O professor vai se formando a partir da relação entre a teoria e a prática. A ação e a reflexão vão construindo a postura profissional do professor e sua forma de atuação. Quanto à prática na pedagogia de projetos, analise as afirmativas a seguir:
I- A teoria fundamentada na prática é indispensável para que o indivíduo se emancipe e se realize, sem a necessidade de interação com outras pessoas.
II- Os objetivos de um projeto consistem em aprender de maneira tradicional a ouvir os saberes do professor, sem o protagonismo do aluno.
III- Para que o ensino e aprendizagem aconteçam de forma efetiva, teoria e prática devem caminhar juntas.
IV- Realizar o teórico-prático é trabalhar com pesquisa, levando o indivíduo a compreender como se dá o processo de construção do conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e III estão corretas
B
Somente a afirmativa II está correta.
C
Somente a afirmativa IV está correta.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.
As mudanças que ocorrem na sociedade, em virtude da globalização da economia, da informatização dos meios de comunicação e da mudança de paradigmas, têm trazido uma série de reflexões sobre o papel da escola, e nesse contexto a pedagogia de projetos se coloca não como um método, mas como uma postura pedagógica. De quem são as escolhas desses atores sociais?
A
Das escolas.
B
Dos pais.
C
Dos educadores.
D
Dos políticos.
Em uma sociedade que vive em constantes mudanças devido às novas tecnologias e às especializações em diferentes áreas do saber, a educação formal tem o desafio de acompanhar as mudanças e utilizar os conhecimentos diversos, contextualizados e globalizados. Por isso, a proposta que inspira os projetos de trabalho está vinculada à perspectiva de qual conhecimento?
A
Globalizado.
B
Tradicional.
C
Local.
D
Regional.
Há a concepção de que o ensino organizado por disciplinas, sem a possibilidade de construção de conceitos a partir de problemáticas cotidianas, dificulta a realização de qualquer proposta globalizadora. Para a realização de projetos, como deve ser desenvolvida então a globalização a partir da conjunção de diferentes disciplinas?
A
Partindo de uma disciplina centralizada em alguns temas, que serão contemplados a partir de múltiplos ângulos e métodos.
B
Partindo do conhecimento científico, não do conhecimento prévio do aluno, para que se construa um processo adequado de ensino-aprendizagem.
C
Os alunos aprendem apenas por meio de aulas expositivas, ficando claro para os alunos o que necessitam conhecer e que relações devem estabelecer.
D
Partindo do interesse do professor em trabalhar em equipe com seus alunos para que descubram que os temas estão relacionados entre si.
Os projetos são uma maneira de investigar as dúvidas e levar os alunos a compreenderem que podem envolver outras pessoas na busca de informações, considerando que não aprendemos somente na escola, e que aprender é um ato contínuo. Um projeto é, em verdade, uma pesquisa ou uma investigação, mas desenvolvida em profundidade sobre um tema ou um tópico que se acredita interessante conhecer. Referente à palavra projeto, analise as afirmativas a seguir:
I- A palavra projeto está presente em diferentes contextos e com múltiplos sentidos.
II- Em todas as áreas que o ser humano está inserido, a palavra projeto está presente.
III- Sua origem vem do termo em latim projectum, que significa "algo do passado".
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A palavra projeto está presente em diferentes contextos e com múltiplos sentidos.
II- Em todas as áreas que o ser humano está inserido, a palavra projeto está presente.
III- Sua origem vem do termo em latim projectum, que significa "algo do passado".
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
Somente a afirmativa I está correta.
D
Somente a afirmativa III está correta.
As tendências pedagógicas, que predominaram em determinado período, não deixam de existir no aparecimento de outra tendência. Esses princípios são perceptíveis na prática pedagógica dos professores em diferentes épocas, até a atualidade. Quanto ao surgimento das tendências pedagógicas na educação, ordene os itens a seguir:
I- Tendência liberal renovada progressista.
II- Tendência liberal tecnicista.
III- Tendência liberal tradicional.
IV- Tendência progressista libertária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Tendência liberal renovada progressista.
II- Tendência liberal tecnicista.
III- Tendência liberal tradicional.
IV- Tendência progressista libertária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III - IV.
B
I - III - II - IV.
C
IV - II - III - I.
D
III - I - II - IV.
O pensamento liberal norte-americano influenciou vários países, inclusive o Brasil e isso ocorreu durante o movimento da Escola Nova, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XX e tinha o objetivo de renovar a educação. A metodologia ativa foi amplamente discutida e refletida no movimento escolanovista. Referente à relação escola nova e metodologia ativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estabeleceu o ensino como um processo ativo, em que o professor não era mais o único protagonista e a atividade do aluno é que gerava a aprendizagem, pois ele era o centro do processo de ensino-aprendizagem.
( ) O pensamento liberal francês influenciou vários países, inclusive o Brasil e isso ocorreu durante o movimento da Escola Nova, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XX e tinha o objetivo de renovar a educação por meio da política.
( ) O pedagogo estadunidense Kilpatrick, discípulo de Dewey, também contribuiu com a metodologia de projetos. Para ele, os projetos deveriam surgir a partir de objetivos definidos pela escola sem que os professores fossem autores do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Estabeleceu o ensino como um processo ativo, em que o professor não era mais o único protagonista e a atividade do aluno é que gerava a aprendizagem, pois ele era o centro do processo de ensino-aprendizagem.
( ) O pensamento liberal francês influenciou vários países, inclusive o Brasil e isso ocorreu durante o movimento da Escola Nova, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XX e tinha o objetivo de renovar a educação por meio da política.
( ) O pedagogo estadunidense Kilpatrick, discípulo de Dewey, também contribuiu com a metodologia de projetos. Para ele, os projetos deveriam surgir a partir de objetivos definidos pela escola sem que os professores fossem autores do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V.
B
V - V - V.
C
V - F - F.
D
F - F - F.
Na perspectiva da pedagogia de projetos, o aluno participa do planejamento, pois ele é realizado de forma coletiva e parte das questões levantadas pelo grupo. Vamos aprofundar o nosso conhecimento acerca da pedagogia de projetos na área educacional, com intuito de compreender a lógica do trabalho a partir desta perspectiva. A Pedagogia de Projetos surgiu no início do século XX com John Dewey, um filósofo norte-americano e um dos representantes da "Pedagogia Ativa". Referente a Dewei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dewey nasceu na cidade de Burlington, Vermont, nos Estados Unidos, em 1859. Após concluir a sua graduação na Universidade de Vermont em 1879, ensinou latim, álgebra e ciência durante dois anos na escola secundária de Oil City na Pennsylvania, e posteriormente, por um curto período, foi o único professor numa escola rural próxima de Burlington.
( ) Dewey fundou uma escola-laboratório de nível básico para ajudar a avaliar, modificar e desenvolver as suas ideias psicológicas e educativas. Em 1930, foi nomeado Professor Emeritus de Filosofia na Universidade Columbia, uma posição que manteve até completar os seus oitenta anos em 1939.
( ) Dewey defendeu que a escola deveria assumir um papel participativo na transformação para uma melhor ordem social. A sala de aula deveria abarcar uma espécie de vida comunitária democrática, preocupada com a dignidade religiosa e com a inteligência artificial que era pensada fora da escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Dewey nasceu na cidade de Burlington, Vermont, nos Estados Unidos, em 1859. Após concluir a sua graduação na Universidade de Vermont em 1879, ensinou latim, álgebra e ciência durante dois anos na escola secundária de Oil City na Pennsylvania, e posteriormente, por um curto período, foi o único professor numa escola rural próxima de Burlington.
( ) Dewey fundou uma escola-laboratório de nível básico para ajudar a avaliar, modificar e desenvolver as suas ideias psicológicas e educativas. Em 1930, foi nomeado Professor Emeritus de Filosofia na Universidade Columbia, uma posição que manteve até completar os seus oitenta anos em 1939.
( ) Dewey defendeu que a escola deveria assumir um papel participativo na transformação para uma melhor ordem social. A sala de aula deveria abarcar uma espécie de vida comunitária democrática, preocupada com a dignidade religiosa e com a inteligência artificial que era pensada fora da escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
V - V - V.
Os projetos se configuram em uma perspectiva de trabalho pedagógico diferenciado para organizar os conhecimentos construídos pela humanidade e essa perspectiva está relacionada às mudanças que ocorrem no mundo, em virtude da globalização da economia, da informatização dos meios de comunicação e da mudança de paradigmas, com relação a quais valores?
A
Ambientais.
B
Econômicos.
C
Morais.
D
Políticos.
A pedagogia de projetos é uma possibilidade de estabelecer vínculos com estas novas gerações, porque pode transformar o professor que dava aulas em um pesquisador que transcende os conteúdos sistematizados e avança para uma prática que considera os saberes dos alunos, inclusive utilizando as mídias para tornar suas práticas mais significativas. A partir da concepção de que é preciso estabelecer vínculos com as novas gerações e a relação com a pedagogia dos projetos análise, analise as sentenças a seguir:
I- O compromisso dos professores é desenvolver a escuta e a observação, dos pais e comunidade.
II- Tomando como ponto de partida para o planejamento dos entendimentos e interesses dos alunos, respeitar a estrutura de tempo de cada um.
III- Promover uma variedade de atividades e de "escolhas" de aprendizagem, acompanhar os alunos em processos contínuos, interpretando suas estratégias de raciocínio e as percepções que constroem.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O compromisso dos professores é desenvolver a escuta e a observação, dos pais e comunidade.
II- Tomando como ponto de partida para o planejamento dos entendimentos e interesses dos alunos, respeitar a estrutura de tempo de cada um.
III- Promover uma variedade de atividades e de "escolhas" de aprendizagem, acompanhar os alunos em processos contínuos, interpretando suas estratégias de raciocínio e as percepções que constroem.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.