segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Prova de Como Ter Sucesso no Estudo a Distância 2

 Prova de Como Ter Sucesso no Estudo a Distância 2

Questão 1 de 10

Autores como Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000) defendem que o objetivo principal da aprendizagem autodirigida é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento. Monteiro, Cosentino e Merlin (2011) apresentam algumas técnicas que auxiliam as ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes de aprendizagem autodirigidas. Essas técnicas são: “técnicas de um somente; técnicas de um para um; técnicas de um para muitos; técnicas de muitos para muitos”.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e as relações propostas entre elas, destacando as “técnicas de um para um”.

I - Contrato de aprendizagem – acordo realizado entre docentes e educandos, que preveem o que deve ser ensinado, de que forma a aprendizagem será supervisionada, qual o tempo previsto e os critérios de avaliação a serem negociados.

II - Internalização – instrumento que admite que o aluno pratique a profissão escolhida, sob a supervisão de profissionais tarimbados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A - A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.

B - A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.

C - As duas proposições são verdadeiras, ambas tratam sobre a educação catequista.

D - As duas são proposições falsas e diferem do contexto proposto.

E - As duas são proposições verdadeiras e complementam o contexto proposto. Resposta correta

 

Questão 2 de 10

Na EaD – Educação a Distância, existe uma ferramenta de extrema importância, sem a qual ficaria inviável a execução dessa modalidade de ensino. Estamos falando dos AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagens. Quando falamos do uso dessa ferramenta nos ambientes educacionais, estamos nos aproximando de outra possibilidade das tecnologias, que servem para auxiliar no processo de ensino, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento sistematizado. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem receber e enviar mensagens, conteúdos, gráficos, informações, entre outros. Eles necessitam de ferramenta de informática, desde as mais simples até as que constituem a tecnologia de ponta mais atualizada, para facilitar o processo a que se destinam, como é o caso dos AVAs, destinados a educação a distância. Com relação aos AVAs, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.

(__) São sistemas computacionais, geralmente acessados via Internet, destinados ao suporte de atividades mediados pelas TICs e por um professor orientador.

(__) Permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções.

(__) São preparados para receber e enviar informações a distância, por meio de sistemas tecnológicos.

(__) Permitem aplicação de estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a superar barreiras, em relação ao espaço e ao tempo com maior habilidade.

A - F – V – F – V.

B - V – F - V – V.

C - V – V – V – F.

D - V – V – V – V. Resposta correta

 

Questão 3 de 10

No começo do século XX, um dos mais célebres psicólogos da era contemporânea criou a zona de desenvolvimento proximal, colaborando para o entendimento sobre o quanto é importante que ocorra a colaboração entre companheiros e entre professor e aluno, sendo mais contundente e marcante do que aquilo que fazemos individualmente. Sendo que em uma atividade colaborativa, pessoas com diferentes talentos e habilidades promovem descobertas de outros talentos nos demais integrantes do grupo, levando todos as novas aprendizagens. A seguir, são apresentados os nomes de estudiosos que tiveram grande influência no contexto educacional. Assim, assinale o nome do estudioso que corresponde às afirmações acima.

A - Freud.

B - Montessori.

C - Piaget.

D - Riviére.

E - Vygotsky.check_circleResposta correta

 

Questão 4 de 10

Ao material didático atribui-se um papel essencial no contexto da educação a distância, tem como objetivo apoiar a mediação entre o docente e o educando, auxiliando na organização das disciplinas ou no estabelecimento de um elo para a construção de conhecimentos de modo geral para todos os envolvidos no processo educacional. De acordo com Neder e Possari (2001), o material didático de um curso, no âmbito da proposta curricular, deve se configurar como um dos dinamizadores da construção curricular e, também, como um marcador metodológico. É mediante o material que são feitos os recortes das áreas de conhecimento trabalhadas no curso, além do direcionamento metodológico pretendido. Segundo autores acima mencionados, qualificam os textos em dois tipos: texto-base e texto de apoio. Considerando o exposto, marque a alternativa que corresponde ao TEXTO-BASE:

A - É um dos elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, pois já foi confirmado que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos.

B - É um texto com informações gerais de conteúdo, onde a linguagem é mais difícil de compreensão, muito importante para ampliar o vocabulário do profissional.

C - Fornece suporte ao desenvolvimento das atividades propostas e devem ser compreendidos pelos alunos. É considerado, também, material didático das disciplinas e deve vir sempre acompanhado de orientações para facilitar a leitura.

D - O docente pode propor um estudo de caso, uma reflexão, uma discussão, e os participantes devem responder ou desenvolver comentários sobre o assunto, sendo possível tanto responder diretamente a proposta do docente quanto colaborar com outras informações sobre o que os outros participantes responderam.

E - Tem por objetivo ser um marcador curricular e metodológico, não pretendendo encerrar em si toda a profundidade de um tema. Busca oferecer uma oportunidade de se refletir sobre o assunto abordado, em uma forma dialógica, clara e simples, pois o autor deve lembrar que o aluno estará sozinho em suas leituras. Resposta correta

 

Questão 5 de 10

Uma alternativa para os limites do ensino tradicional, com capacidade de suprir as necessidades de difusão da educação, é a “Aprendizagem autodirigida”. Esse modelo de aprendizagem tornou-se um mecanismo de extrema valia. Sabemos que na EaD – Educação a Distância a aprendizagem autodirigida é muito importante, visto que nessa modalidade de ensino é necessário que o alunos, com ou sem ajuda de outros, tomem a iniciativa de diagnosticar suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e matérias para aprender. Sobre as características da aprendizagem autodirigida, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.

(__) Ser um instrumento de democratização do saber, ao se apoderar de todos os recursos tecnológicos de informação e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras.

(__) Promove o desenvolvimento pessoal, ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e organização do pensamento, enfatiza sua autonomia, determinação e poder de decisão.

(__) Respeitar as diferenças, ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.

(__) Reduzir as diferenças, os ambientes autoridigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais.

A alternativa correta é:

A - F – F – F – F.

B - F – F – V – V.

C - V – V – F – V

D - V – V – V – F.

E - V – V- V – V. Resposta correta

 

Questão 6 de 10

A aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de extrema valia, surgiu como uma alternativa para os limites do ensino tradicional, sendo capaz de suprir as necessidades de difusão da educação, independentemente dos recursos físicos e financeiros, da distância e da disponibilidade de tempo dos professores e alunos. Segundo autores Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal dessa metodologia de aprendizagem é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento, caracterizando-se por: ser um instrumento de democratização do saber, promover o desenvolvimento pessoal, respeitar as diferenças e reduzir as diferenças.

Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

Ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e ritmo de estudo.

PORQUE

Dessa maneira, não há mais a necessidade de responder imediatamente a questões formuladas, possibilitando respeitar o ritmo de cada aluno por meio de uma agenda mais flexível.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A - A primeira asserção é uma alternativa falsa, e a segunda, verdadeira.

B - A primeira asserção é uma alternativa verdadeira, e a segunda, falsa.

C - Ambas asserções são verdadeiras estas tratam unicamente da educação tradicional.

D - As duas asserções alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

E - As duas asserções são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Resposta correta

 

Questão 7 de 10

A educação a distância é a modalidade de ensino adequada às sociedades contemporâneas, ao tornar-se um aspecto pedagógico inserido na realidade educacional a EaD possibilita que as pessoas tenham condições eficientes e eficazes de compartilhar o conhecimento, debatendo, questionando e reformulando ideias, valores, percepções e experiências, sem a necessidade da palavra impressa e da presencialidade física. O sistema educacional contemporâneo deve ligar-se diretamente a essa forma de produção do saber, sob uma concepção de ensino decorrente de um trabalho escolar realizado em sintonia com os novos tempos, acordos sociais e demandas institucionais. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F no que se refere à educação a distância.

(__) A educação a distância sistematizada e propagada por meio do correio vem formando pessoas há um longo tempo, porém, podemos considerar que apenas nos últimos vinte anos começou a adquirir consistência, com a “era do conhecimento”.

(__) Podemos definir a educação a distância como uma modalidade basicamente mediatizada pelas tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista as facilidades em termos de aproximação espaço-temporal que oferecem. A EaD é, ainda, uma modalidade propositalmente pedagógica, pois visa ao processo ensino-aprendizagem intencionalmente.

(__) Os autores Moore e Kearsley (2007, p.2) afirmam que a EaD é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais.

Assinale a alternativa correta:

A - F – F – V.

B - F – V – V.

C - V – F – V.

D - V – V – F.

E - V- V – V. Resposta correta

 

Questão 8 de 10

A aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de extrema valia, pois surgiu como uma alternativa para os limites do ensino tradicional, capaz de suprir as necessidades de difusão da educação, independentemente dos recursos físicos e financeiros, da distância e da disponibilidade de tempo dos professores e alunos. Segundo Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal dessa metodologia de aprendizagem é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento. Sobre a aprendizagem autodirigida na EaD, assinale a alternativa correta:

A - A aprendizagem autodirigida é de baixa importância para a EaD, pois o mais importante seria aluno se dedicar aos estudos, sem interação, sem questionamentos e sem contribuir com seu ponto de vista nas videoaulas, bem como em seus estudos.

B - A aprendizagem autodirigida é muito superficial para a EaD, tendo em vista que nessa modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para aprender.

C - A aprendizagem autodirigida se enfraquece na educação a distância, tendo em vista que nessa modalidade de ensino não é necessário que o aluno tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formule objetivos e identifique os recursos humanos e materiais necessários para aprender.

D - A aprendizagem autodirigida se fortalece na educação a distância, tendo em vista que nessa modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para aprender. Resposta correta

E - A aprendizagem autodirigida se isola na educação a distância, porém, é importante compreender que nessa modalidade de ensino é apenas o professor quem deve tomar a iniciativa de diagnosticar as necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para aprender.

 

Questão 9 de 10

Autores como Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000) defendem que o objetivo principal da aprendizagem autodirigida é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento. Monteiro, Cosentino e Merlin (2011) apresentam algumas técnicas que auxiliam as ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes de aprendizagem autodirigidas. Essas técnicas são: “técnicas de um somente; técnicas de um para um; técnicas de um para muitos; técnicas de muitos para muitos”.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e as relações propostas entre elas, destacando as “técnicas de um para um”.

I - Contrato de aprendizagem – acordo realizado entre docentes e educandos, que preveem o que deve ser ensinado, de que forma a aprendizagem será supervisionada, qual o tempo previsto e os critérios de avaliação a serem negociados.

II - Internalização – instrumento que admite que o aluno pratique a profissão escolhida, sob a supervisão de profissionais tarimbados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A - A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.

B - A primeira é uma proposição verdadeira e diferem do contexto proposto

C - A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.

D - As duas são proposições corretas e complementam o contexto proposto. Resposta correta

E - As duas são proposições falsas e diferem do contexto proposto.

 

Questão 10 de 10

As ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes para a aprendizagem autodidata se dá pelas interações possíveis em um ambiente colaborativo e assíncrono, pelo fato de acontecerem por intermédio de mídia impressa ou eletrônica, em que instrutor e aprendizes não estão fisicamente juntos, fazendo com que o momento dos estudos, participação e interações entre as partes variem de acordo com o método utilizado. Diante do exposto, escolha uma das alternativas abaixo, para completar as lacunas das frases seguintes:

Técnicas ________________________ - são assinaladas por uma relação entre docente e educando, por intermédio da comunicação mediada por um computador.

Técnicas _______________________ - são aquelas que podem ser utilizadas pelos educandos sem supervisão de um docente.

Técnicas _______________________ - todos podem participar da interação, através de ambientes virtuais onde a interação é sincrônica.

Técnicas _______________________ - caracteriza-se pela apresentação de tópicos, por um ou mais docentes aos educandos.

Assinale a alternativa que apresenta as informações que completam corretamente as lacunas das frases acima:

A - de muitos para dois ou mais, de muitos para muitos, de um somente, de um para dois.

B - de um para inúmeros; de um para três; de um somente; de diversos para um.

C - de um para um; de um somente; de muitos para muitos; de um para muitos. Resposta correta

D - de um para vários; de um para diversos; de um somente; de muitos para muitos.

E - de um somente; de um para um; de um para muitos; de diversos para diversos.

 

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...