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A
abordagem interacionista tem dois aspectos. O aspecto cognitivista investiga
o que há de comum e de universal no desenvolvimento, e o enfoque social
enfatiza papel do ambiente na produção da estrutura da linguagem, em que a
interpretação e as associações, bem como as regras gramaticais, estão dentro
de um contexto social. A abordagem interacionista cognitivista e social são
baseadas respectivamente no pensamento de quais teóricos? |
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a) |
Skinner e Vygotsky. |
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b) |
Chomsky e Skinner. |
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c) |
Skinner e Piaget. |
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d) |
Piaget e Vygotsky. |
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2. A perspectiva interacionista, sob o enfoque cognitivista, tem como base teórica o pensamento de Piaget, investigando o que há de comum e de universal no desenvolvimento, defendendo que a estruturação do organismo procede o desenvolvimento. Piaget considera quatro fatores essenciais, e, até mesmo responsáveis, pelo desenvolvimento cognitivo da criança. Sobre os quatro fatores abordados por Piaget como essenciais ao desenvolvimento cognitivo da criança, analise as afirmativas a seguir: I- O fator de equilibração das ações está relacionado à questão da adaptação à linguagem. |
a) | Somente a afirmativa IV está correta. |
b) | As afirmativas I, II e IV estão corretas. |
c) | As afirmativas II, III e IV estão corretas. |
d) | As afirmativas I e III estão corretas. |
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A
comunidade surda tem seus hábitos, costumes e tradições. A comunidade surda
difere da comunidade ouvinte em muitos aspectos, sendo a mais importante a
diferença linguística. Assim, essa comunidade desenvolveu suas
potencialidades e particularidades culturais para a sua identificação. Essas
particularidades não se dão apenas na questão social e comportamental, mas se
referem à? |
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a) |
Própria surdez. |
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b) |
Construção da
identidade. |
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c) |
Representação social. |
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d) |
Expressão cultural. |
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Na
Língua Portuguesa, dentro de sua gramática existe um grupo de verbos dos
quais os nomes são derivados. Por exemplo: preparar - preparação, confiar -
confiança, contar - contagem, pescar - pescador. Neste sentido, a língua de
sinais brasileira, mesmo sendo na modalidade visual-gestual, também pode
derivar nomes (nominalização) de seus verbos, isso acontece por meio da
mudança nos tipos de movimentos. Sobre a derivação verbal e o movimento,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: |
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a) |
V - F - V - F. |
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b) |
F - F - V - F. |
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c) |
F - V - F - V. |
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d) |
V - V - F - V. |
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Independentemente
de que forma a criança irá desenvolver o seu processo de comunicação e de
linguagem, seja na forma oral, seja na forma gestual, ou através da língua de
sinais, é por meio da linguagem que a criança tem acesso a tudo o que compõe
o meio social e cultural, sejam normas morais e éticas, as regras, as crenças
ou os mais diversos valores, reunindo assim os conhecimentos da sua cultura
e, consequentemente, a sua formação enquanto indivíduo e sujeito. Sobre a
construção da linguagem natural, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas: |
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a) |
V - F -
F - V. |
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b) |
V - F -
V - V. |
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c) |
F - F - V - V. |
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d) |
F - V -
V - F. |
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As
configurações de mãos (CM) podem permanecer a mesma durante a articulação de
um sinal, ou podem ser alteradas, passando de uma configuração para outra. A
execução dos sinais pode acontecer com apenas uma mão ou com as duas. Sobre
esse parâmetro tão necessário aos usuários de Língua de sinais, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: |
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a) |
V - F -
F - V. |
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b) |
F - V -
F - V. |
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c) |
F - F -
V - V. |
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d) |
V - V - V - F. |
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O fato
de a criança ser surda não é empecilho para que não possa se constituir como
sujeito. Essa limitação não priva a criança de adquirir sua linguagem, pode
ocasionar um atraso no processo, mas não uma incapacidade. Esse processo
dependerá do ambiente linguístico, neste caso o gestual, em que a criança
esteja exposta, assim como da interação com outros indivíduos de características
semelhantes. Para Quadros (1997, p. 67), "os estudos sobre a aquisição
da linguagem - AL - estão diretamente relacionados com as diferentes
abordagens sobre a aquisição". Sobre as abordagens sobre aquisição da
linguagem defendidas pelo autor, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas: |
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a) |
F - F -
V - V. |
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b) |
V - F -
F - V. |
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c) |
F - V - F - V. |
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d) |
F - V -
V - F. |
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A
língua de sinais brasileira - LIBRAS -, usada pela comunidade surda
brasileira, é organizada espacialmente de forma tão complexa quanto as
línguas orais-auditivas. Analisar alguns aspectos da sintaxe de uma língua de
sinais requer "enxergar" esse sistema que é visuoespacial e não
oral-auditivo. A organização espacial dessa língua apresenta possibilidades
de estabelecimento de relações gramaticais no espaço através de diferentes
formas. No espaço em que são realizados os sinais, o estabelecimento nominal
e o uso do sistema pronominal são fundamentais para tais relações sintáticas.
Qualquer referência usada no discurso requer o estabelecimento de um local no
espaço de sinalização, observando várias restrições. Esse local pode ser
referido através de vários mecanismos espaciais. Sobre o exposto, classifique
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: |
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a) |
F - V -
F - V. |
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b) |
F - V -
V - V. |
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c) |
V - V -
V - F. |
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d) |
F - F - F - V. |
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Os
sinais são formados a partir da combinação dos parâmetros que, quando
combinados resultam em sinais/palavras. Entre esses parâmetros está o ponto
de articulação (PA), o local do corpo do sinalizador em que o sinal é
realizado. Para cada sinal existe um Ponto de Articulação (PA). Sobre esse
parâmetro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: |
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a) |
F - V -
V - F. |
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b) |
F - F -
V - V. |
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c) |
V - F -
F - V. |
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d) |
V - V - V - F. |
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A
história da educação dos surdos passou por diferentes abordagens no que diz
respeito a aquisição da língua. Para Quadros e Karnoop (2004, p. 67),
"os estudos sobre a aquisição da linguagem - AL - estão diretamente
relacionados com as diferentes abordagens sobre a aquisição". Sobre
essas abordagens, analise as sentenças a seguir: |
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a) |
As
sentenças II, III e IV estão corretas. |
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b) |
As
sentenças I, II e IV estão corretas. |
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c) |
As sentenças I, II e III estão corretas. |
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d) |
As
sentenças I, III e IV estão corretas. |