domingo, 6 de dezembro de 2020

Avaliação UNIASSELVI Morfologia Aplicada às Línguas Orais e Língua de Sinais



1. Saussure (1970, p. 24) apresenta um conceito sobre a língua segundo a perspectiva estruturalista que consiste no "[...] sistema de signos que exprimem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares etc., ela é apenas o principal desses sistemas". Com relação à investigação sobre os conceitos relacionados à língua nos estudos estruturalistas, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1970.
Ícone representando resposta correta a)Ocuparam-se dos estudos da língua e fala, sendo que mais tarde voltaram seus estudos para a estrutura da língua com a fonologia e sintaxe, a partir das classes de palavras.
 b)Introduziram as discussões sobre os tempos verbais e o conceito de conjunção, baseados na definição e classificação, apresentando o artigo com caráter e função de articulador.
 c)Apresentaram estudos referentes aos fenômenos subjetivos da linguagem que até então, não haviam sido estudados, centralizando a sintaxe como unidade fundamental da gramática.
 d)Compuseram a definição de sintaxe compreendida pela oração, quando em meio às pesquisas sobre os fenômenos sintáticos, compararam os aspectos que envolvem o latim com o grego.
2. Segundo Faraco (2004), o estudioso Saussure conseguiu estabelecer o corte epistemológico nos estudos linguísticos devido as investigações sobre a língua e natureza. Após o final do século XVIII com os estudos histórico-comparatistas que a linguagem passou a ser estudada em sua imanência. Sobre o processo histórico do estudo da língua referente ao Renascimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Os séculos XV a XVIII marcaram o Renascimento, período em que surgiram as gramáticas das línguas vernáculas, inspiradas nas gramáticas clássicas.

PORQUE

II- O racionalismo reviveu a ligação conceitual outrora estabelecida entre a linguagem e o pensamento, considerando como transgressão para a época.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: FARACO, Carlos Alberto. Estudos Pré-saussureanos. In: MUSSALIM, Fernanda e BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004.
 a)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ícone representando resposta correta b)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 c)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 d)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


3. Os morfemas variam conforme sua classificação que pode ser no aspecto funcional, quando se aborda a função que determinados elementos representam inseridos no vocábulo. Nesse sentido, há o radical, afixos, vogal temática e as desinências. Contudo,
os morfemas são classificados no sentido significante, no aspecto fônico, o que permite apresentar outras características morfológicas. Assim sendo, nessa categoria há os morfemas aditivos, substantivos, alternativos, reduplicativos, de posição e zero. Sobre as características que envolvem o conceito do morfema alternativo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Ocorre na mudança da estrutura fônica da raiz, onde há mudança da qualidade ou quantidade de vogais, consoantes, acento ou tom. Em vista disso, se encontra presente nas línguas flexivas como a apofonia e metafonia, enquanto que os processos de alternância de vogais aparecem no interior de uma raiz.

PORQUE

II- Por meio da reduplicação, o conjunto de significados é ilimitado, o que incide na formação de nomes de modo geral que indicam a pluralidade, nas formas diminutivas ou aumentativas. Nos verbos, aponta para as diferenças nos aspectos perfeito e imperfeito, que representam um estado.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: KENDI, W. Morfemas do português. Editora Ática: São Paulo, 1990.
 a)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 b)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Ícone representando resposta correta c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 d)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

4. As classes de palavras de uma determinada língua expressam as categorias gramaticais ou parte do discurso. Assim, as línguas de modo geral são classificadas como parte de um tipo, classe ou paradigma segundo os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Observe a imagem que identifica um sinal em Libras referente ao adjetivo. Sobre a colocação do adjetivo na língua portuguesa e na Libras, analise as sentenças a seguir:

I- Na língua portuguesa, um objeto será identificado pelas suas características como arredondado, listrado, grande e outros.
II- Na língua portuguesa, como na Libras, os adjetivos apresentam as mesmas particularidades, sem diferenças de uma para outra língua.
III- Na Libras, os adjetivos são organizados após o substantivo, que o qualifica na formação de frases.
IV- Na Libras, o formato e a textura devem ser traçados no espaço ou no corpo do emissor, formando uma tridimensionalidade.

Assinale a alternativa CORRETA:
imag_prova_questao.php?prpq_codi=208475158&prpq_prop=26853665
 a)As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)As sentenças I, II e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta c)As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d)As sentenças I, II e III estão corretas.


5. Para Vygostsky (1998), o desenvolvimento da fala acompanha o desenvolvimento das demais operações mentais, que acontecem em estágios. Após o quarto estágio, as operações externas são interiorizadas e sofrem mudanças, sendo que a criança passa a agir segundo as relações intrínsecas e os signos interiores. Com relação à descrição conceitual da linguagem egocêntrica, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
 a)As crianças não compreendem a linguagem sem o pensamento evoluir e acompanhar o sentido dos valores fonéticos.
 b)As crianças compreendem a linguagem mesmo sem vínculo do pensamento com os valores fonéticos.
Ícone representando resposta correta c)As crianças quando pequenas utilizam a linguagem verbalizada e revelam os processos de fala do discurso interior.
 d)Os bebês se comunicam por meio do balbucio, choro, risadas e movimentos como uma fase precoce de comunicação.

 
6. Para Vygotsky (2000), a linguagem no aspecto externo se desenvolve na criança a partir de uma palavra, no sentido de conciliar duas ou três palavras, e mais tarde na formação de uma frase simples ou em proposições complexas. Desse modo, aprende as unidades semânticas e os desmembra em uma série de significados verbais interligados ao seu pensamento. Sobre as características que envolvem a definição de linguagem e dos discursos na concepção de Vygotsky, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A velocidade da linguagem oral diferencia do discurso interior quando a intenção conduzida a alguém compreende a exposição de algo.
(    ) A quantidade de palavras se mantém limitada na medida que alguém explica algo a outra pessoa, abreviadas ao ponto de aglutinar as palavras.
(    ) O discurso escrito prevê uma ação completa onde quem recebe a mensagem sempre compreende o discurso interior sem necessitar de rascunhos.
(    ) O discurso interior seria uma forma de linguagem predicativa e idiomática que não apresenta a 'fala sem som'.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
 a)V - V - F - V.
 b)F - F - V - V.
Ícone representando resposta correta c)V - F - F - V.
 d)F - V - V - F.


7. Em Libras, existem classes de palavras segundo sua categoria gramatical e os pronomes consistem em uma das classes. Dentre os pronomes há os pessoais, possessivos, interrogativos, indefinidos e demonstrativos. Sobre as características dos pronomes demonstrativos em Libras, analise as sentenças a seguir:

I- Os pronomes EST@/AQUI são representados por um apontar para o lugar perto e em frente ao emissor, acompanhado de um olhar para este ponto.
II- Os pronomes demonstrativos se diferenciam dos advérbios de lugar em Libras, pois representam as pessoas do discurso na perspectiva do receptor.
III- Os pronomes demonstrativos apresentam a mesma configuração de mãos dos pronomes pessoais, com a diferença nos pontos de articulação e orientação do olhar.
IV- Os pronomes AQUEL@/LÁ apontam para um lugar distante, na terceira pessoa, mas ao apontar para este ponto há um olhar direcionado para a situação.

Assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b)As sentenças I, II e III estão corretas.
 c)As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d)As sentenças I, II e IV estão corretas.

8. O termo linguagem indica um sistema de comunicação que inclui diversas formas de linguagens como a programação, matemática, corporal e outras. Desse modo, a língua consiste numa forma de materialização da expressão humana segundo sua cultura e espaço geográfico. Sobre a definição de área da linguística, assinale a alternativa CORRETA:
 a)Infere no estudo das línguas estrangeiras aprendidas por um determinado grupo e suas escolhas por outro idioma.
 b)Consiste no estudo das formas de agir, pensar e sentir de um determinado grupo social em um espaço geográfico.
 c)Constitui numa forma de estudo sobre os costumes culturais de um grupo social e sua atuação na comunidade.
Ícone representando resposta correta d)Seria o estudo científico das línguas naturais e humanas, a língua natural como algo que surge com o homem.

9. As classes das palavras de uma língua inferem nas categorias gramaticais que compõem o discurso. Assim, as línguas possuem palavras que são classificadas de acordo com uma classe em relação aos aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Sobre as características que envolvem o conceito de pronome em Libras, analise as sentenças a seguir:

I- Recebem a classificação em pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, indefinidos e demonstrativos.
II- Em Libras, para cada pronome há uma forma distinta de sinal representando cada pessoa do discurso no singular e plural.
III- Os pronomes pessoais são identificados pelo mesmo sinal para as três primeiras pessoas do discurso no singular.
IV- No singular o sinal que representa as pessoas é o mesmo, contudo para cada uma existe uma orientação da mão específica.

Assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b)As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c)As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)As sentenças II, III e IV estão corretas.

10. Na linguística, a morfologia se ocupa dos estudos relacionados à estrutura, à formação e à classificação das palavras. Portanto, na morfologia ocorre o estudo das palavras de forma isolada, desconsiderando sua posição na frase ou período, agrupadas em classes de palavras ou classes gramaticais. Sobre o sentido do adjetivo na língua de sinais, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)Consistem em sinais que ocupam uma classe na Libras de forma neutra, isentas de gênero e número, retratam ionicamente uma qualidade do objeto.
 b)Aponta uma classe de palavras da língua portuguesa emprestada a Libras somente para identificar a qualidade dos objetos segundo gênero e número.
 c)Seria uma classe de palavras em Libras dotada de gênero e número que apontam os nomes dos objetos, denominando sentidos de uso social.
 d)Constitui numa forma de se assinalar a qualidade dos objetos, preservando e identificando o gênero e número, para que o receptor identifique por meio do sinal.

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