Existe diversos autores que abordam a temática da inclusão e educação inclusiva, aqui trarei apenas alguns.
Maria Teresa Eglér Mantoan
Uma das mais referenciadas em trabalhos acadêmicos
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. Summus Editorial, 2015.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosangela Gavioli. Inclusão escolar: o que é. Por quê, p. 12, 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos Pedagógicos da Inclusão: contornando e ultrapassando barreiras. UNICAMP. São Paulo (sd). Disponível em: http://www. lite. fe. unicamp. br/papet/2003/ep403/caminhos_pedagogicos_da_inclusao. htm. Acesso em abr, 2020.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Caminhos pedagógicos da inclusão. São Paulo: Memnon, 2001.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér et al. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão. Educação, v. 49, p. 127-135, 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Produção de conhecimentos para a abertura das escolas às diferenças: a contribuição do LEPED (Unicamp). ROSA, DEG; SOUZA, VC Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores: XI ENDIPE. Rio de Janeiro: DP&A, p. 79-93, 2002.
MANTOAN, Maria Teresa E. Produção de conhecimentos para a abertura das escolas às diferenças: a contribuição do LEPED/Unicamp, 2004. 2008.
Após a Mantoan temos outros que se destacam, vale enfatizar que a lista é ampla e aqui está exposto apenas alguns autores.
AINSCOW, Mel et al. Necessidades especiais na sala de aula: um guia para a formação de professores. 1998.
Batista, C. A. M.; Mantoan, M. T. E. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. 2. ed. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2006.
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Mediação, 2013.
Bourdieu, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Nogueira, M. A.; Catani, A. (Orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998a. p. 39-64.
DA SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Editora Vozes, 2003.
DIAS, Maria da Luz Oliveira et al. Avaliação da inclusão digital de deficientes visuais por meio do software Dosvox. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. p. 1430.
DA LUZ DIAS, James; DIAS, Maria da Luz Oliveira. Os leitores de tela como ferramenta de acessibilidade e inclusão da pessoa com Deficiência Visual/The digital inclusion of the person with Visual Disability through the screen readers. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 28869-28878, 2019.
ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. A inclusão social e digital de pessoas com limitação visual e o uso das tecnologias de informação e de comunicação na produção de páginas para a Internet. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 94-101, 2006.
FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga; RAMOS, André de Carvalho. Considerações sobre os direitos das pessoas com deficiência. Apostila. São Paulo: Escola Superior do Ministério Público da União, 2002.
Fávero, E. A. G.; Pantoja, L. M. P.; Mantoan, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
Glat, R.; Pletsch, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
HABERMAS, Jürgen. Inclusão do outro. Edições Loyola, 2002.
PASSERINO, Liliana Maria; MONTARDO, Sandra Portella. Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais. In: E-Compós. 2007.
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva. 2010.
SANCHES, Isabel; TEODORO, António. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de educação, n. 8, p. 63-83, 2006.
SANCHES, Isabel. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS PRÁTICAS DOS ACTORES.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Inclusão digital: espaço possível para pessoas com necessidades educativas especiais. Revista Educação Especial, p. 13-30, 2002.
UNESCO, Declaração de Salamanca. Linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Corde, 1994.