A história da educação brasileira aponta uma variada constituição de tendências pedagógicas, que influenciaram o processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas e a compreensão sobre os processos educacionais. Assim, há a pedagogia progressista que se divide nas tendências libertadora, libertária e a crítico-social dos conteúdos. Sobre as características que constituem a tendência crítico-social dos conteúdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Essa tendência objetiva influenciar a sociedade para que se organize de forma democrática, considerando a todos. ( ) O papel da escola seria influenciar a transformação da personalidade dos alunos para uma formação autogestionária. ( ) Os conteúdos assumem uma formatação mais acessível e contextualizam os saberes advindos das experiências dos alunos. ( ) Como pressupostos de aprendizagem, sustentam a premissa da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - F - V - V.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.
Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação
para o trabalho, o aluno era voltado totalmente para seu lado técnico. O
objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir indivíduos
competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente,
informações precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as
sentenças a seguir: I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem
do comportamento humano, visando ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades
e atitudes. II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O
aluno assume uma atitude passiva diante do conhecimento, não participando
ativamente do processo. III- O relacionamento entre professor e aluno é
técnico. Nesta tendência não há espaço para relações afetivas e pessoais. IV- A
afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do
professor com o aluno. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
O objetivo da educação liberal consiste em apresentar a
sociedade de classes, garantir o capitalismo, com a capacitação de pessoas para
desempenharem seus respectivos papéis sociais. Essa tendência pedagógica
subdivide-se em tradicional, renovada progressiva não diretiva (Escola Nova) e
tecnicista, sendo que cada tipo apresenta suas especificidades. Sobre as
características da tendência tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
A O papel da escola fica exclusivamente no repasse dos
conteúdos, ignorando os problemas sociais. O professor é o símbolo máximo de
autoridade e ao aluno cabe o silêncio, a atenção e a responsabilidade de fixar
os conteúdos expostos, a fim de se desenvolver.
B Nessa tendência a escola é humanizada, trata os alunos de
forma igualitária, tem aspectos da aprendizagem marcantes, com maior
valorização aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos
organizados racionalmente.
C A escola deve produzir indivíduos competentes para o
mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas,
objetivas e rápidas, com conteúdos de ensino organizados de forma sistemática
em livros didáticos e vídeos.
D O aluno tem o apoio dos professores e do corpo docente,
fazendo uma ponte com o conhecimento, centrado na motivação, mas neste caso
estão relacionados ao desejo de adequação pessoal e autorrealização dos alunos
no processo de ensino e aprendizagem.
Autores que defendem essa tendencia são B. Charlot, G. Snyders,
Dermeval Saviani, além do próprio Libâneo. Nela, em alguns casos, o docente
desperta outras necessidades e mobiliza o aluno a participar de forma mais
ativa. Essa tendência respeita a bagagem que o aluno tem, os ensinamentos que
ele próprio traz. Sobre essa tendência pedagógica, assinale a alternativa
CORRETA:
A Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
B Tendência Tecnicista.
C Tendência Tradicional.
D Tendência Libertadora.
Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social
e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a
manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas
educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências
culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o
currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas
escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais. Sobre o
conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas: ( ) O objeto de estudo nessa teoria consiste
nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da
relação do poder com a classe social e o capitalismo. ( ) Sua principal
preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado
socialmente, que deveria ser universal a todos. ( ) A sua organização
fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos,
as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada. ( ) A didática se
constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao
planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma. Assinale a
alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: LIBÂNEO, José Carlos.
Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
A V - V - F - V.
B F - V - V - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.
A Tendência Progressista Libertária possui uma definição
muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de
transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e
autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o
professor um orientador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome
dos autores que defendem essa teoria:
A Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
B Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
C Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
D Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.
O objeto de estudo didática teve ao longo do anos
contribuições de diferentes figuras. Cada um a sua maneira foi alicerçando o
conceito de didática que hoje baseia nossa educação. Sobre a história evolutiva
do conceito de didática e as figuras que contribuíram neste processo,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O conceito
de didática, apesar das muitas contribuições, permanece imutável. ( ) John
Dewey defendia o ensino tradicional e sua passividade. ( ) Comenius sistematizou
o ensino e suas práticas educativas, criticando o processo de aprendizagem das
crianças naquela época. ( ) As ideias de Rousseau serviram de base para a
renovação ideológica, que resultou na Revolução Francesa. Assinale a
alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: LUZURIAGA, L. História da
educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
A V - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.
A avaliação pode assumir várias funções e pode ser
classificada, basicamente, em três modalidades: diagnóstica, formativa e
somativa. Quando falamos de avaliação, que é um tema polêmico, existe um
confronto de ideias, ou ideias errôneas sobre os diferentes tipos de avaliação.
Sobre as modalidades e as funções da avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação diagnóstica exige comprometimento de professor e aluno, isso
porque a avaliação será um instrumento da identificação de novos rumos, terá de
ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos no âmbito
educacional e da identificação dos caminhos a serem perseguidos. II- A
avaliação formativa pode ser definida como toda avaliação que ajuda o aluno a
aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das
aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de projeto educativo. III- Já a avaliação
somativa, que é comumente utilizada na escola, é aquela realizada ao final de
uma unidade curricular ou de um período (bimestre, trimestre, semestre ou ano
letivo), tendo como objetivo principal expor os resultados alcançados pelo
aluno. IV- Na função classificatória, baseada na pedagogia tradicional, a
avaliação não evidencia um instrumento, somente uma nota para classificar os
alunos, não fazendo parte de um todo. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
Há um educacador brasileiro que proclama os direitos dos
alunos, buscando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Foi o pioneiro
na tendência que "questiona concretamente a realidade das relações do
homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - daí
a ser uma educação crítica" (LIBÂNEO, 1990, p. 33). Ainda afirma que tanto
a educação tradicional bancária que deposita informações no aluno, bem como a
educação renovada que domestica, em nada contribuem para uma transformação social
realmente efetiva Sobre este educador, assinale a alternativa CORRETA: FONTE:
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública.: a pedagogia crítico-social
dos conteúdos. 17. ed. São Paulo: Loiola, 1990.
A Paulo Coelho.
B Paulo Freire.
C Darci Vargas.
D Libâneo.
Os critérios de avaliação consistem em indicadores que
utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente
referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96
preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao
professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses
critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( )
Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. ( )
Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com
preferência que sejam paralelos ao período letivo. ( ) Avaliação que atenda aos
requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos
qualitativos. ( ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a
verificação do aprendizado e condições do aluno. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - V - F - V.
1 – B
2 – A
3 - A
4 - A
5 – B
6 - C
7 – C
8 – C
9 – B
10 - B