sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Prova - Gestão e Docência na EJA e no Ensino Profissionalizante - FAEL


Gestão e Docência na EJA e no Ensino Profissionalizante

O Enem cumpre, também, a função de exercer um controle sobre aquilo que os sistemas de ensino estão ensinando à medida que os alunos dos mais diversos estados e municípios brasileiros são submetidos às mesmas provas, que, segundo o edital n°. 1/2010 do Inep, abrangem as áreas de:
I. Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e educação física.

II. Matemática e suas tecnologias: matemática.

III. Ciências Humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.

IV. Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia.

Estão corretas as alternativas:

Escolha uma:

a. As alternativas II e III.

b. Todas as alternativas.
Entre as mudanças que estão sendo encaminhadas pelo Ministério da Educação para o ensino médio sobressai a proposta de organização dos conteúdos a serem ensinados em 4 grandes áreas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais).

c. As alternativas I e IV.

d. Somente a alternativa IV.

e. Nenhuma das alternativas estão corretas.

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A resposta correta é: Todas as alternativas..

A avaliação externa das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras é centralizada pelo MEC e é de caráter obrigatório. Indique o provão realizado para os estudantes do ensino superior:
Escolha uma:

a. ANA

b. SAEB.

c. ENEM.

d. ENADE.
O ENADE faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES) que avalia o estudante, a instituição e o curso. Foi formalmente instituído através da Lei 10.861 (BRASIL, 2004), aprovada em abril de 2004.

e. Prova Brasil.

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A resposta correta é: ENADE..

O Primeiro guia de leitura, distribuído pelo ministério em larga escala para as escolas supletivas do país, orientava o ensino pelo método silábico. Consistia no uso de uma cartilha padronizada, com lições de ênfase na organização fonética das palavras. As lições partiam de palavras-chave selecionadas e organizadas segundo as características fonéticas. A função dessas palavras era remeter aos padrões silábicos, como foco de estudo. As sílabas deveriam ser memorizadas e remontadas para formar outras palavras. As primeiras lições também continham pequenas frases montadas com as mesmas sílabas. Nas lições finais, as frases compunham pequenos textos contendo orientações sobre preservação da saúde, técnicas simples de trabalho e mensagens de moral e civismo (RIBEIRO, 1997, p. 29).
Dessa forma, a educação de adultos desenvolveu-se a partir de atividades de alfabetização, que forneciam, além dos códigos linguísticos, os valores culturais que permitiam a participação social, pois essa alfabetização era orientada para integrar os adultos iletrados ao meio em que viviam, ensinando-lhes:
Escolha uma:

a. Sílabas e frases.

b. A leitura, a escrita e o cálculo matemático.
O educador, em grande parte, era leigo, e o ensino resumia-se nas orientações da cartilha. A avaliação da Campanha de Educação de Adultos mostrou-se vitoriosa em sua primeira década, pois, além da ampliação das classes e escolas, possibilitou a elevação da taxa de alfabetização. No entanto, a execução da campanha foi sendo cada vez mais descentralizada, e, com a mudança de governo, foram se extinguindo as verbas, ficando as ações da campanha cada vez mais dependentes de doações e dos trabalhos de voluntários da base popular.

c. Princípios e valores.

d. Ética e práxis.

e. Moral e bons costumes.

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A resposta correta é: A leitura, a escrita e o cálculo matemático..

Pode-se dizer que os primeiros educadores foram os Jesuítas, que chegaram ao Brasil com a pretensão de catequisar a população a partir de princípios religiosos, transmitindo normas de comportamento e ensinando ofícios necessários ao funcionamento da economia colonial. Como a maioria da população era analfabeta, o método de ensino dos jesuítas consistia em um conjunto de regras e preceitos religiosos, transmitido, basicamente, pela oralidade e denominado:
Escolha uma:

a. edio tulus.

b. ratio studiorium.
As primeiras escolas apareceram bem mais tarde, ainda sobre influência dos jesuítas, que se encarregaram de organizar escolas de humanidades, que eram baseadas em princípios cristãos. De acordo com os estudos de Paiva (1987, p. 58), ao se analisar os registros históricos, percebe-se que, no Brasil, durante quase quatro séculos, prevaleceu o domínio da cultura branca, cristã, masculina e alfabetizada sobre a cultura dos índios, negros, mulheres e não alfabetizados, o que gerou uma educação seletiva, discriminatória e excludente, que mantém similaridades até os dias atuais.

c. homo sapiens.

d. ratio perceptorium.

e. elektas reatorium.

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A resposta correta é: ratio studiorium..

A educação escolarizada é fator de extrema importância na formação do ser humano. Isso nos leva a pensar em diferentes elementos que interferem nesse processo, ou seja, a escola, os estudantes e os professores, que possuem uma relação recíproca e são determinantes para a qualidade do ensino, dessa forma, não há como desconsiderar que, se a qualidade de ensino de uma instituição decorre, entre outros fatores, dos resultados da aprendizagem de seus alunos, a formação dos professores também é questão determinante. Diante dessa temática, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F sobre a formação continuada.
( ) É dever dos sistemas de ensino. Essa determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos professores que integram seus sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter de aprimoramento e atualização profissional, inclusive no próprio horário de trabalho.

( ) Por meio de contínua formação, o profissional realiza cursos e estudos que levam ao aperfeiçoamento técnico. No caso do professor, esse processo é essencial para a qualidade do trabalho desenvolvido e para a sua valorização.

( ) A formação continuada corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política apenas do estado.

( ) Nos cursos de formação continuada, é exigido dos educadores, maior competência, compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar que norteiam o desenvolvimento da educação e do ensino.

A alternativa correta é:

Escolha uma:

a. F, F, F, V.

b. F, V, V, F.

c. F, F, V, V.

d. V, F, F, V.
Por sua vez, é dever dos sistemas de ensino. Essa determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos professores que integram seus sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter de aprimoramento e atualização profissional, inclusive no próprio horário de trabalho. Verdadeira - por meio dessa contínua formação, o profissional realiza cursos e estudos que levam ao aperfeiçoamento técnico. No caso do professor, esse processo é essencial para a qualidade do trabalho desenvolvido e para a sua valorização. Falsa - corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política de estado. Falsa - exige dos educadores maior competência, compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar que norteiam o desenvolvimento da educação e do ensino.

e. V, V, F, F.

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A resposta correta é: V, V, F, F..

A formação de professores é um tema de grande importância quando se debate a qualidade da educação ofertada aos cidadãos. Ela aparece, com frequência, relacionada à própria questão da valorização do magistério e da profissionalização docente. No campo da formação docente, dois temas que substanciam o debate são as condições iniciais de formação garantidas pelas instituições formadoras, sejam elas públicas ou privadas, e também as condições de formação continuada, que devem ser garantidas aos professores quando eles ingressam nas redes e sistemas de ensino. Ambas as formas interferem tanto no aprimoramento profissional quanto no desenvolvimento organizacional das unidades escolares. Analisando o contexto acima, marque a alternativa que conceitua a formação inicial.
Escolha uma:

a. Tem impulsionado, entre outros, a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de pesquisas, sendo um dos temas centrais debatidos pelo movimento sindical dos professores no Brasil e na América Latina. No entanto, esse importante tema manifesta uma realidade contraditória, pois, se de um lado, se destaca a necessidade e importância dessa formação, de outro, ainda se questiona a qualidade do ensino ofertado por muitas das instituições formadoras.

b. É dever dos sistemas de ensino. Essa determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos professores que integram seus sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter de aprimoramento e atualização profissional, inclusive no próprio horário de trabalho.

c. Por meio dessa contínua formação, o profissional realiza cursos e estudos que levam ao aperfeiçoamento técnico. No caso do professor, esse processo é essencial para a qualidade do trabalho desenvolvido e para a sua valorização.

d. Corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política de estado.
A formação inicial corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política de estado.

e. Corresponde a formação empirica dp professorado istp é aquela adquirida em experiências práticas tanto na sala de aula como nas ruas e em visitas a comunidade.

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A resposta correta é: Corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política de estado..

Conceituando educação: Educação deve ser entendida como o processo de apropriação da cultura humana produzida historicamente, e a escola enquanto instituição que provê a educação sistematizada. Sobressai a importância das medidas visando à realização eficiente dos objetivos da educação escolar, em especial da escola pública básica, voltada ao atendimento das camadas trabalhadoras. A função social da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas, de acordo com as influências no campo teórico, filosófico e político no qual está inserida. Esse é um tema de grande relevância nas sociedades contemporâneas, em que inúmeros desafios envolvem o processo educativo. Analisando o contexto acima, marque qual alternativa conceitua a função social da escola.
Escolha uma:

a. Converter o súdito em cidadão, transmitindo a esse sujeito doses de conhecimento acumulado pela humanidade. A escola ainda tem como função exercer a preparação moral dos indivíduos para assumir seu lugar na sociedade.

b. Transmitir conhecimentos disciplinares, não se importando com o interesse dos educandos, suas opiniões, ou seus problemas do cotidiano. Apenas enfatizam as necessidades de exercícios repetidos, cópias de textos e provas orais, para garantir a memorização dos conteúdos e o retorno dos mesmos nas provas aplicadas.

c. Segundo a nova legislação a qual aborda a função da escola, espera-se que a comunidade escolar envolva-se não somente com as atividades de ensino-aprendizagem, mas que possa envolver-se também na elaboração dos projetos político-pedagógicos das unidades escolares e da avaliação dos seus resultados.

d. Tal questão exige maior competência, compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar que norteiam o desenvolvimento da educação e do ensino.

e. Está vinculada à promoção da cidadania. Podemos fazer essa afirmação porque a escola institui a cidadania, já que é por meio dessa instituição que a criança deixa de pertencer à família e passa a integrar uma comunidade mais ampla.
Dentro desta primeira questão cabe ao acadêmico marcar a letra que destaca o seguinte conceito: A função social da escola está vinculada à promoção da cidadania. Podemos fazer essa afirmação porque a escola institui a cidadania, já que é por meio dessa instituição que a criança deixa de pertencer à família e passa a integrar uma comunidade mais ampla.

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A resposta correta é: Está vinculada à promoção da cidadania. Podemos fazer essa afirmação porque a escola institui a cidadania, já que é por meio dessa instituição que a criança deixa de pertencer à família e passa a integrar uma comunidade mais ampla..

Freire fez referência à educação problematizadora. A educação apregoada por Freire não se caracteriza pela transmissão de conhecimentos, como se o processo de ensino e de aprendizagem circulasse em uma rua de mão única. Tomando o alfabetizando como sujeito de sua aprendizagem, ele propunha uma ação educativa que não negasse a cultura, mas que fosse transformando- -a através de um diálogo ancorado no tripé educador/alfabetizando/objeto do conhecimento. Freire (1996) criticou a chamada “educação bancária”, que significa:
Escolha uma:

a. Que considerava o analfabeto como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o educador deveria depositar o conhecimento.
Com uma proposta conscientizadora de alfabetização de adultos, prescindindo da utilização de cartilhas, valorizando os saberes dos alfabetizandos, dos quais se originavam os conteúdos de ensino, e considerando que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, Freire (1996) desenvolveu um conjunto de ações pedagógicas, amplamente divulgadas e conhecidas.

b. Que o ser alfabetizado possuía mais “riquezas” que o indivíduo não alfabetizado.

c. Que o analfabeto devia depositar todo seu conhecimento em apenas um local, ou seja, em uma “conta”.

d. Que considerava o alfabetizado e o analfabeto no mesmo nível de educação.

e. Que desconsiderava o analfabeto, pois este não tinha onde “depositar” o conhecimento.

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A resposta correta é: Que considerava o analfabeto como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o educador deveria depositar o conhecimento..

Diante das complexidades postas pela sociedade contemporânea, é necessário debater os dilemas que estiveram presentes historicamente envolvendo o Ensino Médio e a educação profissional, dando ênfase à dualidade entre um ensino voltado para a profissionalização obrigatória e outro para a formação humana mais ampla. Este conflito interfere na função social da escola que oferta o Ensino Médio como etapa da educação básica e a educação profissional como mais uma modalidade na educação nacional. Com relação ao Ensino Médio, além da garantia da oferta e permanência do adolescente e jovem, é latente a necessidade da garantia de um currículo norteado por princípios éticos, políticos e pedagógicos, voltados para a diversidade social e cultural dessa população específica. De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o artigo 35 determina algumas finalidades para o Ensino Médio. Quais são estas finalidades? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

( ) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

( ) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

A respeito desta contextualização, assinale a opção correta.

Escolha uma:

a. F, V, V, F.

b. F, V, F, F.

c. V, F, F, F.

d. F, F, F, F.

e. V, V, V, V.
O artigo 35 da LDB determina que o Ensino Médio deve ter como finalidades: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e por fim a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

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A resposta correta é: V, V, V, V..

Diante das complexidades postas pela sociedade contemporânea, precisamos debater os dilemas que estiveram presentes historicamente envolvendo o Ensino Médio e a Educação Profissional, dando ênfase à dualidade entre um ensino voltado para a profissionalização obrigatória e outro para a formação humana mais ampla. Essa dualidade interfere na função social da escola que oferta o Ensino Médio como etapa da educação básica e a Educação Profissional como mais uma modalidade na educação nacional. No caso do Ensino Médio, além da garantia da oferta e permanência do adolescente e jovem, é latente a necessidade da garantia de um currículo norteado por princípios éticos, políticos e pedagógicos, voltados para a diversidade social e cultural dessa população específica. O Art. 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o Ensino Médio deve ter como finalidade: Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

( ) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

( ) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

A alternativa correta é:

Escolha uma:

a. V, V, V, F.

b. V, F, F, V.

c. F, V, V, F.

d. V, V, V, V.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

e. F, F, V, V.

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A resposta correta é: V, V, V, V..



A Constituição de 1988 consagrou, no Art. 206, inciso VI, a gestão democrática do ensino público como princípio da educação nacional. O texto da constituição é reiterado pela Lei n. 9.394/96, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O que o Art. 3º da LDB n. 9.394/96 define como princípios para a educação nacional?
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e respeito à liberdade e apreço à tolerância.

III. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino e gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e valorização do profissional da educação escolar, gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

IV. Garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar e vinculação entre a educação.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I, III e IV.

b. I e II

c. Todas as alternativas estão corretas.
Os princípios definidos pelo artigo 3°da LDB são: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e respeito à liberdade e apreço à tolerância; Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino e gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e valorização do profissional da educação escolar, gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; Garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar e vinculação entre a educação.

d. II e III.

e. II e IV.

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A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..

Em uma perspectiva ontológica, pode-se dizer que a educação significa colocar o indivíduo em contato com os sentidos que circulam em sua cultura, para que ele possa assimilá-los e nela viver. No entanto, isso não significa que estará assimilando todas as informações com uma atitude passiva. Ao contrário, para que tenha uma boa aprendizagem, é necessário que o indivíduo realize uma atividade que seja consciente, participativa e transformadora de sua realidade interna e externa. Considerando-se dentro dessa perspectiva, que o desenvolvimento psíquico é definido como um reflexo ativo da realidade, produzido e desenvolvido a partir da prática social, com a participação da prática do indivíduo, que orienta sua vida frente ao mundo e aos demais indivíduos, a educação apresentase como:
Escolha uma:

a. Um componente secundário para o confronto de informações culturais, que vem a dificultar o continuum processo do conhecimento e da constituição do ser. O conhecimento não pode ser criado e recriado, pois existe separadamente da consciência humana; não pode ser produzido por nós.

b. Modalidade geral que não se destina à inclusão escolar de um público que, por motivos diversos, foi excluído dessa educação durante sua infância ou adolescência. Não é uma modalidade de conhecimento, que pelas suas configurações não pode ser vista como algo especifico em cada um dos sujeitos envolvidos nesse processo educacional.

c. Um componente importante para o confronto de informações culturais, que possibilita o continuum processo do conhecimento e da constituição do ser. O conhecimento é continuamente criado e recriado e que não existe separadamente da consciência humana; é produzido por nós, coletivamente, na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo.
A educação apresentase como um componente importante para o confronto de informações culturais, que possibilita o continuum processo do conhecimento e da constituição do ser. O conhecimento é continuamente criado e recriado e que não existe separadamente da consciência humana; é produzido por nós, coletivamente, na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo. Assim, reconhecemos que o conhecimento é continuamente criado e recriado e que não existe separadamente da Consciência humana; é produzido por nós, coletivamente, na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo.

d. Educação popular na proporção que a realidade começa a fazer algumas insistências à sensibilidade e a competência científica dos educadores. Uma destas críticas é quanto à reflexão dos procedimentos didáticos, e a respeito dos conteúdos a serem ensinados, o qual não pode ser estranho para o nível de cultura que o mesmo se encontra.

e. Modalidade específica que não se destina à inclusão escolar de um público que, por motivos diversos, foi excluído dessa educação durante sua infância ou adolescência. É uma modalidade de conhecimento, que pelas suas configurações não pode ser vista como algo especifico em cada um dos sujeitos envolvidos nesse processo educacional.

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A resposta correta é: Um componente importante para o confronto de informações culturais, que possibilita o continuum processo do conhecimento e da constituição do ser. O conhecimento é continuamente criado e recriado e que não existe separadamente da consciência humana; é produzido por nós, coletivamente, na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo..

Para CALADO,(2008, p.03) “é inconcludente pensar numa escola onde não haja preocupação em diferenciar o sujeito, na sua singularidade, onde o processo de inclusão não seja percebido de forma consciente e extensivo a todo segmento da escola, principalmente no processo ensino- aprendizagem de todas as modalidades e em particular, na educação de jovens e adultos, devido à relevância dessa modalidade de ensino na construção do conhecimento de pessoas que tardiamente ingressaram na escola, de forma que venha viabilizar e promover condições de desenvolvimento, considerando, as implicações de natureza social e cognitiva (...)”. No trecho trazido no enunciado percebem-se algumas características do aluno da EJA. Destaque, nas alternativas a seguir, mais algumas características encontradas nesses educandos.
Escolha uma:

a. São trabalhadores que, muito tarde, necessitaram ingressar no mundo do trabalho; morador das áreas rurais, em decorrência da sua localização geográfica.

b. São pessoas que já formaram sua visão de mundo pelas experiências vividas e que têm suas crenças e valores já constituídos.

c. São trabalhadores que, desde muito cedo, tiveram que ingressar no mundo do trabalho; morador das áreas rurais, em decorrência da sua localização geográfica.
Podemos dizer que o educando da EJA é o trabalhador que, desde muito cedo, teve que ingressar no mundo do trabalho. São advindos das classes trabalhadoras, são produtos da sociedade capitalista, que impôs desafios e a busca pela sobrevivência. Essas pessoas são de origem humilde, de famílias geralmente numerosas, que vivem com sacrifício, muito trabalho e pouco lazer. Se observarmos suas casas, percebemos que são, em geral, pequenas em relação ao espaço, de acordo com número de pessoas que nela residem, com poucos móveis e utensílios. Geralmente são pessoas que acordam cedo, dependem de ônibus coletivo ou de bicicleta ou que vão a pé para o trabalho quando têm trabalho. Alguns levam almoço, outros sobrevivem com uma refeição diária quando têm comida. Outro fator relevante no perfil dos educandos da EJA é a localização geográfica em que se encontram no país e a distinção entre regiões rurais e urbanas. No meio rural brasileiro, a taxa de analfabetismo chega a ser três vezes superior à da população urbana.

d. São empregados de empresas Multinacionais famosas no Brasil que, para ganharem dispensa do serviço, se matriculam na EJA; são pessoas que moram na área urbana.

e. São indivíduos que nunca apresentaram interesse em ingressar na escola, além de que são pessoas que sempre tiveram tudo que desejaram na sua vida.

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A resposta correta é: São trabalhadores que, desde muito cedo, tiveram que ingressar no mundo do trabalho; morador das áreas rurais, em decorrência da sua localização geográfica..

Para ARROYO (2004, p.104-105) “Cada um tem uma forma própria e singular de tecer conhecimentos através dos modos como atribui sentido às informações recebidas, estabelecendo conexões entre os fios e tecituras anteriores e os novos. Esse entendimento coloca novas exigências àqueles que pretendem formular propostas curriculares que possam dialogar com os saberes, valores, crenças e experiências dos educandos, considerando-os como fios presentes nas redes dos grupos sociais, das escolas/classes, dos educadores e dos educandos e, portanto, relevantes para a ação pedagógica.”
Baseando-se na colocação de ARROYO, assinale a seguir a proposição que apresenta um dos problemas históricos vivenciados pelos alunos no contexto escolar.
Escolha uma:

a. Os problemas históricos vivenciados na educação não são provenientes de uma organização escolar e curricular que, separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos escolares. O problema é interno de cada educando.

b. Os problemas são relativos à integração entre a educação profissional e o ensino médio tradicional e a flexibilização do currículo, com a introdução de disciplinas optativas para que alunos possam construir seu percurso de aprendizado.

c. Os problemas históricos vivenciados na educação são provenientes de uma organização escolar e curricular que, separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos escolares.
Conforme o que se apresenta no livro didático na página 60 e 61. É evidente que alguns dos problemas históricos vivenciados na educação são provenientes de uma organização escolar e curricular que, segundo análise de Arroyo (2004), separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos escolares. Diante da especificidade da demanda da EJA esse fator se torna mais agravante. # Conforme o que se apresenta no livro didático na página 60 e 61. É evidente que alguns dos problemas históricos vivenciados na educação são provenientes de uma organização escolar e curricular que, segundo análise de Arroyo (2004), separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos escolares. Diante da especificidade da demanda da EJA esse fator se torna mais agravante.

d. Os problemas históricos vivenciados na educação são provenientes da discriminação que acontece às mulheres e aos negros, impedindo que se leve em consideração o que já tem conhecimento.

e. É o dilema da educação contemporânea que gira em torno da permanência dos alunos do ciclo médio nos bancos escolares.

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A resposta correta é: Os problemas históricos vivenciados na educação são provenientes de uma organização escolar e curricular que, separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos escolares..

A partir da promulgação do Decreto n. 2.208/97, a educação profissional passa a ser complementar à educação básica e geral, e se separa do ensino regular. Na prática, isso significa que o Ensino Médio passa a fazer parte de um sistema paralelo ao escolar, relacionando-se com outros níveis e modalidades de ensino, além do Ensino Médio. Esse sistema paralelo tem sua organização em níveis de educação profissional. Quais são estes níveis? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Básico na modalidade de educação não-formal, de duração variável, não sujeita à regulamentação curricular.

( ) Técnico destinado aos matriculados no Ensino Médio ou seus egressos.

( ) Tecnológico destinado a egressos do ensino médio e técnico.

( ) Suplementar: destinados aos egressos do ensino médio e profissionalizante.

A respeito desta contextualização, assinale a opção correta.

Escolha uma:

a. F, V, F, F.

b. V, F, F, V.

c. V, V, V, F.
Esse sistema paralelo tem sua organização em três níveis de educação profissional que são: básico – na modalidade de educação não-formal, de duração variável, não sujeita à regulamentação curricular; técnico – destinado aos matriculados no Ensino Médio ou seus egressos; tecnológico – destinado a egressos do ensino médio e técnico.

d. F, F, V, F.

e. V, V, V, V.
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A resposta correta é: V, V, V, F..

Na década de 90 do século XX, com as reformas para o Ensino Médio (propedêutico e profissional), realizadas mediante a LDB n. 9.394/96 e o Decreto n. 2.208/97, do Governo Federal, novamente afirma-se a superação da dualidade estrutural, no nível do discurso, ao remodelá-lo como um novo curso para preparar o aluno com formação geral e dar-lhe uma habilitação profissional, por meio da formação complementar e optativa. No entanto, a formação geral e a habilitação profissional não se realizam de forma unitária, uma vez que podem ser feitas concomitante ou sequencialmente ao curso regular de Ensino Médio. Segundo a LDB n. 9.394/96 Art. 35. O Ensino Médio, terá como finalidades:
I. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

II. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

III. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

IV. Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:

a. Todas as alternativas estão corretas.

b. III e IV.

c. I, II e III.
O Ensino Médio terá como finalidades: a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania, esta alternativa está incorreta, pois este item faz parte do artigo 36 e não 35.

d. I e IV.

e. II e IV.

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A resposta correta é: I, II e III..

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além dos recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas federais também integram a composição do Fundeb, a título de complementação financeira, com o objetivo de assegurar o:
Escolha uma:

a. Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.

b. Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.

c. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.
Seria o valor mínimo nacional por aluno/ano (R$ 1.414,85 em 2010) a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos. O aporte de recursos do governo federal ao Fundeb, de R$ 2 bilhões em 2007, aumentou para R$ 3,2 bilhões em 2008, aproximadamente R$ 5,1 bilhões para 2009 e, a partir de 2010, será de 10% da contribuição total de estados e municípios.

d. Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos.

e. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios Estados.

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A resposta correta é: Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos próprios governos..

A LDB no artigo 70 aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
Escolha uma:

a. Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.

b. Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais profissionais da educação.

c. Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e agentes educacionais.

d. Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.

e. Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação.
O Artigo se refere aos gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino são abordados na LDB n. 9.394/96 que, em seu Artigo 70, define o que pode ser considerado como MDE e, no Artigo 71, o que não deve ser considerado como tal. Essa definição evita gastos abusivos e aplicação de recursos da educação em outras áreas (BRASIL, 1996a).

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A resposta correta é: Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais profissionais da educação..

No século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
Escolha uma:

a. A de sociologia e a de pedagogia.

b. A de letras e a de ciências.
Em paralelo ao ensino liceu, voltado a preparar os alunos que freqüentariam o Ensino Superior, desenvolveu-se o ensino técnico de caráter mais prático e vocacional.

c. A de matemática e a de ciências.

d. A de história e a de matemática.

e. E a de ciências e a de história.

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A resposta correta é: A de letras e a de ciências..

A participação do Estado Novo na elaboração de políticas educacionais culminou na Constituição de 1937. Entre as ações propostas pela Constituição estava a incorporação, no corpo da lei, do:
Escolha uma:

a. Plano Nacional de avaliação.

b. Plano Nacional de Educação (PNE).
que determinava ser a família responsável pela educação de seus filhos e o Estado auxiliar no cumprimento dessa tarefa. Coube ao Estado a responsabilidade pelas escolas vocacionais e pré-vocacionais, função essa a ser cumprida em colaboração com as indústrias e sindicatos patronais, aos quais caberia criar, na esfera de sua especialidade, escolas de aprendizes destinadas aos filhos de seus operários e associados.

c. Plano Pedagógico e Político (PPP).

d. Projeto político pedagógico (PPP).

e. Plano de Desenvolvimento Educação (PDE).

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A resposta correta é: Plano Nacional de Educação (PNE)..

No modelo de alfabetização proposto pelo Mobral, as técnicas utilizadas consistiam em codificações de palavras preestabelecidas, escritas em cartazes com as famílias fonéticas, quadros ou fichas de descoberta, muito próximos das metodologias anteriormente utilizadas no modelo de Paulo Freire. No entanto, havia uma diferença fundamental: Identifique a diferença.
Escolha uma:

a. Essa concepção deriva do modelo tecnicista, influência recebida da burguesia dos Ingleses e das pesquisas de filósofos brasileiros baseadas nos mecanismos de estímulo-resposta propostos por Skinner.

b. As “palavras”, tanto quanto as fichas de codificações eram elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de problemáticas sociais particulares do povo. Tratava-se fundamentalmente de ensinar a ler, a escrever e a contar, deixando de lado a autonomia e a conscientização crítica e transformadora da linha iniciada por Paulo Freire.
A diferença No modelo de alfabetização proposto pelo Mobral estava relacionada às “palavras”, tanto quanto as fichas de codificações eram elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de problemáticas sociais particulares do povo, que era trabalhada de forma ampla, não levando em consideração a realidade social de cada região, deixando de lado a autonomia e a conscientização crítica e transformadora da linha iniciada por Paulo Freire.

c. Para se atingir os objetivos do programa, foram criados materiais didáticos constituídos de livro-texto, livro-glossário, livro para exercitar o cálculo, livro do educador e um conjunto de cartazes. Esse material foi modificado em 1982 e passou a ser chamado de Enciclopédias do professor.

d. No modelo de alfabetização proposto pelo Mobral, as técnicas utilizadas consistiam em formar sujeitos críticos e autônomos;

e. A capacitação dos educadores (chamados de tutores profissionais) pautava-se na ideia de que o recurso da utilização de pessoas da comunidade em geral para ensinar aos que sabiam menos não era válido, legítimo e natural.
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A resposta correta é: As “palavras”, tanto quanto as fichas de codificações eram elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de problemáticas sociais particulares do povo. Tratava-se fundamentalmente de ensinar a ler, a escrever e a contar, deixando de lado a autonomia e a conscientização crítica e transformadora da linha iniciada por Paulo Freire..

Atua como agência financiadora de projetos para a área de infraestrutura econômica desde o final da década de 40 do século XX, enquanto seus créditos representam pouco mais que 10% da dívida externa do país. Seria: banco intitulado:
Escolha uma:

a. Gestor

b. Popular.

c. Mundial.
A importância central do Banco ampliou-se a partir dos anos 70 do mesmo século, quando passou a constituir uma das mais relevantes fontes de financiamento para o setor social, senão a maior delas. O deslocamento para o lado social foi determinante para que o Banco suplantasse, na qualidade de articulador político entre os países, o prestígio de outras agências internacionais (como aquelas ligadas à ONU), as quais detiveram grande poder no diálogo mundial até os anos 70.

d. Central.

e. Democrático.

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A resposta correta é: Mundial..

Com a promulgação da Constituição de 1934, foi previsto o ensino
obrigatório, tanto para crianças, quanto para adultos, sendo a primeira vez em que se apontou a necessidade de oferecer educação básica também para jovens e adultos que não haviam frequentado a escola quando crianças, rompendo com a ideia predominante, até então, de que a escola era necessária somente a crianças. Foi mencionado, ainda, o direito de o estudante ter acesso ao livro didático e ao dicionário de língua portuguesa. A divulgação de que 55% dos brasileiros, com mais de 18 anos, não haviam sido alfabetizados despertou o país para o combate nacional ao analfabetismo.
Analise as seguintes asserções e marque a alternativa correta com relação às iniciativas tomadas para melhorar a qualidade da educação.
Escolha uma:

a. A intenção do governo ao combater o analfabetismo era apenas gerar mão de obra para atender as industrias que se instauravam no país e necessitavam de operários pouco instruídos.

b. Com a promulgação da Constituição de 1934, o ensino passou a ser ofertado, tanto para crianças, quanto para adultos, ficando a critério do sujeito se beneficiar ou não desse direito.

c. Essas iniciativas estão ligadas às campanhas de alfabetização propostas por países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão que, por sua vez, erradicaram o analfabetismo e por isso servem de modelo a países como o Brasil.

d. A iniciativa estava diretamente ligada às campanhas políticas que visavam se beneficiar com a realidade por qual passava o país, pois a maioria da população era analfabeta e isso suava positivamente para os governantes e classes da elite.

e. Essa iniciativa está ligada às campanhas de alfabetização propostas aos países com grandes desigualdades sociais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) impulsionou o projeto de implantação, no Brasil, de uma rede de ensino primário supletivo para adultos não alfabetizados.
A proposta desse projeto apresentado pelas Nações Unidas era oportunizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade regular o direito à educação, a ciência e a cultura, contradizendo paradigmas excludentes de que escola é lugar apenas de crianças. Essa iniciativa esta ligada às campanhas de alfabetização propostas aos países com grandes desigualdades sociais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) impulsionou o projeto de implantação, no Brasil, de uma rede de ensino primário supletivo para adultos não alfabetizados.

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A resposta correta é: Essa iniciativa está ligada às campanhas de alfabetização propostas aos países com grandes desigualdades sociais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) impulsionou o projeto de implantação, no Brasil, de uma rede de ensino primário supletivo para adultos não alfabetizados..

A participação do Estado Novo na elaboração de políticas educacionais culminou na Constituição de 1937. Entre as ações propostas pela Constituição estava a incorporação, no corpo da lei, do:
Escolha uma:

a. Plano de Desenvolvimento Educação (PDE).

b. Plano Nacional de avaliação.

c. Plano Nacional de Educação (PNE).
Que determinava ser a família responsável pela educação de seus filhos e o Estado auxiliar no cumprimento dessa tarefa. Coube ao Estado a responsabilidade pelas escolas vocacionais e pré-vocacionais, função essa a ser cumprida em colaboração com as indústrias e sindicatos patronais, aos quais caberia criar, na esfera de sua especialidade, escolas de aprendizes destinadas aos filhos de seus operários e associados.

d. Plano Pedagógico e Político (PPP).

e. Projeto político pedagógico (PPP).

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A resposta correta é: Plano Nacional de Educação (PNE)..

Quanto à organização do trabalho pedagógico frente ao perfil dos educandos da EJA, após tecer análises sobre o perfil dos educandos da EJA, faz-se necessário discutir algumas estratégias de mediação pedagógica. A organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos deve valorizar os interesses individuais e o ritmo de aprendizagem dos educandos e considerar os saberes por eles adquiridos, na informalidade de suas experiências cotidianas e do mundo do trabalho, criando espaços interativos que permitam vencer os obstáculos de modo confiante, valorizando seus progressos. Partindo desse pressuposto é correto dizer que:
I. Muitos jovens e adultos ainda têm sido submetidos a um currículo adverso às suas especificidades histórico-culturais. Isso se dá, em grande parte, pela predominância de propostas curriculares baseadas na fragmentação do conhecimento, em uma perspectiva cientificista, excessivamente tecnicista e disciplinarista, que dificulta o estabelecimento de diálogos entre as experiências vividas, os saberes anteriormente construídos pelos educandos e os conteúdos escolares.

II. A ação educativa deve estar comprometida com uma metodologia de ensino que favoreça a relação ação-reflexão-ação e que possibilite ao educando a compreensão de suas experiências e a construção do conhecimento.

III. Ensinar exige disponibilidade para o diálogo, pois o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura, com seu gesto, a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inclusão no permanente movimento da história.

IV. Essa condição se conjuga ao que se defende sobre uma educação emancipadora, pois, na medida em que se apropria desses sujeitos todas as possibilidades de manifestação explicita na prática do diálogo, estabelece-se também um ciclo de independência e libertação em relação ao mundo que os cercam.

V. Cada sujeito tem uma forma própria e singular de adquirir conhecimentos, através dos modos como atribui sentido às informações recebidas ganha condições de reproduzir os conhecimentos já existentes.
Esta correto o que se afirma apenas em:

Escolha uma:

a. Todas estão incorretas.

b. Todas estão corretas.

c. I, III.

d. I, II, III.
A ação educativa deve estar comprometida com uma metodologia de ensino que favoreça a relação ação-reflexão-ação, exige disponibilidade para o diálogo, pois o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura, com seu gesto, a relação dialógica, pois muitos jovens e adultos ainda têm sido submetidos a um currículo adverso às suas especificidades histórico-culturais.

e. II, III.

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A resposta correta é: I, II, III..

No final da década de 50 do século XX, as críticas à Campanha de Educação de Adultos dirigiam- se tanto às suas deficiências administrativas e financeiras quanto à sua orientação pedagógica. Denunciava-se o caráter superficial do aprendizado, que se efetivava no curto período da alfabetização, a inadequação do método para a população adulta e o uso do mesmo material didático (cartilha) para as diferentes regiões do país. Todas essas críticas convergiram para uma nova visão sobre o problema do analfabetismo e para a consolidação de um novo paradigma pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador pernambucano Paulo Freire voltado sobretudo em uma proposta de educação popular. Com base nesse conhecimento, assinale a alternativa que corresponde à resposta sobre quem foram os responsáveis pela real execução dos Programas de Educação Popular?
Escolha uma:

a. Os programas de Educação Popular foram empreendidos em grande parte por professores especialistas na área de educação de adultos, pagos pelo Poder Público.

b. O programa de Educação foi criado por padres católicos que ofereciam a suas próprias paróquias, para incentivar adultos ao estudo.

c. Os professores concursados da esfera federal eram os responsáveis pela execução do projeto as periferias dos grandes centros.

d. O educador Paulo Freire possuía uma rede própria de educadores especialistas em sua forma de promover aprendizagem aos adultos necessitados.

e. Os programas de Educação Popular foram empreendidos em grande parte por educadores leigos, estudantes e católicos engajados em uma ação política junto aos grupos de vertentes populares.
O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos inspiraram os principais programas de alfabetização e de Educação Popular, realizados no país no início dos anos 60 do século XX e que trabalhavam com uma perspectiva político-cultural, envolvendo a Igreja, partidos políticos de esquerda, estudantes e outros setores.

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A resposta correta é: Os programas de Educação Popular foram empreendidos em grande parte por educadores leigos, estudantes e católicos engajados em uma ação política junto aos grupos de vertentes populares..

Para Álvaro Vieira Pinto (2005), o analfabeto é alguém que não necessita ler. De acordo com esse autor, são as condições do mundo do trabalho que determinam a necessidade ou não da leitura. “O importante é compreender que o analfabeto adulto atual, ao qual nos dirigimos, vive numa sociedade letrada e por isso suas exigências culturais implícitas são as da linguagem alfabética, que é a do seu meio” (PINTO, 2005, p. 92). Sobre a construção do conhecimento por sujeitos em processo de escolarização, Oliveira afirma que:
Escolha uma:

a. Sujeitos não escolarizados que participam de situações comunicativas que demandam o planejamento do discurso, dirigidas a interlocutores desconhecidos que participam indiretamente dessas situações monológicas, estão lidando com problemas complexos em sociedade.

b. Cada indivíduo aprende a ser um homem apenas através do conhecimento formal, pois o que o cotidiano lhe dá com as experiências não basta para viver em sociedade. Sendo assim, é preciso que ele adquira o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana.

c. Parece haver um acordo sobre a existência de uma diferença entre formas letradas e não letradas de pensamento; é importante reiterar, entretanto, que essa diferença não está claramente definida na literatura, não apenas pela falta de investigações mais específicas a respeito do funcionamento cognitivo dos grupos “pouco letrados”, mas também pela ausência de uma teoria consistente sobre os processos intelectuais dos adultos plenamente inseridos na sociedade letrada.
O autor Oliveira afirma que há diferença entre as formas letradas e não letradas de pensamento, contudo não está claramente definida na literatura, por falta de investigações a respeito do seu funcionamento cognitivo dos sujeitos pouco letrados.

d. As características de cada ser humano são construídas somente através do conhecimento formal, ofertado no espaço escolar, e por isso a preocupação dos pensadores da educação em garantir o direito ao acesso e à permanência dos sujeitos na escola.

e. Deve-se considerar a importância da relação subjetiva do sujeito da aprendizagem apenas para o crescimento individual e que o ato de educar só pode ser vivenciado pelo homem de forma interior, ou seja, em uma interação com seu próprio ego.

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A resposta correta é: Parece haver um acordo sobre a existência de uma diferença entre formas letradas e não letradas de pensamento; é importante reiterar, entretanto, que essa diferença não está claramente definida na literatura, não apenas pela falta de investigações mais específicas a respeito do funcionamento cognitivo dos grupos “pouco letrados”, mas também pela ausência de uma teoria consistente sobre os processos intelectuais dos adultos plenamente inseridos na sociedade letrada..

Na primeira Constituição Brasileira (1824) encontramos registros sobre a instrução primária gratuita para todos os cidadãos; no entanto, sabe-se que, durante um longo período da história do Brasil, essa educação foi destinada somente às elites, uma pequena parcela da população. Fazendo uma análise do contexto social, político e educacional da época, conclui-se que a educação não chegava a todos os rincões e a todas as classes. Em consequência disso, assinale a alternativa que corresponde à forma como a educação brasileira se desenrolou:
Escolha uma:

a. A educação nunca foi destinada somente às elites, afinal, o país foi colonizado por uma população pobre e eles é quem estavam sendo admitidos nas escolas.

b. O número de alfabetizados não sofreu alteração, pois a Lei não previa construção de escolas.

c. Nessa época não sabia ao certo quem era alfabetizado ou não até porque não existia o censo que teve o seu surgimento na década dos anos 50, o estudo era destinado apenas para elite brasileira.

d. Foi aumentando o percentual de pessoas não alfabetizadas. De acordo com o censo do ano de 1920, havia um índice de 72% da população, com idade acima de cinco anos, que nunca havia ido à escola.
A Revolução de 1930 deu início ao processo de reformulação da função do setor público no Brasil, quando então a sociedade brasileira passou por grandes transformações decorrentes do processo de industrialização, alterando maneiras de viver e de aprender devido a essa nova forma de sociedade contemporânea. Não houve aumento de alfabetização como se poderia supor, ao contrário, o acesso não foi facilitado e, ao precisar entrar no mercado de trabalho industrial, a escola ficou em segundo plano, desde os operários até o Poder Público, que em última análise é quem deveria ofertar e estimular o acesso.

e. Foi diminuindo o percentual de pessoas não alfabetizadas, devido às novas regras previstas na Constituição.

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A resposta correta é: Foi aumentando o percentual de pessoas não alfabetizadas. De acordo com o censo do ano de 1920, havia um índice de 72% da população, com idade acima de cinco anos, que nunca havia ido à escola..

A educação profissional com os cursos que atendam as demandas do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações. A LDB 9394/96 organizou a Educação Profissional em três níveis:
Escolha uma:

a. Intermediário; permanente; básico.

b. Básico; técnico; tecnológico.
Formação inicial e continuada de trabalhadores: voltado para pessoas de qualquer nível de instrução e pode ser realizado por qualquer instituição de ensino; – educação profissional técnica de nível médio, voltado para estudantes de Ensino Médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das Secretarias Estaduais de Educação; educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação: realizado apenas por Instituição de Ensino Superior (faculdades ou universidades).

c. Intermediário; permanente geral.

d. Integral; integrado; fragmentado.

e. Básico; intermediário; fragmentado.

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A resposta correta é: Básico; técnico; tecnológico..

No século XX, a partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo, organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
Escolha uma:

a. A de sociologia e a de pedagogia.

b. A de história e a de matemática.

c. A de matemática e a de ciências.

d. E a de ciências e a de história.

e. A de letras e a de ciências.
Em paralelo ao ensino liceu, voltado a preparar os alunos que freqüentariam o Ensino Superior, desenvolveu-se o ensino técnico de caráter mais prático e vocacional.

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A resposta correta é: A de letras e a de ciências..

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...