Exercício 1
O ensino da língua de sinais no processo educacional da
criança surda é complexo e ao mesmo tempo simples. Com base nesse contexto
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas. Assinale a alternativa
que apresenta a sequência correta:
( ) Pois muitas vezes as crianças surdas veem a escola sem terem tido contato com a língua de sinais, tornando assim a alfabetização e letramento um processo mais delicado.
( ) A criança ao ingressar na escola e ter contato com
a língua de sinais, geralmente se desenvolve mais rápido.
( ) O aprendizado é simples, pois lhe é natural o
aprendizado das línguas de sinais
V - V - V
V – F – V
F – F – V
V – V – F
Exercício 2
Como diz Chomsky (1995), independentemente da língua, a
faculdade
da linguagem é algo comum entre os seres humanos. Assim, a aquisição da
linguagem é algo?
NATURAL
FORÇADO
MECÂNICO
ESPONTÂNEO
Exercício 3
A igualdade diz respeito ao direito, mas não que todos se
beneficiarão dos mesmos métodos e procedimentos. Por isso, a inclusão
fundamentada na neuropsicologia considera que haja uma avaliação que
proporcione a identificação dos limites e potencialidades do funcionamento
cognitivo de uma criança é uma oportunidade para direcionar os processos de
ensino e aprendizagem para as necessidades específicas, evitando assim a
exclusão. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O aluno cego tem mais vantagens e menos perdas auditivas.
II- O aluno surdo não deve ser colocado em situação de
desvantagem, e sim com potencialidades.
III- A exclusão vem com um parâmetro, e dependendo da
situação, as crianças têm aprendizagens diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças I, II e estão corretas.
Somente a sentenças III está correta.
Somente a sentença II
está correta.
Exercício 4
O que significa a sigla CODA?
Children of Deaf
Adults
Children or Deaf Adults
Children of Deaf
Children of Deaf Alone
Exercício 5
Para a educação bilíngue, os aspectos de acesso a duas
línguas, preservando os processos naturais de desenvolvimento do indivíduo, nos
quais a língua se mostre instrumento indispensável: Assinale a alternativa
CORRETA:
A. ( ) A constituição do sujeito surdo, pois o
mais importante é o desenvolvimento do aluno ouvinte de forma integral,
valorizando esse enquanto sujeito de direito.
B. ( ) A
constituição do sujeito surdo, pois o mais importante é o desenvolvimento do
aluno surdo de forma integral, valorizando esse enquanto sujeito de direito.
C. ( ) A constituição do sujeito surdo, pois o
mais importante é o desenvolvimento do aluno surdo de forma integral.
D. ( ) A constituição do sujeito ouvinte, pois o
mais importante é o desenvolvimento do aluno ouvinte de forma integral,
valorizando esse enquanto sujeito de direito.
Exercício 6
O ensino da língua de sinais no processo educacional da
criança surda é complexo e ao mesmo tempo simples, pois muitas vezes as
crianças surdas veem a escola sem terem tido contato com a língua de sinais, e
desta forma se torna mais delicado esse processo de alfabetização e letramento.
Todavia, ao ingressar na escola, assim que passa a ter contato com a língua de
sinais, ela, geralmente, rapidamente se desenvolve linguisticamente. Ao mesmo
tempo ele é simples, pois lhe é natural o aprendizado das línguas de sinais. de
acordo com o livro de Faria e Assis (2011), sobre Língua portuguesa e LIBRAS
teorias e práticas, assinale a alternativa incorreta.
Exploração da
produção não artística em sinais usando todos os recursos assintáticos,
morfológicos, fonológicos e semânticos impróprios da Libras.
Especificação do tipo de ação, duração, intensidade e
repetição (adjetivação, aspecto e marcação de plural).
Jogos de perguntas e respostas observando o uso dos itens
lexicais e expressões não manuais correspondentes.
Estabelecimento de referentes presentes e não presentes no
discurso, bem como o uso de pronominais para retomada de tais referentes de
forma consistente.
Exercício 7
O balbucio dos bebês, segundo Petitto e Marantette ocorre:
I - em bebês surdos
II - em bebês ouvintes
III - em bebês cegos
IV - apenas em bebês ouvintes
I, II e III
I, III e IV
I e III
Nenhuma das alternativas estão corretas.
Exercício 8
Cada morfema reúne, por sua vez, unidades menores
diferenciadoras de sentido, chamadas:
quiralidade.
diferenciadoras de morfema.
modificadoras.
quiremas.
Exercício 9
Os estágios de desenvolvimento do ser humano, segundo Piaget
são classificados como:
( ) sensório motor –
pré-operatório – operatório concreto – operatório formal
( )
neuropsicotor – cognitivo – pensamento – linguagem
( ) sensório neuropsicomotor – pré-operacional –
operatório abstrato – operatório informal
( )
linguagem – cognitivo – pensamento – socialização
Exercício 10
É utilizada atualmente com surdos em algumas instituições
educacionais brasileiras, onde os estudantes utilizam o português e a Libras no
processo de ensino e aprendizagem. Marque a alternativa que apresenta o método
que está sendo mencionado.
Comunicação Total
Oralismo
Bimodalismo
Bilinguismo