Questão 1 de 10
No capítulo 2 de seu livro Almeida (2011) diz que: “Como o homem sempre
teve e tem necessidade de acreditar em forças mágicas para poder explicar o que
acontece à sua volta ou no mundo, a literatura contempla essa busca com”:
A - Os contos de fadas.
B - As fábulas.
C - Os contos de fadas, as fábulas. Resposta correta
D - Os poemas e contos de fadas.
E - Os poemas e fábulas.
Questão 2 de 10
No que se refere à biblioteca, como espaço escolar dinamizador da
leitura, é correto dizer que:
A - Função do bibliotecário é atuar auxiliando os usuários apenas no que
se refere ao empréstimo de livros.
B - Nas instituições escolares, a prática da leitura é plenamente
efetiva, ou seja, as bibliotecas funcionam como deveriam funcionar. Nesse
sentido, a leitura é percebida como expressão da arte.
C - Nas questões referentes ao funcionamento das bibliotecas não há
problemas, tendo em vista que os bibliotecários recebem formação contínua para
exercer plenamente sua função de auxiliar e, assim, orientar os usuários.
D - O aperfeiçoamento constante e permanente do bibliotecário escolar é
indispensável para a busca do leitor, aproximação essa que pode ser feita de
várias maneiras, por meio trabalho em conjunto com professores e escola.check_circleResposta correta
E - Uma escola sem biblioteca não interfere diretamente na formação do
sujeito crítico e atuante, tendo em vista que existem outros meios de acesso a
leitura.
Questão 3 de 10
Para Ezequiel T. da Silva (1991), a funcionalidade dos serviços é
definida pela própria dinâmica interna da biblioteca, nos seus aspectos de
seleção e aquisição de obras, agilização do processamento técnico, sistema de
empréstimos etc., além da sua capacidade em atrair e aumentar o público leitor.
Tal reflexão é necessária, pois não basta criar bibliotecas e cantos de leitura
sem um conhecimento e uma decisão a respeito dos públicos a serem servidos, ou
seja, o que deve ser colocado à disposição dos leitores. De acordo com Fachin e
Kieser (2011), uma3biblioteca escolar que visa à interação de alunos,
professores e informação, para facilitar o processo ensino-aprendizagem, deve
ter:
a) Organização e estruturas definidas.
b) Seleção adequada do acervo ao seu usuário.
c) Políticas desenvolvidas entre o bibliotecário e outros profissionais da
escola para incentivar a leitura.
d) Investimento na atualização do acervo, que o torna cada vez mais adequado à
clientela escolar.
e) Horário adequado e flexível aos usuários.
Estão corretas apenas:
A - A, B e C.
B - A, D e E.
C - B, C e D.
D - Todas são falsas.
E - Todas são verdadeiras. Resposta correta
Questão 4 de 10
Observe a reflexão de Peter Hunt, pesquisador britânico, que destaca a
complexidade e a riqueza dos textos feitos para crianças: “Literatura infantil
é aquela que contém alguma representação do autor a respeito da infância. Quem
escreve faz isso pensando em uma criança real que conhece, e em si próprio,
durante a infância ou baseia-se em várias ideias que formou sobre como são os
pequenos em geral ou como poderiam ou deveriam ser. Porém, ainda que tente
adaptar ou alterar seu estilo ou o conteúdo de um livro para uma linguagem que
as crianças entendam, ele não pode deixar de ser um adulto enquanto escreve. É
aí que está a missão desafiadora de fazer literatura infantil com qualidade.”
(HUNT, Peter. A missão da literatura infantil é expandir o universo dos
pequenos [Editorial]. Revista Nova Escola, ed 244, ago. 2011. Disponível em
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/entrevista-peter-hunt-639898.shtml?page=1
Acesso em 09 fev. 2015) As ideias apresentadas pelo pesquisador reproduzem o
conceito sobre:
A - A qualidade do livro infantil, que deve primar pelo acabamento
gráfico mesmo que seja estrangeiro.
B - A qualidade da criança, pois essa é capaz de levantar diferenças e
semelhanças entre as histórias.
C - A qualidade da leitura, porque apresenta elementos constitutivos
como narrador, foco narrativo, enredo, personagens, espaços físico e temporal,
linguagem, início, meio e fim.
D - A qualidade do autor, já que a escrita é o registro concreto de toda
manifestação humana, mediante símbolos, letras, desenhos, ícones.
E - Qualidade da literatura infantil,
desafiadora para quem escreve. Resposta correta
Questão 5 de 10
Almeida (2011) no primeiro capítulo de seu livro coloca que a partir dos
anos 70 do século XX, escritores da literatura infanto-juvenil passaram a
mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de
personagens que não podem ser rotuladas como bons ou maus. Esses personagens,
então, passam a “estar” bons ou maus diante das diferentes situações. A
respeito desse tipo de literatura pode-se dizer que:
A -
Não busca retratar
a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana.
B - Busca definir personagens do bem e do mal.
C - Busca retratar a relativização
dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana. Resposta correta
D - Define diferentes caráteres a personagens já estereotipados como
bons ou maus.
E - Procura ensinar uma lição sobre o bem e o mau ao leitor.
Questão 6 de 10
A respeito do histórico da literatura Infantojuvenil, Almeida (2011, p.
15) destaca que em relação aos primeiros livros de literatura infantil surgidos
no séc. VII “Podemos afirmar que as obras voltadas para as crianças raramente
tinham o objetivo de tornar a leitura uma fonte de prazer, retratando a
aventura pela aventura. ” As histórias que discorressem sobre a vida de forma
lúdica eram quase inexistentes. Nesse contexto da literatura de caráter
instrutivo, observa-se que:
A -
As histórias
traziam sempre uma lição de moral e que os personagens mesmo os vilões podiam
se regenerar.
B - Essa época era rica em lições didáticas, que levavam o leitor a
refletir sobre as situações da narrativa.
C - Havia uma polarização dos
personagens em bons e maus, onde as reflexões sobre a história eram quase nulas. Resposta correta
D - Muitos livros traziam como característica as várias opções de final
para que o leitor escolhesse.
E - O leitor era preso à história pelo mero prazer da leitura.
Questão 7 de 10
É inegável que o hábito e o gosto pela leitura deveriam passar de pai
para filho, ou seja, começar em casa, no seio familiar, na primeira infância,
como já foi abordado anteriormente. A leitura como prática sociocultural deve
estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais e não exclusivamente
escolarizadas. No entanto, sabemos que, na maioria dos casos, isso não
acontece. Dessa forma, constatamos que:
A - A leitura, como prática sociocultural, deve estar inserida em um
conjunto de ações sociais e culturais, sendo exclusivamente ações
escolarizadas.
B - É de responsabilidade da família apenas o incentivo à leitura, tendo
em vista que a educação vem de casa.
C - É na escola que a criança se
torna (ou deveria se tornar) leitora, porque se trata da principal agência
responsável pelo ensino do registro verbal da cultura; Resposta correta
D - O acesso à leitura não significa ter acesso à escola e nela obter as
habilidades e os conhecimentos necessários para a participação no mundo da
escrita.
E - Somente à escola cabe a responsabilidade de incentivar a criança no
mundo da leitura.
Questão 8 de 10
A respeito da formação do leitor e do sujeito a partir da leitura de
obras, a literatura infanto-juvenil:
I. Enfatiza
aspectos materiais, sensoriais e éticos do ser humano.
II. Mexe com a
emoção, com as sensações, e é, principalmente, prazerosa, traçando seu percurso
para a transcendência dos anseios humanos: encontros e desencontros, angústia,
medo, tristeza, alegria, amor, dor, felicidade.
III. Oportuniza ao
leitor uma leitura individual e frequentemente facultativa e contribui na busca
dos objetivos e no desempenho das funções que tem o livro didático.
IV. Faz olhar,
sentir, ser e construir-se dentro de um universo de possibilidades e também
colabora para o processo básico da humanização e para a ressignificação da realidade
que cerca o leitor.
É correto o que se
afirma apenas em:
A - I e IV.
B - I, II e IV. Resposta correta
C - III e IV.
D - III.
E - IV.
Questão 9 de 10
De acordo com o capítulo cinco do livro da disciplina, sobre a
biblioteca na escola, indubitavelmente, é necessário que o professor se adapte
à realidade, eliminando os empecilhos que possam tornar o seu trabalho menos
gratificante. Dessa forma, quando não houver biblioteca, será preciso usar o
seu próprio material. No entanto, ressaltamos a ideia de Ezequiel T. da Silva
(1991) de que uma escola sem biblioteca é um instrumento imperfeito, ou seja, a
instalação de bibliotecas escolares deve ser vista como algo indispensável, já
que o ensino e esse espaço são complementares na disseminação do hábito da
leitura. Diante das afirmações, podemos dizer que:
I. Se a escola não possui uma biblioteca com as condições necessárias
para o atendimento aos alunos, não compete aos docentes providenciar, pois cabe
apenas ao governo disponibilizá-la;
II. Uma escola sem biblioteca é um instrumento fragmentado que por consequência
não exerce a função social que deveria exercer na formação do sujeito crítico e
atuante em sociedade;
III. Se a biblioteca não oferecer a estrutura adequada, dispondo de obras
literárias suficientes aos usuários, estes devem recorrer à compra de livros,
tendo em vista que a escola não tem recursos para adquiri-los;
IV. Quando a escola não disponibilizar biblioteca e recursos para incentivar a
leitura, será preciso o que professor utilize seu próprio material para atender
as necessidades dos educandos;
V. A instalação de bibliotecas escolares deve ser vista como algo
dispensável, já que o ensino e esse espaço são pouco utilizados na disseminação
do hábito da leitura.
Estão corretas apenas:
A - I, II e III.
B - I,IV e V.
C - II e IV. Resposta correta
D - Todas são falsas.
E - Todas são verdadeiras.
Questão 10 de 10
A lenda (do latim legenda, legere (ler)) é uma forma narrativa antiga,
geralmente breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um
povo, sem necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e
o verdadeiro. Na maioria das vezes, é de origem anônima, transmitida e
conservada pela tradição oral. Assim sendo, no folclore brasileiro, as lendas
mais conhecidas são:
A -
Romeu e Julieta,
Branca de Neve, Aladim, o mágico, dentre outros.
B - A lebre e a tartaruga, a Cigarra e a Formiga, o Leão e o Rato, entre
outros.
C - Curupira, Saci-pererê, Iara,
Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros. Resposta correta
D - João e o pé de feijão, Branca de Neve, Rapunzel, Boitatá, entre
outros.
E - Rapunzel, João e Maria, João e o pé de feijão, a Raposa e as uvas,
entre outros.