Questão 1 de 5
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) afirmam
que o trabalho, em sala de aula, com a produção textual deve ter como
finalidade “formar escritores competentes e capazes de produzir textos
coerentes, coesos e eficazes” (BRASIL, 1998, p. 47). Para tanto, a produção de
texto deve ser concebida como um processo contínuo. Para que essa postura, no
contexto escolar, seja eficaz, o professor deve auxiliar o estudante durante o
processo de revisão e reescrita através de intervenções realizadas no seu
texto.
Considerando as
informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir a respeito operações
linguísticas usadas na reescrita de um texto:
I- adição ou
acréscimo − pode tratar-se do acréscimo de um elemento gráfico, acento, sinal
de pontuação, grafema [...], mas também de uma palavra, de um sintagma, de uma
ou de várias frases;
II supressão −
supressão sem substituição do elemento suprimido. Ela pode ser aplicada sobre
unidades diversas, acentos, grafemas, sílabas, palavras sintagmáticas, uma ou
diversas frases;
III substituição − supressão,
seguida por substituição por um termo novo. Ela se aplica sobre um grafema, uma
palavra, um sintagma, ou sobre conjuntos generalizados;
IV deslocamento-
reescrever o texto apenas com base nos apontamentos do professor, sem
acrescentar novas informações ao seu texto. Ou seja, apenas substituir um termo
por outro.
É correto o que se
afirma em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II, IV e V.
D - As afirmativas I, II e III estão
corretas. Resposta correta
E - Somente na afirmativa I.
Questão 2 de 5
As situações mais polêmicas no âmbito educacional são as do trabalho com
a leitura, mas não uma leitura mecânica, e sim, uma leitura em que o estudante
consiga estabelecer uma relação aprofundada com a linguagem e as significações.
Sendo assim, os questionamentos mais comuns são: É possível a escola ensinar a
ler? Qual a importância da leitura para a formação do estudante? Em se tratando
de leitura, o professor contribui para a formação do leitor crítico e
reflexivo? Essas preocupações são recorrentes no espaço escolar que, de alguma
forma, objetivam oferecer suporte ao ensino de leitura nas escolas. Diante
disso, o que é necessário fazer para que os estudantes se tornarem leitores
críticos e reflexivos?
A - O professor deve escolher os textos a serem trabalhados em sala de
aula, e com esses textos, o estudante passa a decifrar os sons da escrita para
se tornar um leitor crítico.
B - O professor deve fazer o
estudante ler e compreender um texto em todos os níveis linguísticos, ou seja,
estabelecer relações entre as palavras e as frases e perceber o que está por
trás de cada linha de um texto. Resposta correta
C - O professor deve incentivar seus estudantes ao mundo da leitura,
levando-os a gostarem de ler sem obrigações. Em outras palavras, ensinar a
leitura como mera tarefa de um exercício e nada mais.
D - O professor deve se preocupar em ensinar as particularidades linguísticas
das palavras, tais como conhecimentos fonéticos sintáticos e morfológicos, para
tornar o estudante um leitor reflexivo e crítico.
E - O professor deve se preocupar ensinar todas as regras da gramática
tradicional, para depois levar os alunos a um ato de leitura eficaz.
Questão 3 de 5
Um dos fatores determinantes para garantir uma boa prática da oralidade aos
estudantes é por meio de saberes populares. A esse respeito, avalie as
afirmações a seguir,
I- A parlenda é um
gênero literário que faz parte da literatura popular oral e do folclore
brasileiro. Além de divertir as crianças, essa atividade serve para trabalhar
com a memorização e a fixação de alguns conceitos, em sala de aula.
II- Os
trava-línguas são textos de origem popular e são ótimos exercícios para
desenvolver a dicção e até mesmo resolver problemas de dicção do aluno.
III- A lenda é uma
narrativa fantasiosa transmitida de geração a geração através dos tempos. Essa
modalidade de narrativa é essencialmente escrita.
Está correto o que
se afirma em:
A - Apenas na afirmativa III
B - Apenas nas afirmativas I e II. Resposta correta
C - Apenas nas afirmativas II e III
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I
Questão 4 de 5
Para Mendonça (2006, p. 205), “o termo análise linguístico, surgiu para
denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre
os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais,
textuais e discursivos”. MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino
médio: um novo olhar, um outro objeto São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Considerando as
informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir a respeito da prática
da análise linguística.
I- Preferência
pelos exercícios estruturais, de identificação e classificação de
unidades/funções morfossintáticas e correção.
II- Preferência por
questões abertas e atividades de pesquisa, que exigem comparação e reflexão
sobre adequação e efeitos de sentido.
III- Ênfase nos usos
como objetos de ensino (habilidades de leitura e escrita), que remetem a vários
outros objetos de ensino (estruturais, textuais, discursivos, normativos),
apresentados e retomados sempre que necessário.
IV- Ênfase nos
conteúdos gramaticais como objetos de ensino, abordados isoladamente e em
sequência mais ou menos fixa.
V- Metodologia
construtiva/reflexiva, baseada na indução: como a observação dos casos
particulares para conclusão das regras ou dos efeitos de sentido.
É correto o que se
afirma em:
A - Apenas na afirmativa III
B - Apenas nas afirmativas I e II
C - Apenas nas afirmativas II, IV e V
D - As afirmativas II, III e V estão
corretas. Resposta correta
E - Somente na afirmativa I
Questão 5 de 5
Normalmente, usam-se as palavras “linguagem”, “língua” e “fala” para
designar uma mesma realidade. No entanto, esses três conceitos revelam aspectos
diferentes para uma comunicação humana mais abrangente. Isso, talvez, explica o
motivo por que as pessoas utilizam essas palavras para constituir a mesma
realidade. O enfoque também será dado às variações linguísticas, já que no
interior de uma mesma língua, há inúmeras variações.
É importante
destacar que os diversos atos de fala em uma comunidade são variados. Sendo
assim, a língua é representada por um conjunto de variedades, que Marote e
Ferreiro (1994) as classificam como: variedades espaciais ou dialetos
geográficos; variedades de classe social ou dialetos sociais; variedades de
grupos de idades ou dialetos etários; variedades de sexo ou dialetos masculino
e feminino e variedade padrão da língua.
A partir do
contexto apresentado, é correto afirmar que a norma culta ou padrão não é a
única forma de expressão de nosso idioma, mas é importante porque:
A - A escola nomeia a língua culta ou padrão como a única variedade
correta para tornar o estudante um cidadão crítico na sociedade.
B - A escola, hoje, recebe estudantes de diferentes camadas sociais, por
isso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula somente a norma
culta ou padrão.
C - Em relação às outras variedades,
a norma culta ou padrão é necessária para garantir a uniformização de uma
linguagem na qual serão registrados os documentos e os fatos da sociedade. Resposta correta
D - Em relação às outras variedades, a norma culta ou padrão é única
aceita nas escolas, pois as outras são consideradas erradas.
E - O ensino da norma culta é obrigatório para os grupos sociais menos
favorecidos, pois é
a única variedade válida para o nosso país.