terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Questão 1 de 5

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) afirmam que o trabalho, em sala de aula, com a produção textual deve ter como finalidade “formar escritores competentes e capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes” (BRASIL, 1998, p. 47). Para tanto, a produção de texto deve ser concebida como um processo contínuo. Para que essa postura, no contexto escolar, seja eficaz, o professor deve auxiliar o estudante durante o processo de revisão e reescrita através de intervenções realizadas no seu texto.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir a respeito operações linguísticas usadas na reescrita de um texto:

I- adição ou acréscimo − pode tratar-se do acréscimo de um elemento gráfico, acento, sinal de pontuação, grafema [...], mas também de uma palavra, de um sintagma, de uma ou de várias frases;

II supressão − supressão sem substituição do elemento suprimido. Ela pode ser aplicada sobre unidades diversas, acentos, grafemas, sílabas, palavras sintagmáticas, uma ou diversas frases;

III substituição − supressão, seguida por substituição por um termo novo. Ela se aplica sobre um grafema, uma palavra, um sintagma, ou sobre conjuntos generalizados;

IV deslocamento- reescrever o texto apenas com base nos apontamentos do professor, sem acrescentar novas informações ao seu texto. Ou seja, apenas substituir um termo por outro.

É correto o que se afirma em:

A - Apenas na afirmativa III.

B - Apenas nas afirmativas I e II.

C - Apenas nas afirmativas II, IV e V.

D - As afirmativas I, II e III estão corretas. Resposta correta

E - Somente na afirmativa I.

 

Questão 2 de 5

As situações mais polêmicas no âmbito educacional são as do trabalho com a leitura, mas não uma leitura mecânica, e sim, uma leitura em que o estudante consiga estabelecer uma relação aprofundada com a linguagem e as significações. Sendo assim, os questionamentos mais comuns são: É possível a escola ensinar a ler? Qual a importância da leitura para a formação do estudante? Em se tratando de leitura, o professor contribui para a formação do leitor crítico e reflexivo? Essas preocupações são recorrentes no espaço escolar que, de alguma forma, objetivam oferecer suporte ao ensino de leitura nas escolas. Diante disso, o que é necessário fazer para que os estudantes se tornarem leitores críticos e reflexivos?

 

A - O professor deve escolher os textos a serem trabalhados em sala de aula, e com esses textos, o estudante passa a decifrar os sons da escrita para se tornar um leitor crítico.

B - O professor deve fazer o estudante ler e compreender um texto em todos os níveis linguísticos, ou seja, estabelecer relações entre as palavras e as frases e perceber o que está por trás de cada linha de um texto. Resposta correta

 

C - O professor deve incentivar seus estudantes ao mundo da leitura, levando-os a gostarem de ler sem obrigações. Em outras palavras, ensinar a leitura como mera tarefa de um exercício e nada mais.

 

D - O professor deve se preocupar em ensinar as particularidades linguísticas das palavras, tais como conhecimentos fonéticos sintáticos e morfológicos, para tornar o estudante um leitor reflexivo e crítico.

 

E - O professor deve se preocupar ensinar todas as regras da gramática tradicional, para depois levar os alunos a um ato de leitura eficaz.

 

Questão 3 de 5

Um dos fatores determinantes para garantir uma boa prática da oralidade aos estudantes é por meio de saberes populares. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir,

I- A parlenda é um gênero literário que faz parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro. Além de divertir as crianças, essa atividade serve para trabalhar com a memorização e a fixação de alguns conceitos, em sala de aula.

II- Os trava-línguas são textos de origem popular e são ótimos exercícios para desenvolver a dicção e até mesmo resolver problemas de dicção do aluno.

III- A lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida de geração a geração através dos tempos. Essa modalidade de narrativa é essencialmente escrita.

Está correto o que se afirma em:

A - Apenas na afirmativa III

B - Apenas nas afirmativas I e II. Resposta correta

C - Apenas nas afirmativas II e III

D - As afirmativas I, II e III estão corretas.

E - Somente na afirmativa I

 

Questão 4 de 5

Para Mendonça (2006, p. 205), “o termo análise linguístico, surgiu para denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos”. MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir a respeito da prática da análise linguística.

I- Preferência pelos exercícios estruturais, de identificação e classificação de unidades/funções morfossintáticas e correção.

II- Preferência por questões abertas e atividades de pesquisa, que exigem comparação e reflexão sobre adequação e efeitos de sentido.

III- Ênfase nos usos como objetos de ensino (habilidades de leitura e escrita), que remetem a vários outros objetos de ensino (estruturais, textuais, discursivos, normativos), apresentados e retomados sempre que necessário.

IV- Ênfase nos conteúdos gramaticais como objetos de ensino, abordados isoladamente e em sequência mais ou menos fixa.

V- Metodologia construtiva/reflexiva, baseada na indução: como a observação dos casos particulares para conclusão das regras ou dos efeitos de sentido.

É correto o que se afirma em:

A - Apenas na afirmativa III

B - Apenas nas afirmativas I e II

C - Apenas nas afirmativas II, IV e V

D - As afirmativas II, III e V estão corretas. Resposta correta

E - Somente na afirmativa I

 

Questão 5 de 5

Normalmente, usam-se as palavras “linguagem”, “língua” e “fala” para designar uma mesma realidade. No entanto, esses três conceitos revelam aspectos diferentes para uma comunicação humana mais abrangente. Isso, talvez, explica o motivo por que as pessoas utilizam essas palavras para constituir a mesma realidade. O enfoque também será dado às variações linguísticas, já que no interior de uma mesma língua, há inúmeras variações.

É importante destacar que os diversos atos de fala em uma comunidade são variados. Sendo assim, a língua é representada por um conjunto de variedades, que Marote e Ferreiro (1994) as classificam como: variedades espaciais ou dialetos geográficos; variedades de classe social ou dialetos sociais; variedades de grupos de idades ou dialetos etários; variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino e variedade padrão da língua.

A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a norma culta ou padrão não é a única forma de expressão de nosso idioma, mas é importante porque:

A - A escola nomeia a língua culta ou padrão como a única variedade correta para tornar o estudante um cidadão crítico na sociedade.

 

B - A escola, hoje, recebe estudantes de diferentes camadas sociais, por isso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula somente a norma culta ou padrão.

 

C - Em relação às outras variedades, a norma culta ou padrão é necessária para garantir a uniformização de uma linguagem na qual serão registrados os documentos e os fatos da sociedade. Resposta correta

 

D - Em relação às outras variedades, a norma culta ou padrão é única aceita nas escolas, pois as outras são consideradas erradas.

 

E - O ensino da norma culta é obrigatório para os grupos sociais menos favorecidos, pois é

a única variedade válida para o nosso país.

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