Prova de Como Ter Sucesso no Estudo a Distância 2
Questão 1 de 10
Autores como Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000)
defendem que o objetivo principal da aprendizagem autodirigida é explorar os
recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação
permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento. Monteiro,
Cosentino e Merlin (2011) apresentam algumas técnicas que auxiliam as
ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes de aprendizagem autodirigidas.
Essas técnicas são: “técnicas de um somente; técnicas de um para um; técnicas
de um para muitos; técnicas de muitos para muitos”.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e as relações
propostas entre elas, destacando as “técnicas de um para um”.
I - Contrato de aprendizagem – acordo realizado entre
docentes e educandos, que preveem o que deve ser ensinado, de que forma a
aprendizagem será supervisionada, qual o tempo previsto e os critérios de
avaliação a serem negociados.
II - Internalização – instrumento que admite que o aluno
pratique a profissão escolhida, sob a supervisão de profissionais tarimbados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A primeira é uma proposição falsa e, a segunda,
verdadeira.
B - A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda,
falsa.
C - As duas proposições são verdadeiras, ambas tratam sobre
a educação catequista.
D - As duas são proposições falsas e diferem do contexto
proposto.
E - As duas são
proposições verdadeiras e complementam o contexto proposto. Resposta correta
Questão 2 de 10
Na EaD – Educação a Distância, existe uma ferramenta de
extrema importância, sem a qual ficaria inviável a execução dessa modalidade de
ensino. Estamos falando dos AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagens. Quando
falamos do uso dessa ferramenta nos ambientes educacionais, estamos nos
aproximando de outra possibilidade das tecnologias, que servem para auxiliar no
processo de ensino, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento
sistematizado. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem receber e enviar
mensagens, conteúdos, gráficos, informações, entre outros. Eles necessitam de
ferramenta de informática, desde as mais simples até as que constituem a
tecnologia de ponta mais atualizada, para facilitar o processo a que se
destinam, como é o caso dos AVAs, destinados a educação a distância. Com
relação aos AVAs, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(__) São sistemas computacionais, geralmente acessados via
Internet, destinados ao suporte de atividades mediados pelas TICs e por um
professor orientador.
(__) Permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentar
informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e
objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções.
(__) São preparados para receber e enviar informações a
distância, por meio de sistemas tecnológicos.
(__) Permitem aplicação de estratégias pedagógicas de
ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a superar barreiras, em relação ao espaço
e ao tempo com maior habilidade.
A - F – V – F – V.
B - V – F - V – V.
C - V – V – V – F.
D - V – V – V – V. Resposta
correta
Questão 3 de 10
No começo do século XX, um dos
mais célebres psicólogos da era contemporânea criou a zona de desenvolvimento
proximal, colaborando para o entendimento sobre o quanto é importante que
ocorra a colaboração entre companheiros e entre professor e aluno, sendo mais
contundente e marcante do que aquilo que fazemos individualmente. Sendo que em
uma atividade colaborativa, pessoas com diferentes talentos e habilidades
promovem descobertas de outros talentos nos demais integrantes do grupo,
levando todos as novas aprendizagens. A seguir, são apresentados os nomes de
estudiosos que tiveram grande influência no contexto educacional. Assim,
assinale o nome do estudioso que corresponde às afirmações acima.
A - Freud.
B - Montessori.
C - Piaget.
D - Riviére.
E - Vygotsky.check_circleResposta correta
Questão 4 de 10
Ao material didático atribui-se um papel essencial no
contexto da educação a distância, tem como objetivo apoiar a mediação entre o
docente e o educando, auxiliando na organização das disciplinas ou no
estabelecimento de um elo para a construção de conhecimentos de modo geral para
todos os envolvidos no processo educacional. De acordo com Neder e Possari
(2001), o material didático de um curso, no âmbito da proposta curricular, deve
se configurar como um dos dinamizadores da construção curricular e, também,
como um marcador metodológico. É mediante o material que são feitos os recortes
das áreas de conhecimento trabalhadas no curso, além do direcionamento
metodológico pretendido. Segundo autores acima mencionados, qualificam os
textos em dois tipos: texto-base e texto de apoio. Considerando o exposto,
marque a alternativa que corresponde ao TEXTO-BASE:
A - É um dos elementos fundamentais no processo
ensino-aprendizagem, pois já foi confirmado que ouvir e ver proporcionam
porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos.
B - É um texto com informações gerais de conteúdo, onde a
linguagem é mais difícil de compreensão, muito importante para ampliar o
vocabulário do profissional.
C - Fornece suporte ao desenvolvimento das atividades
propostas e devem ser compreendidos pelos alunos. É considerado, também,
material didático das disciplinas e deve vir sempre acompanhado de orientações
para facilitar a leitura.
D - O docente pode propor um estudo de caso, uma reflexão,
uma discussão, e os participantes devem responder ou desenvolver comentários
sobre o assunto, sendo possível tanto responder diretamente a proposta do
docente quanto colaborar com outras informações sobre o que os outros
participantes responderam.
E - Tem por objetivo
ser um marcador curricular e metodológico, não pretendendo encerrar em si toda
a profundidade de um tema. Busca oferecer uma oportunidade de se refletir sobre
o assunto abordado, em uma forma dialógica, clara e simples, pois o autor deve
lembrar que o aluno estará sozinho em suas leituras. Resposta correta
Questão 5 de 10
Uma alternativa para os limites do ensino tradicional, com
capacidade de suprir as necessidades de difusão da educação, é a “Aprendizagem
autodirigida”. Esse modelo de aprendizagem tornou-se um mecanismo de extrema
valia. Sabemos que na EaD – Educação a Distância a aprendizagem autodirigida é
muito importante, visto que nessa modalidade de ensino é necessário que o
alunos, com ou sem ajuda de outros, tomem a iniciativa de diagnosticar suas
necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos
humanos e matérias para aprender. Sobre as características da aprendizagem
autodirigida, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(__) Ser um instrumento de democratização do saber, ao se
apoderar de todos os recursos tecnológicos de informação e comunicação
disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino autodirigido viabiliza
a democratização da educação sem fronteiras.
(__) Promove o desenvolvimento pessoal, ao exigir do
aluno-aprendiz disciplina e organização do pensamento, enfatiza sua autonomia,
determinação e poder de decisão.
(__) Respeitar as diferenças, ao receber diferentes
informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno-aprendiz controlar o
tempo, o local e o ritmo de estudo.
(__) Reduzir as diferenças, os ambientes autoridigidos
também eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais.
A alternativa correta é:
A - F – F – F – F.
B - F – F – V – V.
C - V – V – F – V
D - V – V – V – F.
E - V – V- V – V. Resposta
correta
Questão 6 de 10
A aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de
extrema valia, surgiu como uma alternativa para os limites do ensino
tradicional, sendo capaz de suprir as necessidades de difusão da educação,
independentemente dos recursos físicos e financeiros, da distância e da
disponibilidade de tempo dos professores e alunos. Segundo autores Lucena e
Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal dessa metodologia de
aprendizagem é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas
tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de
conhecimento, caracterizando-se por: ser um instrumento de democratização do
saber, promover o desenvolvimento pessoal, respeitar as diferenças e reduzir as
diferenças.
Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
Ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade,
cabe a cada aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e ritmo de estudo.
PORQUE
Dessa maneira, não há mais a necessidade de responder imediatamente
a questões formuladas, possibilitando respeitar o ritmo de cada aluno por meio
de uma agenda mais flexível.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A primeira asserção é uma alternativa falsa, e a
segunda, verdadeira.
B - A primeira asserção é uma alternativa verdadeira, e a
segunda, falsa.
C - Ambas asserções são verdadeiras estas tratam unicamente
da educação tradicional.
D - As duas asserções alternativas verdadeiras, mas a
segunda não é uma justificativa correta da primeira.
E - As duas asserções
são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da
primeira. Resposta correta
Questão 7 de 10
A educação a distância é a modalidade de ensino adequada às
sociedades contemporâneas, ao tornar-se um aspecto pedagógico inserido na
realidade educacional a EaD possibilita que as pessoas tenham condições
eficientes e eficazes de compartilhar o conhecimento, debatendo, questionando e
reformulando ideias, valores, percepções e experiências, sem a necessidade da
palavra impressa e da presencialidade física. O sistema educacional
contemporâneo deve ligar-se diretamente a essa forma de produção do saber, sob
uma concepção de ensino decorrente de um trabalho escolar realizado em sintonia
com os novos tempos, acordos sociais e demandas institucionais. Assinale as
alternativas verdadeiras com V e as falsas com F no que se refere à educação a
distância.
(__) A educação a distância sistematizada e propagada por
meio do correio vem formando pessoas há um longo tempo, porém, podemos considerar
que apenas nos últimos vinte anos começou a adquirir consistência, com a “era
do conhecimento”.
(__) Podemos definir a educação a distância como uma
modalidade basicamente mediatizada pelas tecnologias de informação e
comunicação, tendo em vista as facilidades em termos de aproximação
espaço-temporal que oferecem. A EaD é, ainda, uma modalidade propositalmente
pedagógica, pois visa ao processo ensino-aprendizagem intencionalmente.
(__) Os autores Moore e Kearsley (2007, p.2) afirmam que a
EaD é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do
local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de
instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições
organizacionais e administrativas especiais.
Assinale a alternativa correta:
A - F – F – V.
B - F – V – V.
C - V – F – V.
D - V – V – F.
E - V- V – V. Resposta
correta
Questão 8 de 10
A aprendizagem autodirigida tornou-se um mecanismo de
extrema valia, pois surgiu como uma alternativa para os limites do ensino
tradicional, capaz de suprir as necessidades de difusão da educação,
independentemente dos recursos físicos e financeiros, da distância e da
disponibilidade de tempo dos professores e alunos. Segundo Lucena e Fuks (2000)
e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal dessa metodologia de
aprendizagem é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas
tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de
conhecimento. Sobre a aprendizagem autodirigida na EaD, assinale a alternativa
correta:
A - A aprendizagem autodirigida é de baixa importância para
a EaD, pois o mais importante seria aluno se dedicar aos estudos, sem
interação, sem questionamentos e sem contribuir com seu ponto de vista nas
videoaulas, bem como em seus estudos.
B - A aprendizagem autodirigida é muito superficial para a
EaD, tendo em vista que nessa modalidade de ensino é necessário que o aluno,
com ou sem ajuda de outros, tome a iniciativa de diagnosticar as suas
necessidades de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos
humanos e materiais necessários para aprender.
C - A aprendizagem autodirigida se enfraquece na educação a
distância, tendo em vista que nessa modalidade de ensino não é necessário que o
aluno tome a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem,
formule objetivos e identifique os recursos humanos e materiais necessários
para aprender.
D - A aprendizagem
autodirigida se fortalece na educação a distância, tendo em vista que nessa
modalidade de ensino é necessário que o aluno, com ou sem ajuda de outros, tome
a iniciativa de diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular
objetivos e identificar os recursos humanos e materiais necessários para
aprender. Resposta correta
E - A aprendizagem autodirigida se isola na educação a
distância, porém, é importante compreender que nessa modalidade de ensino é
apenas o professor quem deve tomar a iniciativa de diagnosticar as necessidades
de aprendizagem, formular objetivos e identificar os recursos humanos e
materiais necessários para aprender.
Questão 9 de 10
Autores como Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000)
defendem que o objetivo principal da aprendizagem autodirigida é explorar os
recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação
permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento. Monteiro,
Cosentino e Merlin (2011) apresentam algumas técnicas que auxiliam as
ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes de aprendizagem autodirigidas.
Essas técnicas são: “técnicas de um somente; técnicas de um para um; técnicas
de um para muitos; técnicas de muitos para muitos”.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e as relações
propostas entre elas, destacando as “técnicas de um para um”.
I - Contrato de aprendizagem – acordo realizado entre
docentes e educandos, que preveem o que deve ser ensinado, de que forma a
aprendizagem será supervisionada, qual o tempo previsto e os critérios de
avaliação a serem negociados.
II - Internalização – instrumento que admite que o aluno
pratique a profissão escolhida, sob a supervisão de profissionais tarimbados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A primeira é uma proposição falsa e, a segunda,
verdadeira.
B - A primeira é uma proposição verdadeira e diferem do contexto
proposto
C - A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda,
falsa.
D - As duas são
proposições corretas e complementam o contexto proposto. Resposta correta
E - As duas são proposições falsas e diferem do contexto
proposto.
Questão 10 de 10
As ferramentas pedagógicas utilizadas em ambientes para a
aprendizagem autodidata se dá pelas interações possíveis em um ambiente
colaborativo e assíncrono, pelo fato de acontecerem por intermédio de mídia
impressa ou eletrônica, em que instrutor e aprendizes não estão fisicamente
juntos, fazendo com que o momento dos estudos, participação e interações entre
as partes variem de acordo com o método utilizado. Diante do exposto, escolha
uma das alternativas abaixo, para completar as lacunas das frases seguintes:
Técnicas ________________________ - são assinaladas por uma
relação entre docente e educando, por intermédio da comunicação mediada por um
computador.
Técnicas _______________________ - são aquelas que podem ser
utilizadas pelos educandos sem supervisão de um docente.
Técnicas _______________________ - todos podem participar da
interação, através de ambientes virtuais onde a interação é sincrônica.
Técnicas _______________________ - caracteriza-se pela
apresentação de tópicos, por um ou mais docentes aos educandos.
Assinale a alternativa que apresenta as informações que
completam corretamente as lacunas das frases acima:
A - de muitos para dois ou mais, de muitos para muitos, de
um somente, de um para dois.
B - de um para inúmeros; de um para três; de um somente; de
diversos para um.
C - de um para um; de
um somente; de muitos para muitos; de um para muitos. Resposta correta
D - de um para vários; de um para diversos; de um somente;
de muitos para muitos.
E - de um somente; de um para um; de um para muitos; de
diversos para diversos.