Gestão Educacional
A II Guerra Mundial
manifestou, também no Brasil, a reação que já acontecia em outros países contra
os princípios e práticas da Escola Clássica da Administração, resgatando a
dimensão humana. Com a dimensão humana aflorada, deflagraram-se movimentos de duas
áreas que influenciaram a fase comportamental na área da administração/gestão
na educação. Sob tal ótica, são as duas áreas congruentes do período
comportamental da educação brasileira, as quais influenciaram a consecução
eficaz dos objetivos intrínsecos do sistema educacional:
Escolha uma:
a. Administração e Direito.
b. Odontologia e Protético.
c. Medicina e Sociologia.
d. Sociologia e Psicologia.
Sociologia e Psicologia.
e. Direito e Medicina.
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A resposta correta é: Sociologia e Psicologia..
Movimento no qual
estudantes pintavam no rosto a frase “Fora Collor”, com uma letra na cor verde
e a outra amarela. O movimento, aliado a outros processos que se efetivavam em
decorrência das investigações de corrupção e irregularidades no governo,
resultaram no impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, dois
anos após o início de seu mandato. A descrição acima se refere a qual
movimento:
Escolha uma:
a. Administração para o desenvolvimento.
b. Manifesto dos Pioneiros.
c. Caras-pintadas.
Caras-pintadas.
d. Paradigma de Estado.
e. manifestação sem-terra.
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A resposta correta é: Caras-pintadas..
A organização e a gestão da educação exige, primeiramente,
compreender o significado de alguns processos. Para tal compreensão, a análise
da origem dos termos pode ajudar-nos a pensar em seu processo de
desenvolvimento. O termo "gestão", por exemplo, vem do latim
gestio-ónis e pode ser entendido como:
Escolha uma:
a. Organização e descentralização dos grupos raciais.
b. Princípio de administração dedicado para o setor público,
fortemente baseado em fatos jurídicos.
c. Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em
diferentes contextos e áreas.
Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em
diferentes contextos e áreas.
d. Única base para as estruturas legislativa, judiciária e
executiva da União, estados e municípios.
e. Decisão e organização das áreas que envolvem religiões.
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A resposta correta é: Decisão, organização e direção que
podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas..
Para compreender os
processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental
identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período
do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação
brasileira dividiu-se em quatro fases:
Escolha uma:
a. Fase organizacional, sociocultural, ambiental e
piagetiana.
b. Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e
sociocultural.
Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e
sociocultural.
c. Fase organizacional, ambiental, construtivista e
sociocultural.
d. Fase organizacional, sociocultural, anarquista e
socialista.
e. Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal.
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A resposta correta é: Fase organizacional, comportamental,
desenvolvimentista e sociocultural..
Foi um movimento que
produziu o grande estopim para as transformações sociais, tornando o
conhecimento intelectual uma exigência e fazendo, assim, surgir a necessidade
de se universalizar a alfabetização, foi ele:
Escolha uma:
a. Industrialização.
Industrialização.
b. Ditadura.
c. Liberalismo.
d. Capitalismo.
e. Socialismo
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A resposta correta é: Industrialização..
Foi no período da
Revolução Francesa que se consolidou a burguesia no poder, que resultou no
surgimento dos chamados sistemas nacionais de ensino, pois tal fato acreditava
que:
Escolha uma:
a. A superação da ignorância do povo era essencial para a
formação de mão de obra que atendesse a demanda dos governantes.
b. A superação da ignorância do povo era essencial para a
consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em
cidadãos.
A superação da ignorância do povo era essencial para a
consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em
cidadãos.
c. A superação da ignorância do povo era essencial para a
consolidação de uma sociedade rica em benefícios governamentais.
d. A superação da ignorância do povo era essencial para a
formação de partidos políticos e maior consolidação do poder.
e. A superação do pensamento que o povo não vivia em
constante alienação social.
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A resposta correta é: A superação da ignorância do povo era
essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os
súditos em cidadãos..
Com o desenvolvimento
da civilização humana, transformações sociais e econômicas ocorreram e, com
elas, manifestaram-se novas relações de poder, muitas vezes com características
de dominância e submissão. Nesse novo modelo, a função social da pessoa passou
a ser determinada de acordo com a sua produção, consequentemente, a divisão
social entre administradores e executores. Isso resultou em:
Escolha uma:
a. Conversas, debates e valorização perante os resultados de
produtividade.
b. Aumento de produtividade e na valorização do trabalho
humano.
Aumento de produtividade e na valorização do trabalho
humano.
c. Valorização do trabalho feminino de acordo com cada
etnia.
d. Dominâncias e continuação sem direitos adquiridos.
e. Valorização perante a área de atuação, em especial
administrativa.
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A resposta correta é: Aumento de produtividade e na
valorização do trabalho humano..
Foi a partir do
Brasil República que a questão sociocultural pôde ter destaque no pensamento
vigente na administração pública e, por consequência, educacional. Na contramão
do enfoque desenvolvimentista, o enfoque sociocultural enfatizou-se a partir
dos ensinamentos das ciências sociais. Expoente da pedagogia libertadora foi um
grande representante deste período por meio dos seus estudos, a reflexão a
respeito das relações de dominação e dos ideais de libertação. Assinale a que
representante o texto se refere:
Escolha uma:
a. Cristovam Buarque.
b. Emília Ferreiro.
c. Paulo Freire.
Paulo Freire.
d. Chico Buarque de Alcântara.
e. Roberto Marinho.
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A resposta correta é: Paulo Freire..
Para uma mudança
efetiva na melhoria da qualidade da educação, não basta a conscientização dos
professores e a “tecnologização” das escolas, é de extrema urgência pensar e
aplicar em:
Escolha uma:
a. Tutoriais sobre os recursos tecnológicos que devem ser
obrigatórios nas escolas, dando ênfase nas áreas da língua portuguesa e
matemática, as mais afetadas pela falta de qualidade na prática docente atual.
b. Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos
cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem
distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e
igualitário.
Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos
cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem
distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e
igualitário.
c. Maior inclusão de alunos e professores em Assembleias
públicas do governo.
d. Mais ênfase no que diz respeito às aulas tecnológicas
ofertadas na rede pública de ensino.
e. Estruturação de normativas internas das escolas para
formar comissões partidárias em prol da educação perante o governo.
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A resposta correta é: Políticas públicas, diretrizes e ações
que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação
de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais
crítico e igualitário..
O sistema educacional
é organizado em diferentes esferas – federal, estadual e municipal -, que
definem e caracterizam suas ações, pois essa estruturação resulta de
investimentos e recursos financeiros, estruturas físicas, realidade
socioeconômica. Sobre o Sistema Federal de Educação, podemos dizer que:
Escolha uma:
a. É gerenciado e mantido pela União, mas é de dever dos
responsáveis pelos alunos ajudar na manutenção estrutural das escolas.
b. É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade
o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece
diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além
de promover a educação em nível superior.
É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o
desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz
para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de
promover a educação em nível superior.
c. É gerenciado pelas empresas, e é dever de todos ajudar na
manutenção e orçamento da rede pública de ensino.
d. É gerenciado exclusivamente pelos impostos municipais que
enviam orçamento para o Ministério.
e. É gerenciado e mantido pela União. Tem a responsabilidade
pela legitimação e aplicação desde a Educação Infantil até o Ensino Superior,
priorizando o Ensino Médio.
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A resposta correta é: É gerenciado e mantido pela União. É
sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o
país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e
municipais, além de promover a educação em nível superior..
O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar
ações voltadas à garantia de diretos fundamentais do ser humano. A educação é
um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante
para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe
avanço significativo, com base:
Escolha uma:
a. No princípio de favorecer o ensino médio como entrada
para a Universidade.
b. No princípio de mais escolas, mais materiais e idade
certa.
c. No princípio do direito universal à educação para todos.
No princípio do direito universal à educação para todos.
d. No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social.
e. No sentido de ampliar as parcerias entre entidades
públicas e privadas.
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A resposta correta é: No princípio do direito universal à
educação para todos..
Leia o fragmento da
música a seguir:
“Eu nasci pra ser
livre, como o vento que passa...
Como os peixes que
nadam, sem problema qualquer.
Descobri que ser
livre não tem preço, é de graça;
E, ser livre é poder
de quem sabe o que quer”.
(José Augusto Cabral)
O trecho da música de
José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na
historicidade do ser humano. Aspectos estes que geraram consequências na
construção da escola ao longo do tempo. A frase "aprendia-se para a e por
meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser
interpretada da seguinte maneira:
Escolha uma:
a. Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham
suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.
b. Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as
crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam
somente experienciando.
c. Nas comunidades primitivas, os homens eram livres,
organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais,
era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.
Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se
em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um
aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.
d. As comunidades ao longo dos tempos não souberam
organizar-se em grandes sociedades.
e. Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era
garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções
sociais do grupo.
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A resposta correta é: Nas comunidades primitivas, os homens
eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam
direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas
funções sociais..
É um documento
lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos
pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas
de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas,
subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais
profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e
municipais. A qual documento a descrição se refere:
Escolha uma:
a. Parâmetros Curriculares Nacionais.
b. Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Referencial Curricular para a Educação Infantil.
c. Primeiro Plano Nacional de Educação.
d. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil.
e. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
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A resposta correta é: Referencial Curricular para a Educação
Infantil..
Ressalta-se a
importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual
ela está inserida. Por dialética, podemos entender:
Escolha uma:
a. Método de perguntas e respostas para corroborar os
ensinamentos do professor.
b. Concepção de entender a realidade como resultado de um
processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças
contraditórias existentes nessa mesma realidade.
Concepção de entender a realidade como resultado de um
processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças
contraditórias existentes nessa mesma realidade.
c. Concepção de entender a realidade como resultado de um
processo isolado que não sofre influências do meio.
d. Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola,
dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.
e. Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator
isolado dentro apenas de uma situação.
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A resposta correta é: Concepção de entender a realidade como
resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de
forças contraditórias existentes nessa mesma realidade..
Podemos perceber nos
estudos de Cattani que as coisas não mudaram muito no quesito desigual social X
educação. Para o pesquisador, os pobres são milhões mas têm um poder mais
limitado, não estão organizados, estão sob a influência dos meios de
comunicações. Às vezes, meia dúzia de megaempresários influencia decisões
econômicas que alteram a vida de todos. Somente com uma concepção de escola
este fato poderia ser alterado ao longo do tempo:_____
Realize a leitura do
fragmento a seguir:
“Pode se dizer que a
Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época,
além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade
contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais
influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa
Inconfidência Mineira.
(Disponível em:
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/)
Escolha uma:
a. Conceber a escola como local de conhecimento que
possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente
com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe
social.
Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita
ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a
realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social.
b. Ressaltar a importância de formar com qualidade os mais
afortunados, eles são filhos dos industriais, banqueiros e serão os governantes
do país, têm que ser os melhores preparados.
c. Conceber que os governantes ao longo dos tempos devem
priorizar o ensino de cunho privado, com melhores estruturas, somente os
afortunados têm acesso.
d. Conceber a escola como local de perpetuação das
desiguldades sociais, afinal, a disparidade ricos e pobres é fundamental para o
desenvolvimento do país.
e. Permanecer em: escola pública para os pobres e escola
privada para os ricos, a mistura ainda é prejudicial para a aprendizagem dos
alunos.
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A resposta correta é: Conceber a escola como local de
conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão
de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não
importa a classe social..
Abaixo do Ministério
de Educação, nos contextos estadual e municipal, a função executiva corresponde
respectivamente à Secretaria Estadual e Municipal da Educação. Considerando o
contexto, assinale a alternativa que NÃO é de responsabilidade de tais órgãos:_____
Leia o fragmento do
texto a seguir:
“O pesquisador
Antonio David Cattani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) com formação na Paris-Sorbonne, diz ter escolhido um caminho diferente
de 99% de seus colegas. Enquanto a maioria dos cientistas sociais se debruçam
sobre questões relativas a pobreza e a miséria, Cattani resolveu desbravar o
outro lado da problemática da desigualdade social - a extrema riqueza, ou os
super-ricos. Para Cattani, no Brasil a situação é um pouco diferente da de
outros países, porque aqui ao menos se avançou no combate à pobreza. "Mas
só isso não basta. Precisamos reduzir a distância entre ricos e pobres para
termos uma sociedade equilibrada, com qualidade de vida e sem violência",
defende.
(Disponível em.:
http://www.bbc.co.uk/portuguese)
Escolha uma:
a. Emissão de diretrizes para o trabalho pedagógico.
b. Orientações para o desenvolvimento do trabalho
pedagógico.
c. Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o
trabalho pedagógico.
Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o
trabalho pedagógico.
d. Emissão de documentos, diretrizes e orientações para o
trabalho nas instituições de ensino.
e. Documentos para o trabalho de desenvolvimento do trabalho
pedagógico nas instituições de ensino.
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A resposta correta é: Fomento financeiro ao conselho tutelar
em parceria com o trabalho pedagógico..
Os Conselhos de
Educação têm caráter normativo, deliberativo e consultivo que o fazem de acordo
com as competências e atribuições, a aplicação da legislação educacional,
propondo e encaminhando ações em prol do aperfeiçoamento da educação
brasileira. Com base no contexto, os conselhos de educação podem ser:
I. Federal.
II. Estadual e
Distrital.
III. Municipais.
É correto apenas o
que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. II e III.
Estão corretas II e III.
c. I e II.
d. I e III.
e. Nenhuma está correta.
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A resposta correta é: II e III..
Lemhard (1973)
relatou que a alienação "é tida como o desinteresse de um indivíduo pela
função que desempenha (...) é a ausência de envolvimento ideológico (...) a não
participação do indivíduo". Sob tal aspecto, seria FALSO destacar que o
papel da escola para a antialienação do povo pode ser:
Escolha uma:
a. Considerar a realidade do aluno e o conhecimento que ele
possui, permitindo a construção do saber.
b. Acreditar na importância de valorizar a realidade do aluno,
demonstrando as contradições da sociedade, fazendo-o evoluir em sua compreensão
de mundo.
Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas
políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para
atuar na formação dos cidadãos.
c. Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as
premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições
para atuar na formação dos cidadãos.
d. Ressaltar a premissa que a escola deve formar sujeitos
críticos e pensantes, capazes de intervir na sociedade em prol de sua melhoria.
e. Romper o caminho no qual aqueles que se dispõem e têm
condições de pagar acabam tendo acesso a uma educação de qualidade, ou seja,
dar ênfase na escola para todos.
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A resposta correta é: Ressaltar a premissa que a escola deve
seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais
condições para atuar na formação dos cidadãos..
A sociedade espera
que a escola desenvolva o processo de transmissão/assimilação do conhecimento,
qualificando e possibilitando a certificação necessária para a realização
pessoal e profissional. Sob tal cenário, qual é o principal compromisso social
da escola:
Escolha uma:
a. Consolidar a perspectiva social, dando ênfase aos
serviços sociais e democráticas da época.
b. Atuar na perspectiva do desenvolvimento educacional e
sustentação das relações interpessoais.
c. Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua
cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho.
Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua
cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho.
d. Romper com as relações de poder e autoritarismo.
e. Pressupor o respeito à diversidade, omitindo a boa
convivência com diferentes características pessoais e coletivas.
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A resposta correta é: Formação integral do sujeito, que o
permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho..
Anteriormente, o
Brasil já havia tido duas Leis de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional,
a Lei n° 4.024/61 e a n° 5.692/71. Todavia, a LDB n° 9.394/96 apresenta algumas
características que a diferencia das anteriores. Sobre esta pauta, o Art.69 da
mesma previu:
Escolha uma:
a. A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e
Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e
desenvolvimento do ensino privado.
b. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo,
05% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino
público.
c. A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e
Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e
desenvolvimento do ensino público.
A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios,
no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento
do ensino público.
d. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo,
25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino
público.
e. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo,
18% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino
público.
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A resposta correta é: A União deve gastar, no mínimo, 18% e
Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na
manutenção e desenvolvimento do ensino público..
O Banco Mundial é uma
agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a
missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a
Segunda Guerra Mundial. Qual é a importância do Banco Mundial?
Escolha uma:
a. Financiar empréstimos aos países com estreitos
desenvolvimentos monitorando a qualidade da educação.
b. Financiar empréstimos aos países com estreitas relações
com a educação europeia.
c. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em
uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.
Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma
tentativa de minimizar os índices de pobreza.
d. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em
uma tentativa de minimizar os índices e as relações internacionais entre eles.
e. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento para
elevar os índices de pobreza.
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A resposta correta é: Financiar empréstimos aos países em
desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza..
A partir da
Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um
direito púbico e subjetivo, o que condiz que:
Escolha uma:
a. Todo funcionário público tem o dever de matricular-se em
escolas particulares.
b. Todo adolescente que não estiver matriculado pode ser
legalmente responsabilizado por não cumprir a normativa da obrigatoriedade da
educação básica.
c. Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de
ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de
oferta irregular.
Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de
ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de
oferta irregular.
d. Todo cidadão funcionário público pode reivindicá-la e os
governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
e. Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado pode orientar a
população, mas não garante a vaga existe nos municípios e os governantes podem
ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
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A resposta correta é: Todo cidadão pode reivindicá-la, o
Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente
responsabilizados em caso de oferta irregular..
A história da
educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo
na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado
Manifesto dos Pioneiros. Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a
história da educação brasileira, é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. O movimento dos Pioneiros causou tanto impacto para o
governo da época que a Constituição de 1934 foi promulgada, trazendo em seu
texto a instituição dos sistemas educacionais e os conselhos de educação.
b. Nóbrega da Cunha redigiu o documento denominado “Manifesto”,
que se caracterizou como representativo do movimento chamado Escola Nova.
c. Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram
processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação,
participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a
questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as
aplicações dos trabalhos nas escolas.
Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos
e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando
do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da
cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos
trabalhos nas escolas.
d. Movimento social, iniciado em 1932, foi determinante na
história da educação brasileira, pois encarava a educação como fundamental para
a efetivação de um projeto nacional de cidadania.
e. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a
educação nacional, pois entendia a educação como fundamental para a cidadania.
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A resposta correta é: Os teóricos e escritores brasileiros
desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da
educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção
para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com
as aplicações dos trabalhos nas escolas..
O Ministério da
Educação divulga, com bastante ênfase, em seu site “o curso de especialização
em gestão escolar”, o qual é voltado para a formação continuada de dirigentes
da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de
educação a distância. Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela
pode ser utilizada?
Escolha uma:
a. Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de
instituições públicas.
b. Órgão federal que distribui merendas e materiais
didáticos para alunos.
c. O direito à educação e à função social da escola básica.
d. Administração da educação, articulada e normatizada por
políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.
Administração da educação, articulada e normatizada por
políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.
e. Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos
alunos e professores.
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A resposta correta é: Administração da educação, articulada
e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual
e municipal..
A escola existe para
garantir a formação para a cidadania e para o mundo de trabalho a todos que a
ela tiverem acesso, em busca das condições necessárias à efetiva participação,
em sociedade, como seres humanos que constituem sua própria existência. Isso
significa que a escola, principalmente a pública, tem a responsabilidade de
instrumentalizar seu aluno, de modo a conferir-lhe estatuto de cidadão, capaz
de pensar e atuar politicamente por meio do trabalho e da participação social
em sua comunidade. Portanto é importante que as ações escolares estejam
fundamentadas em valores. Marque a alternativa a seguir que apresenta os
valores em que devem estar pautadas das ações escolares.
Escolha uma:
a. Inter-relação pessoal, interação humana e
interdisciplinaridade.
b. Éticos, solidariedade, respeitando a pessoa humana em
suas singularidades e diversidades.
As ações escolares devem estar pautadas em valores éticos,
solidariedade, respeitando a pessoa humana em suas singularidades e
diversidades. Garantindo dessa maneira a formação para a cidadania e para o
mundo de trabalho aos alunos, garantindo desse modo à efetiva participação em
sociedade.
c. Riqueza interior e exterior, respeitando que cada um têm
seu valor dentro da sociedade capitalista.
d. Discriminação, violência, pois dessa maneira a pessoa
humana saberá como se defender de uma sociedade corrompida.
e. Liberdade e saber julgar, sem levar em consideração o que
o outro ser humano venha a apresentar.
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A resposta correta é: Éticos, solidariedade, respeitando a
pessoa humana em suas singularidades e diversidades..
A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, LDB n.9.394/96, é o principal instrumento das
instituições escolares e da sociedade em geral, para a organização e
desenvolvimento da educação em seus diferentes, níveis e etapas e modalidades.
Uma das mais significativas contribuições da nova LDB foi a alteração na
estrutura didática do sistema de ensino brasileiro, organizando-o em educação
básica e ensino superior. A educação básica é aquela que tem como finalidade o
desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade capaz
de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no
trabalho e seus estudos posteriores. Essa fase da educação está dividida em
três etapas, assinale a alternativa que apresenta as três etapas que
correspondem a essa fase.
Escolha uma:
a. Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio,
apenas o ensino fundamental tem obrigatoriedade de oferta garantida em lei.
Sendo aeducação básica é aquela que tem como finalidade o
desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade capaz
de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no
trabalho e seus estudos posteriores. É constituída por três etapas: educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio, apenas o ensino fundamental tem
obrigatoriedade de oferta garantida em lei.
b. Educação especial, ensino médio e pós-graduação, sendo
apenas a educação especial garantida por lei.
c. Educação infantil e séries iniciais do ensino
fundamental.
d. Educação especial, educação infantil e ensino
fundamental, apenas o ensino infantil é obrigatório por lei.
e. Ensino fundamental, ensino médio e ensino
profissionalizante, apenas o ensino profissionalizante é obrigatório por lei,
pois dessa maneira haverá uma demanda maior de profissionais para o mercado.
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A resposta correta é: Educação infantil, ensino fundamental
e ensino médio, apenas o ensino fundamental tem obrigatoriedade de oferta
garantida em lei..
A escola, enquanto
instituição social, sofre e decorre de todas as influências oriundas das
transformações econômicas, tecnológicas, políticas e sociais, que se vêm
produzindo historicamente, tornando-se objetos de contínuas reformas, que
resultaram em avanços ou que se transformam em experiências nem sempre bem-sucedidas,
mas que relatam a interação com as diversas transformações ocorridas na
sociedade que a circunda. Portanto, de um modo ou de outro, a escola sempre
interfere, direta e fundamentalmente, na vida dos educandos e educadores, na
medida em que “forma”, um tipo de cidadania. A esse respeito, Alarcão (2001,
p.32), afirma que:
Escolha uma:
a. “Para além de instituir e avaliar tem de orientar
(pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e
os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a
comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus
próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de
toda a vida.”
“Para além de instituir e avaliar tem de orientar
(pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e
os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a
comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus
próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de
toda a vida.”
b. “ É um fenômeno social, que não tem a necessidade de
desempenhar funções sociais, mas apenas deve transmitir, reproduzir e a
legitimização. A origem do fenômeno instituição escolar tem um alto grau de
determinação ideológica (atitudes e valores).”
c. “Para além de instruir o indivíduo socialmente, orientar
seus estudos e sua vocação profissional, para isso deve-se adequar os
currículos e diretrizes educacionais [.......] a formação dos discentes é
sempre uma formação inspiradas nos seus interesses.”
d. “É no chão da educação que germinam os conhecimentos, mas
que os mesmos não são frutos do processo de ensino-aprendizagem, assim como os
valores da cultura e as forças sociais e o poder político, são frutos do
acaso.”
e. “Para além de instituir e avaliar, não é necessário
realizar nem uma forma orientação (pedagogicamente, vocacional e socialmente),
cabe guardar e acolher as crianças e os jovens a família, o relacionamento deve
ser restrito com a comunidade [........], a formação de seus docentes, cabe ao
governo [.......], e a participação na formação de todos é feita de maneira
muito restrita.”
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A resposta correta é: “Para além de instituir e avaliar tem
de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher
as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar
ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de
ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de
todos ao longo de toda a vida.”.
O Plano Nacional da
Educação (PNE) foi aprovado e entrou em vigor pela Lei n.10.172, de 9 de
janeiro de 2001. Trata-se de um plano nacional com objetivos e metas fixadas
para a educação, isto é, cada estado, Distrito Federal e municípios estão ali
representados. Foi desenvolvido de acordo a Declaração Mundial de Educação para
Todos, que determinou, em seu texto, a elaboração de um plano nacional de
educação no prazo de um ano, a contar da data de publicação, porém no Brasil, o
PNE só foi sancionado após três anos de discussão, em 2001. O PNE apresenta seis
aspectos que os distinguem dos planos anteriores e que são determinantes na
história educacional brasileira (BRASIL, 2001a), dentre as seis destacamos as
seguintes:
I. Fixou diretrizes,
objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo
dessa forma a continuidade da política educacional.
II. Contempla apenas
alguns níveis e modalidades de educação e pequenos âmbitos de aprendizagens, de
gestão, de financiamento e da avaliação.
III. Envolve o Poder
Legislativo no acompanhamento da sua execução.
IV. Conclamou a
sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é
uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva
colaboração da sociedade.
Estão corretas as
afirmativas:
Escolha uma:
a. I, IV estão corretas.
b. Nenhuma das afirmativas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a II está correta.
e. I, III e IV estão corretas.
Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas
em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política
educacional.
Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua
execução.
Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar
sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado
e à família, com a efetiva colaboração da sociedade.
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A resposta correta é: I, III e IV estão corretas..
A Pedagogia
Hospitalar tem suas raízes na medicina social, historicamente desenvolvida a
partir de pesquisas realizadas na Idade Média, quando já era possível associar
o aparecimento de pragas e das doenças às características sociais dos povos e
das cidades. O fato é que ao longo dos séculos a medicina se preocupou com as
condições do aparecimento das doenças e, sobretudo, com o cuidado com o doente
em todos os seus aspectos, inclusive o educacional, como acontece nos dias de
hoje. O conjunto de conhecimentos teóricos e práticos – principalmente os
práticos – que possuem permite aos pedagogos e os professores vejam, em uma
realidade difícil e negativa, a possibilidade de uma forma de forma de
crescimento cognitivo e humano. Ou seja, uma forma de aprendizagem e de
amadurecimento. Quanto a esse profissional no âmbito hospitalar, destaca-se o
seu papel específico diante do ser humano internado nesse local. Destaque a
proposição a seguir, que apresenta que papel é desempenhado por esse
profissional dentro desse local de internação.
Escolha uma:
a. Seu papel é de trabalhar de maneira inter/ multi e
transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da escola, a
capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o façam se
sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um diagnóstico
frio e desumano.
O conhecimento e suas especialidades sob a ótica do método
cartesiano, criam dificuldade para profissionais de várias áreas, inclusive os
da área médica, quanto a possuírem uma concepção pouco sistêmica a acerca da
natureza humana. Trabalhar em uma perspectiva inter/multi e transdisciplinar,
nesse caso, é ser capaz de potencializar e articular todos os conhecimentos (os
médicos, os psicológicos e os pedagógicos), com vistas ao processo da cura e/ou
de busca de qualidade de vida para o paciente. No bojo dessa concepção
sistêmica de ser humano, o profissional da educação mostra-se com uma
capacidade de enxergar o que seu aluno, ainda que fora da escola, é capaz de
produzir cognitivamente e aprender conteúdos que o façam se sentir parte do
mundo em que vive, e não apenas um produto de diagnóstico frio e desumano.
b. Seu papel é atuar junto à sociedade, no sentido de
prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas que a ele confiam
seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos
encarregados dessa prestação.
c. Seu trabalho é de propiciar um acompanhamento terapêutico
para que o aluno possa restabelecer-se emocionalmente e retornar ao contexto
escolar.
d. É papel utilizar dos seus recursos teóricos e práticos de
modo a ajudar quem o procura a clarificar e minimizar as dúvidas ou problemas
que originaram o recurso à especialidade.
e. Seu papel é de complexidade e desafios, onde cabe
estabelecer metas cruciais ao sucesso do negócio. No desempenho das suas
atividades, define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona
recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e
competitividade.
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A resposta correta é: Seu papel é de trabalhar de maneira
inter/ multi e transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da
escola, a capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o
façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um
diagnóstico frio e desumano..
Com a promulgação da
nova LDB, as escolas viram-se incluídas em um movimento de reorganização e
redirecionamento das formas de planejar. Juntamente com esse novo modo de se
pensar a educação brasileira, ocorreu a abertura para se tratar das questões
éticas, questões de cidadania e de diferentes visões de mundo, o que recriou a
possibilidade de se discutir política na escola, aquela não partidária, mas,
sim, aquela cujas as consequências educacionais estariam na esfera da educação
para a cidadania. Diante desse novo momento, um importante documento elaborado
pelas instituições educacionais, constituí-se como uma forma de discussão e de
criação das identidades escolares ao longo de todo o país. Selecione nas
proposições a seguir que denominação recebe esse documento que pode conceber e
orientar os caminhos dá a escola dando a oportunidade de se pensar enquanto
agente transformador da sociedade.
Escolha uma:
a. Parâmetros curriculares nacional (PCNs)
b. Projeto de Gestão Educacional PGE.
c. Projeto de Políticas Públicas para a Educação PPPE.
d. Projeto Político Pedagógico PPP.
Diante desse novo momento, o PPP, projeto político
pedagógico, constituíram-se como uma forma de discussão e de criação das
identidades escolares ao longo de todo o país. Um conjunto de concepções,
orientações e caminhos que dá a escola a oportunidade de se pensar enquanto
agente transformador da sociedade, a partir de um trabalho intencional,
organizado e democrático.
e. Plano de Carreira para Docentes PCD.
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A resposta correta é: Projeto Político Pedagógico PPP..