terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais - Objetiva 5

Questão 1 de 10

De acordo Com a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394.95 o Ensino Fundamental é de responsabilidade do Município e também oferecido por instituições privadas. Independente se o ensino é ofertado em instituição pública ou particular, o currículo e objetivos do nível de ensino são iguais. Nesse contexto, identifique a sentença que fundamenta os eixos estabelecidos para o ensino fundamental.

A - Cognitivo, pessoal e social; Resposta correta

B - Favorecer a autonomia dos alunos e Buscar diferentes fontes.

C - investigação, planejamento, pesquisa, registro, conclusão e apresentação;

D - Princípios éticos e Planejamento de ações.

E - Sensibilização dos alunos, mostre os resultados e Avalie o projeto com a Turma;

 

Questão 2 de 10

Considerando o financiamento educacional a partir de 1988, é correto afirmar que as fontes financiadoras mais expressivas após 1988, para a MDE, nas três esferas federativas são somente as receitas de impostos?

A - A principal fonte para o financiamento da educação básica a partir de 1988 é somente os impostos próprios dos municípios.

B - Não, no Brasil a principal fonte para o financiamento da educação básica é o salário-educação.

C - Não, pois, as fontes mais expressivas após 1988, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, nas três esferas federativas não são somente as receitas de impostos, também e principalmente o salário-educação. Resposta correta

D - Sim, no Brasil, as fontes para o financiamento da Educação, após a Constituição de 1988 e a Lei 9494/96 são as receitas de impostos próprios da União, dos estados e municípios, as receitas provenientes de transferências que tenham como origem o recolhimento de impostos.

E - Sim, pois os impostos próprios da União, se tornaram fontes de financiamento da Educação Básica.

 

Questão 3 de 10

O sistema de avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento, período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação. Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.

A - Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.

B - Avaliação inicial, formativa e somatória. Resposta correta

C - Concepção autoritária, Concepção espontaneístas e Concepção democrática.

D - Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.

E - Registro e Reflexão e Replanejamento.

 

Questão 4 de 10

Sabe-se que o professor ao lecionar em sala de aula deve ter o domínio do conteúdo da aula que ira ministrar. Além do conhecimento do conteúdo, outros fatores são importantes no processo de ensino aprendizagem e que orienta a prática pedagógica do educador que são os instrumentos metodológicos. Nesse contexto, identifique nas sequências a alternativa correta que apresentam os instrumentos metodológicos:

A - Avaliação e planejamento;

B - Observação e planejamento;

C - Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação; Resposta correta

D - Registro e Reflexão;

E - Replanejamento e Avaliação;

 

Questão 5 de 10

Assinale a alternativa correta que apresenta qual o objetivo da interdisciplinaridade:

A - Ensinar e aprender se constitui pela valorização do saber do outro e pela possibilidade de construção dos espaços de trocas. Ato social e econômico;

B - Estudar os diferentes tipos de conteúdo que podem ser trabalhados pelo professor.

C - Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade; Resposta correta

D - Promover a educação formal do cidadão, as trocas e as relações vão acontecer.

E - Ter o trabalho docente na construção do conhecimento de cada educando.

 

Questão 6 de 10

O projeto político-pedagógico é o planejamento estratégico das ações que deverão ser realizadas, ao longo de um período, pelos membros da equipe escolar, para que os objetivos da instituição sejam atingidos. Marque a alternativa a qual conceitua o Projeto político Pedagógico:

A -  é a capacidade de os indivíduos e as organizações regerem-se por meio de regras que decorrem das relações sociais acordadas entre os cidadãos.

B - O PPP deve ser pensado antes, durante e depois de sua aplicação, para que haja um processo de continuidade na revisitação e manutenção do que está previsto;

Resposta correta

C - O PPP não deve ser uniforme e decidido globalmente, mas deve ser adequado às diferentes situações existentes na escola;

D - Pressupõem decisões coletivas que manifestam diferentes lógicas e interesses – políticos, profissionais, pessoais e pedagógicos;

E - Se dá pela construção de um ambiente propício à participação da comunidade escolar nas decisões locais, buscando soluções responsáveis e criativas, por meio de um processo de negociação rumo à efetivação dos objetivos educacionais.;

 

Questão 7 de 10

Um marco importante para a educação pública brasileira foi a vinda de D. João VI em 1808. Nos anos que permaneceu no Brasil implantou profundas mudanças nas instituições educacionais da época. De acordo com a afirmação acima assinale a alternativa que corresponde qual foi a principal criação de D. João VI para a educação no Brasil.

A - Criação de escolas do ensino infantil.

B - Criação de novos paradigmas para educação fundamental.

C - Criação de turmas homogenias no ensino médio.

D - Criação  de cursos superiores. Resposta correta

E - Todas as alternativas estão corretas.

 

Questão 8 de 10

A formação docente é importante e deve ser um processo contínuo de aprendizagens e desenvolvimento profissional. (LIMA, 2013, p. 34). Assinale a alternativa correta que está relacionada com a importância da formação docente:

A - Com as interações sociais nos processos de ensinar e aprender.

B - Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino. Resposta correta

C - Com o modo como os conteúdos são trabalhados e quais competências são privilegiadas.

D - Com o processo que possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada.

E - Com saberes que mobilizam novas respostas para as vivências da sala de aula.

 

Questão 9 de 10

Quais os pontos que devem ser destacadas nos novos questionamentos encaminhados pela Lei 9394/96, no que se relaciona ao atendimento qualificado aos níveis e modalidades da Educação Básica?

A - Definição constante de parâmetros que determine atuação financeira mínima da administração pública federal e uma legislação que estabelece os Estados como responsáveis por assegurar a oferta de ensino fundamental e médio.

Resposta correta

B - Definição das fontes financiadoras da educação básica e a contribuição de Estados e municípios.

C - Definir a contribuição do salário-educação.

D - Definir o que não poderá e o que poderá ser considerado manutenção e desenvolvimento do Ensino.

E - Definir os gastos considerados como manutenção e desenvolvimento do ensino e contribuição do salário educação.

 

Questão 10 de 10

A LDB n. 9.394, no Artigo 12, incisos I a VII (BRASIL, 1996), afirma que são obrigações dos seus gestores:

Avalie as afirmações a seguir:

I - Elaborar e executar a sua proposta pedagógica;

II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

 V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

É correto apenas o que se afirma em:

A - I e II

B - I, II, III, IV e V Resposta correta

C - I, III e IV

D - II e V

E - II, III e IV

Parte inferior do formulário

 

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