Questão 1 de 10
De acordo Com a
Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394.95 o Ensino Fundamental é de
responsabilidade do Município e também oferecido por instituições privadas.
Independente se o ensino é ofertado em instituição pública ou particular, o
currículo e objetivos do nível de ensino são iguais. Nesse contexto,
identifique a sentença que fundamenta os eixos estabelecidos para o ensino
fundamental.
A - Cognitivo, pessoal e social; Resposta correta
B - Favorecer a autonomia dos alunos e Buscar diferentes fontes.
C - investigação, planejamento, pesquisa, registro, conclusão e
apresentação;
D - Princípios éticos e Planejamento de ações.
E - Sensibilização dos alunos, mostre os resultados e Avalie o projeto
com a Turma;
Questão 2 de 10
Considerando o
financiamento educacional a partir de 1988, é correto afirmar que as fontes
financiadoras mais expressivas após 1988, para a MDE, nas três esferas
federativas são somente as receitas de impostos?
A - A principal fonte para o financiamento da educação básica a partir
de 1988 é somente os impostos próprios dos municípios.
B - Não, no Brasil a principal fonte para o financiamento da educação
básica é o salário-educação.
C - Não, pois, as fontes mais
expressivas após 1988, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, nas três
esferas federativas não são somente as receitas de impostos, também e
principalmente o salário-educação. Resposta correta
D - Sim, no Brasil, as fontes para o financiamento da Educação, após a
Constituição de 1988 e a Lei 9494/96 são as receitas de impostos próprios da
União, dos estados e municípios, as receitas provenientes de transferências que
tenham como origem o recolhimento de impostos.
E - Sim, pois os impostos próprios da União, se tornaram fontes de
financiamento da Educação Básica.
Questão 3 de 10
O sistema de
avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação
considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no
sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento,
período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita
todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação.
Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.
A - Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.
B - Avaliação inicial, formativa e
somatória. Resposta correta
C - Concepção autoritária, Concepção espontaneístas e Concepção
democrática.
D - Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.
E - Registro e Reflexão e Replanejamento.
Questão 4 de 10
Sabe-se que o
professor ao lecionar em sala de aula deve ter o domínio do conteúdo da aula
que ira ministrar. Além do conhecimento do conteúdo, outros fatores são
importantes no processo de ensino aprendizagem e que orienta a prática
pedagógica do educador que são os instrumentos metodológicos. Nesse contexto,
identifique nas sequências a alternativa correta que apresentam os instrumentos
metodológicos:
A - Avaliação e planejamento;
B - Observação e planejamento;
C - Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento,
Planejamento, Observação; Resposta correta
D - Registro e Reflexão;
E - Replanejamento e Avaliação;
Questão 5 de 10
Assinale a
alternativa correta que apresenta qual o objetivo da
interdisciplinaridade:
A - Ensinar e aprender se constitui pela valorização do saber do outro e
pela possibilidade de construção dos espaços de trocas. Ato social e
econômico;
B - Estudar os diferentes tipos de conteúdo que podem ser trabalhados
pelo professor.
C - Promover a superação da visão
restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade; Resposta correta
D - Promover a educação formal do cidadão, as trocas e as relações vão
acontecer.
E - Ter o trabalho docente na construção do conhecimento de cada
educando.
Questão 6 de 10
O projeto
político-pedagógico é o planejamento estratégico das ações que deverão ser
realizadas, ao longo de um período, pelos membros da equipe escolar, para que
os objetivos da instituição sejam atingidos. Marque a alternativa a
qual conceitua o Projeto político Pedagógico:
A - é a capacidade de os
indivíduos e as organizações regerem-se por meio de regras que decorrem das
relações sociais acordadas entre os cidadãos.
B - O PPP deve ser pensado antes,
durante e depois de sua aplicação, para que haja um processo de continuidade na
revisitação e manutenção do que está previsto;
Resposta correta
C - O PPP não deve ser uniforme e decidido globalmente, mas deve ser
adequado às diferentes situações existentes na escola;
D - Pressupõem decisões coletivas que manifestam diferentes lógicas e
interesses – políticos, profissionais, pessoais e pedagógicos;
E - Se dá pela construção de um ambiente propício à participação da
comunidade escolar nas decisões locais, buscando soluções responsáveis e
criativas, por meio de um processo de negociação rumo à efetivação dos
objetivos educacionais.;
Questão 7 de 10
Um marco importante
para a educação pública brasileira foi a vinda de D. João VI em 1808. Nos anos
que permaneceu no Brasil implantou profundas mudanças nas instituições
educacionais da época. De acordo com a afirmação acima assinale a alternativa
que corresponde qual foi a principal criação de D. João VI para a educação no
Brasil.
A - Criação de escolas do ensino infantil.
B - Criação de novos paradigmas para educação fundamental.
C - Criação de turmas homogenias no ensino médio.
D - Criação de cursos
superiores. Resposta correta
E - Todas as alternativas estão corretas.
Questão 8 de 10
A formação docente
é importante e deve ser um processo contínuo de aprendizagens e desenvolvimento
profissional. (LIMA, 2013, p. 34). Assinale a alternativa
correta que está relacionada com a importância da formação docente:
A - Com as interações sociais nos processos de ensinar e aprender.
B - Com o aperfeiçoamento de
habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a
qualidade do ensino. Resposta correta
C - Com o modo como os conteúdos são trabalhados e quais competências
são privilegiadas.
D - Com o processo que possa acontecer efetivamente, é necessário que a
prática pedagógica seja contextualizada.
E - Com saberes que mobilizam novas respostas para as vivências da sala
de aula.
Questão 9 de 10
Quais os pontos que
devem ser destacadas nos novos questionamentos encaminhados pela Lei 9394/96,
no que se relaciona ao atendimento qualificado aos níveis e modalidades da
Educação Básica?
A - Definição constante de parâmetros
que determine atuação financeira mínima da administração pública federal e uma
legislação que estabelece os Estados como responsáveis por assegurar a oferta
de ensino fundamental e médio.
Resposta correta
B - Definição das fontes financiadoras da educação básica e a
contribuição de Estados e municípios.
C - Definir a contribuição do salário-educação.
D - Definir o que não poderá e o que poderá ser considerado manutenção e
desenvolvimento do Ensino.
E - Definir os gastos considerados como manutenção e desenvolvimento do
ensino e contribuição do salário educação.
Questão 10 de 10
A LDB n. 9.394, no
Artigo 12, incisos I a VII (BRASIL, 1996), afirma que são obrigações dos seus
gestores:
Avalie as
afirmações a seguir:
I - Elaborar e
executar a sua proposta pedagógica;
II - administrar
seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
III - assegurar o
cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
IV - velar pelo
cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V - prover
meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
É correto apenas o
que se afirma em:
A - I e II
B - I, II, III, IV e V Resposta correta
C - I, III e IV
D - II e V
E - II, III e IV