segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 

 

Questão 1 de 10

Facilitar a produção de textos do aluno, dando-lhe as condições ideais para tornar-se um escritor competente, um produtor de significados (e não um mero reprodutor de textos) acaba sendo a finalidade do trabalho com a língua portuguesa. Pressupõe-se que o ato de escrever seja uma busca, uma investigação do mundo ou de si mesmo. Essa busca deve proporcionar prazer. Portanto, o prazer é o próprio escrever e, assim, as atividades que os indivíduos executam desde criança (brincar, jogar, fantasiar) não só podem como devem ser resgatadas no momento da criação de textos. O professor pode trabalhar um texto com problemas na sua tessitura para mostrar que, se a informação do texto não foi apreendida, se o texto não está claro, é porque há problemas no modo de tecê-lo. É válido, portanto, o exercício da:

A - Cópia de texto.

B - Decoreba do texto.

C - Desestruturação do texto.

D - Reestruturação de texto. Resposta correta

E - Reprodução e Interpretação de texto.

 

Questão 2 de 10

De acordo com Almeida (2010, p. 9), a distinção que se faz entre “linguagem”, “língua” e “fala” tem caráter meramente metodológico, pois esses três conceitos revelam aspectos diferentes de m processo amplo, a comunicação humana. Em relação a esses conceitos podemos afirmar:

A - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua é interior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

B - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição individual de caráter concreto. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto social da linguagem humana.

C - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana. Resposta correta

D - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, podendo ser criada e/ou modificadas por apenas um deles, existindo em decorrência de um acordo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

E - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

 

Questão 3 de 10

O aluno deve ser levado a escrever em situações concretas que reflitam efetivamente o uso da escrita na sociedade e uma delas é a transmissão de informações. De acordo com Marote e Ferro (1994, p. 87), nesse tipo de comunicação, algumas normas devem ser obedecidas. Há normas funcionais: é preciso ser eficiente, selecionar de maneira clara e objetiva aquilo que se quer informar e há ainda normas formais para cada um desses tipos de comunicação. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:

A - Cartas, bilhetes, convites, avisos, cartazes, anúncios e e-mails. Resposta correta

B - Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas.

C - Resumos, resenhas e poemas.

D - Teatro, coro falado e jornal falado.

E - Textos humorísticos (piada, anedota, tirinhas).

 

Questão 4 de 10

Na atualidade as novas tecnologias de informação e comunicação vem ganhando grande destaque e provocando mudanças profundas em diferentes atividades da vida moderna. Com a chegada da Internet e de outros recursos e instrumentos tecnológicos, a metodologia de ensino e aprendizagem também se transforma. Nesse sentido, sobre as contribuições da Internet no ensino de Língua Portuguesa, assinale a opção correta:

A - A grande multiplicidade de registros na Internet contribui para as produções textuais dos alunos, bem como para a leitura de romances digitalizados. Resposta correta

B - A hipertextualidade, gênero presente na Internet, pode não ser viável para o trabalho com os alunos.

C - A Internet deve ser usada apenas para pesquisas de conteúdos de outras áreas do conhecimento.

D - A Internet traz a possibilidade de leitura para os alunos, porém, estes acabam tornando-se maus escritores.

E - O trabalho com internet compromete a criatividade e expressão do aluno, sendo, portanto, desaconselhável sua utilização em disciplinas que exijam produção escrita como é o caso da língua portuguesa.

 

Questão 5 de 10

De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que são:
I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos.
II. Variedades de classe social ou dialetos sociais.
III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino.
IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários.
 V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico, etc.

É correto apenas o que se afirma em:

A - Alternativas I e IV estão corretas.

B - Nenhuma das afirmativas está correta.

C - Somente a alternativa III está correta.

D - Somente a alternativa V está correta.

E - Todas as afirmativas estão corretas. Resposta correta

 

Questão 6 de 10

O desenvolvimento da capacidade de expressão na língua portuguesa, propiciando o acesso a uma nova forma de leitura do mundo e introduzindo o aluno num contexto gradativo de sistematização das situações de aprendizagem é uma finalidade da educação. Qual é afinal, a finalidade do trabalho com a língua portuguesa?

A - Facilitar a interpretação de vários gêneros musicais, pois ajuda muito no momento da leitura das partituras.

B - Facilitar a interpretação de vários gêneros teatrais, pois entendendo o texto, podem expressar com mais clareza e precisão o que pretendem passar.

C - Facilitar a produção de textos do aluno, dando-lhe as condições ideais para tornar-se um escritor competente, um produtor de significados (e não um mero reprodutor de textos). Resposta correta

D - Facilitar compreensão do texto, na forma em que o aluno interpreta , porém conduzir texto de linguagem informal.

E - Facilitar o raciocínio lógico do alunado, melhorando a postura e o tom de voz.

 

Questão 7 de 10

A leitura é muito importante para desenvolvimento do aluno, por esse motivo o professor deverá proporcionar o hábito de ler principalmente em sala de aula junto com os demais.

Sobre o ensino da leitura, analise as afirmativas:

I- Somente o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições adequadas para uma leitura que englobe a decifração e a compreensão. Ou seja, para que o aluno leia um texto e compreenda o que está escrito, não basta decifrar os sons da escrita, nem é suficiente descobrir os significados individuais das palavras.

II. A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender.

III. Somente o professor deve incentivar as crianças pelo gosto da leitura, visando a desenvolver tal hábito.

IV. Deve-se indicar os livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se movimentar, segundo suas preferências e interesses.

É correto apenas o que se afirma em:



A -

I e III.

B -

I, e IV.

C -

I, II e III.

D -

I, II e IV. Resposta correta

E -

I, II.

Questão 8 de 10

Estabelecem-se socialmente, fala-se e escreve-se de formas diferentes dependendo de cada circunstância de interlocução. Representam variadas formas de interação social, nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação. Estamos nos referindo aos:

A - Gêneros gestuais

B - Gêneros gramaticais.

C - Gêneros teatrais.

D - Gêneros textuais. Resposta correta

E - Gêneros verbais.

 

Questão 9 de 10

De acordo com Kaufman (1994, p. 23), esses textos literários vão tecendo diferentes histórias, desenvolvendo diversos conflitos, mediante a interação linguística das personagens, ou seja, pelas conversações que têm lugar entre os participantes nas situações comunicativas registradas no mundo de ficção construído pelo texto. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:

A - Anúncios, provérbios e artigos científicos.

B - Comédia, contos de fada e interpretação.

C - Gibis, historias em quadrinhos.

D - Reportagens, classificados, telefonema.

E - Teatro, coro falado e jornal falado. Resposta correta

 

Questão 10 de 10

O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização baseia-se no funcionamento da língua. (ALMEIDA, 2010, p.33). Analise as assertivas sobre esse ensino e assinale a alternativa correta em relação a elas.

I - O conhecimento linguístico refletirá apenas na metodologia aplicada pelo professor.

II – O ensino da língua portuguesa na etapa da alfabetização é difere-se na abordagem dada em outras séries.

III – O domínio do estudo linguístico do alfabetizador lhe possibilitará à percepção de que temos o certo e o errado, em relação à estrutura e o diferente, no tocante à fala.

A - Apenas I e II estão corretas.

B - Apenas I e III estão corretas.

C - Apenas II e III estão corretas. Resposta correta

D - Somente I é correta.

E - Somente III é correta.


Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...