domingo, 20 de março de 2022

Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Avaliação I – Individual - Prova uniasselvi

Houve um momento na historia da formação curricular no Brasil que a discussão girava em torno de reformulações e influências. Por um lado, a defesa de um currículo em que privilegiasse o ensino gratuito e obrigatório, por outro, a perspectiva de um currículo patriótico. Analisando o contexto em que se passa tal informação, assinale a alternativa CORRETA que mostra em que período aconteceu essa discussão:

A 1930 a 1935.

B 1930 a 1950.

C 1930 a 1940.

D 1940 a 1950.

Resposta em:

Na perspectiva de Sacristán (2000), é defendida a construção do currículo como base ou condição necessária para entender questões importantes que ocorrem no processo e desenvolvimento do currículo, os quais podem incidir mais decisivamente na prática educativa. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA que define o processo pelo qual a construção de um currículo é feito:

A Ensino, observação, preparo e avaliação.

B Ensino, momento, currículo e avaliação.

C Ensino, momento, estratégias e avaliação.

D Ensino, momento, preparo e aplicação.

 

As pessoas surdas, ao longo de todo um processo histórico e evolutivo foram marginalizadas e, ainda hoje, há fortes reflexos desse fato. Partindo dessa premissa assinale a alternativa CORRETA:

A - Estas pessoas eram marginalizadas pela sociedade porém nunca permaneceram isoladas em asilos, em função da sua "deficiência".

B - Na antiguidade, pessoas que não escutavam eram consideradas anormais, que apresentavam um atraso intelectual, porém havia muita pesquisa na tentativa de inclui-los.

C - Não havia pesquisa científica na área educacional e a sociedade considerava que as pessoas normais precisavam falar e ouvir para serem aceitas.

D - Havia, na antiguidade, um número reduzido de escolas especializadas para surdos.

 

Tyler (1949) manteve o nível de planificação dentro da perspectiva linear das teorias tradicionais do currículo. A respeito das suas principais questões acerca do currículo, analise as sentenças a seguir: I- “Que objetivos educacionais a escola procura atingir?”. II- “Que experiências educacionais podem ser proporcionadas para que seja possível atingir esses objetivos?” III- “Como podem essas experiências educacionais ser eficazmente organizadas?” IV- “Como podemos determinar se esses objetivos estão a ser atingidos?”. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença I está correta.

B Somente a sentença II está correta.

C Somente a sentença III está correta.

D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

 

O currículo traça planos para executar os fins educacionais, ou seja, o currículo pode ser entendido a partir de quatro estratégias, a fim de estruturar o projeto curricular. Sobre as quatro estratégias utilizadas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- O que ensinar. II- Quando ensinar. III- Como ensinar. IV- O que, como e quando avaliar. ( ) Está relacionada aos objetivos educativos dos conteúdos. ( ) Está relacionada à avaliação, que tem por objetivo ajustar a prática pedagógica às características de cada aluno, além de definir o quanto o projeto pedagógico pode avançar. ( ) Está associada ao método utilizado. Este método não pode desconsiderar as características individuais e culturais de cada um. ( ) Está associada à organização lógica e psicológica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

III - II - I - IV.

B IV - III - II - I.

C I - IV - III - II.

D II - I - IV - III.

 

O modelo de Bobbitt encontra sua máxima corporificação nas ideias de Ralph Tyler (1949), que se alinham às dele no que tange à organização e desenvolvimento do currículo. Tyler (1949) não só se alinha como também expande e inclui fontes que não tinham sido contempladas por Bobbitt. Assinale a alternativa CORRETA que indica o que o modelo de Tyler (1949) incluía:

A Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea dentro da escola; sugestões dos especialistas das diferentes disciplinas.

B Estudos sobre outros aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas das diferentes disciplinas.

C Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas das diferentes disciplinas.

D Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas de uma mesma disciplina.

 

No sistema BLISS quando os símbolos são colocados por cima de outros, determinado conjunto é que corresponde ao significado. Assinale a alternativa CORRETA a respeito do que se pode dizer que ele é:

A Sistema aleatório.

B Sistema composto sobreposto.

C Sistema composto sequenciado.

D Sistema sequencial.

No final dos anos 60, alguns fatores desafiavam a sociedade americana. As condições precárias de moradia e o envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietnã contribuíram para que se desenvolvesse no país uma contracultura, a qual reclamava por liberdade sexual, gratificação imediata, naturalismo, uso de drogas e a paz. Como consequência, houve uma busca de retirada de aspectos patriarcais e sexistas do currículo. Assinale a alternativa CORRETA que indica um problema que não foi vivido pela sociedade americana nesse período:

A Racismo.

B Crise financeira.

C Delinquência.

D Violência urbana.

Tendo o currículo implicações muito evidentes na ordem do sistema educacional, na estrutura dos centros e na distribuição do professor, é lógico que um sistema escolar complexo e ordenado irá produzir uma regulação do currículo. Isso se explica não só pelo interesse político básico de controlar a educação como sistema ideológico, mas também pela necessidade técnica ou administrativa de ordenar o próprio sistema educativo, o que é uma forma tecnificada de realizar a primeira função. O desenvolvimento curricular possui níveis ou fases, as quais podemos organizar para atender às demandas educacionais. Sobre os currículos, assinale a alternativa CORRETA:

A O currículo prescrito, apresentado aos alunos e interagido.

B Currículo formal e informal.

C O currículo prescrito, currículo apresentado aos professores, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado e currículo avaliado.

D Currículo intrínseco ao aluno que interage com o meio social.

 

Para organização e definição dos currículos, pode-se receber orientações de diversas diretrizes, como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do 1ª ao 5ª ano e do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos oficiais, elaborados pelo MEC, têm como proposta apoiar os sistemas educativos na elaboração e operacionalização de currículos, de acordo com cada unidade educativa e sua realidade. Sobre os tipos de currículos, assinale a alternativa CORRETA:

A Referências Curriculares Nacionais acerca do currículo, BNCC de acordo com as políticas públicas vigentes, PCNs e controle da qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo e o formato do currículo.

B O currículo prescrito como cultura comum, o currículo mínimo prescrito e a igualdade de oportunidades, o currículo prescrito e a organização do saber dentro da escolaridade, o currículo prescrito como via de controle sobre a prática de ensino, controle da qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo, o formato do currículo.

C O currículo prescrito como cultura incomum e o currículo não igualitário, dentro de uma organização do saber na escolaridade.

D O currículo não prescrito como cultura, o currículo máximo prescrito como não igualitário, o currículo de qualidade apropriada, a não prescrição e meios que desenvolvam o currículo.

 

 

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

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