terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais - Objetiva 2

Questão 1 de 5

O Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024 foi sancionado em 26 de junho de 2014, por meio Lei Nº 13.005. Este documento determina metas e estratégias para a educação brasileira num período de 10 anos. O PNE 2014-2024 apresenta um conjunto de 20 metas, às quais se vinculam 253 estratégias.

A meta 19 do PNE 2014-2024 visa assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

Disponível em: (adaptado). Acesso em 08 jan. 2020.

Nesse contexto e com o intuito de atendimento à meta 19, o PNE estabelece:

A - a ampliação de programas de apoio e formação dos membros dos conselhos e colegiados de forma a garantir condições de funcionamento e fortalecimento, com garantia de recursos físicos e financeiros adequados ao exercício de suas funções. Resposta correta

B - a efetivação da avaliação da gestão e dos professores pelos pais e comunidade do entorno escolar, assegurando que a escola e seu currículo estejam adequados às necessidades universais de educação, com instrumento avaliativo próprio, construído pelos próprios pais e alunos.

C - o desenvolvimento e aplicação de avaliações nacionais específicas para a definição de critérios objetivos para a nomeação de gestores e diretores, com obrigatoriedade de uso desses resultados em todas as nomeações.

D - o estímulo dos grêmios estudantis, principalmente, no Ensino Médio, assegurando a esse elemento de gestão democrática, condições físicas e materiais de funcionamento, organização e implementação.

E - o favorecimento da dependência pedagógica, administrativa e de gestão financeira nas escolas.

 

Questão 1 de 5

O Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024 foi sancionado em 26 de junho de 2014, por meio Lei Nº 13.005. Este documento determina metas e estratégias para a educação brasileira num período de 10 anos. O PNE 2014-2024 apresenta um conjunto de 20 metas, às quais se vinculam 253 estratégias.

A meta 19 do PNE 2014-2024 visa assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

Disponível em: (adaptado). Acesso em 08 jan. 2020.

Nesse contexto e com o intuito de atendimento à meta 19, o PNE estabelece:

A - a ampliação de programas de apoio e formação dos membros dos conselhos e colegiados de forma a garantir condições de funcionamento e fortalecimento, com garantia de recursos físicos e financeiros adequados ao exercício de suas funções. Resposta correta

B - a efetivação da avaliação da gestão e dos professores pelos pais e comunidade do entorno escolar, assegurando que a escola e seu currículo estejam adequados às necessidades universais de educação, com instrumento avaliativo próprio, construído pelos próprios pais e alunos.

C - o desenvolvimento e aplicação de avaliações nacionais específicas para a definição de critérios objetivos para a nomeação de gestores e diretores, com obrigatoriedade de uso desses resultados em todas as nomeações.

D - o estímulo dos grêmios estudantis, principalmente, no Ensino Médio, assegurando a esse elemento de gestão democrática, condições físicas e materiais de funcionamento, organização e implementação.

E - o favorecimento da dependência pedagógica, administrativa e de gestão financeira nas escolas.

 

Questão 2 de 5

Argumentamos que uma Educação para a Paz, como o campo pedagógico da Cultura de Paz, se encontra justamente no interior das relações entre a violência (em suas múltiplas formas), os conflitos (em suas diferentes manifestações) e a paz (com suas acepções diversas). Com isso, dizemos que as abordagens sobre a paz nas escolas, se não vierem acompanhadas de uma dimensão conceitual mínima, nestes três campos, tem seu potencial reduzido em termos de sustentabilidade em programas e projetos, pois poderão ficar concentradas em apenas um destes aspectos.

FILHO, N. A. S.; SALLES, V. O. Cultura de paz como componente da lei de diretrizes e bases da educação nacional: dilemas e possibilidades. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 26, n. 2, p. 189–193, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2020.

Nesse contexto, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I- Um projeto de educação para a paz que aborda os valores humanos universais e que não trata das questões da desigualdade social é passível de falha.

PORQUE

II- A desigualdade social é uma característica da sociedade e influencia a percepção dos valores humanos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

C - As asserções I e II são proposições falsas.

D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta

E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

 

Questão 3 de 5

O Projeto Político Pedagógico (PPP) expressa as concepções educativas, os objetivos, os programas e o planejamento das ações da escola, com vistas à formação dos alunos. Nesse documento, estão as propostas curriculares e as ações a serem executadas, com base nas normativas e diretrizes da educação nacional e nas perspectivas de formação no contexto da comunidade em que a escola está inserida.

O programa curricular, assim como os objetivos de ensino, exerce função primordial no PPP e em suas propostas. Desse modo, é importante uma estrutura curricular clara e objetiva, que forneça segurança aos docentes no momento do planejamento de suas ações de ensino.

Considerando os temas apresentados no texto, avalie as afirmações a seguir:

I- O documento que norteia a construção da estrutura curricular do PPP da escola, no Brasil, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual apresenta a estrutura disciplinar e de conteúdos mínimos que constituem os direitos de aprendizagem dos estudantes.

II- Construir o PPP e o programa curricular é de responsabilidade da gestão escolar, na pessoa do(a) diretor(a) e do(a) pedagogo(a), os quais possuem formação e intencionalidades específicos para pensar a escola como um todo.

III- Além do que está explícito no currículo oficial, a prática nas escolas é permeada pelo currículo oculto, o qual contribui de forma implícita para aprendizagens sociais importantes à formação do estudante.

IV- A práxis educativa é estruturada a partir do PPP, por isso, deve ser construído coletivamente e com atenção para o entendimento da escola como agente de transformação social.

V- O PPP e seu programa curricular são, ao mesmo tempo, projeto e processo, pois são construídos no cotidiano e na dinâmica do processo educativo.

É correto apenas o que se afirmar em:

A - I e III

B - I, II, III e IV

C - I, II, III e V

D - I, III, IV e V Resposta correta

E - III, IV e V

 

Questão 4 de 5

A LDB de 1996 veio para substituir sua versão anterior, de 1971, e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho docente. As discussões sobre uma nova lei que orientasse a Educação brasileira tiveram início ainda em 1988, durante o processo de aprovação da Constituição - que deu aos municípios a atribuição de oferecer o ensino básico à população.

O texto, discutido durante oito anos no Congresso, não gerou consenso por ser considerado muito detalhista, o que poderia dificultar seu cumprimento e, consequentemente, o desenvolvimento da Educação brasileira. A tramitação do projeto chegou a ser interrompida.

O então senador Darcy Ribeiro (PDT/RJ) apresentou uma nova versão, reescrita de modo mais aberto e conciso - e essa, enfim, foi a aprovada.

Disponível em: . Acesso em 10 jan. 2020.

Considerando o processo de construção da LDBEN 9.394/96 e suas indicações, analise as afirmações a seguir:

I- A LDBEN 9.394/96 representou avanços para o sistema educacional brasileiro, trazendo indicações para a ampliação do acesso à educação e de melhoria nas questões de financiamento do ensino.

II- A definição das etapas da Educação Básica, pela LDBEN 9.394/96, foi essencial para que a sociedade brasileira alcançasse novos patamares de obrigatoriedade, acesso e permanência em educação pública e gratuita.

III- A LDBEN 9.394/96 é a norma legal que define as ações e rumos da educação brasileira e é seguida em seu texto original até os dias atuais.

IV- O texto original da LDBEN 9.394/96 previa a construção de um currículo de base nacional, com vistas à melhoria da qualidade de ensino no país, porém, isso apenas foi concretizado em 2017, com a divulgação da Base Nacional Comum Curricular.

É correto apenas o que se afirmar em:

A - I, II e III

B - I, II e IV Resposta correta

C - I, III e IV

D - II e III

 

Questão 5 de 5

Texto 1

A Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018 altera o Artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), incluindo a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Com isso, são acrescidos como responsabilidade dos estabelecimentos de ensino:

IX - promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;

X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.

BRASIL. Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Disponível em: (adaptado). Acesso em 30 dez. 2019.

Texto 2

É um erro supor a educação para a paz como antídoto milagroso para a violência, assim como outro erro é acreditar que desenhar pombinhas brancas e cantar belas músicas algumas vezes ao ano terão algum efeito. Paz não é o apenas o contrário de guerra ou de violência agressiva. Paz é o fortalecimento de situações positivas e saudáveis de convivência, expressa por uma civilização educada, crítica e consciente, que aos poucos substitui situações não desejadas por valores e atitudes desejadas, ou seja, mais respeitosas, solidárias, responsáveis – em uma palavra, humanas.

SALLES FILHO, N. A. A educação para a paz na escola. Disponível em: . Acesso em 30 dez. 2019.

Com base nos textos acima é correto afirmar que:

A - A educação para a paz deve ter espaço na escola pelo seu caráter obrigatório, como apontado na legislação, e o conhecimento que se exige do professor para esse fim circula entre aquilo que é obrigatório e o que a sociedade entende sobre paz e violência.

B - A educação para a paz se faz com projetos de trabalhos sólidos, como pano de fundo para o tratamento de diferentes conteúdos das diversas áreas do conhecimento e na corporificação dos discursos e ações, com práticas dotadas de sensibilidade, ética, justiça e respeito à dignidade humana. Resposta correta

C - Nos pressupostos da educação para a paz, a violência e os conflitos são entendidos como inerentes ao ser humano e, por isso, insolúveis.

D - Os projetos de educação para a paz devem ser pensados pelo viés da contrariedade das violências na escola, entendendo que estas se manifestam em diferentes formas no espaço escolar e precisam ser combatidas com firmeza.

E - Uma educação para a Cultura de Paz é aquela que se concretiza em ambientes sem conflitos, uma vez que, em ambientes conflituosos a paz é negligenciada e perde sua característica fundamental, que é o respeito às regras de convivência.

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Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

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