Questão 1 de 5
O Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024 foi
sancionado em 26 de junho de 2014, por meio Lei Nº 13.005. Este documento
determina metas e estratégias para a educação brasileira num período de 10
anos. O PNE 2014-2024 apresenta um conjunto de 20 metas, às quais se vinculam
253 estratégias.
A meta 19 do PNE
2014-2024 visa assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da
educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta
pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos
e apoio técnico da União para tanto.
Disponível
em: (adaptado). Acesso em 08 jan. 2020.
Nesse contexto e
com o intuito de atendimento à meta 19, o PNE estabelece:
A - a ampliação de programas de apoio
e formação dos membros dos conselhos e colegiados de forma a garantir condições
de funcionamento e fortalecimento, com garantia de recursos físicos e
financeiros adequados ao exercício de suas funções. Resposta correta
B - a efetivação da avaliação da gestão e dos professores pelos pais e
comunidade do entorno escolar, assegurando que a escola e seu currículo estejam
adequados às necessidades universais de educação, com instrumento avaliativo
próprio, construído pelos próprios pais e alunos.
C - o desenvolvimento e aplicação de avaliações nacionais específicas
para a definição de critérios objetivos para a nomeação de gestores e
diretores, com obrigatoriedade de uso desses resultados em todas as nomeações.
D - o estímulo dos grêmios estudantis, principalmente, no Ensino Médio,
assegurando a esse elemento de gestão democrática, condições físicas e
materiais de funcionamento, organização e implementação.
E - o favorecimento da dependência pedagógica, administrativa e de
gestão financeira nas escolas.
Questão 1 de 5
O Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024 foi
sancionado em 26 de junho de 2014, por meio Lei Nº 13.005. Este documento determina
metas e estratégias para a educação brasileira num período de 10 anos. O PNE
2014-2024 apresenta um conjunto de 20 metas, às quais se vinculam 253
estratégias.
A meta 19 do PNE
2014-2024 visa assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da
educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta
pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos
e apoio técnico da União para tanto.
Disponível
em: (adaptado). Acesso em 08 jan. 2020.
Nesse contexto e
com o intuito de atendimento à meta 19, o PNE estabelece:
A - a ampliação de programas de apoio
e formação dos membros dos conselhos e colegiados de forma a garantir condições
de funcionamento e fortalecimento, com garantia de recursos físicos e
financeiros adequados ao exercício de suas funções. Resposta correta
B - a efetivação da avaliação da gestão e dos professores pelos pais e
comunidade do entorno escolar, assegurando que a escola e seu currículo estejam
adequados às necessidades universais de educação, com instrumento avaliativo
próprio, construído pelos próprios pais e alunos.
C - o desenvolvimento e aplicação de avaliações nacionais específicas
para a definição de critérios objetivos para a nomeação de gestores e
diretores, com obrigatoriedade de uso desses resultados em todas as nomeações.
D - o estímulo dos grêmios estudantis, principalmente, no Ensino Médio,
assegurando a esse elemento de gestão democrática, condições físicas e
materiais de funcionamento, organização e implementação.
E - o favorecimento da dependência pedagógica, administrativa e de
gestão financeira nas escolas.
Questão 2 de 5
Argumentamos que uma Educação para a Paz, como o campo pedagógico da
Cultura de Paz, se encontra justamente no interior das relações entre a
violência (em suas múltiplas formas), os conflitos (em suas diferentes
manifestações) e a paz (com suas acepções diversas). Com isso, dizemos que as
abordagens sobre a paz nas escolas, se não vierem acompanhadas de uma dimensão
conceitual mínima, nestes três campos, tem seu potencial reduzido em termos de
sustentabilidade em programas e projetos, pois poderão ficar concentradas em
apenas um destes aspectos.
FILHO, N. A. S.;
SALLES, V. O. Cultura de paz como componente da lei de diretrizes e bases da
educação nacional: dilemas e possibilidades. Publicatio UEPG: Ciências Sociais
Aplicadas, v. 26, n. 2, p. 189–193, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09
jan. 2020.
Nesse contexto,
analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- Um projeto de
educação para a paz que aborda os valores humanos universais e que não trata
das questões da desigualdade social é passível de falha.
PORQUE
II- A desigualdade
social é uma característica da sociedade e influencia a percepção dos valores
humanos.
A respeito dessas
asserções, assinale a opção correta.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são
proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
justificativa correta da I.
Questão 3 de 5
O Projeto Político Pedagógico (PPP) expressa as concepções educativas,
os objetivos, os programas e o planejamento das ações da escola, com vistas à
formação dos alunos. Nesse documento, estão as propostas curriculares e as
ações a serem executadas, com base nas normativas e diretrizes da educação
nacional e nas perspectivas de formação no contexto da comunidade em que a
escola está inserida.
O programa
curricular, assim como os objetivos de ensino, exerce função primordial no PPP
e em suas propostas. Desse modo, é importante uma estrutura curricular clara e
objetiva, que forneça segurança aos docentes no momento do planejamento de suas
ações de ensino.
Considerando os
temas apresentados no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- O documento que
norteia a construção da estrutura curricular do PPP da escola, no Brasil, é a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual apresenta a estrutura disciplinar
e de conteúdos mínimos que constituem os direitos de aprendizagem dos estudantes.
II- Construir o PPP
e o programa curricular é de responsabilidade da gestão escolar, na pessoa
do(a) diretor(a) e do(a) pedagogo(a), os quais possuem formação e
intencionalidades específicos para pensar a escola como um todo.
III- Além do que está
explícito no currículo oficial, a prática nas escolas é permeada pelo currículo
oculto, o qual contribui de forma implícita para aprendizagens sociais
importantes à formação do estudante.
IV- A práxis
educativa é estruturada a partir do PPP, por isso, deve ser construído
coletivamente e com atenção para o entendimento da escola como agente de
transformação social.
V- O PPP e seu
programa curricular são, ao mesmo tempo, projeto e processo, pois são
construídos no cotidiano e na dinâmica do processo educativo.
É correto apenas o
que se afirmar em:
A - I e III
B - I, II, III e IV
C - I, II, III e V
D - I, III, IV e V Resposta correta
E - III, IV e V
Questão 4 de 5
A LDB de 1996 veio para substituir sua versão anterior, de 1971, e
ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das
escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho
docente. As discussões sobre uma nova lei que orientasse a Educação brasileira
tiveram início ainda em 1988, durante o processo de aprovação da Constituição -
que deu aos municípios a atribuição de oferecer o ensino básico à população.
O texto, discutido
durante oito anos no Congresso, não gerou consenso por ser considerado muito
detalhista, o que poderia dificultar seu cumprimento e, consequentemente, o
desenvolvimento da Educação brasileira. A tramitação do projeto chegou a ser
interrompida.
O então senador
Darcy Ribeiro (PDT/RJ) apresentou uma nova versão, reescrita de modo mais
aberto e conciso - e essa, enfim, foi a aprovada.
Disponível
em: . Acesso em 10 jan. 2020.
Considerando o
processo de construção da LDBEN 9.394/96 e suas indicações, analise as
afirmações a seguir:
I- A LDBEN 9.394/96
representou avanços para o sistema educacional brasileiro, trazendo indicações
para a ampliação do acesso à educação e de melhoria nas questões de
financiamento do ensino.
II- A definição das
etapas da Educação Básica, pela LDBEN 9.394/96, foi essencial para que a
sociedade brasileira alcançasse novos patamares de obrigatoriedade, acesso e
permanência em educação pública e gratuita.
III- A LDBEN
9.394/96 é a norma legal que define as ações e rumos da educação brasileira e é
seguida em seu texto original até os dias atuais.
IV- O texto
original da LDBEN 9.394/96 previa a construção de um currículo de base
nacional, com vistas à melhoria da qualidade de ensino no país, porém, isso
apenas foi concretizado em 2017, com a divulgação da Base Nacional Comum
Curricular.
É correto apenas o
que se afirmar em:
A - I, II e III
B - I, II e IV Resposta correta
C - I, III e IV
D - II e III
Questão 5 de 5
Texto 1
A Lei nº 13.663, de
14 de maio de 2018 altera o Artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei nº 9.394/96), incluindo a promoção de medidas de conscientização,
de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura
de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Com isso, são
acrescidos como responsabilidade dos estabelecimentos de ensino:
IX - promover
medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de
violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das
escolas;
X - estabelecer
ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.
BRASIL. Lei nº
13.663, de 14 de maio de 2018. Disponível em: (adaptado). Acesso em 30
dez. 2019.
Texto 2
É um erro supor a
educação para a paz como antídoto milagroso para a violência, assim como outro
erro é acreditar que desenhar pombinhas brancas e cantar belas músicas algumas
vezes ao ano terão algum efeito. Paz não é o apenas o contrário de guerra ou de
violência agressiva. Paz é o fortalecimento de situações positivas e saudáveis
de convivência, expressa por uma civilização educada, crítica e consciente, que
aos poucos substitui situações não desejadas por valores e atitudes desejadas,
ou seja, mais respeitosas, solidárias, responsáveis – em uma palavra, humanas.
SALLES FILHO, N. A.
A educação para a paz na escola. Disponível em: . Acesso em 30 dez. 2019.
Com base nos textos
acima é correto afirmar que:
A - A educação para a paz deve ter espaço na escola pelo seu caráter
obrigatório, como apontado na legislação, e o conhecimento que se exige do
professor para esse fim circula entre aquilo que é obrigatório e o que a
sociedade entende sobre paz e violência.
B - A educação para a paz se faz com
projetos de trabalhos sólidos, como pano de fundo para o tratamento de
diferentes conteúdos das diversas áreas do conhecimento e na corporificação dos
discursos e ações, com práticas dotadas de sensibilidade, ética, justiça e
respeito à dignidade humana. Resposta correta
C - Nos pressupostos da educação para a paz, a violência e os conflitos
são entendidos como inerentes ao ser humano e, por isso, insolúveis.
D - Os projetos de educação para a paz devem ser pensados pelo viés da
contrariedade das violências na escola, entendendo que estas se manifestam em
diferentes formas no espaço escolar e precisam ser combatidas com firmeza.
E - Uma educação para a Cultura de Paz é aquela que se concretiza em
ambientes sem conflitos, uma vez que, em ambientes conflituosos a paz é
negligenciada e perde sua característica fundamental, que é o respeito às
regras de convivência.