quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Educação Contemporânea - Avaliação I - Individual

 1A elaboração das políticas públicas no Brasil (e internacionalmente), conforme visto, deve obedecer a um ciclo de políticas, que é composto por algumas partes. Com base nessas partes, assinale a alternativa CORRETA:

A
Formulação, implementação, estudo e agenda.
B
Agenda, formulação, implementação e avaliação.
C
Agenda, formulação, finanças e implementação.
D
Estudo, agenda, finanças e implementação.
2No desenvolvimento da educação, observamos que o professor passa por diversas transformações educacionais em seu papel. Ao longo do percurso, essa centralidade do professor ser o detentor do conhecimento se esvaiu. Sobre o papel do professor na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Fazer com que os alunos aprendam a lidar com a gama de informações existentes, pois somos bombardeados.
(    ) O professor deve ter a capacidade de utilizar e comunicar de maneira disciplinada, crítica e criativa o conhecimento.
(    ) O professor precisa manter seu papel de detentor do conhecimento e transmitir o que sabe sem diálogo entre professor e aluno.
(    ) O professor deve ser dinâmico, flexível, e pautar seu trabalho com os alunos em princípios, como autonomia, criticidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - F - V - F.
D
V - V - F - V.
3A BNCC - Base Nacional Comum Curricular - prevê em seu documento dez competências, as quais articulam-se com as habilidades propostas. As competências são: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania. A partir destas competências, sobre o que as escolas necessitam realizar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Reflexões sobre as novas maneiras de se pensar o currículo.
(    ) Ruptura com a memorização de fatos e o enciclopedismo.
(    ) Manutenção do sistema bancário e reducionista dos conteúdos.
(    ) Um currículo mais interativo, comunicativo e global.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
F - V - F - F.
C
V - F - F - V.
D
V - V - F - V.
4A BNCC - Base Nacional Comum Curricular - além de realizar mudanças significativas no desenvolvimento do sistema educativo no que tange ao ensino e à aprendizagem, trouxe à tona uma nova forma de perceber a educação. Nessa nova proposta e concepção de ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  

(    ) A BNCC busca incorporar as novas demandas da educação atual.
(    ) A BNCC busca direcionar aprendizagem para mais produção de conhecimento.
(    ) A BNCC busca auxiliar na formação de cidadãos cada vez mais autônomos.
(    ) A BNCC busca um currículo setorizado, intelectivo e particularizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2020.
A
F - F - V - F.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - V.
5No novo século, os ambientes educacionais devem ser estimulantes, buscando, assim, autonomia, solidariedade, criatividade, investigação e colaboração. Essas qualidades são de extrema importância na sociedade que muda em passo acelerado. Frente a isso, muitos estudos foram realizados sobre a educação em seu processo de evolução. Furh (2018) dividiu as categorias da educação da seguinte forma: Educação 1.0, Educação 2.0, Educação 3.0 e Educação 4.0. Quanto à Educação 3.0, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O conhecimento fica relativizado na adequação do aluno à sociedade e ao mercado de trabalho.
(    ) Na concepção do ensinar, como ensinar, com o que ensinar e o que desenvolver para a entrega do resultado.
(    ) O professor caracteriza-se por uma pessoa que sabe usar as novas tecnologias como possível ação pedagógica.
(    ) Novas tecnologias e aprendizagem aliadas estimulam os alunos a desenvolverem a flexibilidade, a criatividade e a participação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: FÜHR, R. C. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5295_31082018230201.pdf. Acesso em: 7 abr. 202
A
F - F - V - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - V - V.
D
V - V - F - F.
6A educação básica brasileira possui em sua constituição três etapas, as quais estão assim determinadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada uma dessas etapas possui sua caracterização. Sobre os aspectos que caracterizam o Ensino Fundamental, analise as sentenças a seguir:

I- É de responsabilidade dos pais a efetivação da matrícula.
II- A duração é de cinco anos com finalidade de progresso ao mundo do trabalho.
III- Pode ser exigido por qualquer pessoa, sendo um direito subjetivo.
IV- Caracteriza-se pela preparação e aprimoramento dos conhecimentos.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 maio 2020.
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
7No desenvolvimento dos movimentos políticos, podemos determinar que as arenas, com suas diferentes caracterizações, possuem em sua constituição um objetivo principal. Sobre esse objetivo principal, assinale a alternativa CORRETA:
A
Compreender o movimento em prol de uma política ditatorial, fomentando interesses particulares.
B
Compreender o movimento que beneficie o governo e não a população.
C
Compreender o movimento voltado aos interesses de uma minoria para sua manutenção no poder.
D
Compreender o movimento de políticos e grupos de interesses em prol de uma proposta política.
8A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica - LDB - foi criada em 1996, através da Lei n. 9.394/96, e veio com o princípio de instaurar e assegurar as diretrizes da educação básica brasileira. Essa lei pode ser considerada uma grande vitória para a educação, pois para chegar a essa formação passou por diversos percalços, retrocessos e finalmente ao documento que hoje possuímos. Sobre os objetivos da LDB, analise as sentenças a seguir:

I- O desenvolvimento do educando nos primeiros anos da educação básica.
II- Busca a formação comum necessária para o exercício da cidadania.
III- A formação contínua do sujeito, produzindo autonomia perante seus trabalhos.
IV- O desenvolvimento em todos os anos de sua vida escolar.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 maio 2020.
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
9Nas últimas décadas, houve diversas transformações sociais que ocorreram em prol dos direitos dos cidadãos e, em especial, do direito à educação. Sobre a lei que garante o acesso obrigatório para as crianças de quatro anos de idade a unidades escolares, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.
B
O Estatuto da criança e do Adolescente (ECA).
C
A Declaração de Salamanca de 1994.
D
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB).
10Quando falamos sobre diversidade cultural, podemos nos remeter, a nível educacional, à Lei 10.639/03, que trata de uma temática importantíssima em nosso imenso país, sendo uma vitória para a pluralidade e para o multiculturalismo. Sobre o que trata a Lei 10.639/03, analise as sentenças a seguir:

I- O ensino da História e cultura afro-brasileira.
II- Diretrizes para os currículos escolares, valorizando as culturas.
III- Manutenção das invisibilidades das culturas existentes em nosso país.
IV- Inclusão de temas que abordem as culturas africanas e quilombolas.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 20 maio 2020.
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...