Houve um momento na historia da formação curricular no Brasil que a discussão girava em torno de reformulações e influências. Por um lado, a defesa de um currículo em que privilegiasse o ensino gratuito e obrigatório, por outro, a perspectiva de um currículo patriótico. Analisando o contexto em que se passa tal informação, assinale a alternativa CORRETA que mostra em que período aconteceu essa discussão:
A 1930 a 1935.
B 1930 a 1950.
C 1930 a 1940.
D 1940 a 1950.
Resposta em:
Na perspectiva de Sacristán (2000), é defendida a construção
do currículo como base ou condição necessária para entender questões
importantes que ocorrem no processo e desenvolvimento do currículo, os quais
podem incidir mais decisivamente na prática educativa. De acordo com o exposto,
assinale a alternativa CORRETA que define o processo pelo qual a construção de
um currículo é feito:
A Ensino, observação, preparo e avaliação.
B Ensino, momento, currículo e avaliação.
C Ensino, momento, estratégias e avaliação.
D Ensino, momento, preparo e aplicação.
As pessoas surdas, ao longo de todo um processo histórico e
evolutivo foram marginalizadas e, ainda hoje, há fortes reflexos desse fato.
Partindo dessa premissa assinale a alternativa CORRETA:
A - Estas pessoas eram marginalizadas pela sociedade porém
nunca permaneceram isoladas em asilos, em função da sua
"deficiência".
B - Na antiguidade, pessoas que não escutavam eram
consideradas anormais, que apresentavam um atraso intelectual, porém havia
muita pesquisa na tentativa de inclui-los.
C - Não havia pesquisa científica na área educacional e a
sociedade considerava que as pessoas normais precisavam falar e ouvir para
serem aceitas.
D - Havia, na antiguidade, um número reduzido de escolas
especializadas para surdos.
Tyler (1949) manteve o nível de planificação dentro da
perspectiva linear das teorias tradicionais do currículo. A respeito das suas
principais questões acerca do currículo, analise as sentenças a seguir: I- “Que
objetivos educacionais a escola procura atingir?”. II- “Que experiências
educacionais podem ser proporcionadas para que seja possível atingir esses
objetivos?” III- “Como podem essas experiências educacionais ser eficazmente
organizadas?” IV- “Como podemos determinar se esses objetivos estão a ser atingidos?”.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
O currículo traça planos para executar os fins educacionais,
ou seja, o currículo pode ser entendido a partir de quatro estratégias, a fim
de estruturar o projeto curricular. Sobre as quatro estratégias utilizadas,
associe os itens, utilizando o código a seguir: I- O que ensinar. II- Quando
ensinar. III- Como ensinar. IV- O que, como e quando avaliar. ( ) Está
relacionada aos objetivos educativos dos conteúdos. ( ) Está relacionada à
avaliação, que tem por objetivo ajustar a prática pedagógica às características
de cada aluno, além de definir o quanto o projeto pedagógico pode avançar. ( )
Está associada ao método utilizado. Este método não pode desconsiderar as
características individuais e culturais de cada um. ( ) Está associada à
organização lógica e psicológica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta
a sequência CORRETA:
III - II - I - IV.
B IV - III - II - I.
C I - IV - III - II.
D II - I - IV - III.
O modelo de Bobbitt encontra sua máxima corporificação nas
ideias de Ralph Tyler (1949), que se alinham às dele no que tange à organização
e desenvolvimento do currículo. Tyler (1949) não só se alinha como também
expande e inclui fontes que não tinham sido contempladas por Bobbitt. Assinale
a alternativa CORRETA que indica o que o modelo de Tyler (1949) incluía:
A Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida
contemporânea dentro da escola; sugestões dos especialistas das diferentes
disciplinas.
B Estudos sobre outros aprendizes; estudos sobre a vida
contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas das diferentes
disciplinas.
C Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida
contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas das diferentes
disciplinas.
D Estudos sobre os próprios aprendizes; estudos sobre a vida
contemporânea fora da escola; sugestões dos especialistas de uma mesma
disciplina.
No sistema BLISS quando os símbolos são colocados por cima
de outros, determinado conjunto é que corresponde ao significado. Assinale a
alternativa CORRETA a respeito do que se pode dizer que ele é:
A Sistema aleatório.
B Sistema composto sobreposto.
C Sistema composto sequenciado.
D Sistema sequencial.
No final dos anos 60, alguns fatores desafiavam a sociedade
americana. As condições precárias de moradia e o envolvimento dos Estados
Unidos na guerra do Vietnã contribuíram para que se desenvolvesse no país uma
contracultura, a qual reclamava por liberdade sexual, gratificação imediata,
naturalismo, uso de drogas e a paz. Como consequência, houve uma busca de
retirada de aspectos patriarcais e sexistas do currículo. Assinale a
alternativa CORRETA que indica um problema que não foi vivido pela sociedade
americana nesse período:
A Racismo.
B Crise financeira.
C Delinquência.
D Violência urbana.
Tendo o currículo implicações muito evidentes na ordem do
sistema educacional, na estrutura dos centros e na distribuição do professor, é
lógico que um sistema escolar complexo e ordenado irá produzir uma regulação do
currículo. Isso se explica não só pelo interesse político básico de controlar a
educação como sistema ideológico, mas também pela necessidade técnica ou
administrativa de ordenar o próprio sistema educativo, o que é uma forma
tecnificada de realizar a primeira função. O desenvolvimento curricular possui
níveis ou fases, as quais podemos organizar para atender às demandas
educacionais. Sobre os currículos, assinale a alternativa CORRETA:
A O currículo prescrito, apresentado aos alunos e
interagido.
B Currículo formal e informal.
C O currículo prescrito, currículo apresentado aos
professores, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo
realizado e currículo avaliado.
D Currículo intrínseco ao aluno que interage com o meio
social.
Para organização e definição dos currículos, pode-se receber
orientações de diversas diretrizes, como Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) do 1ª ao 5ª ano e do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental, Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Referenciais Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Esses documentos oficiais, elaborados pelo MEC, têm como proposta
apoiar os sistemas educativos na elaboração e operacionalização de currículos,
de acordo com cada unidade educativa e sua realidade. Sobre os tipos de
currículos, assinale a alternativa CORRETA:
A Referências Curriculares Nacionais acerca do currículo,
BNCC de acordo com as políticas públicas vigentes, PCNs e controle da
qualidade, prescrição e meios que desenvolvem o currículo e o formato do
currículo.
B O currículo prescrito como cultura comum, o currículo
mínimo prescrito e a igualdade de oportunidades, o currículo prescrito e a
organização do saber dentro da escolaridade, o currículo prescrito como via de
controle sobre a prática de ensino, controle da qualidade, prescrição e meios
que desenvolvem o currículo, o formato do currículo.
C O currículo prescrito como cultura incomum e o currículo
não igualitário, dentro de uma organização do saber na escolaridade.
D O currículo não prescrito como cultura, o currículo máximo
prescrito como não igualitário, o currículo de qualidade apropriada, a não
prescrição e meios que desenvolvam o currículo.