quinta-feira, 24 de março de 2022

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi


Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o contato visual é de fundamental relevância. Para os surdos, o contato visual é de suma importância. É importante pensarmos nos artefatos como ferramentas e suporte para aprendizagem. Portanto, caso o ouvinte pare de manter contato visual com o surdo durante a conversa, isto pode ser considerado falta de respeito/educação ou um desinteresse. Existem vários tipos de artefatos culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois artefatos culturais:
A Artefato cultural familiar e psicológico.
B Artefato mecânico e surreal.
C Artefato cultural e multidisciplinar.
D Artefato cultural linguístico e literatura surda.

(ENADE, 2017) A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar, torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica. A partir das informações apresentadas, avalie as informações a seguir: I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação, com a teoria histórico cultural. II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade, social e de atuação crítica, para a transformação da sociedade. III- A Didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do conhecimento escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: RAYS, O. A. A relação teórica prática na didática escolar. In: I.P.A (Org) Didática: O ensino e suas relações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).
A
III, apenas.
B
I, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.


Em 1955, o primeiro livro sobre currículo foi publicado por João Roberto Moreira, intitulado Introdução ao Estudo da Escola Primária. Contudo, após esse período, o golpe militar de 1964, inferiu transformações em vários setores como o político, econômico, ideológico e educacional no país. Na época, diversos acordos foram assinados com os Estados Unidos, objetivando o desenvolvimento da modernização e racionalização do país. Sobre a organização do currículo na época, assinale a alternativa CORRETA:
A
O currículo era entendido como uma forma de discussão, com visão marxista, numa vertente mais politizada para as discussões da organização do sistema educacional.
B
O currículo foi abordado em uma perspectiva sociológica, sob influência dos estudos da psicologia que reestruturaram a base da organização curricular nas escolas.
C
As tendências pedagógicas progressistas foram implantadas, influenciando a organização curricular que resultou em níveis inferiores de desenvolvimento escolar.
D
As discussões sobre currículo se ampliavam no cenário nacional, com a introdução da disciplina Currículos e Programas nas faculdades, com visão tecnicista de currículo.

Desde os anos 1970, muitas concepções (inter, multi, trans e pluri e polidisciplinares) questionam o currículo disciplinar e fragmentado. Uma destas concepções trata dos métodos ou meios utilizados na produção dos saberes, da qualidade da pesquisa, da dimensão ética utilizada na produção e na socialização desses conhecimentos. Sobre a concepção que se encaixa nesta descrição, assinale a alternativa CORRETA:
A
Concepções polidisciplinares.

B
Concepções interdisciplinares.
C
Concepções pluridisciplinares.
D
Concepções multidisciplinares.

Podemos inferir que no contexto da surdez, cultura representa identidade, ou uma forma diferente de entender o mundo que a identifica. A cultura surda é transmitida de surdo para surdo ao longo das gerações. Sobre a definição de cultura surda, assinale a alternativa CORRETA:
A
Na realização das novas diretrizes das políticas públicas, a cultura surda tem acesso livre e igualitário, pertencendo a uma determinada camada da sociedade, diferente das demais.
B
Muitas dessas explicações são parte de uma sociedade na qual a cultura surda é incluída em congressos, que estão em constante avanços tecnológicos, educacionais e pedagógicos.
C
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.

D
A cultura surda não depende de um único membro ou pessoa da sociedade, eles se misturam em comunidades, festas, clubes, ou seja, estão totalmente inseridos no contexto histórico.

A avaliação em si é um dos temas mais polêmicos, que geram traumas para todo e qualquer professor ou mesmo para o aluno. Apesar de sua importância, é um tema pouco discutido dentro das instituições educacionais. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade. O avaliar está presente em todos os aspectos de nossa vida social e perpassa por todo o desenvolvimento humano. Sobre as características do processo de avaliação, analise as sentenças a seguir: I- O avaliar funciona basicamente da mesma forma, independentemente do objeto de estudo. II- Independentemente de qualquer coisa, a avaliação não pode ser num todo. III- O processo avaliativo sempre deve propiciar decisões que nos encaminhem para melhores resultados. IV- A avaliação sempre deve ter por premissa diagnosticar para reorientar. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.

D
Somente a sentenças I está correta.

A literatura surda não se refere às várias experiências pessoais do povo surdo. O surdo entende o mundo e quer modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Sobre o entendimento das experiências pessoais do povo surdo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Quando o bebê nasce com ausência ou deficiência em um dos sentidos, a anormalidade está ali associada, sendo assim, não há aprendizado.
B
Expõem as dificuldades e/ou vitórias das opressões ouvintes, de como se saem em diversas situações inesperadas, testemunhando as ações de grandes líderes e militantes surdos e sobre a valorização de suas identidades surdas.

C
A postura da família diante do diagnóstico da surdez praticamente determina a forma como esta criança se desenvolverá, a falta de interesse gera um povo surdo sem experiências.
D
A literatura surda entende que os cegos também podem fazer parte do mesmo contexto social deles.

Ao longo da história da educação brasileira, algumas tendências pedagógicas influenciaram e ainda emitem valores no contexto educacional atual. Com relação aos estudos da didática, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberal e progressista, com algumas subdivisões segundo suas especificidades conceituais. Sobre o conceito de tendência pedagógica progressista, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os fundamentos da sociedade capitalista não são questionados e o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
B
A pedagogia progressista surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas normas, que acaba sustentando de forma implícita as finalidades educacionais
.
C
A pedagogia busca transformar somente as relações de ensino-aprendizagem, para que acompanhem a demanda da sociedade capitalista.
D
A sua organização infere no desenvolvimento de pessoas para que se adaptem às demandas emergentes do sistema capitalista, e se insiram no mercado de trabalho.

(ENADE, 2014) Em sala de aula, enquanto o professor conversa com a turma, sua fala está sendo interpretada para o estudante surdo. Em um dado momento, o professor solicita ao intérprete que interrompa seu trabalho, pois dirá algo para a turma que prefere que o surdo não saiba. Sobre o que o intérprete deve fazer nessa situação, considerando a ética profissional e o respeito à pessoa surda, assinale a alternativa CORRETA:
A
Explicar ao professor que não atenderá ao seu pedido e que irá interpretar tudo o que for falado naquele ambiente.

B
Explicar ao surdo que o que será falado nesse momento não é importante e que não há necessidade de interpretação.
C
Dirigir-se ao surdo e chamá-lo para buscar algum objeto a fim de conseguir tempo para o professor falar o que deseja com a turma.
D
Aproveitar que não irá interpretar aquele trecho da aula para descansar um pouco

O currículo e a didática se aproximam conceitualmente ao mesmo tempo que se distanciam nas especificidades da sua definição teórica. O currículo envolve as questões relacionadas à seleção e à organização do conhecimento e saberes escolares. Sobre o conceito da terminologia da palavra didática, assinale a alternativa CORRETA:
A
Didática são métodos que possibilitam os professores ter um norte, ou seja, um direcionamento em sala de aula.
B
Didática é um fenômeno que perpassa na educação e no ensino há muito tempo, auxiliando e deixando o profissional da educação usar sua própria criatividade.
C
O termo didática é um tema muito utilizado no contexto empresarial, assumindo múltiplos direcionamentos.
D
O termo didática é uma terminologia muito utilizada no contexto educacional, assumindo múltiplos significados e, por isso, muitas vezes, conceituada de forma errônea. O jeito de ensinar, a metodologia, a forma como cada docente explica, entre tantos outros significados que são atribuídos a esse termo.

Os currículos de forma geral apresentam uma estrutura tradicional, voltada para a comunidade ouvinte. As escolas expressam que o uso da língua de sinais como forma de comunicação ausenta a necessidade do seu estudo enquanto língua. Desta forma, algumas dificuldades acabam surgindo nas escolas de filosofia Oralista ou de Comunicação Total, que ao mesmo tempo que afirmam a aceitar a língua de sinais, não a utilizam no cotidiano. Sobre as abordagens filosóficas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O oralismo consiste na educação de surdos com preceitos clínicos e terapêuticos, que imprimem a comunicação oral dos alunos surdos. ( ) A comunicação total entende a surdez como deficiência, sendo que a criança precisa ser reabilitada no desenvolvimento da oralidade. ( ) O bilinguismo infere numa mudança sobre a compreensão da surdez, em que as particularidades do surdo são respeitadas. ( ) O bilinguismo utiliza a língua de sinais, gestos, mímicas e a leitura labial, permitindo várias formas de expressão ao surdo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.

B
F - V - V - V.
C
F - V - F - F.
D
V - V - F - V.

No Brasil, o currículo disciplinar, fragmentado em diversas áreas do conhecimento, passa a ser questionado com as concepções inter, multi, trans e pluridisciplinares nos anos de 1970. Estas concepções abarcam conceitos como: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Sobre estas concepções curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Interdisciplinaridade. II- Multidisciplinaridade. III- Transdisciplinaridade. ( ) Esta concepção estabelece uma abordagem mais complexa, a divisão por disciplinas deixa de existir, promovendo as relações que devem existir entre as disciplinas. ( ) Esta concepção mantém as disciplinas fixas. Um único tema ou problemática é escolhida para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las. ( ) Esta concepção acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
I - III - II.
C
II - I - III.
D
III - II - I.

terça-feira, 22 de março de 2022

Avaliação II - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

A história da educação brasileira aponta uma variada constituição de tendências pedagógicas, que influenciaram o processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas e a compreensão sobre os processos educacionais. Assim, há a pedagogia progressista que se divide nas tendências libertadora, libertária e a crítico-social dos conteúdos. Sobre as características que constituem a tendência crítico-social dos conteúdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Essa tendência objetiva influenciar a sociedade para que se organize de forma democrática, considerando a todos. ( ) O papel da escola seria influenciar a transformação da personalidade dos alunos para uma formação autogestionária. ( ) Os conteúdos assumem uma formatação mais acessível e contextualizam os saberes advindos das experiências dos alunos. ( ) Como pressupostos de aprendizagem, sustentam a premissa da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - V - F.

B V - F - V - V.

C F - F - V - F.

D V - F - F - V.

Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação para o trabalho, o aluno era voltado totalmente para seu lado técnico. O objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as sentenças a seguir: I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem do comportamento humano, visando ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes. II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O aluno assume uma atitude passiva diante do conhecimento, não participando ativamente do processo. III- O relacionamento entre professor e aluno é técnico. Nesta tendência não há espaço para relações afetivas e pessoais. IV- A afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do professor com o aluno. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças II, III e IV estão corretas.

B As sentenças I, III e IV estão corretas.

C As sentenças I, II e III estão corretas.

D As sentenças I e IV estão corretas.

O objetivo da educação liberal consiste em apresentar a sociedade de classes, garantir o capitalismo, com a capacitação de pessoas para desempenharem seus respectivos papéis sociais. Essa tendência pedagógica subdivide-se em tradicional, renovada progressiva não diretiva (Escola Nova) e tecnicista, sendo que cada tipo apresenta suas especificidades. Sobre as características da tendência tradicional, assinale a alternativa CORRETA:

A O papel da escola fica exclusivamente no repasse dos conteúdos, ignorando os problemas sociais. O professor é o símbolo máximo de autoridade e ao aluno cabe o silêncio, a atenção e a responsabilidade de fixar os conteúdos expostos, a fim de se desenvolver.

B Nessa tendência a escola é humanizada, trata os alunos de forma igualitária, tem aspectos da aprendizagem marcantes, com maior valorização aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente.

C A escola deve produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas, com conteúdos de ensino organizados de forma sistemática em livros didáticos e vídeos.

D O aluno tem o apoio dos professores e do corpo docente, fazendo uma ponte com o conhecimento, centrado na motivação, mas neste caso estão relacionados ao desejo de adequação pessoal e autorrealização dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

 

Autores que defendem essa tendencia são B. Charlot, G. Snyders, Dermeval Saviani, além do próprio Libâneo. Nela, em alguns casos, o docente desperta outras necessidades e mobiliza o aluno a participar de forma mais ativa. Essa tendência respeita a bagagem que o aluno tem, os ensinamentos que ele próprio traz. Sobre essa tendência pedagógica, assinale a alternativa CORRETA:

A Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

B Tendência Tecnicista.

C Tendência Tradicional.

D Tendência Libertadora.

Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais. Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo. ( ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos. ( ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada. ( ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

A V - V - F - V.

B F - V - V - V.

C F - V - V - F.

D V - F - V - F.

A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orientador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:

A Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.

B Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.

C Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.

D Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.

 

O objeto de estudo didática teve ao longo do anos contribuições de diferentes figuras. Cada um a sua maneira foi alicerçando o conceito de didática que hoje baseia nossa educação. Sobre a história evolutiva do conceito de didática e as figuras que contribuíram neste processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O conceito de didática, apesar das muitas contribuições, permanece imutável. ( ) John Dewey defendia o ensino tradicional e sua passividade. ( ) Comenius sistematizou o ensino e suas práticas educativas, criticando o processo de aprendizagem das crianças naquela época. ( ) As ideias de Rousseau serviram de base para a renovação ideológica, que resultou na Revolução Francesa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Nacional, 1985.

A V - V - V - F.

B V - F - F - V.

C F - F - V - V.

D F - V - V - F.

A avaliação pode assumir várias funções e pode ser classificada, basicamente, em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Quando falamos de avaliação, que é um tema polêmico, existe um confronto de ideias, ou ideias errôneas sobre os diferentes tipos de avaliação. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, analise as sentenças a seguir: I- A avaliação diagnóstica exige comprometimento de professor e aluno, isso porque a avaliação será um instrumento da identificação de novos rumos, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos no âmbito educacional e da identificação dos caminhos a serem perseguidos. II- A avaliação formativa pode ser definida como toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de projeto educativo. III- Já a avaliação somativa, que é comumente utilizada na escola, é aquela realizada ao final de uma unidade curricular ou de um período (bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo), tendo como objetivo principal expor os resultados alcançados pelo aluno. IV- Na função classificatória, baseada na pedagogia tradicional, a avaliação não evidencia um instrumento, somente uma nota para classificar os alunos, não fazendo parte de um todo. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença III está correta.

B As sentenças I, II e IV estão corretas.

C As sentenças I, II e III estão corretas.

D Somente a sentença II está correta.

 

Há um educacador brasileiro que proclama os direitos dos alunos, buscando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Foi o pioneiro na tendência que "questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - daí a ser uma educação crítica" (LIBÂNEO, 1990, p. 33). Ainda afirma que tanto a educação tradicional bancária que deposita informações no aluno, bem como a educação renovada que domestica, em nada contribuem para uma transformação social realmente efetiva Sobre este educador, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública.: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 17. ed. São Paulo: Loiola, 1990.

A Paulo Coelho.

B Paulo Freire.

C Darci Vargas.

D Libâneo.

 

Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. ( ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que sejam paralelos ao período letivo. ( ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos qualitativos. ( ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e condições do aluno. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - F - F - V.

B V - V - V - F.

C F - V - V - V.

D V - V - F - V.

 Gabarito

1 – B

2 – A

3 -  A

4 - A

5 – B

6 -  C

7 – C

8 – C

9 – B

10 - B

 

 

domingo, 20 de março de 2022

Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Avaliação I – Individual - Prova uniasselvi

Houve um momento na historia da formação curricular no Brasil que a discussão girava em torno de reformulações e influências. Por um lado, a defesa de um currículo em que privilegiasse o ensino gratuito e obrigatório, por outro, a perspectiva de um currículo patriótico. Analisando o contexto em que se passa tal informação, assinale a alternativa CORRETA que mostra em que período aconteceu essa discussão:

A 1930 a 1935.

B 1930 a 1950.

C 1930 a 1940.

D 1940 a 1950.

Resposta em:

Na perspectiva de Sacristán (2000), é defendida a construção do currículo como base ou condição necessária para entender questões importantes que ocorrem no processo e desenvolvimento do currículo, os quais podem incidir mais decisivamente na prática educativa. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA que define o processo pelo qual a construção de um currículo é feito:

A Ensino, observação, preparo e avaliação.

B Ensino, momento, currículo e avaliação.

C Ensino, momento, estratégias e avaliação.

D Ensino, momento, preparo e aplicação.

 

As pessoas surdas, ao longo de todo um processo histórico e evolutivo foram marginalizadas e, ainda hoje, há fortes reflexos desse fato. Partindo dessa premissa assinale a alternativa CORRETA:

A - Estas pessoas eram marginalizadas pela sociedade porém nunca permaneceram isoladas em asilos, em função da sua "deficiência".

B - Na antiguidade, pessoas que não escutavam eram consideradas anormais, que apresentavam um atraso intelectual, porém havia muita pesquisa na tentativa de inclui-los.

C - Não havia pesquisa científica na área educacional e a sociedade considerava que as pessoas normais precisavam falar e ouvir para serem aceitas.

D - Havia, na antiguidade, um número reduzido de escolas especializadas para surdos.

 

Tyler (1949) manteve o nível de planificação dentro da perspectiva linear das teorias tradicionais do currículo. A respeito das suas principais questões acerca do currículo, analise as sentenças a seguir: I- “Que objetivos educacionais a escola procura atingir?”. II- “Que experiências educacionais podem ser proporcionadas para que seja possível atingir esses objetivos?” III- “Como podem essas experiências educacionais ser eficazmente organizadas?” IV- “Como podemos determinar se esses objetivos estão a ser atingidos?”. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença I está correta.

B Somente a sentença II está correta.

C Somente a sentença III está correta.

D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

 

O currículo traça planos para executar os fins educacionais, ou seja, o currículo pode ser entendido a partir de quatro estratégias, a fim de estruturar o projeto curricular. Sobre as quatro estratégias utilizadas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- O que ensinar. II- Quando ensinar. III- Como ensinar. IV- O que, como e quando avaliar. ( ) Está relacionada aos objetivos educativos dos conteúdos. ( ) Está relacionada à avaliação, que tem por objetivo ajustar a prática pedagógica às características de cada aluno, além de definir o quanto o projeto pedagógico pode avançar. ( ) Está associada ao método utilizado. Este método não pode desconsiderar as características individuais e culturais de cada um. ( ) Está associada à organização lógica e psicológica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

III - II - I - IV.

B IV - III - II - I.

C I - IV - III - II.

D II - I - IV - III.

 

O modelo de Bobbitt encontra sua máxima corporificação nas ideias de Ralph Tyler (1949), que se alinham às dele no que tange à organização e desenvolvimento do currículo. Tyler (1949) não só se alinha como também expande e inclui fontes que não tinham sido contempladas por Bobbitt. Assinale a alternativa CORRETA que indica o que o modelo de Tyler (1949) incluía:

A Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea dentro da escola; sugestões dos especialistas das diferentes disciplinas.

B Estudos sobre outros aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas das diferentes disciplinas.

C Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas das diferentes disciplinas.

D Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas de uma mesma disciplina.

 

No sistema BLISS quando os símbolos são colocados por cima de outros, determinado conjunto é que corresponde ao significado. Assinale a alternativa CORRETA a respeito do que se pode dizer que ele é:

A Sistema aleatório.

B Sistema composto sobreposto.

C Sistema composto sequenciado.

D Sistema sequencial.

No final dos anos 60, alguns fatores desafiavam a sociedade americana. As condições precárias de moradia e o envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietnã contribuíram para que se desenvolvesse no país uma contracultura, a qual reclamava por liberdade sexual, gratificação imediata, naturalismo, uso de drogas e a paz. Como consequência, houve uma busca de retirada de aspectos patriarcais e sexistas do currículo. Assinale a alternativa CORRETA que indica um problema que não foi vivido pela sociedade americana nesse período:

A Racismo.

B Crise financeira.

C Delinquência.

D Violência urbana.

Tendo o currículo implicações muito evidentes na ordem do sistema educacional, na estrutura dos centros e na distribuição do professor, é lógico que um sistema escolar complexo e ordenado irá produzir uma regulação do currículo. Isso se explica não só pelo interesse político básico de controlar a educação como sistema ideológico, mas também pela necessidade técnica ou administrativa de ordenar o próprio sistema educativo, o que é uma forma tecnificada de realizar a primeira função. O desenvolvimento curricular possui níveis ou fases, as quais podemos organizar para atender às demandas educacionais. Sobre os currículos, assinale a alternativa CORRETA:

A O currículo prescrito, apresentado aos alunos e interagido.

B Currículo formal e informal.

C O currículo prescrito, currículo apresentado aos professores, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado e currículo avaliado.

D Currículo intrínseco ao aluno que interage com o meio social.

 

Para organização e definição dos currículos, pode-se receber orientações de diversas diretrizes, como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do 1ª ao 5ª ano e do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos oficiais, elaborados pelo MEC, têm como proposta apoiar os sistemas educativos na elaboração e operacionalização de currículos, de acordo com cada unidade educativa e sua realidade. Sobre os tipos de currículos, assinale a alternativa CORRETA:

A Referências Curriculares Nacionais acerca do currículo, BNCC de acordo com as políticas públicas vigentes, PCNs e controle da qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo e o formato do currículo.

B O currículo prescrito como cultura comum, o currículo mínimo prescrito e a igualdade de oportunidades, o currículo prescrito e a organização do saber dentro da escolaridade, o currículo prescrito como via de controle sobre a prática de ensino, controle da qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo, o formato do currículo.

C O currículo prescrito como cultura incomum e o currículo não igualitário, dentro de uma organização do saber na escolaridade.

D O currículo não prescrito como cultura, o currículo máximo prescrito como não igualitário, o currículo de qualidade apropriada, a não prescrição e meios que desenvolvam o currículo.

 

 

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...