Como Ter Sucesso no Estudo a
Distância
(__) Ser um instrumento de democratização do saber, ao se apoderar de todos os recursos tecnológicos de informação e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras.
(__) Promove o desenvolvimento pessoal, ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e organização do pensamento, enfatiza sua autonomia, determinação e poder de decisão.
(__) Respeitar as diferenças, ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.
(__) Reduzir as diferenças, os ambientes autoridigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais.
A alternativa correta é:
Escolha
uma:
a. F – F – V – V.
b. V – V – F – V
c. V – V – V – F.
d. F – F – F – F.
e. V – V- V – V.
GABARITO:
A alternativa correta é a que apresenta todas as afirmativas são verdadeiras,
ou seja, V – V – V – V. A aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de
extrema valia, pois surgiu como uma alternativa para os limites do ensino
tradicional, capaz de suprir as necessidades de difusão da educação. Sabemos
que na EaD a aprendizagem autodirigida é muito importante, visto que nessa
modalidade de ensino é necessário que os alunos, com ou sem ajuda de outros,
tome a iniciativa de diagnosticar suas necessidades de aprendizagem, formular
objetivos e identificar os recursos humanos e matérias para aprender. As
características da aprendizagem autodirigida, são: Ser um instrumento de
democratização do saber, ao se aponderar de todos os recursos tecnológicos de
informação e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o
ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras.
Promove o desenvolviemtno pessoal, ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e
organização do pensamento, enfatiza sua autonomia, determinação e poder de
decisão. Respeitar as diferenças, ao receber diferentes informações em
quantidade e qualidade, cabe a cada aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e
o ritmo de estudo. Reduzir as diferenças, os ambientes autoridigidos também
eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais.
Feedback
A resposta correta é: V – V- V – V..
A aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo
de extrema valia, pois surgiu como uma alternativa para os limites do ensino
tradicional, capaz de suprir as necessidades de difusão da educação,
independentemente dos recursos físicos e financeiros, da distância e da
disponibilidade de tempo dos professores e alunos. Segundo Lucena e Fuks (2000)
e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal dessa metodologia de
aprendizagem é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas
tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de
conhecimento. Sobre a aprendizagem autodirigida na EaD, assinale a alternativa
correta:
Escolha
uma:
a. A aprendizagem autodirigida se enfraquece na educação a distância, tendo em vista que nessa modalidade de ensino não é necessário que o aluno tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formule objetivos e identifique os recursos humanos e materiais necessários para aprender.
b. A aprendizagem autodirigida é de baixa importância para a EaD, pois o mais importante seria aluno se dedicar aos estudos, sem interação, sem questionamentos e sem contribuir com seu ponto de vista nas videoaulas, bem como em seus estudos.
c. A aprendizagem autodirigida é muito superficial para a EaD, tendo em vista que nessa modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para aprender.
d. A aprendizagem autodirigida se fortalece na educação a distância, tendo em vista que nessa modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para aprender.
GABARITO:
A aprendizagem autodirigida se fortalece na educação a distância, tendo em
vista que nessa modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda
de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de
aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais
necessários para aprender. Verifica-se na página indicada que, na EaD, a
aprendizagem autodirigida se fortalece, tendo em vista que nessa modalidade de
ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa
de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e
identificar os recursos humanos e materiais necessários para aprender.
e.
A aprendizagem autodirigida se isola na educação a distância, porém, é
importante compreender que nessa modalidade de ensino é apenas o professor quem
deve tomar a iniciativa de diagnosticar as necessidades de aprendizagem,
formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários
para aprender.
Feedback
A resposta correta é: A aprendizagem
autodirigida se fortalece na educação a distância, tendo em vista que nessa
modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome
a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular
objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para
aprender.
Segundo
Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal da
aprendizagem autodirigida é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que
as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento
de conhecimento. Caracteriza-se por:
I - Ser um instrumento de
democratização do saber: apoderar-se de todos os recursos tecnológicos de
informação e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade.
II - Promover o desenvolvimento
pessoal: ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e organização do pensamento.
III - Respeitar as diferenças: ao
receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabendo ao
aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.
IV - Reduzir as diferenças: os
ambientes autodirigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação
dos demais.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha
uma:
a. Estão corretas as afirmativas I e II.
b. Estão corretas as afirmativas II e IV
c. Estão corretas as afirmativas III e IV.
d. Estão corretas as afirmativas II e III.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
GABARITO:
Alternativa correta é “todas as afirmativas estão corretas”. Todas as
alternativas descritas acima são verdadeiras, por ser em um ensino que acontece
por intermédio de mídia impressa ou eletrônica, ou seja, não sendo necessário
que o instrutor e aprendiz estejam fisicamente juntos, no momento de estudo, a
participação e interação entre as partes pode variar de acordo com o método
utilizado por cada um.
Feedback
A resposta correta é: Todas as
afirmativas estão corretas..
Autores
como Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000) defendem que o objetivo
principal da aprendizagem autodirigida é explorar os recursos e os suportes
tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de
produção e tratamento de conhecimento. Monteiro, Cosentino e Merlin (2011)
apresentam algumas técnicas que auxiliam as ferramentas pedagógicas utilizadas
em ambientes de aprendizagem autodirigidas. Essas técnicas são: “técnicas de um
somente; técnicas de um para um; técnicas de um para muitos; técnicas de muitos
para muitos”.
Nesse contexto, avalie as
seguintes asserções e as relações propostas entre elas, destacando as “técnicas
de um para um”.
I - Contrato de aprendizagem –
acordo realizado entre docentes e educandos, que preveem o que deve ser
ensinado, de que forma a aprendizagem será supervisionada, qual o tempo
previsto e os critérios de avaliação a serem negociados.
II - Internalização – instrumento
que admite que o aluno pratique a profissão escolhida, sob a supervisão de
profissionais tarimbados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção
correta:
Escolha
uma:
a. A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.
b. As duas são proposições corretas e complementam o contexto proposto.
GABARITO:
As duas são proposições correta se complementam o contexto proposto, pois, em
relação às técnicas de um para um temos: Contrato de aprendizagem – acordo
realizado entre docentes e educandos, que preveem o que deve ser ensinado, de
que forma a aprendizagem será supervisionada, qual o tempo previsto e os
critérios de avaliação a serem negociados, e Internalização – instrumento que
admite que o aluno pratique a profissão escolhida, sob a supervisão de
profissionais tarimbados. Videoaula 3.1 - A importância da aprendizagem
autodirigida.
c. A primeira é uma proposição verdadeira e diferem do contexto proposto
d. A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.
e. As duas são proposições falsas e diferem do contexto proposto.
Feedback
A resposta correta é: As duas são
proposições corretas e complementam o contexto proposto..
A
educação a distância é a modalidade de ensino adequada às sociedades
contemporâneas, ao tornar-se um aspecto pedagógico inserido na realidade
educacional a EaD possibilita que as pessoas tenham condições eficientes e
eficazes de compartilhar o conhecimento, debatendo, questionando e reformulando
ideias, valores, percepções e experiências, sem a necessidade da palavra
impressa e da presencialidade física. O sistema educacional contemporâneo deve
ligar-se diretamente a essa forma de produção do saber, sob uma concepção de ensino
decorrente de um trabalho escolar realizado em sintonia com os novos tempos,
acordos sociais e demandas institucionais. Assinale as alternativas verdadeiras
com V e as falsas com F no que se refere à educação a distância.
(__) A educação a distância sistematizada
e propagada por meio do correio vem formando pessoas há um longo tempo, porém,
podemos considerar que apenas nos últimos vinte anos começou a adquirir
consistência, com a “era do conhecimento”.
(__) Podemos definir a educação a
distância como uma modalidade basicamente mediatizada pelas tecnologias de
informação e comunicação, tendo em vista as facilidades em termos de
aproximação espaço-temporal que oferecem. A EaD é, ainda, uma modalidade
propositalmente pedagógica, pois visa ao processo ensino-aprendizagem
intencionalmente.
(__) Os autores Moore e Kearsley
(2007, p.2) afirmam que a EaD é o aprendizado planejado que ocorre normalmente
em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de
criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e
disposições organizacionais e administrativas especiais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha
uma:
a. F – V – V.
b. F – F – V.
c. V – F – V.
d. V – V – F.
e. V- V – V.
GABARITO:
Alternativa correta é V – V - V. Todas as alternativas são verdadeiras. A
educação à distância sistematizada e propagada por meio do correio vem formando
pessoas há um longo tempo, porém, podemos considerar que apenas nos últimos
vinte anos começou a adquirir consistência, com a “era do conhecimento” Podemos
definir a educação a distância como uma modalidade basicamente mediatizada
pelas tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista as facilidades em
termos de aproximação espaço-temporal que oferecem. A EaD é, ainda, uma
modalidade propositalmente pedagógica, pois visa ao processo
ensino-aprendizagem intencionalmente. Os autores Moore e Kearsley (2007, p.2)
afirmam que a EaD é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar
diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e
de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições
organizacionais e administrativas especiais. A EaD teve novo impulso depois da
Primeira Guerra Mundial, devido às necessidades socioeconômicas do período
pós-guerra e ao incremento de tecnologias como o rádio e o cinema.
Feedback
A resposta correta é: V- V – V..
Ao material didático atribui-se um papel essencial
no contexto da educação a distância, tem como objetivo apoiar a mediação entre
o docente e o educando, auxiliando na organização das disciplinas ou no
estabelecimento de um elo para a construção de conhecimentos de modo geral para
todos os envolvidos no processo educacional. De acordo com Neder e Possari
(2001), o material didático de um curso, no âmbito da proposta curricular, deve
se configurar como um dos dinamizadores da construção curricular e, também,
como um marcador metodológico. É mediante o material que são feitos os recortes
das áreas de conhecimento trabalhadas no curso, além do direcionamento
metodológico pretendido. Segundo autores acima mencionados, qualificam os
textos em dois tipos: texto-base e texto de apoio. Considerando o exposto,
marque a alternativa que corresponde ao TEXTO-BASE:
Escolha
uma:
a. O docente pode propor um estudo de caso, uma reflexão, uma discussão, e os participantes devem responder ou desenvolver comentários sobre o assunto, sendo possível tanto responder diretamente a proposta do docente quanto colaborar com outras informações sobre o que os outros participantes responderam.
b. Tem por objetivo ser um marcador curricular e metodológico, não pretendendo encerrar em si toda a profundidade de um tema. Busca oferecer uma oportunidade de se refletir sobre o assunto abordado, em uma forma dialógica, clara e simples, pois o autor deve lembrar que o aluno estará sozinho em suas leituras.
GABARITO:
Alternativa correta é o que aborda que O TEXTO-BASE na EaD tem por objetivo ser
um marcador curricular e metodológico, não pretendendo encerrar em si toda a
profundidade de um tema. Busca oferecer uma oportunidade de se refletir sobre o
assunto abordado, em uma forma dialógica, clara e simples, pois o autor deve
lembrar que o aluno estará sozinho em suas leituras. Por isso, é importante que
o professor, na construção de seu texto, enfatize o conteúdo que merecer
destaque, estabeleça as metas de estudo que deverão ser desenvolvidas, forneça
uma ligação entre as possíveis vivências do aluno e o conteúdo da aula,
provoque situações que instiguem o aluno a querer saber mais sobre os conteúdos
abordados.
c. É um dos elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, pois já foi confirmado que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos.
d. É um texto com informações gerais de conteúdo, onde a linguagem é mais difícil de compreensão, muito importante para ampliar o vocabulário do profissional.
e. Fornece suporte ao desenvolvimento das atividades propostas e devem ser compreendidos pelos alunos. É considerado, também, material didático das disciplinas e deve vir sempre acompanhado de orientações para facilitar a leitura.
Feedback
A resposta correta é: Tem por
objetivo ser um marcador curricular e metodológico, não pretendendo encerrar em
si toda a profundidade de um tema. Busca oferecer uma oportunidade de se
refletir sobre o assunto abordado, em uma forma dialógica, clara e simples,
pois o autor deve lembrar que o aluno estará sozinho em suas leituras..
Com a
tecnologia eletrônica, criam-se novas possibilidades de produzir, acessar e
transmitir informações. Em termos de tecnologia escrita, estamos passando de um
suporte analógico (papel, livro, revista) para um digital (computador, teclado,
internet). Essas mudanças implicam aprendizagens radicalmente novas. Segundo
Neder e Possari (2001), tanto o conteúdo quanto a forma de organização do
material didático de um curso, qualquer que seja a sua natureza, estarão
inseridos em uma teia de relações importantes no sentido da produção de
significados. Observe o quadro:
COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM
Aprendemos
Retemos
1% por meio do gosto
10% do que
lemos
1,5% por meio do tato
20%
do que escutamos
3,5% por meio do olfato
30% do que
vemos
11% por meio da audição
50% do que vemos e
escutamos
83% por
meio da visão
70% do que ouvimos e logo discutimos
90% do que ouvimos e logo realizamos
Fonte: adaptado de Piletti (2004).
90% do que ouvimos e logo realizamos
Fonte: adaptado de Piletti (2004).
Considerando as ideias do texto e as informações do
quadro acima, pode-se concluir que:
Escolha
uma:
a. Os materiais audiovisuais são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, já que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos.
GABARITO:
Está correta a alternativa “Os materiais audiovisuais são elementos
fundamentais no processo ensino-aprendizagem, já que ouvir e ver proporcionam
porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos”. Como pode-se perceber
na página indicada e com a interpretação da tabela, os materiais audiovisuais
são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, pois já foi
confirmado que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os
demais sentidos. Assim, torna-se essencial propor conteúdos aos alunos que
explorem, principalmente, a visão e a audição, ajudando-os a reter mais
informações, por mais tempo; contrário ao que se propõe na alternativa A, por
isso ela está incorreta. A alternativa B está incorreta por trazer a informação
de que o professor deve trabalhar os outros sentidos do aluno para que a
porcentagem do que se aprende com cada um deles aumente, o que não pode ser
concluído com a tabela e o texto apresentado. Na alternativa C tem-se que os
materiais didáticos para a EaD devem ser todos impressos para que os alunos
possam ler, pois a retemos muito mais quando lemos do que quando ouvimos, o que
não se confirma no quadro apresentado na questão.
b. Os materiais da metodologia em EaD devem ser de memorização, pois somente assim há aprendizagem significativa.
c. Propor conteúdos aos alunos que explorem, principalmente, a visão e a audição, não é essencial na EaD.
d. Os materiais didáticos para a EaD devem ser todos impressos para que os alunos possam ler, pois a retemos muito mais quando lemos do que quando ouvimos.
e. O professor deve trabalhar os outros sentidos do aluno para que a porcentagem do que se aprende com cada um deles aumente.
Feedback
A resposta correta é: Os materiais
audiovisuais são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, já que
ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos.
A
aprendizagem autodirigida é de extrema importância, pois apresenta mecanismos
capazes de trazer alternativas para os limites do ensino tradicional, bem como
vem suprir com as necessidades de difusão da educação, independentemente dos
recursos físicos e financeiros, da distância e da disponibilidade dos
professores e alunos. O objetivo principal dessa metodologia de aprendizagem é
explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de
informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento, sendo
caracterizado de várias formas, conforme Lucena e Fuks(2000), e Sampaio e Leite
(2000). Algumas das características da metodologia de aprendizagem, trazidas no
enunciado, estão dispostas abaixo. Assim, coloque V para as que julgarem
verdadeiras e F para as que julgarem falsas.
(__) Ser um instrumento de
democratização – ao se apoderar de todos os recursos tecnológicos de
informações e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o
ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras.
(__) Promover o desenvolvimento
pessoal – ao exigir do aluno aprendiz disciplina e organização do pensamento,
enfatiza a autonomia, determinação e o poder de decisão
(__) Respeitar as diferenças – ao
receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno
aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.
(__) Reduzir as diferenças – os
ambientes autodirigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação
dos demais.
A alternativa correta é:
Escolha
uma:
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, V.
c. V, V, V, F.
d. V, V, V, V.
GABARITO:
Todas as alternativas estão corretas. Ser um instrumento de democratização – ao
se apoderar de todos os recursos tecnológicos de informações e comunicação
disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino autodirigido
viabiliza a democratização da educação sem fronteiras. Promover o
desenvolvimento pessoal – ao exigir do aluno aprendiz disciplina e organização
do pensamento, enfatiza a autonomia, determinação e o poder de decisão.
Respeitar as diferenças – ao receber diferentes informações em quantidade e
qualidade, cabe a cada aluno aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de
estudo. Reduzir as diferenças – os ambientes autodirigidos também eliminam as
lideranças que inibem a participação dos demais. Videoaula 3.1 - A importância
da aprendizagem autodirigida.
e. F, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
A
aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de extrema valia, pois surgiu
como uma alternativa para os limites do ensino tradicional, capaz de suprir as
necessidades de difusão da educação, independentemente dos recursos físicos e
financeiros, da distância e da disponibilidade de tempo dos professores e
alunos. As ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes para a aprendizagem
autodirigida se dão pelas interações possíveis em um ambiente colaborativo e
assíncrono. Considerando o texto exposto, Monteiro, Cosentino e Merlin (2011)
apresentam algumas técnicas:
I - Técnicas de um somente:
aquelas que podem ser utilizadas pelo educando sem supervisão.
II - Técnicas de um para um: são
assinaladas por uma relação entre docente e educando.
III - Técnicas de um para muitos:
são caracterizadas pela apresentação de um tópico aos educandos por um ou mais
docentes ou especialistas.
IV - Técnicas de muitos para
muitos: nesta técnica todos os sujeitos podem participar da interação.
Sobre essas técnicas, é correto o que se afirma em:
Escolha
uma:
a. I e II.
b. II, III e IV.
c. I e III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
GABARITO:
A opção correta seria “Todas as alternativas estão corretas”. Todas essas
alternativas acima descritas mostram que na EAD, a aprendizagem autodirigida se
fortalece, tendo em vista que nesta modalidade de ensino é necessário que o
aluno, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas
necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos
humanos e materiais necessários para aprender. Videoaula 3.1 - A importância da
aprendizagem autodirigida.
e. I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: Todas as
alternativas estão corretas.
Uma
alternativa para os limites do ensino tradicional, com capacidade de suprir as
necessidades de difusão da educação, é a “Aprendizagem autodirigida”. Esse
modelo de aprendizagem tornou-se um mecanismo de extrema valia. Sabemos que na
EaD – Educação a Distância a aprendizagem autodirigida é muito importante,
visto que nessa modalidade de ensino é necessário que o alunos, com ou sem
ajuda de outros, tomem a iniciativa de diagnosticar suas necessidades de
aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e matérias
para aprender. Sobre as características da aprendizagem autodirigida, marque V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(__) Ser um instrumento de
democratização do saber, ao se apoderar de todos os recursos tecnológicos de
informação e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o
ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras.
(__) Promove o desenvolvimento
pessoal, ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e organização do pensamento,
enfatiza sua autonomia, determinação e poder de decisão.
(__) Respeitar as diferenças, ao
receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada
aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.
(__) Reduzir as diferenças, os
ambientes autoridigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação
dos demais.
A alternativa correta é:
Escolha
uma:
a. V – V- V – V.
GABARITO
–a alternativa que apresenta a sequência corretamente é “V – V – V - V”. A
aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de extrema valia, pois surgiu
como uma alternativa para os limites do ensino tradicional, capaz de suprir as
necessidades de difusão da educação. Sabemos que na EaD a aprendizagem
autodirigida é muito importante, visto que nessa modalidade de ensino é
necessário que os alunos, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de
diagnosticar suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e
identificar os recursos humanos e materiais para aprender. As características
da aprendizagem autodirigida, são: Ser um instrumento de democratização do
saber, ao se aponderar de todos os recursos tecnológicos de informação e
comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino
autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras. Promove o
desenvolviemtno pessoal, ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e organização
do pensamento, enfatiza sua autonomia, determinação e poder de decisão.
Respeitar as diferenças, ao receber diferentes informações em quantidade e
qualidade, cabe a cada aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de
estudo. Reduzir as diferenças, os ambientes autoridigidos também eliminam as
lideranças que inibem a participação dos demais.
b. V – V – V – F.
c. F – F – V – V.
d. V – V – F – F.
e. F – F – F – F.
Feedback
A resposta correta é: V – V- V – V..