sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Prova - Gestão Educacional - FAEL


Gestão Educacional

A II Guerra Mundial manifestou, também no Brasil, a reação que já acontecia em outros países contra os princípios e práticas da Escola Clássica da Administração, resgatando a dimensão humana. Com a dimensão humana aflorada, deflagraram-se movimentos de duas áreas que influenciaram a fase comportamental na área da administração/gestão na educação. Sob tal ótica, são as duas áreas congruentes do período comportamental da educação brasileira, as quais influenciaram a consecução eficaz dos objetivos intrínsecos do sistema educacional:
Escolha uma:

a. Administração e Direito.

b. Odontologia e Protético.

c. Medicina e Sociologia.

d. Sociologia e Psicologia.
Sociologia e Psicologia.

e. Direito e Medicina.

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A resposta correta é: Sociologia e Psicologia..

Movimento no qual estudantes pintavam no rosto a frase “Fora Collor”, com uma letra na cor verde e a outra amarela. O movimento, aliado a outros processos que se efetivavam em decorrência das investigações de corrupção e irregularidades no governo, resultaram no impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, dois anos após o início de seu mandato. A descrição acima se refere a qual movimento:
Escolha uma:

a. Administração para o desenvolvimento.

b. Manifesto dos Pioneiros.

c. Caras-pintadas.
Caras-pintadas.

d. Paradigma de Estado.

e. manifestação sem-terra.

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A resposta correta é: Caras-pintadas..


A organização e a gestão da educação exige, primeiramente, compreender o significado de alguns processos. Para tal compreensão, a análise da origem dos termos pode ajudar-nos a pensar em seu processo de desenvolvimento. O termo "gestão", por exemplo, vem do latim gestio-ónis e pode ser entendido como:
Escolha uma:

a. Organização e descentralização dos grupos raciais.

b. Princípio de administração dedicado para o setor público, fortemente baseado em fatos jurídicos.

c. Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas.
Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas.

d. Única base para as estruturas legislativa, judiciária e executiva da União, estados e municípios.

e. Decisão e organização das áreas que envolvem religiões.

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A resposta correta é: Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas..

Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases:
Escolha uma:

a. Fase organizacional, sociocultural, ambiental e piagetiana.

b. Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.
Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.

c. Fase organizacional, ambiental, construtivista e sociocultural.

d. Fase organizacional, sociocultural, anarquista e socialista.

e. Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal.

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A resposta correta é: Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural..

Foi um movimento que produziu o grande estopim para as transformações sociais, tornando o conhecimento intelectual uma exigência e fazendo, assim, surgir a necessidade de se universalizar a alfabetização, foi ele:
Escolha uma:

a. Industrialização.
Industrialização.

b. Ditadura.

c. Liberalismo.

d. Capitalismo.

e. Socialismo

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A resposta correta é: Industrialização..

Foi no período da Revolução Francesa que se consolidou a burguesia no poder, que resultou no surgimento dos chamados sistemas nacionais de ensino, pois tal fato acreditava que:
Escolha uma:

a. A superação da ignorância do povo era essencial para a formação de mão de obra que atendesse a demanda dos governantes.

b. A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em cidadãos.
A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em cidadãos.

c. A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade rica em benefícios governamentais.

d. A superação da ignorância do povo era essencial para a formação de partidos políticos e maior consolidação do poder.

e. A superação do pensamento que o povo não vivia em constante alienação social.

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A resposta correta é: A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em cidadãos..

Com o desenvolvimento da civilização humana, transformações sociais e econômicas ocorreram e, com elas, manifestaram-se novas relações de poder, muitas vezes com características de dominância e submissão. Nesse novo modelo, a função social da pessoa passou a ser determinada de acordo com a sua produção, consequentemente, a divisão social entre administradores e executores. Isso resultou em:
Escolha uma:

a. Conversas, debates e valorização perante os resultados de produtividade.

b. Aumento de produtividade e na valorização do trabalho humano.
Aumento de produtividade e na valorização do trabalho humano.

c. Valorização do trabalho feminino de acordo com cada etnia.

d. Dominâncias e continuação sem direitos adquiridos.

e. Valorização perante a área de atuação, em especial administrativa.

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A resposta correta é: Aumento de produtividade e na valorização do trabalho humano..

Foi a partir do Brasil República que a questão sociocultural pôde ter destaque no pensamento vigente na administração pública e, por consequência, educacional. Na contramão do enfoque desenvolvimentista, o enfoque sociocultural enfatizou-se a partir dos ensinamentos das ciências sociais. Expoente da pedagogia libertadora foi um grande representante deste período por meio dos seus estudos, a reflexão a respeito das relações de dominação e dos ideais de libertação. Assinale a que representante o texto se refere:
Escolha uma:

a. Cristovam Buarque.

b. Emília Ferreiro.

c. Paulo Freire.
Paulo Freire.

d. Chico Buarque de Alcântara.

e. Roberto Marinho.

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A resposta correta é: Paulo Freire..

Para uma mudança efetiva na melhoria da qualidade da educação, não basta a conscientização dos professores e a “tecnologização” das escolas, é de extrema urgência pensar e aplicar em:
Escolha uma:

a. Tutoriais sobre os recursos tecnológicos que devem ser obrigatórios nas escolas, dando ênfase nas áreas da língua portuguesa e matemática, as mais afetadas pela falta de qualidade na prática docente atual.

b. Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e igualitário.
Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e igualitário.

c. Maior inclusão de alunos e professores em Assembleias públicas do governo.

d. Mais ênfase no que diz respeito às aulas tecnológicas ofertadas na rede pública de ensino.

e. Estruturação de normativas internas das escolas para formar comissões partidárias em prol da educação perante o governo.

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A resposta correta é: Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e igualitário..

O sistema educacional é organizado em diferentes esferas – federal, estadual e municipal -, que definem e caracterizam suas ações, pois essa estruturação resulta de investimentos e recursos financeiros, estruturas físicas, realidade socioeconômica. Sobre o Sistema Federal de Educação, podemos dizer que:
Escolha uma:

a. É gerenciado e mantido pela União, mas é de dever dos responsáveis pelos alunos ajudar na manutenção estrutural das escolas.

b. É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de promover a educação em nível superior.
É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de promover a educação em nível superior.

c. É gerenciado pelas empresas, e é dever de todos ajudar na manutenção e orçamento da rede pública de ensino.

d. É gerenciado exclusivamente pelos impostos municipais que enviam orçamento para o Ministério.

e. É gerenciado e mantido pela União. Tem a responsabilidade pela legitimação e aplicação desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, priorizando o Ensino Médio.

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A resposta correta é: É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de promover a educação em nível superior..


O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar ações voltadas à garantia de diretos fundamentais do ser humano. A educação é um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe avanço significativo, com base:
Escolha uma:

a. No princípio de favorecer o ensino médio como entrada para a Universidade.

b. No princípio de mais escolas, mais materiais e idade certa.

c. No princípio do direito universal à educação para todos.
No princípio do direito universal à educação para todos.

d. No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social.

e. No sentido de ampliar as parcerias entre entidades públicas e privadas.

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A resposta correta é: No princípio do direito universal à educação para todos..

Leia o fragmento da música a seguir:
“Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa...
Como os peixes que nadam, sem problema qualquer.
Descobri que ser livre não tem preço, é de graça;
E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”.
(José Augusto Cabral)
O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano. Aspectos estes que geraram consequências na construção da escola ao longo do tempo. A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira:
Escolha uma:

a. Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.

b. Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando.

c. Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.
Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.

d. As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades.

e. Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo.

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A resposta correta é: Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais..

É um documento lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. A qual documento a descrição se refere:
Escolha uma:

a. Parâmetros Curriculares Nacionais.

b. Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Referencial Curricular para a Educação Infantil.

c. Primeiro Plano Nacional de Educação.

d. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

e. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

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A resposta correta é: Referencial Curricular para a Educação Infantil..

Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida. Por dialética, podemos entender:
Escolha uma:

a. Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor.

b. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.
Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.

c. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio.

d. Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.

e. Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação.
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A resposta correta é: Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade..

Podemos perceber nos estudos de Cattani que as coisas não mudaram muito no quesito desigual social X educação. Para o pesquisador, os pobres são milhões mas têm um poder mais limitado, não estão organizados, estão sob a influência dos meios de comunicações. Às vezes, meia dúzia de megaempresários influencia decisões econômicas que alteram a vida de todos. Somente com uma concepção de escola este fato poderia ser alterado ao longo do tempo:_____
Realize a leitura do fragmento a seguir:
“Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira.
(Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/)
Escolha uma:

a. Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social.
Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social.

b. Ressaltar a importância de formar com qualidade os mais afortunados, eles são filhos dos industriais, banqueiros e serão os governantes do país, têm que ser os melhores preparados.

c. Conceber que os governantes ao longo dos tempos devem priorizar o ensino de cunho privado, com melhores estruturas, somente os afortunados têm acesso.

d. Conceber a escola como local de perpetuação das desiguldades sociais, afinal, a disparidade ricos e pobres é fundamental para o desenvolvimento do país.

e. Permanecer em: escola pública para os pobres e escola privada para os ricos, a mistura ainda é prejudicial para a aprendizagem dos alunos.

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A resposta correta é: Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social..

Abaixo do Ministério de Educação, nos contextos estadual e municipal, a função executiva corresponde respectivamente à Secretaria Estadual e Municipal da Educação. Considerando o contexto, assinale a alternativa que NÃO é de responsabilidade de tais órgãos:_____
Leia o fragmento do texto a seguir:
“O pesquisador Antonio David Cattani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação na Paris-Sorbonne, diz ter escolhido um caminho diferente de 99% de seus colegas. Enquanto a maioria dos cientistas sociais se debruçam sobre questões relativas a pobreza e a miséria, Cattani resolveu desbravar o outro lado da problemática da desigualdade social - a extrema riqueza, ou os super-ricos. Para Cattani, no Brasil a situação é um pouco diferente da de outros países, porque aqui ao menos se avançou no combate à pobreza. "Mas só isso não basta. Precisamos reduzir a distância entre ricos e pobres para termos uma sociedade equilibrada, com qualidade de vida e sem violência", defende.
(Disponível em.: http://www.bbc.co.uk/portuguese)
Escolha uma:

a. Emissão de diretrizes para o trabalho pedagógico.

b. Orientações para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.

c. Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico.
Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico.

d. Emissão de documentos, diretrizes e orientações para o trabalho nas instituições de ensino.

e. Documentos para o trabalho de desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de ensino.

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A resposta correta é: Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico..

Os Conselhos de Educação têm caráter normativo, deliberativo e consultivo que o fazem de acordo com as competências e atribuições, a aplicação da legislação educacional, propondo e encaminhando ações em prol do aperfeiçoamento da educação brasileira. Com base no contexto, os conselhos de educação podem ser:
I. Federal.
II. Estadual e Distrital.
III. Municipais.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:

a. I, II e III.

b. II e III.
Estão corretas II e III.

c. I e II.

d. I e III.

e. Nenhuma está correta.

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A resposta correta é: II e III..

Lemhard (1973) relatou que a alienação "é tida como o desinteresse de um indivíduo pela função que desempenha (...) é a ausência de envolvimento ideológico (...) a não participação do indivíduo". Sob tal aspecto, seria FALSO destacar que o papel da escola para a antialienação do povo pode ser:
Escolha uma:

a. Considerar a realidade do aluno e o conhecimento que ele possui, permitindo a construção do saber.

b. Acreditar na importância de valorizar a realidade do aluno, demonstrando as contradições da sociedade, fazendo-o evoluir em sua compreensão de mundo.
Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para atuar na formação dos cidadãos.

c. Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para atuar na formação dos cidadãos.

d. Ressaltar a premissa que a escola deve formar sujeitos críticos e pensantes, capazes de intervir na sociedade em prol de sua melhoria.

e. Romper o caminho no qual aqueles que se dispõem e têm condições de pagar acabam tendo acesso a uma educação de qualidade, ou seja, dar ênfase na escola para todos.

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A resposta correta é: Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para atuar na formação dos cidadãos..

A sociedade espera que a escola desenvolva o processo de transmissão/assimilação do conhecimento, qualificando e possibilitando a certificação necessária para a realização pessoal e profissional. Sob tal cenário, qual é o principal compromisso social da escola:
Escolha uma:

a. Consolidar a perspectiva social, dando ênfase aos serviços sociais e democráticas da época.

b. Atuar na perspectiva do desenvolvimento educacional e sustentação das relações interpessoais.

c. Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho.
Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho.

d. Romper com as relações de poder e autoritarismo.

e. Pressupor o respeito à diversidade, omitindo a boa convivência com diferentes características pessoais e coletivas.

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A resposta correta é: Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho..

Anteriormente, o Brasil já havia tido duas Leis de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, a Lei n° 4.024/61 e a n° 5.692/71. Todavia, a LDB n° 9.394/96 apresenta algumas características que a diferencia das anteriores. Sobre esta pauta, o Art.69 da mesma previu:
Escolha uma:

a. A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino privado.

b. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo, 05% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

c. A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

d. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

e. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo, 18% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
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A resposta correta é: A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público..


O Banco Mundial é uma agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Qual é a importância do Banco Mundial?
Escolha uma:

a. Financiar empréstimos aos países com estreitos desenvolvimentos monitorando a qualidade da educação.

b. Financiar empréstimos aos países com estreitas relações com a educação europeia.

c. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.
Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.

d. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices e as relações internacionais entre eles.

e. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento para elevar os índices de pobreza.

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A resposta correta é: Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza..

A partir da Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um direito púbico e subjetivo, o que condiz que:
Escolha uma:

a. Todo funcionário público tem o dever de matricular-se em escolas particulares.

b. Todo adolescente que não estiver matriculado pode ser legalmente responsabilizado por não cumprir a normativa da obrigatoriedade da educação básica.

c. Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.

d. Todo cidadão funcionário público pode reivindicá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.

e. Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado pode orientar a população, mas não garante a vaga existe nos municípios e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.

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A resposta correta é: Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular..

A história da educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado Manifesto dos Pioneiros. Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a história da educação brasileira, é incorreto afirmar:
Escolha uma:

a. O movimento dos Pioneiros causou tanto impacto para o governo da época que a Constituição de 1934 foi promulgada, trazendo em seu texto a instituição dos sistemas educacionais e os conselhos de educação.

b. Nóbrega da Cunha redigiu o documento denominado “Manifesto”, que se caracterizou como representativo do movimento chamado Escola Nova.

c. Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas.
Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas.

d. Movimento social, iniciado em 1932, foi determinante na história da educação brasileira, pois encarava a educação como fundamental para a efetivação de um projeto nacional de cidadania.

e. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a educação nacional, pois entendia a educação como fundamental para a cidadania.

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A resposta correta é: Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas..

O Ministério da Educação divulga, com bastante ênfase, em seu site “o curso de especialização em gestão escolar”, o qual é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância. Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada?
Escolha uma:

a. Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas.

b. Órgão federal que distribui merendas e materiais didáticos para alunos.

c. O direito à educação e à função social da escola básica.

d. Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.
Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.

e. Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos alunos e professores.

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A resposta correta é: Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal..

A escola existe para garantir a formação para a cidadania e para o mundo de trabalho a todos que a ela tiverem acesso, em busca das condições necessárias à efetiva participação, em sociedade, como seres humanos que constituem sua própria existência. Isso significa que a escola, principalmente a pública, tem a responsabilidade de instrumentalizar seu aluno, de modo a conferir-lhe estatuto de cidadão, capaz de pensar e atuar politicamente por meio do trabalho e da participação social em sua comunidade. Portanto é importante que as ações escolares estejam fundamentadas em valores. Marque a alternativa a seguir que apresenta os valores em que devem estar pautadas das ações escolares.
Escolha uma:

a. Inter-relação pessoal, interação humana e interdisciplinaridade.

b. Éticos, solidariedade, respeitando a pessoa humana em suas singularidades e diversidades.
As ações escolares devem estar pautadas em valores éticos, solidariedade, respeitando a pessoa humana em suas singularidades e diversidades. Garantindo dessa maneira a formação para a cidadania e para o mundo de trabalho aos alunos, garantindo desse modo à efetiva participação em sociedade.

c. Riqueza interior e exterior, respeitando que cada um têm seu valor dentro da sociedade capitalista.

d. Discriminação, violência, pois dessa maneira a pessoa humana saberá como se defender de uma sociedade corrompida.

e. Liberdade e saber julgar, sem levar em consideração o que o outro ser humano venha a apresentar.

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A resposta correta é: Éticos, solidariedade, respeitando a pessoa humana em suas singularidades e diversidades..

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n.9.394/96, é o principal instrumento das instituições escolares e da sociedade em geral, para a organização e desenvolvimento da educação em seus diferentes, níveis e etapas e modalidades. Uma das mais significativas contribuições da nova LDB foi a alteração na estrutura didática do sistema de ensino brasileiro, organizando-o em educação básica e ensino superior. A educação básica é aquela que tem como finalidade o desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade capaz de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no trabalho e seus estudos posteriores. Essa fase da educação está dividida em três etapas, assinale a alternativa que apresenta as três etapas que correspondem a essa fase.
Escolha uma:

a. Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, apenas o ensino fundamental tem obrigatoriedade de oferta garantida em lei.
Sendo aeducação básica é aquela que tem como finalidade o desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade capaz de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no trabalho e seus estudos posteriores. É constituída por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, apenas o ensino fundamental tem obrigatoriedade de oferta garantida em lei.

b. Educação especial, ensino médio e pós-graduação, sendo apenas a educação especial garantida por lei.

c. Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

d. Educação especial, educação infantil e ensino fundamental, apenas o ensino infantil é obrigatório por lei.

e. Ensino fundamental, ensino médio e ensino profissionalizante, apenas o ensino profissionalizante é obrigatório por lei, pois dessa maneira haverá uma demanda maior de profissionais para o mercado.

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A resposta correta é: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, apenas o ensino fundamental tem obrigatoriedade de oferta garantida em lei..

A escola, enquanto instituição social, sofre e decorre de todas as influências oriundas das transformações econômicas, tecnológicas, políticas e sociais, que se vêm produzindo historicamente, tornando-se objetos de contínuas reformas, que resultaram em avanços ou que se transformam em experiências nem sempre bem-sucedidas, mas que relatam a interação com as diversas transformações ocorridas na sociedade que a circunda. Portanto, de um modo ou de outro, a escola sempre interfere, direta e fundamentalmente, na vida dos educandos e educadores, na medida em que “forma”, um tipo de cidadania. A esse respeito, Alarcão (2001, p.32), afirma que:
Escolha uma:

a. “Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.”
“Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.”

b. “ É um fenômeno social, que não tem a necessidade de desempenhar funções sociais, mas apenas deve transmitir, reproduzir e a legitimização. A origem do fenômeno instituição escolar tem um alto grau de determinação ideológica (atitudes e valores).”

c. “Para além de instruir o indivíduo socialmente, orientar seus estudos e sua vocação profissional, para isso deve-se adequar os currículos e diretrizes educacionais [.......] a formação dos discentes é sempre uma formação inspiradas nos seus interesses.”

d. “É no chão da educação que germinam os conhecimentos, mas que os mesmos não são frutos do processo de ensino-aprendizagem, assim como os valores da cultura e as forças sociais e o poder político, são frutos do acaso.”

e. “Para além de instituir e avaliar, não é necessário realizar nem uma forma orientação (pedagogicamente, vocacional e socialmente), cabe guardar e acolher as crianças e os jovens a família, o relacionamento deve ser restrito com a comunidade [........], a formação de seus docentes, cabe ao governo [.......], e a participação na formação de todos é feita de maneira muito restrita.”

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A resposta correta é: “Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.”.

O Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado e entrou em vigor pela Lei n.10.172, de 9 de janeiro de 2001. Trata-se de um plano nacional com objetivos e metas fixadas para a educação, isto é, cada estado, Distrito Federal e municípios estão ali representados. Foi desenvolvido de acordo a Declaração Mundial de Educação para Todos, que determinou, em seu texto, a elaboração de um plano nacional de educação no prazo de um ano, a contar da data de publicação, porém no Brasil, o PNE só foi sancionado após três anos de discussão, em 2001. O PNE apresenta seis aspectos que os distinguem dos planos anteriores e que são determinantes na história educacional brasileira (BRASIL, 2001a), dentre as seis destacamos as seguintes:
I. Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política educacional.

II. Contempla apenas alguns níveis e modalidades de educação e pequenos âmbitos de aprendizagens, de gestão, de financiamento e da avaliação.

III. Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua execução.

IV. Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva colaboração da sociedade.

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

a. I, IV estão corretas.

b. Nenhuma das afirmativas.

c. Todas as afirmativas estão corretas.

d. Apenas a II está correta.

e. I, III e IV estão corretas.
Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política educacional.
Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua execução.
Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva colaboração da sociedade.

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A resposta correta é: I, III e IV estão corretas..

A Pedagogia Hospitalar tem suas raízes na medicina social, historicamente desenvolvida a partir de pesquisas realizadas na Idade Média, quando já era possível associar o aparecimento de pragas e das doenças às características sociais dos povos e das cidades. O fato é que ao longo dos séculos a medicina se preocupou com as condições do aparecimento das doenças e, sobretudo, com o cuidado com o doente em todos os seus aspectos, inclusive o educacional, como acontece nos dias de hoje. O conjunto de conhecimentos teóricos e práticos – principalmente os práticos – que possuem permite aos pedagogos e os professores vejam, em uma realidade difícil e negativa, a possibilidade de uma forma de forma de crescimento cognitivo e humano. Ou seja, uma forma de aprendizagem e de amadurecimento. Quanto a esse profissional no âmbito hospitalar, destaca-se o seu papel específico diante do ser humano internado nesse local. Destaque a proposição a seguir, que apresenta que papel é desempenhado por esse profissional dentro desse local de internação.
Escolha uma:

a. Seu papel é de trabalhar de maneira inter/ multi e transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da escola, a capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um diagnóstico frio e desumano.
O conhecimento e suas especialidades sob a ótica do método cartesiano, criam dificuldade para profissionais de várias áreas, inclusive os da área médica, quanto a possuírem uma concepção pouco sistêmica a acerca da natureza humana. Trabalhar em uma perspectiva inter/multi e transdisciplinar, nesse caso, é ser capaz de potencializar e articular todos os conhecimentos (os médicos, os psicológicos e os pedagógicos), com vistas ao processo da cura e/ou de busca de qualidade de vida para o paciente. No bojo dessa concepção sistêmica de ser humano, o profissional da educação mostra-se com uma capacidade de enxergar o que seu aluno, ainda que fora da escola, é capaz de produzir cognitivamente e aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas um produto de diagnóstico frio e desumano.

b. Seu papel é atuar junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação.

c. Seu trabalho é de propiciar um acompanhamento terapêutico para que o aluno possa restabelecer-se emocionalmente e retornar ao contexto escolar.

d. É papel utilizar dos seus recursos teóricos e práticos de modo a ajudar quem o procura a clarificar e minimizar as dúvidas ou problemas que originaram o recurso à especialidade.

e. Seu papel é de complexidade e desafios, onde cabe estabelecer metas cruciais ao sucesso do negócio. No desempenho das suas atividades, define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.

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A resposta correta é: Seu papel é de trabalhar de maneira inter/ multi e transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da escola, a capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um diagnóstico frio e desumano..

Com a promulgação da nova LDB, as escolas viram-se incluídas em um movimento de reorganização e redirecionamento das formas de planejar. Juntamente com esse novo modo de se pensar a educação brasileira, ocorreu a abertura para se tratar das questões éticas, questões de cidadania e de diferentes visões de mundo, o que recriou a possibilidade de se discutir política na escola, aquela não partidária, mas, sim, aquela cujas as consequências educacionais estariam na esfera da educação para a cidadania. Diante desse novo momento, um importante documento elaborado pelas instituições educacionais, constituí-se como uma forma de discussão e de criação das identidades escolares ao longo de todo o país. Selecione nas proposições a seguir que denominação recebe esse documento que pode conceber e orientar os caminhos dá a escola dando a oportunidade de se pensar enquanto agente transformador da sociedade.
Escolha uma:

a. Parâmetros curriculares nacional (PCNs)

b. Projeto de Gestão Educacional PGE.

c. Projeto de Políticas Públicas para a Educação PPPE.

d. Projeto Político Pedagógico PPP.
Diante desse novo momento, o PPP, projeto político pedagógico, constituíram-se como uma forma de discussão e de criação das identidades escolares ao longo de todo o país. Um conjunto de concepções, orientações e caminhos que dá a escola a oportunidade de se pensar enquanto agente transformador da sociedade, a partir de um trabalho intencional, organizado e democrático.

e. Plano de Carreira para Docentes PCD.

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A resposta correta é: Projeto Político Pedagógico PPP..

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...