Questão 1 de 10
Em junho de 1989, após ter sido submetido à apreciação da Comissão de
Constituição, Justiça e Redação, o Projeto de Lei n. 1.158-A/88, fixando as
diretrizes e bases da educação nacional, obteve parecer favorável. Após o
processo de negociação e votação na Comissão de Educação, Cultura e Desporto,
na Câmara de Deputados, em junho de 1990, o projeto foi aprovado e transformou-
se no substitutivo da Comissão. Considerando o conteúdo acima, marque a
alternativa que indica as palavras corretas que completam o seguinte conteúdo:
“O substitutivo Jorge Hage, como ficou conhecido, foi além do projeto inicial,
com o Título XVII, referente aos ....... da educação, dividido em duas seções:
a primeira versou sobre a ......... e a segunda sobre a ......., especificamente.”
A - docentes/docência/carreira.
B - funcionários/educação/coordenação.
C - professores/formação/especialização
D - profissionais/carreira/formação.
E - profissionais/formação/carreira. Resposta correta
Questão 2 de 10
O Ensino fundamental é um dos níveis da Educação Básica e é obrigatório
e gratuito, atendendo as crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a LDB
9394.95 o fundamental tem a finalidade de desenvolver a leitura, escrita,
cálculo, contato com a tecnologia e artes. Nesse sentido, identifique a
sentença correta que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas no ensino
fundamental.
A - Aprender conhecer; Aprender a
Fazer; Aprender a Viver e Aprender a ser. Resposta correta
B - Avaliação inicial, formativa e somatória;
C - Compromisso Político; Princípios Éticos; Planejamento das ações;
D - Observação e planejamento;
E - Registro e Reflexão e Replanejamento;
Questão 3 de 10
Com o evento da Proclamação da República foram surgindo os primeiros
passos em direção a um modelo de educação para todo o território nacional, já
que o Brasil não possui um sistema de educação articulado. A educação só
começava a se impor como condição fundamental para o desenvolvimento do país,
quando o quadro social, político e econômico do início deste século começa a
ser desenhado. Até então, o Brasil apresentava uma educação...
Considerando as
afirmativas acima, marque a alternativa que completa a figura da educação nessa
época.
A - dualista e excludente, sendo a
educação considerada um problema nacional. Resposta correta
B - na qual a prioridade era apenas para crianças com idade entre 7 a 14
anos de idade.
C - na qual os investimentos eram muito restritos, ou seja, apenas para
a educação básica.
D - onde o ensino primário era integral e de frequência obrigatória
extensivo aos adultos;
E - que visava a articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus
diversos níveis.
Questão 4 de 10
Os princípios que nortearam a elaboração do parecer nº 02/97 da Camara
de Educação básica (CEB) do CNE resgataram e organizaram o que havia sido
construído pelo Fórum Permanente de Valorização do magistério e qualidade da
educação básica, em torno de três eixos: Assinale a alternativa que corresponde
aos três eixos.
A - A educação como direito da elite; os princípios para a atuação
profissional; baseados na valorização e qualificação profissional.
B - A educação como direito dos empresários; os princípios para a
formação dos funcionários; baseados na valorização do ensino médio.
C - A educação como direito dos mais abastados socialmente; os
princípios para a alfabetização de todos; baseados na valorização dos alunos.
D - A educação como direito estatal; os princípios para a demanda de
alunos; baseados na quantidade de turmas que ministra.
E - A educação como direito social; os princípios para a carreira;
baseados na valorização e qualificação
profissional. Resposta correta
Questão 5 de 10
O plano de aula se constitui como um mapa em que estão organizadas as
coordenadas do trabalho. O mesmo possui certas formalidades, elementos que
devem estar presentes na sua organização. São eles: Cabeçalho, Objetivos,
conteúdos, Procedimentos metodológicos, Recursos didáticos, Metodologias de
avaliação e Referências. Assinale a alternativa correta sobre os elementos do
plano de aula.
A - Apesar desse detalhamento a situação didática concreta de aula nem
sempre é realizada conforme o planejado.
B - Dentro dos elementos, o
planejamento decide a cerca dos objetivos a ser alcançados pelos alunos,
conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias e
recursos que vai adotar para facilitar a aprendizagem e critérios de avaliação. Resposta correta
C - Essa organização nem sempre considera o conhecimento das
instituições de ensino, o perfil dos alunos e o projeto pedagógico da
instituição.
D - O plano de aula organizado por temática, objetivos, tempo,
estruturação didática não organiza os procedimentos metodológicos, recursos e
avaliação.
E - O plano de ensino ou programa da disciplina não precisa conter os
dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático,
metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina.
Questão 6 de 10
Segundo a lei 11738/2008, nenhum professor poderá receber menos que o
valor do piso definido anualmente pelo ministério da Educação em conformidade
com a lei do Fundeb. No art. 2º da lei supracitada define quem são
profissionais do magistério. Assinale a alternativa que corresponde a esses
profissionais.
A - Coordenação educacional, secretaria e direção.
B - Direção, serviços gerais e supervisão.
C - Merendeira, serviços gerais e secretaria.
D - Professor, coordenador e direção.
E - Supervisão, orientação e
coordenação educacionais. Resposta correta
Questão 7 de 10
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) foi
aprovada pelo Congresso Nacional em 17 de dezembro de 1996, promulgada em 20 de
dezembro e, posteriormente, publicada no Diário Oficial da União, em 23 de
dezembro de 1996. A LDB constitui‑se, então, na norma legal, no campo da
educação mais importante do país e, com suas legislações complementares, define
os rumos das políticas educacionais. A organização da educação nacional está
assegurada no Título IV da LDB (Artigo 8º – Artigo 20). Marque a alternativa
que identifica o que preconiza este título.
A - Aborda as condições de trabalho dos profissionais da educação.
B - Dispõe sobre os profissionais da educação, a Lei emana garantias
mínimas para as carreiras.
C - Por um lado, as decisões mais
importantes são centralizadas no Ministério da Educação ao passo que as
despesas com a manutenção e desenvolvimento do ensino são descentralizadas para
os demais entes federados (estados, municípios e distrito federal). Resposta correta
D - São descritos os níveis e etapas e modalidades da educação nacional.
E - Também ficou definido que recursos públicos poderão ser aplicados em
instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas.
Questão 8 de 10
No contexto escolar, agir com autonomia não significa agir segundo
vontade própria. É um princípio que deve necessariamente ser desenvolvido de
forma positiva por todos os profissionais da escola e comunidade, exigindo uma
responsabilização competente, que não permite o espontaneísmo e a anarquia.
Para Barroso (1996, p. 17), o conceito de autonomia está relacionado à ideia de
autogoverno, em que os sujeitos se regulam por regras próprias. Nesse contexto,
marque a alternativa que mostra a concepção do autor Barroso (1996, p. 19) com
relação a autonomia da escola:
A - é a capacidade de os indivíduos e as organizações regerem-se por
meio de regras que decorrem das relações sociais acordadas entre os cidadãos.
B - Não deve ser uniforme e decidida
globalmente, mas deve ser adequada às diferentes situações existentes; Resposta correta
C - não significa independência, mas, sim, interdependência. Nesse
sentido, a construção de identidade pressupõe a participação de todos os atores
que interagem entre si;
D - pressupõem decisões coletivas que manifestam diferentes lógicas e
interesses – políticos, profissionais, pessoais e pedagógicos;
E - se dá pela construção de um ambiente propício à participação da comunidade
escolar nas decisões locais, buscando soluções responsáveis e criativas, por
meio de um processo de negociação rumo à efetivação dos objetivos
educacionais.;
Questão 9 de 10
O FUNDEF e a Resolução nº 03/1997 do CNE com a reforma administrativa do
Estado Brasileiro foi construída a emenda constitucional nº 14 de 12 de
Setembro de 1996 alterando o art. 208 inciso II: progressiva extensão da
obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. Sendo assim com a emenda
supracitada, o inciso II foi substituído para qual texto? Assinale a
alternativa correspondente.
A - Progressiva atualização do ensino médio gratuito.
B - Progressiva atualização do ensino médio particular.
C - Progressiva universalização do ensino médio CEEBJA.
D - Progressiva universalização do
ensino médio gratuito. Resposta correta
E - Progressiva universalização do ensino médio particular.
Questão 10 de 10
Em 2010, foi realizada, no Brasil, a Conferência Nacional de Educação
(Conae). A conferência congregou, em um mesmo espaço, grupos sociais, políticos
e econômicos muito diversos.
Considerando esse
contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A Conae foi um
espaço democrático no qual, por meio de regras consensuadas, os segmentos que
possuíam a maioria de delegados na defesa de uma determinada pauta tinham suas
proposições aprovadas no documento final do evento, que se constituiu num
acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no
Brasil.
PORQUE
Contou ainda, com
intensa participação da sociedade civil, de agentes públicos, entidades de
classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de
estudantes.
A respeito dessas
asserções, assinale a opção correta.
A - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição
verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição
falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são
proposições verdadeiras, e a II é uma complementação da I. Resposta correta
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.