segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Simulado - PARÂMETROS DE ENSINO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L1

Exercício 1

O ensino da língua de sinais no processo educacional da criança surda é complexo e ao mesmo tempo simples. Com base nesse contexto classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 (  ) Pois muitas vezes as crianças surdas veem a escola sem terem tido contato com a língua de sinais, tornando assim a alfabetização e letramento um processo mais delicado.

(  ) A criança ao ingressar na escola e ter contato com a língua de sinais, geralmente se desenvolve mais rápido.

(  ) O aprendizado é simples, pois lhe é natural o aprendizado das línguas de sinais

V - V - V

V – F – V

F – F – V

V – V – F


Exercício 2

Como diz Chomsky (1995), independentemente da língua, a faculdade
da linguagem é algo comum entre os seres humanos. Assim, a aquisição da
linguagem é algo?

NATURAL

FORÇADO

MECÂNICO

ESPONTÂNEO


Exercício 3

A igualdade diz respeito ao direito, mas não que todos se beneficiarão dos mesmos métodos e procedimentos. Por isso, a inclusão fundamentada na neuropsicologia considera que haja uma avaliação que proporcione a identificação dos limites e potencialidades do funcionamento cognitivo de uma criança é uma oportunidade para direcionar os processos de ensino e aprendizagem para as necessidades específicas, evitando assim a exclusão. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 

I- O aluno cego tem mais vantagens e menos perdas auditivas.

II- O aluno surdo não deve ser colocado em situação de desvantagem, e sim com potencialidades.

III- A exclusão vem com um parâmetro, e dependendo da situação, as crianças têm aprendizagens diferentes.

Assinale a alternativa CORRETA

As sentenças I e III estão corretas.

As sentenças I, II e  estão corretas.

Somente a  sentenças III está correta.

Somente a sentença II está correta.

 

Exercício 4

O que significa a sigla CODA?

Children of Deaf Adults

 Children or Deaf Adults
Children of Deaf 
Children of Deaf Alone


Exercício 5

Para a educação bilíngue, os aspectos de acesso a duas línguas, preservando os processos naturais de desenvolvimento do indivíduo, nos quais a língua se mostre instrumento indispensável: Assinale a alternativa CORRETA:

A. (   ) A constituição do sujeito surdo, pois o mais importante é o desenvolvimento do aluno ouvinte de forma integral, valorizando esse enquanto sujeito de direito.

B. (   ) A constituição do sujeito surdo, pois o mais importante é o desenvolvimento do aluno surdo de forma integral, valorizando esse enquanto sujeito de direito.

C. (   ) A constituição do sujeito surdo, pois o mais importante é o desenvolvimento do aluno surdo de forma integral.

D. (   ) A constituição do sujeito ouvinte, pois o mais importante é o desenvolvimento do aluno ouvinte de forma integral, valorizando esse enquanto sujeito de direito.


Exercício 6

O ensino da língua de sinais no processo educacional da criança surda é complexo e ao mesmo tempo simples, pois muitas vezes as crianças surdas veem a escola sem terem tido contato com a língua de sinais, e desta forma se torna mais delicado esse processo de alfabetização e letramento. Todavia, ao ingressar na escola, assim que passa a ter contato com a língua de sinais, ela, geralmente, rapidamente se desenvolve linguisticamente. Ao mesmo tempo ele é simples, pois lhe é natural o aprendizado das línguas de sinais. de acordo com o livro de Faria e Assis (2011), sobre Língua portuguesa e LIBRAS teorias e práticas,  assinale a alternativa incorreta.

Exploração da produção não artística em sinais usando todos os recursos assintáticos, morfológicos, fonológicos e semânticos impróprios da Libras.

Especificação do tipo de ação, duração, intensidade e repetição (adjetivação, aspecto e marcação de plural).

Jogos de perguntas e respostas observando o uso dos itens lexicais e expressões não manuais correspondentes.

Estabelecimento de referentes presentes e não presentes no discurso, bem como o uso de pronominais para retomada de tais referentes de forma consistente.


Exercício 7

O balbucio dos bebês, segundo Petitto e Marantette ocorre:

I - em bebês surdos

II - em bebês ouvintes

III - em bebês cegos

IV - apenas em bebês ouvintes

 

I, II e III

I, III e IV

I e III

Nenhuma das alternativas estão corretas.

Exercício 8

Cada morfema reúne, por sua vez, unidades menores diferenciadoras de sentido, chamadas:

quiralidade.

diferenciadoras de morfema.

modificadoras.

quiremas.

 

Exercício 9

Os estágios de desenvolvimento do ser humano, segundo Piaget são classificados como:

 (   ) sensório motor – pré-operatório – operatório concreto – operatório formal

 (   ) neuropsicotor – cognitivo – pensamento – linguagem

(  ) sensório neuropsicomotor – pré-operacional – operatório abstrato – operatório informal

 (   ) linguagem – cognitivo – pensamento – socialização


Exercício 10

É utilizada atualmente com surdos em algumas instituições educacionais brasileiras, onde os estudantes utilizam o português e a Libras no processo de ensino e aprendizagem. Marque a alternativa que apresenta o método que está sendo mencionado.

Comunicação Total

Oralismo

Bimodalismo

Bilinguismo

 


Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...