Gestão e Docência na EJA e no Ensino Profissionalizante
O Enem cumpre,
também, a função de exercer um controle sobre aquilo que os sistemas de ensino
estão ensinando à medida que os alunos dos mais diversos estados e municípios
brasileiros são submetidos às mesmas provas, que, segundo o edital n°. 1/2010
do Inep, abrangem as áreas de:
I. Linguagens,
códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, língua estrangeira
(inglês ou espanhol), artes e educação física.
II. Matemática e suas
tecnologias: matemática.
III. Ciências Humanas
e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.
IV. Ciências da
natureza e suas tecnologias: química, física e biologia.
Estão corretas as
alternativas:
Escolha uma:
a. As alternativas II e III.
b. Todas as alternativas.
Entre as mudanças que estão sendo encaminhadas pelo
Ministério da Educação para o ensino médio sobressai a proposta de organização
dos conteúdos a serem ensinados em 4 grandes áreas (linguagens, matemática,
ciências humanas e ciências naturais).
c. As alternativas I e IV.
d. Somente a alternativa IV.
e. Nenhuma das alternativas estão corretas.
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A resposta correta é: Todas as alternativas..
A avaliação externa
das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras é centralizada pelo MEC e
é de caráter obrigatório. Indique o provão realizado para os estudantes do
ensino superior:
Escolha uma:
a. ANA
b. SAEB.
c. ENEM.
d. ENADE.
O ENADE faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior(SINAES) que avalia o estudante, a instituição e o curso. Foi
formalmente instituído através da Lei 10.861 (BRASIL, 2004), aprovada em abril
de 2004.
e. Prova Brasil.
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A resposta correta é: ENADE..
O Primeiro guia de
leitura, distribuído pelo ministério em larga escala para as escolas supletivas
do país, orientava o ensino pelo método silábico. Consistia no uso de uma
cartilha padronizada, com lições de ênfase na organização fonética das
palavras. As lições partiam de palavras-chave selecionadas e organizadas
segundo as características fonéticas. A função dessas palavras era remeter aos
padrões silábicos, como foco de estudo. As sílabas deveriam ser memorizadas e
remontadas para formar outras palavras. As primeiras lições também continham
pequenas frases montadas com as mesmas sílabas. Nas lições finais, as frases
compunham pequenos textos contendo orientações sobre preservação da saúde,
técnicas simples de trabalho e mensagens de moral e civismo (RIBEIRO, 1997, p.
29).
Dessa forma, a
educação de adultos desenvolveu-se a partir de atividades de alfabetização, que
forneciam, além dos códigos linguísticos, os valores culturais que permitiam a
participação social, pois essa alfabetização era orientada para integrar os
adultos iletrados ao meio em que viviam, ensinando-lhes:
Escolha uma:
a. Sílabas e frases.
b. A leitura, a escrita e o cálculo matemático.
O educador, em grande parte, era leigo, e o ensino
resumia-se nas orientações da cartilha. A avaliação da Campanha de Educação de
Adultos mostrou-se vitoriosa em sua primeira década, pois, além da ampliação
das classes e escolas, possibilitou a elevação da taxa de alfabetização. No
entanto, a execução da campanha foi sendo cada vez mais descentralizada, e, com
a mudança de governo, foram se extinguindo as verbas, ficando as ações da
campanha cada vez mais dependentes de doações e dos trabalhos de voluntários da
base popular.
c. Princípios e valores.
d. Ética e práxis.
e. Moral e bons costumes.
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A resposta correta é: A leitura, a escrita e o cálculo
matemático..
Pode-se dizer que os
primeiros educadores foram os Jesuítas, que chegaram ao Brasil com a pretensão
de catequisar a população a partir de princípios religiosos, transmitindo
normas de comportamento e ensinando ofícios necessários ao funcionamento da
economia colonial. Como a maioria da população era analfabeta, o método de
ensino dos jesuítas consistia em um conjunto de regras e preceitos religiosos,
transmitido, basicamente, pela oralidade e denominado:
Escolha uma:
a. edio tulus.
b. ratio studiorium.
As primeiras escolas apareceram bem mais tarde, ainda sobre
influência dos jesuítas, que se encarregaram de organizar escolas de humanidades,
que eram baseadas em princípios cristãos. De acordo com os estudos de Paiva
(1987, p. 58), ao se analisar os registros históricos, percebe-se que, no
Brasil, durante quase quatro séculos, prevaleceu o domínio da cultura branca,
cristã, masculina e alfabetizada sobre a cultura dos índios, negros, mulheres e
não alfabetizados, o que gerou uma educação seletiva, discriminatória e
excludente, que mantém similaridades até os dias atuais.
c. homo sapiens.
d. ratio perceptorium.
e. elektas reatorium.
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A resposta correta é: ratio studiorium..
A educação
escolarizada é fator de extrema importância na formação do ser humano. Isso nos
leva a pensar em diferentes elementos que interferem nesse processo, ou seja, a
escola, os estudantes e os professores, que possuem uma relação recíproca e são
determinantes para a qualidade do ensino, dessa forma, não há como
desconsiderar que, se a qualidade de ensino de uma instituição decorre, entre
outros fatores, dos resultados da aprendizagem de seus alunos, a formação dos
professores também é questão determinante. Diante dessa temática, assinale as
alternativas verdadeiras com V e as falsas com F sobre a formação continuada.
( ) É dever dos
sistemas de ensino. Essa determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB n.
9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e municípios devem garantir o
aprimoramento contínuo dos professores que integram seus sistemas de ensino.
Essa formação terá um caráter de aprimoramento e atualização profissional,
inclusive no próprio horário de trabalho.
( ) Por meio de
contínua formação, o profissional realiza cursos e estudos que levam ao
aperfeiçoamento técnico. No caso do professor, esse processo é essencial para a
qualidade do trabalho desenvolvido e para a sua valorização.
( ) A formação
continuada corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos
cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que
devem garantir o conhecimento prático e teórico para o exercício da atividade
docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter
uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma
política apenas do estado.
( ) Nos cursos de
formação continuada, é exigido dos educadores, maior competência, compromisso e
responsabilidade frente à tomada de decisões no cotidiano escolar que norteiam
o desenvolvimento da educação e do ensino.
A alternativa correta
é:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, F, V, V.
d. V, F, F, V.
Por sua vez, é dever dos sistemas de ensino. Essa
determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB n. 9.394/1996 (BRASIL,
1996a); assim, estados e municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos
professores que integram seus sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter
de aprimoramento e atualização profissional, inclusive no próprio horário de
trabalho. Verdadeira - por meio dessa contínua formação, o profissional realiza
cursos e estudos que levam ao aperfeiçoamento técnico. No caso do professor,
esse processo é essencial para a qualidade do trabalho desenvolvido e para a
sua valorização. Falsa - corresponde à formação adquirida pelo professor na
graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e
privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o
exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas
de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos
professores, que deve ser uma política de estado. Falsa - exige dos educadores
maior competência, compromisso e responsabilidade frente à tomada de decisões
no cotidiano escolar que norteiam o desenvolvimento da educação e do ensino.
e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..
A formação de
professores é um tema de grande importância quando se debate a qualidade da
educação ofertada aos cidadãos. Ela aparece, com frequência, relacionada à
própria questão da valorização do magistério e da profissionalização docente.
No campo da formação docente, dois temas que substanciam o debate são as
condições iniciais de formação garantidas pelas instituições formadoras, sejam
elas públicas ou privadas, e também as condições de formação continuada, que
devem ser garantidas aos professores quando eles ingressam nas redes e sistemas
de ensino. Ambas as formas interferem tanto no aprimoramento profissional
quanto no desenvolvimento organizacional das unidades escolares. Analisando o
contexto acima, marque a alternativa que conceitua a formação inicial.
Escolha uma:
a. Tem impulsionado, entre outros, a implementação de
políticas públicas e o desenvolvimento de pesquisas, sendo um dos temas centrais
debatidos pelo movimento sindical dos professores no Brasil e na América
Latina. No entanto, esse importante tema manifesta uma realidade contraditória,
pois, se de um lado, se destaca a necessidade e importância dessa formação, de
outro, ainda se questiona a qualidade do ensino ofertado por muitas das
instituições formadoras.
b. É dever dos sistemas de ensino. Essa determinação está
explicitada no Artigo 67 da LDB n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e
municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos professores que integram
seus sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter de aprimoramento e
atualização profissional, inclusive no próprio horário de trabalho.
c. Por meio dessa contínua formação, o profissional realiza
cursos e estudos que levam ao aperfeiçoamento técnico. No caso do professor,
esse processo é essencial para a qualidade do trabalho desenvolvido e para a
sua valorização.
d. Corresponde à formação adquirida pelo professor na
graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e
privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o
exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas
de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos
professores, que deve ser uma política de estado.
A formação inicial corresponde à formação adquirida pelo
professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições
públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico
para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os
sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos
professores, que deve ser uma política de estado.
e. Corresponde a formação empirica dp professorado istp é
aquela adquirida em experiências práticas tanto na sala de aula como nas ruas e
em visitas a comunidade.
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A resposta correta é: Corresponde à formação adquirida pelo
professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições
públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico
para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os
sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos
professores, que deve ser uma política de estado..
Conceituando
educação: Educação deve ser entendida como o processo de apropriação da cultura
humana produzida historicamente, e a escola enquanto instituição que provê a
educação sistematizada. Sobressai a importância das medidas visando à
realização eficiente dos objetivos da educação escolar, em especial da escola
pública básica, voltada ao atendimento das camadas trabalhadoras. A função social
da escola no Brasil apresenta formas diferenciadas, de acordo com as
influências no campo teórico, filosófico e político no qual está inserida. Esse
é um tema de grande relevância nas sociedades contemporâneas, em que inúmeros
desafios envolvem o processo educativo. Analisando o contexto acima, marque
qual alternativa conceitua a função social da escola.
Escolha uma:
a. Converter o súdito em cidadão, transmitindo a esse
sujeito doses de conhecimento acumulado pela humanidade. A escola ainda tem
como função exercer a preparação moral dos indivíduos para assumir seu lugar na
sociedade.
b. Transmitir conhecimentos disciplinares, não se importando
com o interesse dos educandos, suas opiniões, ou seus problemas do cotidiano.
Apenas enfatizam as necessidades de exercícios repetidos, cópias de textos e
provas orais, para garantir a memorização dos conteúdos e o retorno dos mesmos
nas provas aplicadas.
c. Segundo a nova legislação a qual aborda a função da
escola, espera-se que a comunidade escolar envolva-se não somente com as
atividades de ensino-aprendizagem, mas que possa envolver-se também na
elaboração dos projetos político-pedagógicos das unidades escolares e da
avaliação dos seus resultados.
d. Tal questão exige maior competência, compromisso e responsabilidade
frente à tomada de decisões no cotidiano escolar que norteiam o desenvolvimento
da educação e do ensino.
e. Está vinculada à promoção da cidadania. Podemos fazer
essa afirmação porque a escola institui a cidadania, já que é por meio dessa instituição
que a criança deixa de pertencer à família e passa a integrar uma comunidade
mais ampla.
Dentro desta primeira questão cabe ao acadêmico marcar a
letra que destaca o seguinte conceito: A função social da escola está vinculada
à promoção da cidadania. Podemos fazer essa afirmação porque a escola institui
a cidadania, já que é por meio dessa instituição que a criança deixa de
pertencer à família e passa a integrar uma comunidade mais ampla.
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A resposta correta é: Está vinculada à promoção da
cidadania. Podemos fazer essa afirmação porque a escola institui a cidadania,
já que é por meio dessa instituição que a criança deixa de pertencer à família
e passa a integrar uma comunidade mais ampla..
Freire fez referência
à educação problematizadora. A educação apregoada por Freire não se caracteriza
pela transmissão de conhecimentos, como se o processo de ensino e de
aprendizagem circulasse em uma rua de mão única. Tomando o alfabetizando como
sujeito de sua aprendizagem, ele propunha uma ação educativa que não negasse a
cultura, mas que fosse transformando- -a através de um diálogo ancorado no
tripé educador/alfabetizando/objeto do conhecimento. Freire (1996) criticou a
chamada “educação bancária”, que significa:
Escolha uma:
a. Que considerava o analfabeto como alguém que não possui
cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o educador deveria depositar
o conhecimento.
Com uma proposta conscientizadora de alfabetização de
adultos, prescindindo da utilização de cartilhas, valorizando os saberes dos
alfabetizandos, dos quais se originavam os conteúdos de ensino, e considerando
que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, Freire (1996)
desenvolveu um conjunto de ações pedagógicas, amplamente divulgadas e
conhecidas.
b. Que o ser alfabetizado possuía mais “riquezas” que o
indivíduo não alfabetizado.
c. Que o analfabeto devia depositar todo seu conhecimento em
apenas um local, ou seja, em uma “conta”.
d. Que considerava o alfabetizado e o analfabeto no mesmo
nível de educação.
e. Que desconsiderava o analfabeto, pois este não tinha onde
“depositar” o conhecimento.
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A resposta correta é: Que considerava o analfabeto como
alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o
educador deveria depositar o conhecimento..
Diante das
complexidades postas pela sociedade contemporânea, é necessário debater os
dilemas que estiveram presentes historicamente envolvendo o Ensino Médio e a
educação profissional, dando ênfase à dualidade entre um ensino voltado para a
profissionalização obrigatória e outro para a formação humana mais ampla. Este
conflito interfere na função social da escola que oferta o Ensino Médio como
etapa da educação básica e a educação profissional como mais uma modalidade na
educação nacional. Com relação ao Ensino Médio, além da garantia da oferta e
permanência do adolescente e jovem, é latente a necessidade da garantia de um currículo
norteado por princípios éticos, políticos e pedagógicos, voltados para a
diversidade social e cultural dessa população específica. De acordo com Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o artigo 35 determina algumas
finalidades para o Ensino Médio. Quais são estas finalidades? Assinale V para
as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A consolidação e
o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental,
possibilitando o prosseguimento de estudos.
( ) A preparação básica
para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a
ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou
aperfeiçoamento posteriores.
( ) O aprimoramento
do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento
da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
( ) A compreensão dos
fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a
teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
A respeito desta contextualização,
assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. F, V, V, F.
b. F, V, F, F.
c. V, F, F, F.
d. F, F, F, F.
e. V, V, V, V.
O artigo 35 da LDB determina que o Ensino Médio deve ter
como finalidades: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a
preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar
aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas
condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do
educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual e do pensamento crítico e por fim a compreensão dos
fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a
teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
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A resposta correta é: V, V, V, V..
Diante das
complexidades postas pela sociedade contemporânea, precisamos debater os
dilemas que estiveram presentes historicamente envolvendo o Ensino Médio e a
Educação Profissional, dando ênfase à dualidade entre um ensino voltado para a
profissionalização obrigatória e outro para a formação humana mais ampla. Essa
dualidade interfere na função social da escola que oferta o Ensino Médio como
etapa da educação básica e a Educação Profissional como mais uma modalidade na
educação nacional. No caso do Ensino Médio, além da garantia da oferta e
permanência do adolescente e jovem, é latente a necessidade da garantia de um
currículo norteado por princípios éticos, políticos e pedagógicos, voltados
para a diversidade social e cultural dessa população específica. O Art. 35 da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o Ensino Médio
deve ter como finalidade: Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas.
( ) A consolidação e
o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental,
possibilitando o prosseguimento de estudos.
( ) A preparação básica
para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a
ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou
aperfeiçoamento posteriores.
( ) O aprimoramento
do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento
da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
( ) A compreensão dos
fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a
teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
A alternativa correta
é:
Escolha uma:
a. V, V, V, F.
b. V, F, F, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, V, V.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, a
preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar
aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas
condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, o aprimoramento do
educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual e do pensamento crítico, a compreensão dos fundamentos
científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a
prática, no ensino de cada disciplina.
e. F, F, V, V.
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A resposta correta é: V, V, V, V..
A Constituição de
1988 consagrou, no Art. 206, inciso VI, a gestão democrática do ensino público
como princípio da educação nacional. O texto da constituição é reiterado pela
Lei n. 9.394/96, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O
que o Art. 3º da LDB n. 9.394/96 define como princípios para a educação
nacional?
I. Igualdade de
condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender,
ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Pluralismo de
ideias e de concepções pedagógicas e respeito à liberdade e apreço à
tolerância.
III. Coexistência de
instituições públicas e privadas de ensino e gratuidade do ensino público em
estabelecimentos oficiais e valorização do profissional da educação escolar,
gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos
sistemas de ensino.
IV. Garantia de
padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar e vinculação entre
a educação.
É correto apenas o
que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. I e II
c. Todas as alternativas estão corretas.
Os princípios definidos pelo artigo 3°da LDB são: Igualdade
de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender,
ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e respeito à liberdade e
apreço à tolerância; Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
e gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e valorização do
profissional da educação escolar, gestão democrática do ensino público, na
forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; Garantia de padrão de
qualidade; valorização da experiência extraescolar e vinculação entre a
educação.
d. II e III.
e. II e IV.
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A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Em uma perspectiva
ontológica, pode-se dizer que a educação significa colocar o indivíduo em
contato com os sentidos que circulam em sua cultura, para que ele possa
assimilá-los e nela viver. No entanto, isso não significa que estará
assimilando todas as informações com uma atitude passiva. Ao contrário, para
que tenha uma boa aprendizagem, é necessário que o indivíduo realize uma
atividade que seja consciente, participativa e transformadora de sua realidade
interna e externa. Considerando-se dentro dessa perspectiva, que o
desenvolvimento psíquico é definido como um reflexo ativo da realidade,
produzido e desenvolvido a partir da prática social, com a participação da
prática do indivíduo, que orienta sua vida frente ao mundo e aos demais
indivíduos, a educação apresenta‑se
como:
Escolha uma:
a. Um componente secundário para o confronto de informações culturais,
que vem a dificultar o continuum processo do conhecimento e da constituição do
ser. O conhecimento não pode ser criado e recriado, pois existe separadamente
da consciência humana; não pode ser produzido por nós.
b. Modalidade geral que não se destina à inclusão escolar de
um público que, por motivos diversos, foi excluído dessa educação durante sua
infância ou adolescência. Não é uma modalidade de conhecimento, que pelas suas
configurações não pode ser vista como algo especifico em cada um dos sujeitos
envolvidos nesse processo educacional.
c. Um componente importante para o confronto de informações
culturais, que possibilita o continuum processo do conhecimento e da
constituição do ser. O conhecimento é continuamente criado e recriado e que não
existe separadamente da consciência humana; é produzido por nós, coletivamente,
na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo.
A educação apresenta‑se como um componente importante
para o confronto de informações culturais, que possibilita o continuum processo
do conhecimento e da constituição do ser. O conhecimento é continuamente criado
e recriado e que não existe separadamente da consciência humana; é produzido
por nós, coletivamente, na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo. Assim,
reconhecemos que o conhecimento é continuamente criado e recriado e que não
existe separadamente da Consciência humana; é produzido por nós, coletivamente,
na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo.
d. Educação popular na proporção que a realidade começa a
fazer algumas insistências à sensibilidade e a competência científica dos
educadores. Uma destas críticas é quanto à reflexão dos procedimentos
didáticos, e a respeito dos conteúdos a serem ensinados, o qual não pode ser
estranho para o nível de cultura que o mesmo se encontra.
e. Modalidade específica que não se destina à inclusão
escolar de um público que, por motivos diversos, foi excluído dessa educação
durante sua infância ou adolescência. É uma modalidade de conhecimento, que
pelas suas configurações não pode ser vista como algo especifico em cada um dos
sujeitos envolvidos nesse processo educacional.
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A resposta correta é: Um componente importante para o
confronto de informações culturais, que possibilita o continuum processo do
conhecimento e da constituição do ser. O conhecimento é continuamente criado e
recriado e que não existe separadamente da consciência humana; é produzido por
nós, coletivamente, na busca de tentar dar sentido ao nosso mundo..
Para CALADO,(2008,
p.03) “é inconcludente pensar numa escola onde não haja preocupação em
diferenciar o sujeito, na sua singularidade, onde o processo de inclusão não
seja percebido de forma consciente e extensivo a todo segmento da escola,
principalmente no processo ensino- aprendizagem de todas as modalidades e em
particular, na educação de jovens e adultos, devido à relevância dessa
modalidade de ensino na construção do conhecimento de pessoas que tardiamente
ingressaram na escola, de forma que venha viabilizar e promover condições de
desenvolvimento, considerando, as implicações de natureza social e cognitiva
(...)”. No trecho trazido no enunciado percebem-se algumas características do
aluno da EJA. Destaque, nas alternativas a seguir, mais algumas características
encontradas nesses educandos.
Escolha uma:
a. São trabalhadores que, muito tarde, necessitaram
ingressar no mundo do trabalho; morador das áreas rurais, em decorrência da sua
localização geográfica.
b. São pessoas que já formaram sua visão de mundo pelas
experiências vividas e que têm suas crenças e valores já constituídos.
c. São trabalhadores que, desde muito cedo, tiveram que
ingressar no mundo do trabalho; morador das áreas rurais, em decorrência da sua
localização geográfica.
Podemos dizer que o educando da EJA é o trabalhador que,
desde muito cedo, teve que ingressar no mundo do trabalho. São advindos das
classes trabalhadoras, são produtos da sociedade capitalista, que impôs
desafios e a busca pela sobrevivência. Essas pessoas são de origem humilde, de
famílias geralmente numerosas, que vivem com sacrifício, muito trabalho e pouco
lazer. Se observarmos suas casas, percebemos que são, em geral, pequenas em
relação ao espaço, de acordo com número de pessoas que nela residem, com poucos
móveis e utensílios. Geralmente são pessoas que acordam cedo, dependem de
ônibus coletivo ou de bicicleta ou que vão a pé para o trabalho quando têm
trabalho. Alguns levam almoço, outros sobrevivem com uma refeição diária quando
têm comida. Outro fator relevante no perfil dos educandos da EJA é a
localização geográfica em que se encontram no país e a distinção entre regiões
rurais e urbanas. No meio rural brasileiro, a taxa de analfabetismo chega a ser
três vezes superior à da população urbana.
d. São empregados de empresas Multinacionais famosas no
Brasil que, para ganharem dispensa do serviço, se matriculam na EJA; são
pessoas que moram na área urbana.
e. São indivíduos que nunca apresentaram interesse em
ingressar na escola, além de que são pessoas que sempre tiveram tudo que
desejaram na sua vida.
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A resposta correta é: São trabalhadores que, desde muito
cedo, tiveram que ingressar no mundo do trabalho; morador das áreas rurais, em
decorrência da sua localização geográfica..
Para ARROYO (2004,
p.104-105) “Cada um tem uma forma própria e singular de tecer conhecimentos
através dos modos como atribui sentido às informações recebidas, estabelecendo
conexões entre os fios e tecituras anteriores e os novos. Esse entendimento
coloca novas exigências àqueles que pretendem formular propostas curriculares
que possam dialogar com os saberes, valores, crenças e experiências dos
educandos, considerando-os como fios presentes nas redes dos grupos sociais,
das escolas/classes, dos educadores e dos educandos e, portanto, relevantes
para a ação pedagógica.”
Baseando-se na
colocação de ARROYO, assinale a seguir a proposição que apresenta um dos
problemas históricos vivenciados pelos alunos no contexto escolar.
Escolha uma:
a. Os problemas históricos vivenciados na educação não são
provenientes de uma organização escolar e curricular que, separa a pessoa que
vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos
escolares. O problema é interno de cada educando.
b. Os problemas são relativos à integração entre a educação
profissional e o ensino médio tradicional e a flexibilização do currículo, com
a introdução de disciplinas optativas para que alunos possam construir seu
percurso de aprendizado.
c. Os problemas históricos vivenciados na educação são
provenientes de uma organização escolar e curricular que, separa a pessoa que
vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos
escolares.
Conforme o que se apresenta no livro didático na página 60 e
61. É evidente que alguns dos problemas históricos vivenciados na educação são
provenientes de uma organização escolar e curricular que, segundo análise de
Arroyo (2004), separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve
aprender e apreender os conteúdos escolares. Diante da especificidade da
demanda da EJA esse fator se torna mais agravante. # Conforme o que se
apresenta no livro didático na página 60 e 61. É evidente que alguns dos
problemas históricos vivenciados na educação são provenientes de uma
organização escolar e curricular que, segundo análise de Arroyo (2004), separa
a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os
conteúdos escolares. Diante da especificidade da demanda da EJA esse fator se
torna mais agravante.
d. Os problemas históricos vivenciados na educação são
provenientes da discriminação que acontece às mulheres e aos negros, impedindo
que se leve em consideração o que já tem conhecimento.
e. É o dilema da educação contemporânea que gira em torno da
permanência dos alunos do ciclo médio nos bancos escolares.
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A resposta correta é: Os problemas históricos vivenciados na
educação são provenientes de uma organização escolar e curricular que, separa a
pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os
conteúdos escolares..
A partir da
promulgação do Decreto n. 2.208/97, a educação profissional passa a ser
complementar à educação básica e geral, e se separa do ensino regular. Na
prática, isso significa que o Ensino Médio passa a fazer parte de um sistema
paralelo ao escolar, relacionando-se com outros níveis e modalidades de ensino,
além do Ensino Médio. Esse sistema paralelo tem sua organização em níveis de
educação profissional. Quais são estes níveis? Assinale V para as alternativas
verdadeiras e F para as falsas.
( ) Básico na
modalidade de educação não-formal, de duração variável, não sujeita à
regulamentação curricular.
( ) Técnico destinado
aos matriculados no Ensino Médio ou seus egressos.
( ) Tecnológico
destinado a egressos do ensino médio e técnico.
( ) Suplementar:
destinados aos egressos do ensino médio e profissionalizante.
A respeito desta
contextualização, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. F, V, F, F.
b. V, F, F, V.
c. V, V, V, F.
Esse sistema paralelo tem sua organização em três níveis de
educação profissional que são: básico – na modalidade de educação não-formal,
de duração variável, não sujeita à regulamentação curricular; técnico –
destinado aos matriculados no Ensino Médio ou seus egressos; tecnológico –
destinado a egressos do ensino médio e técnico.
d. F, F, V, F.
e. V, V, V, V.
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A resposta correta é: V, V, V, F..
Na década de 90 do
século XX, com as reformas para o Ensino Médio (propedêutico e profissional),
realizadas mediante a LDB n. 9.394/96 e o Decreto n. 2.208/97, do Governo
Federal, novamente afirma-se a superação da dualidade estrutural, no nível do
discurso, ao remodelá-lo como um novo curso para preparar o aluno com formação
geral e dar-lhe uma habilitação profissional, por meio da formação complementar
e optativa. No entanto, a formação geral e a habilitação profissional não se
realizam de forma unitária, uma vez que podem ser feitas concomitante ou
sequencialmente ao curso regular de Ensino Médio. Segundo a LDB n. 9.394/96
Art. 35. O Ensino Médio, terá como finalidades:
I. A preparação
básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de
modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação
ou aperfeiçoamento posteriores.
II. A consolidação e
o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental,
possibilitando o prosseguimento de estudos.
III. O aprimoramento
do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento
da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
IV. Destacará a
educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das
letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da
cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao
conhecimento e exercício da cidadania.
É correto apenas o
que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. III e IV.
c. I, II e III.
O Ensino Médio terá como finalidades: a preparação básica
para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a
ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou
aperfeiçoamento posteriores; A consolidação e o aprofundamento dos
conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento
de estudos; O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a
formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento
crítico; Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado
da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da
sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação,
acesso ao conhecimento e exercício da cidadania, esta alternativa está
incorreta, pois este item faz parte do artigo 36 e não 35.
d. I e IV.
e. II e IV.
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A resposta correta é: I, II e III..
O Fundo de Manutenção
e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e
regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em
substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e
de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. Além dos
recursos originários dos entes estaduais e municipais, verbas federais também
integram a composição do Fundeb, a título de complementação financeira, com o
objetivo de assegurar o:
Escolha uma:
a. Valor mínimo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos
próprios governos.
b. Valor máximo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos
próprios governos.
c. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos
próprios governos.
Seria o valor mínimo nacional por aluno/ano (R$ 1.414,85 em
2010) a cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for
alcançado com recursos dos próprios governos. O aporte de recursos do governo
federal ao Fundeb, de R$ 2 bilhões em 2007, aumentou para R$ 3,2 bilhões em
2008, aproximadamente R$ 5,1 bilhões para 2009 e, a partir de 2010, será de 10%
da contribuição total de estados e municípios.
d. Valor máximo municipal por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos
próprios governos.
e. Valor mínimo nacional por aluno/ano a cada estado, ou ao
Distrito Federal, em que este limite mínimo não for alcançado com recursos dos
próprios Estados.
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A resposta correta é: Valor mínimo nacional por aluno/ano a
cada estado, ou ao Distrito Federal, em que este limite mínimo não for
alcançado com recursos dos próprios governos..
A LDB no artigo 70
aponta que: Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as
despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das
instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam
a:
Escolha uma:
a. Formação e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e demais
profissionais da educação.
b. Remuneração e aperfeiçoamento do estudante e demais
profissionais da educação.
c. Formação e aperfeiçoamento da comunidade escolar e
agentes educacionais.
d. Remuneração e recrutamento do pessoal, docentes e demais
profissionais da educação.
e. Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal, docentes e
demais profissionais da educação.
O Artigo se refere aos gastos com manutenção e
desenvolvimento do ensino são abordados na LDB n. 9.394/96 que, em seu Artigo
70, define o que pode ser considerado como MDE e, no Artigo 71, o que não deve
ser considerado como tal. Essa definição evita gastos abusivos e aplicação de
recursos da educação em outras áreas (BRASIL, 1996a).
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A resposta correta é: Remuneração e aperfeiçoamento do
pessoal, docentes e demais profissionais da educação..
No século XX, a
partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo,
organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
Escolha uma:
a. A de sociologia e a de pedagogia.
b. A de letras e a de ciências.
Em paralelo ao ensino liceu, voltado a preparar os alunos
que freqüentariam o Ensino Superior, desenvolveu-se o ensino técnico de caráter
mais prático e vocacional.
c. A de matemática e a de ciências.
d. A de história e a de matemática.
e. E a de ciências e a de história.
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A resposta correta é: A de letras e a de ciências..
A participação do
Estado Novo na elaboração de políticas educacionais culminou na Constituição de
1937. Entre as ações propostas pela Constituição estava a incorporação, no
corpo da lei, do:
Escolha uma:
a. Plano Nacional de avaliação.
b. Plano Nacional de Educação (PNE).
que determinava ser a família responsável pela educação de
seus filhos e o Estado auxiliar no cumprimento dessa tarefa. Coube ao Estado a
responsabilidade pelas escolas vocacionais e pré-vocacionais, função essa a ser
cumprida em colaboração com as indústrias e sindicatos patronais, aos quais
caberia criar, na esfera de sua especialidade, escolas de aprendizes destinadas
aos filhos de seus operários e associados.
c. Plano Pedagógico e Político (PPP).
d. Projeto político pedagógico (PPP).
e. Plano de Desenvolvimento Educação (PDE).
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A resposta correta é: Plano Nacional de Educação (PNE)..
No modelo de
alfabetização proposto pelo Mobral, as técnicas utilizadas consistiam em
codificações de palavras preestabelecidas, escritas em cartazes com as famílias
fonéticas, quadros ou fichas de descoberta, muito próximos das metodologias
anteriormente utilizadas no modelo de Paulo Freire. No entanto, havia uma
diferença fundamental: Identifique a diferença.
Escolha uma:
a. Essa concepção deriva do modelo tecnicista, influência
recebida da burguesia dos Ingleses e das pesquisas de filósofos brasileiros
baseadas nos mecanismos de estímulo-resposta propostos por Skinner.
b. As “palavras”, tanto quanto as fichas de codificações
eram elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de problemáticas
sociais particulares do povo. Tratava-se fundamentalmente de ensinar a ler, a
escrever e a contar, deixando de lado a autonomia e a conscientização crítica e
transformadora da linha iniciada por Paulo Freire.
A diferença No modelo de alfabetização proposto pelo Mobral
estava relacionada às “palavras”, tanto quanto as fichas de codificações eram
elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de problemáticas sociais
particulares do povo, que era trabalhada de forma ampla, não levando em
consideração a realidade social de cada região, deixando de lado a autonomia e
a conscientização crítica e transformadora da linha iniciada por Paulo Freire.
c. Para se atingir os objetivos do programa, foram criados
materiais didáticos constituídos de livro-texto, livro-glossário, livro para
exercitar o cálculo, livro do educador e um conjunto de cartazes. Esse material
foi modificado em 1982 e passou a ser chamado de Enciclopédias do professor.
d. No modelo de alfabetização proposto pelo Mobral, as
técnicas utilizadas consistiam em formar sujeitos críticos e autônomos;
e. A capacitação dos educadores (chamados de tutores
profissionais) pautava-se na ideia de que o recurso da utilização de pessoas da
comunidade em geral para ensinar aos que sabiam menos não era válido, legítimo
e natural.
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A resposta correta é: As “palavras”, tanto quanto as fichas
de codificações eram elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de
problemáticas sociais particulares do povo. Tratava-se fundamentalmente de
ensinar a ler, a escrever e a contar, deixando de lado a autonomia e a
conscientização crítica e transformadora da linha iniciada por Paulo Freire..
Atua como agência
financiadora de projetos para a área de infraestrutura econômica desde o final
da década de 40 do século XX, enquanto seus créditos representam pouco mais que
10% da dívida externa do país. Seria: banco intitulado:
Escolha uma:
a. Gestor
b. Popular.
c. Mundial.
A importância central do Banco ampliou-se a partir dos anos
70 do mesmo século, quando passou a constituir uma das mais relevantes fontes
de financiamento para o setor social, senão a maior delas. O deslocamento para
o lado social foi determinante para que o Banco suplantasse, na qualidade de
articulador político entre os países, o prestígio de outras agências
internacionais (como aquelas ligadas à ONU), as quais detiveram grande poder no
diálogo mundial até os anos 70.
d. Central.
e. Democrático.
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A resposta correta é: Mundial..
Com a promulgação da
Constituição de 1934, foi previsto o ensino
obrigatório, tanto
para crianças, quanto para adultos, sendo a primeira vez em que se apontou a
necessidade de oferecer educação básica também para jovens e adultos que não
haviam frequentado a escola quando crianças, rompendo com a ideia predominante,
até então, de que a escola era necessária somente a crianças. Foi mencionado,
ainda, o direito de o estudante ter acesso ao livro didático e ao dicionário de
língua portuguesa. A divulgação de que 55% dos brasileiros, com mais de 18
anos, não haviam sido alfabetizados despertou o país para o combate nacional ao
analfabetismo.
Analise as seguintes
asserções e marque a alternativa correta com relação às iniciativas tomadas
para melhorar a qualidade da educação.
Escolha uma:
a. A intenção do governo ao combater o analfabetismo era
apenas gerar mão de obra para atender as industrias que se instauravam no país
e necessitavam de operários pouco instruídos.
b. Com a promulgação da Constituição de 1934, o ensino
passou a ser ofertado, tanto para crianças, quanto para adultos, ficando a
critério do sujeito se beneficiar ou não desse direito.
c. Essas iniciativas estão ligadas às campanhas de
alfabetização propostas por países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão
que, por sua vez, erradicaram o analfabetismo e por isso servem de modelo a
países como o Brasil.
d. A iniciativa estava diretamente ligada às campanhas
políticas que visavam se beneficiar com a realidade por qual passava o país,
pois a maioria da população era analfabeta e isso suava positivamente para os
governantes e classes da elite.
e. Essa iniciativa está ligada às campanhas de alfabetização
propostas aos países com grandes desigualdades sociais pela Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) impulsionou o
projeto de implantação, no Brasil, de uma rede de ensino primário supletivo
para adultos não alfabetizados.
A proposta desse projeto apresentado pelas Nações Unidas era
oportunizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade
regular o direito à educação, a ciência e a cultura, contradizendo paradigmas
excludentes de que escola é lugar apenas de crianças. Essa iniciativa esta
ligada às campanhas de alfabetização propostas aos países com grandes
desigualdades sociais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura (Unesco) impulsionou o projeto de implantação, no Brasil,
de uma rede de ensino primário supletivo para adultos não alfabetizados.
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A resposta correta é: Essa iniciativa está ligada às
campanhas de alfabetização propostas aos países com grandes desigualdades
sociais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco) impulsionou o projeto de implantação, no Brasil, de uma rede
de ensino primário supletivo para adultos não alfabetizados..
A participação do
Estado Novo na elaboração de políticas educacionais culminou na Constituição de
1937. Entre as ações propostas pela Constituição estava a incorporação, no
corpo da lei, do:
Escolha uma:
a. Plano de Desenvolvimento Educação (PDE).
b. Plano Nacional de avaliação.
c. Plano Nacional de Educação (PNE).
Que determinava ser a família responsável pela educação de
seus filhos e o Estado auxiliar no cumprimento dessa tarefa. Coube ao Estado a
responsabilidade pelas escolas vocacionais e pré-vocacionais, função essa a ser
cumprida em colaboração com as indústrias e sindicatos patronais, aos quais
caberia criar, na esfera de sua especialidade, escolas de aprendizes destinadas
aos filhos de seus operários e associados.
d. Plano Pedagógico e Político (PPP).
e. Projeto político pedagógico (PPP).
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A resposta correta é: Plano Nacional de Educação (PNE)..
Quanto à organização
do trabalho pedagógico frente ao perfil dos educandos da EJA, após tecer
análises sobre o perfil dos educandos da EJA, faz-se necessário discutir
algumas estratégias de mediação pedagógica. A organização do trabalho
pedagógico na Educação de Jovens e Adultos deve valorizar os interesses
individuais e o ritmo de aprendizagem dos educandos e considerar os saberes por
eles adquiridos, na informalidade de suas experiências cotidianas e do mundo do
trabalho, criando espaços interativos que permitam vencer os obstáculos de modo
confiante, valorizando seus progressos. Partindo desse pressuposto é correto
dizer que:
I. Muitos jovens e
adultos ainda têm sido submetidos a um currículo adverso às suas
especificidades histórico-culturais. Isso se dá, em grande parte, pela
predominância de propostas curriculares baseadas na fragmentação do
conhecimento, em uma perspectiva cientificista, excessivamente tecnicista e
disciplinarista, que dificulta o estabelecimento de diálogos entre as
experiências vividas, os saberes anteriormente construídos pelos educandos e os
conteúdos escolares.
II. A ação educativa
deve estar comprometida com uma metodologia de ensino que favoreça a relação
ação-reflexão-ação e que possibilite ao educando a compreensão de suas
experiências e a construção do conhecimento.
III. Ensinar exige
disponibilidade para o diálogo, pois o sujeito que se abre ao mundo e aos
outros inaugura, com seu gesto, a relação dialógica em que se confirma como
inquietação e curiosidade, como inclusão no permanente movimento da história.
IV. Essa condição se
conjuga ao que se defende sobre uma educação emancipadora, pois, na medida em
que se apropria desses sujeitos todas as possibilidades de manifestação
explicita na prática do diálogo, estabelece-se também um ciclo de independência
e libertação em relação ao mundo que os cercam.
V. Cada sujeito tem
uma forma própria e singular de adquirir conhecimentos, através dos modos como atribui
sentido às informações recebidas ganha condições de reproduzir os conhecimentos
já existentes.
Esta correto o que se
afirma apenas em:
Escolha uma:
a. Todas estão incorretas.
b. Todas estão corretas.
c. I, III.
d. I, II, III.
A ação educativa deve estar comprometida com uma metodologia
de ensino que favoreça a relação ação-reflexão-ação, exige disponibilidade para
o diálogo, pois o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura, com seu
gesto, a relação dialógica, pois muitos jovens e adultos ainda têm sido
submetidos a um currículo adverso às suas especificidades histórico-culturais.
e. II, III.
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A resposta correta é: I, II, III..
No final da década de
50 do século XX, as críticas à Campanha de Educação de Adultos dirigiam- se
tanto às suas deficiências administrativas e financeiras quanto à sua
orientação pedagógica. Denunciava-se o caráter superficial do aprendizado, que
se efetivava no curto período da alfabetização, a inadequação do método para a
população adulta e o uso do mesmo material didático (cartilha) para as
diferentes regiões do país. Todas essas críticas convergiram para uma nova
visão sobre o problema do analfabetismo e para a consolidação de um novo paradigma
pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador
pernambucano Paulo Freire voltado sobretudo em uma proposta de educação
popular. Com base nesse conhecimento, assinale a alternativa que corresponde à
resposta sobre quem foram os responsáveis pela real execução dos Programas de
Educação Popular?
Escolha uma:
a. Os programas de Educação Popular foram empreendidos em
grande parte por professores especialistas na área de educação de adultos,
pagos pelo Poder Público.
b. O programa de Educação foi criado por padres católicos
que ofereciam a suas próprias paróquias, para incentivar adultos ao estudo.
c. Os professores concursados da esfera federal eram os
responsáveis pela execução do projeto as periferias dos grandes centros.
d. O educador Paulo Freire possuía uma rede própria de
educadores especialistas em sua forma de promover aprendizagem aos adultos
necessitados.
e. Os programas de Educação Popular foram empreendidos em
grande parte por educadores leigos, estudantes e católicos engajados em uma
ação política junto aos grupos de vertentes populares.
O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua
proposta para a alfabetização de adultos inspiraram os principais programas de
alfabetização e de Educação Popular, realizados no país no início dos anos 60
do século XX e que trabalhavam com uma perspectiva político-cultural,
envolvendo a Igreja, partidos políticos de esquerda, estudantes e outros
setores.
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A resposta correta é: Os programas de Educação Popular foram
empreendidos em grande parte por educadores leigos, estudantes e católicos
engajados em uma ação política junto aos grupos de vertentes populares..
Para Álvaro Vieira
Pinto (2005), o analfabeto é alguém que não necessita ler. De acordo com esse
autor, são as condições do mundo do trabalho que determinam a necessidade ou
não da leitura. “O importante é compreender que o analfabeto adulto atual, ao
qual nos dirigimos, vive numa sociedade letrada e por isso suas exigências
culturais implícitas são as da linguagem alfabética, que é a do seu meio”
(PINTO, 2005, p. 92). Sobre a construção do conhecimento por sujeitos em
processo de escolarização, Oliveira afirma que:
Escolha uma:
a. Sujeitos não escolarizados que participam de situações
comunicativas que demandam o planejamento do discurso, dirigidas a
interlocutores desconhecidos que participam indiretamente dessas situações
monológicas, estão lidando com problemas complexos em sociedade.
b. Cada indivíduo aprende a ser um homem apenas através do
conhecimento formal, pois o que o cotidiano lhe dá com as experiências não
basta para viver em sociedade. Sendo assim, é preciso que ele adquira o que foi
alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana.
c. Parece haver um acordo sobre a existência de uma
diferença entre formas letradas e não letradas de pensamento; é importante
reiterar, entretanto, que essa diferença não está claramente definida na
literatura, não apenas pela falta de investigações mais específicas a respeito
do funcionamento cognitivo dos grupos “pouco letrados”, mas também pela
ausência de uma teoria consistente sobre os processos intelectuais dos adultos
plenamente inseridos na sociedade letrada.
O autor Oliveira afirma que há diferença entre as formas
letradas e não letradas de pensamento, contudo não está claramente definida na
literatura, por falta de investigações a respeito do seu funcionamento
cognitivo dos sujeitos pouco letrados.
d. As características de cada ser humano são construídas
somente através do conhecimento formal, ofertado no espaço escolar, e por isso
a preocupação dos pensadores da educação em garantir o direito ao acesso e à
permanência dos sujeitos na escola.
e. Deve-se considerar a importância da relação subjetiva do
sujeito da aprendizagem apenas para o crescimento individual e que o ato de
educar só pode ser vivenciado pelo homem de forma interior, ou seja, em uma
interação com seu próprio ego.
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A resposta correta é: Parece haver um acordo sobre a
existência de uma diferença entre formas letradas e não letradas de pensamento;
é importante reiterar, entretanto, que essa diferença não está claramente
definida na literatura, não apenas pela falta de investigações mais específicas
a respeito do funcionamento cognitivo dos grupos “pouco letrados”, mas também
pela ausência de uma teoria consistente sobre os processos intelectuais dos
adultos plenamente inseridos na sociedade letrada..
Na primeira
Constituição Brasileira (1824) encontramos registros sobre a instrução primária
gratuita para todos os cidadãos; no entanto, sabe-se que, durante um longo
período da história do Brasil, essa educação foi destinada somente às elites,
uma pequena parcela da população. Fazendo uma análise do contexto social,
político e educacional da época, conclui-se que a educação não chegava a todos
os rincões e a todas as classes. Em consequência disso, assinale a alternativa
que corresponde à forma como a educação brasileira se desenrolou:
Escolha uma:
a. A educação nunca foi destinada somente às elites, afinal,
o país foi colonizado por uma população pobre e eles é quem estavam sendo
admitidos nas escolas.
b. O número de alfabetizados não sofreu alteração, pois a
Lei não previa construção de escolas.
c. Nessa época não sabia ao certo quem era alfabetizado ou
não até porque não existia o censo que teve o seu surgimento na década dos anos
50, o estudo era destinado apenas para elite brasileira.
d. Foi aumentando o percentual de pessoas não alfabetizadas.
De acordo com o censo do ano de 1920, havia um índice de 72% da população, com
idade acima de cinco anos, que nunca havia ido à escola.
A Revolução de 1930 deu início ao processo de reformulação
da função do setor público no Brasil, quando então a sociedade brasileira
passou por grandes transformações decorrentes do processo de industrialização,
alterando maneiras de viver e de aprender devido a essa nova forma de sociedade
contemporânea. Não houve aumento de alfabetização como se poderia supor, ao
contrário, o acesso não foi facilitado e, ao precisar entrar no mercado de
trabalho industrial, a escola ficou em segundo plano, desde os operários até o
Poder Público, que em última análise é quem deveria ofertar e estimular o
acesso.
e. Foi diminuindo o percentual de pessoas não alfabetizadas,
devido às novas regras previstas na Constituição.
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A resposta correta é: Foi aumentando o percentual de pessoas
não alfabetizadas. De acordo com o censo do ano de 1920, havia um índice de 72%
da população, com idade acima de cinco anos, que nunca havia ido à escola..
A educação
profissional com os cursos que atendam as demandas do mercado de trabalho, tanto
para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas
qualificações. A LDB 9394/96 organizou a Educação Profissional em três níveis:
Escolha uma:
a. Intermediário; permanente; básico.
b. Básico; técnico; tecnológico.
Formação inicial e continuada de trabalhadores: voltado para
pessoas de qualquer nível de instrução e pode ser realizado por qualquer
instituição de ensino; – educação profissional técnica de nível médio, voltado
para estudantes de Ensino Médio ou pessoas que já possuam este nível de
instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com
autorização prévia das Secretarias Estaduais de Educação; educação profissional
tecnológica de graduação e de pós-graduação: realizado apenas por Instituição
de Ensino Superior (faculdades ou universidades).
c. Intermediário; permanente geral.
d. Integral; integrado; fragmentado.
e. Básico; intermediário; fragmentado.
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A resposta correta é: Básico; técnico; tecnológico..
No século XX, a
partir de 1905, a educação geral foi dividida no primeiro e no segundo ciclo,
organizando o curso denominado complementar em duas vias de ensino:
Escolha uma:
a. A de sociologia e a de pedagogia.
b. A de história e a de matemática.
c. A de matemática e a de ciências.
d. E a de ciências e a de história.
e. A de letras e a de ciências.
Em paralelo ao ensino liceu, voltado a preparar os alunos
que freqüentariam o Ensino Superior, desenvolveu-se o ensino técnico de caráter
mais prático e vocacional.
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A resposta correta é: A de letras e a de ciências..