso em todas as salas de aula, é um jogo de quebra-cabeças chinês, de origem milenar, composto por sete peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e 1 paralelograma. Cada peça é chamada de “tans”. De acordo com o texto acima qual é o principal objetivo didático da utilização do tangram em sala de aula.
Escolha uma:

a. Ele tem grande potencial na formulação de questões discursivas para o desenvolvimento cognitivo do educando.

b. Ele tem grande potencial para desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico dos educandos destacando-se as formas geométricas, os conceitos de geometria como retas, seguimentos de retas, pontos e vértices.
Conteúdo:
Tangram. Entre os conteúdos que podem ser trabalhados, tendo o tangram como recurso didático, destacam-se as formas geométricas, os conceitos de geometria como retas, seguimentos de retas, pontos e vértices. Ele tem, ainda, grande potencial para desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico dos educandos. Reza uma de suas lendas que um imperador chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado que se quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, ao manusear os cacos do espelho que brado, percebeu que poderia montar várias figuras conhecidas. Página 108.

c. Ele tem grande potencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos ao permitir a argumentação e a criticidade.

d. Ele tem grande potencial para analisar o sistema educativo de cada instituição de ensino.

e. Ele tem por objetivo principal averiguar e classificar as inteligências cognitivas dos educandos.
Feedback
A resposta correta é: Ele tem grande potencial para desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico dos educandos destacando-se as formas geométricas, os conceitos de geometria como retas, seguimentos de retas, pontos e vértices..

37. Os blocos lógicos foram criados por volta de 1965 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Também foram utilizados com crianças por Vygotsky em suas pesquisas sobre a formação dos conceitos infantis. O jogo de blocos lógicos é formado por 48 peças, divididas em quatro atributos: De acordo com o texto acima podemos afirmar que:
I.Formas: círculos, quadrados, triângulos e retângulos.

II.Cores: azul, amarelo e vermelho.

III.Tamanhos: pequeno e grande.

IV.Espessuras: fino e grosso.
É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I, III e IV

b. Todas as alternativas estão corretas.
Conteúdo:
Blocos lógicos. A resposta é encontrada claramente na página 104 onde o autor do livro colocou imagens demonstrando assim todas as formas dos blocos lógicos, sendo suas Formas:
círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Cores:
azul, amarelo e vermelho. Tamanhos:
pequeno e grande. Espessuras:
fino e grosso. Página 104.

c. I, II e III

d. Nenhuma das alternativas está correta.

e. II, III e IV
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..

38. Os recursos didáticos são componentes presentes no ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações. Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um ótimo recurso didático, desde que utilizado de forma adequada e correta. O cartaz didático é um recurso pedagógico já utilizado há bastante tempo nas instituições de ensino, mas, ainda assim, merece destaque e reflexão, visto que é um material amplamente difundido em escolas das mais diversas realidades, principalmente, em função de sua praticidade e facilidade. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que corresponde às funções do cartaz:
Escolha uma:

a. auxiliar os alunos na visualização e na fixação do conteúdo mediante as ilustrações e a progressão lógica com que as informações são expostas.

b. instrumento único na avaliação do desenvolvimento do professor e suas perspectivas tecnológicas.

c. avaliar, instrumentar e viabilizar descrições de interatividade com o avaliador.

d. instruir, informar, divulgar, explicar, descrever uma mensagem a um grupo de pessoas.
Conteúdo:
Cartazes. O cartaz didático é um recurso pedagógico já utilizado há bastante tempo nas instituições de ensino, mas, ainda assim, merece destaque e reflexão, visto que é um material amplamente difundido em escolas das mais diversas realidades, principalmente, em função de sua praticidade e facilidade de elaboração. De forma geral, os cartazes têm uma função comunicativa importante:
de instruir, informar, divulgar, explicar, descrever uma mensagem a um grupo de pessoas. Página 110.

e. formar diferentes figuras, utilizando todas as peças, sem sobreposição, e com todas as peças se tocando.
Feedback
A resposta correta é: instruir, informar, divulgar, explicar, descrever uma mensagem a um grupo de pessoas..

39. Podemos afirmar que a gestão não desvincula da administração, apenas dá a ela um novo enfoque, o autoritarismo é substituído pela democracia. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96 (BRASIL, 1996), em seus artigos 14 e 15, fortalece essa argumentação apresentando princípios que deverão ser adotados pela escola, como: a participação dos profissionais da educação na construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, bem como a participação da comunidade escolar local. Que gestão segue estes princípios ? Marque a alternativa correta:
Escolha uma:

a. Gestão Autoritária.

b. Gestão Democrática.
Conteúdo:
Gestão Escolar. Na gestão democrática, a equipe escolar, ou seja, pais, alunos, funcionários e comunidade são a voz e os seres pensantes da escola. Em um trabalho conjunto, buscam a melhoria da qualidade do ensino. Essa dimensão participativa que determina que o nível de desempenho de uma instituição deve ser um processo interativo e dinâmico que busque superar as dificuldades e provoque mudanças positivas. Página 122 e 123.

c. Gestão Inclusiva.

d. Gestão Pedagógica.

e. Gestão Hierárquica .
Feedback
A resposta correta é: Gestão Democrática..

40. Não é nenhum problema dar início a alfabetização formal ainda na educação infantil, basta que este processo seja privilegiado através do lúdico e de atividades coerentes a cada faixa etária. Para isso, contamos com vários materiais didáticos, um deles que se destaca é o alfabeto concreto ao desenvolver o trabalho pedagógico com as letras do alfabeto, tendo um alfabeto concreto em sala. O professor tem condições de discutir e problematizar algumas hipóteses de escrita da criança, assim como, regularidades e irregularidades do sistema alfabético. Sendo assim, a partir de que momento podemos inserir o alfabeto concreto na alfabetização das crianças? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

a. a partir da educação infantil.
Conteúdo:
Alfabeto concreto. As salas de aula de classes de alfabetização, em geral, são ambientes ricos em referências escritas:
textos, listas de palavras, rótulos, alfabetos etc. Essa característica é muito positiva para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização e letramento, uma vez que promove a imersão do educando no mundo letrado, ampliando ou construindo seu repertório de leitura e de escrita Nesse contexto, a construção do alfabeto concreto em classes de alfabetização é um recurso de grande valor. Página 122 e 123.

b. a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

c. a partir dos dez anos de idade.

d. a partir dos nove anos de idade.

e. a partir da educação fundamental.
Feedback

A resposta correta é: a partir da educação infantil..

41.Uma nova fase caracteriza a sociedade atual, pois as tecnologias da informação e da comunicação estão provocando rápidas transformações no bojo das relações humanas. A revolução tecnológica e o avanço dos conhecimentos na sociedade de consumo de nossos dias inserem-se em um contexto econômico-social que inclui uma lógica de exclusão e uma consequente ausência de sentimentos em relação ao outro e de sensibilidade solidária. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir:

I.Nesse novo cenário, com um universo complexo, composto de redes de conhecimento, de novas tecnologias, de novas formas de empregabilidade, de aproximação geográfica, mas também de distanciamento físico, de novos paradigmas de entendimento e de ação em uma realidade em reconstrução, todos precisam aprender, reaprender.

II.É indispensável uma educação que acompanhe a velocidade das novas informações, para que os indivíduos consigam se adequar a uma sociedade cada vez mais diversa, plural e complexa. A educação, ao longo da vida, sugere o conceito de uma sociedade preparada para aprender a aprender sempre.

III.O acesso à informação e ao conhecimento tornou-se fator determinante para que as pessoas possam compreender o mundo em transformação.
Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Nenhuma alternativa é verdadeira.

b. Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.

c. Todas as alternativas são verdadeiras.
Conteúdo:
Educação e prática profissional. Para adquirir as competências necessárias para a compreensão e adaptação a essas novas realidades, a educação passa a ter um papel relevante em relação às gerações que conduzirão a humanidade no próximo milênio. “Mais que informação e conhecimento, o que precisamos é aumentar a nossa capacidade pessoal de entender as coisas, de aprender a descobrir, de adaptar e inventar sob uma perspectiva crítica” (SARMENTO, 2000, p. 63).Página 13 e 14.

d. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.

e. Apenas a alternativa I e II são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..

42. Sabe-se que a investigação, a pesquisa e o conhecimento estão atrelados e permitem a modificação da realidade. Pesquisar apenas para identificar algum problema, por exemplo, não pode ser considerado um ato educativo eficaz: é necessário pesquisar e propor ações. A respeito do exposto, é correto afirmar que a pesquisa é:
Escolha uma:

a. Uma corrente pedagógica que precisa ter fundamentação teórica e filosófica, tornando-se uma vertente da educação importante para o ensino.

b. Uma atividade aleatória que pode ser realizada de forma simples com as experiências de nosso cotidiano.

c. Uma prática que ilumina a prática de estágio docente e o próprio exercício da profissão, para compreender a complexidade do ato educativo nas diferentes situações divergentes.

d. Uma atividade planejada e, como tal, precisa ter fundamentação teórica e metodológica, tornando-se uma prática importante no ensino.
Conteúdo:
Pesquisa. A pesquisa é uma atividade planejada e, como tal, precisa ter fundamentação teórica e metodológica, tornando-se uma prática importante no ensino. Página 101.

e. Um processo autoritário para a construção do conhecimento humano, que gera conhecimentos egoístas.
Feedback
A resposta correta é: Uma atividade planejada e, como tal, precisa ter fundamentação teórica e metodológica, tornando-se uma prática importante no ensino..

43. Para Oliveira (2006), investigar diz respeito a analisar detalhadamente. Pesquisar é realizar uma investigação científica ou histórica. Nesse sentido, ambos os vocábulos dizem respeito a descobrir algo, investigando e pesquisando. Por exemplo, pesquisas realizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apontam dados que comprometem a qualidade da educação. Cabe, desse modo, uma investigação de como estão sendo aplicados os procedimentos práticos no ensino, e novas pesquisas devem ser realizadas no sentido de buscar melhorar tal situação, ou seja, teoria e prática não podem estar dissociadas. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I.Para melhorar a qualidade da educação básica, o professor investigador, deve buscar melhoria na prática pedagógica, não separar o ensino da pesquisa; realizar a pesquisa-ação, isto é, identificar os problemas e buscar alternativas para resolvê-los.

II.Para melhorar a qualidade da educação básica, o professor deve se propor a investigar, envolver-se com os fatos a fim de descobrir o que está acontecendo, para ser capaz de reverter a situação à luz de seu conhecimento teórico.

III.Para melhorar a qualidade de educação básica basta o professor ter uma conversa com os seus alunos e professores da turma que, com certeza, terá a solução para reverter este quadro.
É correto afirmar que:

Escolha uma:

a. Apenas a primeira afirmação é verdadeira.

b. As afirmações I e II são verdadeiras.
Conteúdo:
Pesquisa e investigação. I Para melhorar a qualidade da educação básica, o professor investigador, deve buscar melhoria na prática pedagógica, não separar o ensino da pesquisa;
realizar a pesquisa-ação, isto é, identificar os problemas e buscar alternativas para resolvê-los. II Para melhorar a qualidade da educação básica o professor deve se propor a investigar, envolver-se com os fatos a fim de descobrir o que está acontecendo, para ser capaz de reverter a situação à luz de seu conhecimento teórico. Página 97 e 98.

c. Tanto a primeira quanto a segunda afirmações são falsas.

d. Apenas a segunda afirmação é verdadeira.

e. Todas as afirmações são falsas.
Feedback
A resposta correta é: As afirmações I e II são verdadeiras..

44. Investigação, pesquisa e conhecimento devem estar intimamente vinculadas para que se efetive a transformação da realidade. Pesquisar apenas para identificar algum problema, por exemplo, não pode ser considerado um ato educativo eficaz: é necessário pesquisar e propor ações. A pesquisa é uma atividade planejada e, como tal, precisa ser fundamentada teórica e metodologicamente. para que a prática no ensino se torne interessante. Considerando a pesquisa como um diálogo inteligente com a realidade, avalie as afirmações a seguir.
I.Um professor pesquisador não reproduz conhecimento, ele é capaz de elaborar novos conceitos e novos métodos de ação.

II.Todo bom professor é, também, um bom investigador de sua própria prática, assim, sempre estará inovando e melhorando a qualidade do ensino, sendo capaz de refletir sobre a própria prática, conseguindo indagar e analisar o que faz.

III.Todo bom professor é capaz de identificar e compreender os problemas apenas baseando-se em livros teóricos para, posteriormente, melhorar sua atuação profissional.
Assinale a alternativa em:

Escolha uma:

a. Todas as alternativas são verdadeiras.

b. Apenas a primeira afirmação é verdadeira.

c. Apenas a segunda afirmação é verdadeira.

d. Tanto a primeira quanto a segunda afirmações são falsas.

e. A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras.
Conteúdo:
Pesquisa e conhecimento. Ampliar o conhecimento por meio da pesquisa não significa apenas buscar referenciais teóricos. O professor pode pesquisar sua própria sala de aula e, assim, além de aperfeiçoar-se profissionalmente, poderá entender suas práticas. Todo bom professor é, também, um bom investigador de sua própria prática, porque é capaz de identificar e compreender os problemas para, posteriormente, melhorar sua atuação profissional. Página 100.
Feedback
A resposta correta é: A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras..

45. No Brasil, o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - foi criado na década de 1990 e, desde então, subsidia o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Em função dessa política educacional, podemos afirmar que o livro didático é um dos recursos pedagógicos mais difundidos em nosso país. É oportuno ao professor utilizá-lo de forma adequada, ou melhor, fazer o bom uso do material, sabendo identificar suas limitações para ter condições de ir além daquilo que é proposto no material. Analise o texto acima e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

a. O Livro didático é um manual para ser seguido à risca, pois é uma metodologia analisada e comprovadamente eficaz para plena aquisição de conhecimento do aluno.

b. O livro didático é um equipamento visual, sendo ele de alto impacto no trabalho pratico dos alunos.

c. O livro didático não é um manual, um guia de instruções que direciona a ação do professor, nem tampouco um “currículo mínimo” que deve ser vencido durante o ano. Ele deve ser uma ferramenta orientadora do processo de ensinar e de aprender.
Conteúdo:
Livro didático. Cabe lembrar que o livro didático não é um manual, um guia de instruções que direciona a ação do professor, nem tampouco um “currículo mínimo” que deve ser vencido durante o ano. Ele deve ser uma ferramenta orientadora do processo de ensinar e de aprender. Ao professor, compete explorá-lo de maneira criativa, a partir de uma relação de autonomia e de interação, sem subordinar sua ação à organização do livro didático. Página 94 e 95.

d. O livro didático é um currículo fundamental, onde o professor deve segui-lo de modo assíduo para conseguir ministrar suas aulas.

e. O livro didático não é importante no processo ensino aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: O livro didático não é um manual, um guia de instruções que direciona a ação do professor, nem tampouco um “currículo mínimo” que deve ser vencido durante o ano. Ele deve ser uma ferramenta orientadora do processo de ensinar e de aprender..

46. Observação é a ação de examinar com a devida atenção e com um olhar pormenor. É uma atividade realizada pelos seres vivos com o objetivo de detectar algo ou assimilar informações. Segundo Marconi e Lakatos, “é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade” (2007, p. 192). Para que uma pesquisa qualitativa proporcione uma maior compreensão, ela impõe de forma mais séria a necessidade de uma busca de conhecimento do fenômeno humano. Sobre a técnica de observação, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( )Por meio da observação, o pesquisador aplica atentamente seus sentidos ao seu objeto de estudo para adquirir conhecimentos claros e precisos sobre ele.

( )A observação auxilia o pesquisador a identificar aspectos favoráveis ou desfavoráveis a suas hipóteses de pesquisa.

( )É uma técnica que sempre auxilia muito o desenvolvimento das pesquisas, uma vez que permite que observem e aproximem-se, gradativamente, do real e registrem os fenômenos vivenciados.

( )É muito apropriada, uma vez que insere o pesquisador na realidade em que os fatos estão ocorrendo.
A alternativa correta é:

Escolha uma:

a. F - F - V - V.

b. V - F - V - F.

c. V - V - F - V.

d. F - V - F - V.

e. V - V - V - V.
Conteúdo:
Como se pode observar nas páginas indicadas por meio da observação, o pesquisador aplica atentamente seus sentidos ao seu objeto de estudo para adquirir conhecimentos claros e precisos sobre ele. A observação auxilia o pesquisador a identificar aspectos favoráveis ou desfavoráveis a suas hipóteses de pesquisa. É uma técnica que sempre auxilia muito o desenvolvimento das pesquisas, uma vez que permite que observem e aproximem-se, gradativamente, do real e registrem os fenômenos vivenciados. Muito apropriada, uma vez que insere o pesquisador na realidade em que os fatos estão ocorrendo. Página 84.
Feedback
A resposta correta é: V - V - V - V..

47. “O livro didático constitui um elo importante na corrente do discurso da competência: é o lugar do saber definido, pronto, acabado, correto e, dessa forma, fonte única de referência e contrapartida dos erros das experiências de vida.” (VESENTINI, p.166). Tal colocação feita por Vesentini deixa o livro didático numa posição central. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que corresponde ao verdadeiro objetivo do livro didático:
Escolha uma:

a. dar subsídios somente aos alunos para possam apreender de forma significativa.

b. dar subsídios aos professores e alunos no processo ensino aprendizagem.
Conteúdo:
Livro didático. Como sugere o adjetivo didático, que qualifica e define um certo tipo de obra, o livro didático é instrumento específico e importantíssimo de ensinoe de aprendizagem formal. Muito embora não seja o único material de que professores e alunos vão valer-se no processo de ensino e aprendizagem. Elepode ser decisivo para a qualidade do aprendizado resultante das atividades escolares. Página 93 e 94.

c. dar subsídios aos alunos para conseguirem fazer as avaliações escritas.

d. dar subsídios ao professor quanto á ministrar suas aulas de forma correta e coerente.

e. dar subsídios tanto ao professor quanto ao aluno de quais assuntos estão corretos.
Feedback
A resposta correta é: dar subsídios aos professores e alunos no processo ensino aprendizagem..

48. A tempos atrás a maneira que se concebia a educação infantil era de que não havia distinção entre o atendimento a crianças realizado na creche e o feito em asilos e internatos. Preconizava-se a ideia de que o atendimento institucional era um favor feito de caridade para mães solteiras ou que não tinham condições de ficar com seus filhos. A atividade de observação nos tempos atuais é a crítico-dialética, pois ela possibilita analisar o dinamismo da práxis transformadora dos homens como agentes históricos, entendidos como participantes ativos na organização social e política da realidade. Sobre como a escola é compreendida nesta concepção atual, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( )A escola é compreendida como instituição social articulada à história, ao movimento social, e expressa em certa medida os projetos políticos e econômicos de uma dada formação social, mas possui uma especificidade enquanto agência educativa. É mediadora do que ocorre na sociedade, mas não é uma cópia fiel, em diminutivo, da estrutura social.

( )O ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular. A avaliação tem a função de controlar a aprendizagem, e o único instrumento utilizado são os exames, pois os exames refletem a capacidade de retenção e acúmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.

( )Ela é mediadora do que ocorre na sociedade, mas não é uma cópia fiel, em diminutivo, da estrutura social.

( )Cabe ao professor, que é, ao mesmo tempo, o sujeito do processo de ensino e aprendizagem, o elemento decisivo e decisório no ensino. A questão pedagógica é aprender.
A alternativa correta é:

Escolha uma:

a. V - F - V - F.
Conteúdo:
Observação como estratégia de compreensão da prática pedagógica. Como se pode observar nas páginas indicadas atividade de observação dos tempos atuais é a crítico-dialética, pois ela possibilita analisar o dinamismo da práxis transformadora dos homens como agentes históricos, entendidos como participantes ativos na organização social e política da realidade. Desta forma compreende a escola como instituição social articulada à história, ao movimento social, e expressa em certa medida os projetos políticos e econômicos de uma dada formação social, mas possui uma especificidade enquanto agência educativa. Ela é mediadora do que ocorre na sociedade, mas não é uma cópia fiel, em diminutivo, da estrutura social. Ela é mediadora do que ocorre na sociedade, mas não é uma cópia fiel, em diminutivo, da estrutura social. Página 82.

b. F - V - F - V.

c. F - F - V - V.

d. V - V - V - F.

e. V - V - V - V.
Feedback
A resposta correta é: V - F - V - F..

49. Estudos informam que muitas vezes a presença do pesquisador onde a pesquisa será realizada afeta o comportamento dos observados, dificultado a coleta real dos dados. Esses fatores podem intervir na tarefa dos pesquisadores e em algumas informações acessíveis ao pesquisador. Marque a alternativa correta que informa algumas limitações de uma técnica para a coleta de dados.
Escolha uma:

a. Permite meios diretos e satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos.

b. O observado tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis ao observador, a ocorrência espontânea não pode ser prevista, Fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador.
Conteúdo:
Limitações. Como se pode observar nas páginas indicadas que informa algumas limitações de uma técnica para a coleta de dadosrelata que o observado tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis ao observador, a ocorrência espontânea não pode ser prevista, Fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador. Página 85.

c. A duração dos acontecimentos não são invariáveis.

d. A duração dos acontecimentos é fixa - sendo rápida e os fatos podem ocorrer simultaneamente.

e. A duração dos acontecimentos é invariável.
Feedback
A resposta correta é: O observado tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis ao observador, a ocorrência espontânea não pode ser prevista, Fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador..

50. Para atender os requisitos e aos desafios da sociedade moderna, a prática de formação dos professore devem oportunizar uma reflexão sobre os conteúdos ensinados nas escolas no sentido de possibilitar uma transformação da compreensão sobre a realidade vivida. Para os educadores verificarem a possibilidade de um estudo científico, eles precisam levar em consideração um dos requisitos básicos para a elaboração do mesmo, ou seja, a observação do ambiente. Existem algumas formas de classificação das observações. Marque a alternativa a qual aborda as técnicas de observação de atuação na realidade.
Escolha uma:

a. Observação militante, observação participante, observação em equipe, observação em campo.
Conteúdo:
Limitações. Como se pode observar nas páginas indicadas para os educadores verificarem a possibilidade de um estudo científico eles tem que realizar um dos requisitos básicos para a elaboração do mesmo, uma observação do ambiente. Existem algumas formas de classificação das observações. Sobre as técnicas de observação de atuação na realidade. As técnicas de observação de atuação na realidade são observação militante, observação participante, observação em equipe, observação em campo. Página 86.

b. Ação recíproca entre professor, aluno e realidade.

c. Momento de análise e crítica da situação e um momento de superação e de proposta de ação.

d. Estruturadora, configuradora, controladora, solicitadora.

e. Observação sistemática e não estruturada.
Feedback

A resposta correta é: Observação militante, observação participante, observação em equipe, observação em campo..

51. Complete a sentença: Vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de ____________________, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções.
Escolha uma:
a. ”alfabetizadora”;
b. ”informatizada”;
c. “grafocêntrica”;
Vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de “grafocêntrica”, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções. P. 29 Cap. 3
d. ”letrada”;
e. ”vaga”;

Feedback
A resposta correta é: “grafocêntrica”;.

52. De acordo Com Soares (2009, p. 15), letramento trata-se da versão para o português da palavra inglesa literacy. Etimologicamente, a palavra literacy vem do latim littera (letra), com o sufixo –cy, que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Sendo assim, Literacy é:
Escolha uma:
a. condição de quem quer aprender a ler;
b. o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever;
de acordo com Soares (2009, p. 15), letramento trata-se da versão para o português da palavra inglesa literacy. Etimologicamente, a palavra literacy vem do latim littera (letra), com o sufixo –cy, que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. P. 28 cap. 3
c. condição para aprendizagem das letras;
d. estado de quem apenas escreve;
e. denotação daquele que não sabe ler ou escrever;

Feedback
A resposta correta é: o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever;.

53. Neste método o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Estamos nos referindo ao método:
Escolha uma:
a. Alfabético;
Método alfabético: o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. P. 51 Cap. 7
b. da frase;
c. Silábico;
d. Analítico;
e. Fonético;

Feedback
A resposta correta é: Alfabético;.

54. Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada.Por este motivo, a maioria das pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever. Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Muitas pessoas, excluindo os casos de patologias, aprendem a falar, porém, muitas jamais terão acesso a escrita, tendo em vista que possuem muitas comunidades ágrafas, embora utilizem a linguagem oral.
b. Ao escrever, o pensamento é traduzido em unidades linguísticas que são nitidamente separadas por espaços em branco. Já na fala, o pensamento é expresso de forma contínua.
c. A fala e a escrita divergem em muitas dimensões: nos seus modos de aquisição; nas condições de produção; transmissão e recepção; nos meios pelos quais os elementos de estrutura são organizados.
d. A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor.
As diferenças não param na forma de aquisição e manipulação, também acontecem na interação, no planejamento, na criação e na reformulação.
e. A escrita, mesmo sendo instrumento de manipulação físico, motor e cognitivo, é “irremediavelmente artificial”, enquanto que a fala é “um processo natural, fazendo uso dos meios assim chamados “órgãos da fala’”.

Feedback
A resposta correta é: A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor..

55. Embora consista em uma representação da fala, a escrita não é uma transcrição dela. Assim:
I - O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum.

PORQUE

II - A escrita é a representação gráfica da linguagem falada, pois essa representação se realiza de forma exata, precisa.

Sendo assim, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa.
O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum. A escrita é a representação gráfica da linguagem falada, porém, essa representação se realiza de uma forma especial.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e. As duas asserções são falsas e a primeira não justifica a segunda.

Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa..

56. A diferença entre a fala e a escrita fica evidente devido à própria natureza das modalidades, sendo assim, complete a frase abaixo: Tendo em vista que a fala ocorre por um canal ____________ e a escrita por um canal ____________, então, a fala tem um caráter ______________, enquanto que a escrita tem um caráter ________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:

Escolha uma:
a. auditiva, vocal, efêmero e duradouro.
b. auditiva, visual, duradouro e circunstancial.
c. auditiva, visual, efêmero e duradouro.
Tendo em vista que a fala ocorre por um canal auditivo e a escrita por um canal visual, então, a fala tem um caráter efêmero, enquanto que a escrita tem um caráter duradouro.
d. visual, auditiva, circunstancial e duradouro.
e. visual, auditiva, efêmero e circunstancial.

Feedback
A resposta correta é: auditiva, visual, efêmero e duradouro..

57. O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, definidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale a alternativa completa e correta:
Escolha uma:
a. Nível 1 – hipótese silábica; Nível 2 – Intermediário e, Nível 3 – hipótese alfabética.
b. Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário I; Nível 3 – hipótese silábica; Nível 4 – hipótese silábico-alfabética ou intermediário II e, Nível 5 – hipótese alfabética.
Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – hipótese silábica e, Nível 4 – hipótese alfabética.
c. Nível 1 – hipótese silábica; Nível 2 – Intermediário II; Nível 3 – hipótese silábica e Nível 4 – hipótese alfabética ou intermediário III.
d. Nível 1 – hipótese silábica; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – hipótese pré-alfabética; Nível 4 – Intermediário II; Nível 5 – hipótese alfabética e, Nível 6 – silábico-alfabético-completo.
e. Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – hipótese silábica e, Nível 4 – hipótese alfabética.

Feedback
A resposta correta é: Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário I; Nível 3 – hipótese silábica; Nível 4 – hipótese silábico-alfabética ou intermediário II e, Nível 5 – hipótese alfabética..

58. Conforme postula a sociolinguística, é irrefutável a visão de que a língua não é um fato homogêneo, pois, toda e qualquer língua é um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas. Sendo assim, sobre a variação linguística, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Partindo da noção de que a língua se constitui em um padrão único, tudo o que se afastava do padrão era considerado errado.
b. Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa.
Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato único e homogêneo. Embasada nas regras da gramática normativa ou, em outros termos, da gramática tradicional, a escola passou a noção de que a língua se constitui em um padrão único e tudo o que se afastava desse padrão era considerado errado.
c. O erro, por muito tempo, foi visto como um desvio da norma pronta e acabada.
d. Cada aluno possui um dialeto próprio da classe social em que está inserido, além de ser esse o falar próprio da sua região.
e. O falar da escola é o das classes dominantes, por isso mesmo padrão, e o professor deverá, por meio de diferentes atividades, conduzir seus alunos ao domínio da norma culta.

Feedback
A resposta correta é: Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa..

59. Regina Zilberman, Zizi Trevisan, Marisa Borba expõem suas ideias sobre o uso da cartilha, conceituando as várias posições contra a sua aplicação. Segundo as autoras, o uso da cartilha influencia negativamente no ensino/aprendizagem. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F no que se refere aos conceitos sobre a cartilha apresentados por diversos autores.
(__) Segundo Trevisan (1998), através da observação dos procedimentos metodológicos dos autores de livros didáticos (cartilhas), verificase que a metodologia do ensino de textos utilizada por eles vem se apoiando na simples organização sequencial de atividades, isto é, na sequência de passos para se chegar a um fim, entendido como o cumprimento do conteúdo programático.

(__) Karen Zelan (1991) critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos e que, se não mudada a tempo, vai perseguilos por toda a sua vida escolar (e por sua vida extraescolar também).

(__) Para Marisa Borba (2006), há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como correta.

(__) Para Bruno Bettelheim (1991), o livro didático exclui a interpretação e, com isto, exila o leitor. Propondose como auto-suficiente, simboliza uma autoridade em tudo contrária à natureza da obra de ficção que, mesmo na sua autonomia, não sobrevive sem o diálogo que mantém com seu destinatário.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. F, V, V, F.
b. V, V, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, V, F, V.
e. V, F, V, F.
Conforme o que consta no cap. 6 do livro da disciplina podemos observar as criticas sobre o uso da cartilha apresentada por vários autores, muitos criticam a forma que os conteúdos são elaborados, criticam a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas, as atividades são repetitivas levando o aluno a decorar, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e à simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura. Analisam, também, a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as mesmas palavras, fato esse que desencoraja a criança a interferir em seu próprio desenvolvimento intelectual: “o desinteresse pela leitura causado pela falta de significado motiva ausência de concentração fazendo com que a criança, ao ler, pronuncie as palavras erroneamente” (BETTELHEIM; ZELAN, 1991, p. 34).Para Trevisan (1998, p. 55), através da observação dos procedimentos metodológicos dos autores de livros didáticos (cartilhas), verificase que a metodologia do ensino de textos utilizada por eles vem se apoiando na simples organização sequencial de atividades, isto é, na sequência de passos para se chegar a um fim, entendido como o cumprimento do conteúdo programático. Dessa forma, a metodologia, entendida como organização conceptual do trabalho didático, não tem sido considerada pelos autores em geral. Para Marisa Borba (2006, p. 109), há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim a disseminação de preconceitos de diversas formas como, o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como correta.

Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F..

60. Na utilização do método alfabético, o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações são entre duas letras; quando dominadas passase a combinar três, quatro, cinco letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se chegar às frases, aos parágrafos e aos textos. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Devido à sua ineficácia, o método alfabético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso.

PORQUE

Segundo Morais (2006), a constante repetição de letras e de sílabas sem sentido se revelava em uma tarefa totalmente desmotivadora para a criança.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b. A duas são afirmativas falsas.
c. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
d. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
Como se pode observar no cap. 7 do livro da disciplina, devido à sua ineficácia, o método alfabético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso. Segundo Morais (2006, p. 54), é que a constante repetição de letras e de sílabas sem sentido se revelava em uma tarefa totalmente desmotivadora para a criança.
e. A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.

Feedback

A resposta correta é: As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira..
Parte inferior do formulário



Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...