Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Questão 1 de 10
Facilitar a produção de textos do aluno, dando-lhe as condições ideais
para tornar-se um escritor competente, um produtor de significados (e não um
mero reprodutor de textos) acaba sendo a finalidade do trabalho com a língua
portuguesa. Pressupõe-se que o ato de escrever seja uma busca, uma investigação
do mundo ou de si mesmo. Essa busca deve proporcionar prazer. Portanto, o
prazer é o próprio escrever e, assim, as atividades que os indivíduos executam
desde criança (brincar, jogar, fantasiar) não só podem como devem ser
resgatadas no momento da criação de textos. O professor pode trabalhar um texto
com problemas na sua tessitura para mostrar que, se a informação do texto não
foi apreendida, se o texto não está claro, é porque há problemas no modo de
tecê-lo. É válido, portanto, o exercício da:
A - Cópia de texto.
B - Decoreba do texto.
C - Desestruturação do texto.
D - Reestruturação de texto. Resposta correta
E - Reprodução e Interpretação de texto.
Questão 2 de 10
De acordo com Almeida (2010, p. 9), a distinção que se faz entre
“linguagem”, “língua” e “fala” tem caráter meramente metodológico, pois esses
três conceitos revelam aspectos diferentes de m processo amplo, a comunicação
humana. Em relação a esses conceitos podemos afirmar:
A - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a
realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de
sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua é interior
aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só
existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus
usuários; ou seja, é uma instituição de caráter abstrato. Já a fala é a
utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da
linguagem humana.
B - A linguagem é todo sistema de
sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o
meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se
concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser
criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um
acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição
individual de caráter concreto. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz
da língua, sendo o aspecto social da linguagem humana.
C - A linguagem é todo sistema de
sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o
meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se
concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser
criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um
acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição
social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da
língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana. Resposta correta
D - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a
realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de
sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua
vez, é exterior aos indivíduos, podendo ser criada e/ou modificadas por apenas
um deles, existindo em decorrência de um acordo estabelecido entre seus usuários;
ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização
que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem
humana.
E - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a
realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de
sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua
vez, é exterior aos indivíduos; ou seja, é uma instituição social de caráter
abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o
aspecto individual da linguagem humana.
Questão 3 de 10
O aluno deve ser levado a escrever em situações concretas que reflitam
efetivamente o uso da escrita na sociedade e uma delas é a transmissão de
informações. De acordo com Marote e Ferro (1994, p. 87), nesse tipo de
comunicação, algumas normas devem ser obedecidas. Há normas funcionais: é
preciso ser eficiente, selecionar de maneira clara e objetiva aquilo que se
quer informar e há ainda normas formais para cada um desses tipos de
comunicação. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
A - Cartas, bilhetes, convites,
avisos, cartazes, anúncios e e-mails. Resposta correta
B - Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas.
C - Resumos, resenhas e poemas.
D - Teatro, coro falado e jornal falado.
E - Textos humorísticos (piada, anedota, tirinhas).
Questão 4 de 10
Na atualidade as novas tecnologias de informação e comunicação vem
ganhando grande destaque e provocando mudanças profundas em diferentes
atividades da vida moderna. Com a chegada da Internet e de outros recursos e
instrumentos tecnológicos, a metodologia de ensino e aprendizagem também se
transforma. Nesse sentido, sobre as contribuições da Internet no ensino de
Língua Portuguesa, assinale a opção correta:
A - A grande multiplicidade de
registros na Internet contribui para as produções textuais dos alunos, bem como
para a leitura de romances digitalizados. Resposta correta
B - A hipertextualidade, gênero presente na Internet, pode não ser
viável para o trabalho com os alunos.
C - A Internet deve ser usada apenas para pesquisas de conteúdos de
outras áreas do conhecimento.
D - A Internet traz a possibilidade de leitura para os alunos, porém,
estes acabam tornando-se maus escritores.
E - O trabalho com internet compromete a criatividade e expressão do
aluno, sendo, portanto, desaconselhável sua utilização em disciplinas que
exijam produção escrita como é o caso da língua portuguesa.
Questão 5 de 10
De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as
variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma
variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa
ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de
hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da
população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior
outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os
professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado
grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são,
indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta
como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que
são:
I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos.
II. Variedades de classe social ou dialetos sociais.
III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino.
IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários.
V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico,
etc.
É correto apenas o que se afirma em:
A - Alternativas I e IV estão corretas.
B - Nenhuma das afirmativas está correta.
C - Somente a alternativa III está correta.
D - Somente a alternativa V está correta.
E - Todas as afirmativas estão
corretas. Resposta correta
Questão 6 de 10
O desenvolvimento da capacidade de expressão na língua portuguesa,
propiciando o acesso a uma nova forma de leitura do mundo e introduzindo o
aluno num contexto gradativo de sistematização das situações de aprendizagem é
uma finalidade da educação. Qual é afinal, a finalidade do trabalho com a
língua portuguesa?
A - Facilitar a interpretação de vários gêneros musicais, pois ajuda
muito no momento da leitura das partituras.
B - Facilitar a interpretação de vários gêneros teatrais, pois
entendendo o texto, podem expressar com mais clareza e precisão o que pretendem
passar.
C - Facilitar a produção de textos do
aluno, dando-lhe as condições ideais para tornar-se um escritor competente, um
produtor de significados (e não um mero reprodutor de textos). Resposta correta
D - Facilitar compreensão do texto, na forma em que o aluno interpreta ,
porém conduzir texto de linguagem informal.
E - Facilitar o raciocínio lógico do alunado, melhorando a postura e o
tom de voz.
Questão 7 de 10
A leitura é muito
importante para desenvolvimento do aluno, por esse motivo o professor deverá
proporcionar o hábito de ler principalmente em sala de aula junto com os
demais.
Sobre o ensino da
leitura, analise as afirmativas:
I- Somente o
conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao
leitor condições adequadas para uma leitura que englobe a decifração e a
compreensão. Ou seja, para que o aluno leia um texto e compreenda o que está
escrito, não basta decifrar os sons da escrita, nem é suficiente descobrir os
significados individuais das palavras.
II. A leitura é
ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada,
compreender.
III. Somente o
professor deve incentivar as crianças pelo gosto da leitura, visando a
desenvolver tal hábito.
IV. Deve-se indicar
os livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se
movimentar, segundo suas preferências e interesses.
É correto apenas o
que se afirma em:
A -
I e III.
B -
I, e IV.
C -
I, II e III.
D -
I, II e IV. Resposta correta
E -
I, II.
Questão 8 de 10
Estabelecem-se socialmente, fala-se e escreve-se de formas diferentes
dependendo de cada circunstância de interlocução. Representam variadas formas
de interação social, nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação.
Estamos nos referindo aos:
A - Gêneros gestuais
B - Gêneros gramaticais.
C - Gêneros teatrais.
D - Gêneros textuais. Resposta correta
E - Gêneros verbais.
Questão 9 de 10
De acordo com Kaufman (1994, p. 23), esses textos literários vão tecendo
diferentes histórias, desenvolvendo diversos conflitos, mediante a interação
linguística das personagens, ou seja, pelas conversações que têm lugar entre os
participantes nas situações comunicativas registradas no mundo de ficção construído
pelo texto. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
A - Anúncios, provérbios e artigos científicos.
B - Comédia, contos de fada e interpretação.
C - Gibis, historias em quadrinhos.
D - Reportagens, classificados, telefonema.
E - Teatro, coro falado e jornal
falado. Resposta correta
Questão 10 de 10
O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização
baseia-se no funcionamento da língua. (ALMEIDA, 2010, p.33). Analise as
assertivas sobre esse ensino e assinale a alternativa correta em relação a
elas.
I - O conhecimento
linguístico refletirá apenas na metodologia aplicada pelo professor.
II – O ensino da
língua portuguesa na etapa da alfabetização é difere-se na abordagem dada em
outras séries.
III – O domínio do
estudo linguístico do alfabetizador lhe possibilitará à percepção de que temos
o certo e o errado, em relação à estrutura e o diferente, no tocante à fala.
A - Apenas I e II estão corretas.
B - Apenas I e III estão corretas.
C - Apenas II e III estão corretas. Resposta correta
D - Somente I é correta.
E - Somente III é correta.