terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais - Objetiva 1

Questão 1 de 10

Em junho de 1989, após ter sido submetido à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o Projeto de Lei n. 1.158-A/88, fixando as diretrizes e bases da educação nacional, obteve parecer favorável. Após o processo de negociação e votação na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, na Câmara de Deputados, em junho de 1990, o projeto foi aprovado e transformou- se no substitutivo da Comissão. Considerando o conteúdo acima, marque a alternativa que indica as palavras corretas que completam o seguinte conteúdo: “O substitutivo Jorge Hage, como ficou conhecido, foi além do projeto inicial, com o Título XVII, referente aos ....... da educação, dividido em duas seções: a primeira versou sobre a ......... e a segunda sobre a ......., especificamente.”

A - docentes/docência/carreira.

B - funcionários/educação/coordenação.

C - professores/formação/especialização

D - profissionais/carreira/formação.

E - profissionais/formação/carreira. Resposta correta

 

Questão 2 de 10

O Ensino fundamental é um dos níveis da Educação Básica e é obrigatório e gratuito, atendendo as crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a LDB 9394.95 o fundamental tem a finalidade de desenvolver a leitura, escrita, cálculo, contato com a tecnologia e artes. Nesse sentido, identifique a sentença correta que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas no ensino fundamental.

A - Aprender conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver e Aprender a ser. Resposta correta

B - Avaliação inicial, formativa e somatória;

C - Compromisso Político; Princípios Éticos; Planejamento das ações;

D - Observação e planejamento;

E - Registro e Reflexão e Replanejamento;

Questão 3 de 10

Com o evento da Proclamação da República foram surgindo os primeiros passos em direção a um modelo de educação para todo o território nacional, já que o Brasil não possui um sistema de educação articulado. A educação só começava a se impor como condição fundamental para o desenvolvimento do país, quando o quadro social, político e econômico do início deste século começa a ser desenhado. Até então, o Brasil apresentava uma educação...

Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa que completa a figura da educação nessa época.

A - dualista e excludente, sendo a educação considerada um problema nacional. Resposta correta

B - na qual a prioridade era apenas para crianças com idade entre 7 a 14 anos de idade.

C - na qual os investimentos eram muito restritos, ou seja, apenas para a educação básica.

D - onde o ensino primário era integral e de frequência obrigatória extensivo aos adultos;

E - que visava a articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis.

 

Questão 4 de 10

Os princípios que nortearam a elaboração do parecer nº 02/97 da Camara de Educação básica (CEB) do CNE resgataram e organizaram o que havia sido construído pelo Fórum Permanente de Valorização do magistério e qualidade da educação básica, em torno de três eixos: Assinale a alternativa que corresponde aos três eixos.

A - A educação como direito da elite; os princípios para a atuação profissional; baseados na valorização e qualificação profissional.

B - A educação como direito dos empresários; os princípios para a formação dos funcionários; baseados na valorização do ensino médio.

C - A educação como direito dos mais abastados socialmente; os princípios para a alfabetização de todos; baseados na valorização dos alunos.

D - A educação como direito estatal; os princípios para a demanda de alunos; baseados na quantidade de turmas que ministra.

E - A educação como direito social; os princípios para a carreira; baseados na valorização e qualificação profissional. Resposta correta

 

Questão 5 de 10

O plano de aula se constitui como um mapa em que estão organizadas as coordenadas do trabalho. O mesmo possui certas formalidades, elementos que devem estar presentes na sua organização. São eles: Cabeçalho, Objetivos, conteúdos, Procedimentos metodológicos, Recursos didáticos, Metodologias de avaliação e Referências. Assinale a alternativa correta sobre os elementos do plano de aula.

A - Apesar desse detalhamento a situação didática concreta de aula nem sempre é realizada conforme o planejado.

B - Dentro dos elementos, o planejamento decide a cerca dos objetivos a ser alcançados pelos alunos, conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias e recursos que vai adotar para facilitar a aprendizagem e critérios de avaliação. Resposta correta

C - Essa organização nem sempre considera o conhecimento das instituições de ensino, o perfil dos alunos e o projeto pedagógico da instituição.

D - O plano de aula organizado por temática, objetivos, tempo, estruturação didática não organiza os procedimentos metodológicos, recursos e avaliação.

E - O plano de ensino ou programa da disciplina não precisa conter os dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina.

 

Questão 6 de 10

Segundo a lei 11738/2008, nenhum professor poderá receber menos que o valor do piso definido anualmente pelo ministério da Educação em conformidade com a lei do Fundeb. No art. 2º da lei supracitada define quem são profissionais do magistério. Assinale a alternativa que corresponde a esses profissionais.

A - Coordenação educacional, secretaria e direção.

B - Direção, serviços gerais e supervisão.

C - Merendeira, serviços gerais e secretaria.

D - Professor, coordenador e direção.

E - Supervisão, orientação e coordenação educacionais. Resposta correta

 

Questão 7 de 10

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) foi aprovada pelo Congresso Nacional em 17 de dezembro de 1996, promulgada em 20 de dezembro e, posteriormente, publicada no Diário Oficial da União, em 23 de dezembro de 1996. A LDB constitui‑se, então, na norma legal, no campo da educação mais importante do país e, com suas legislações complementares, define os rumos das políticas educacionais. A organização da educação nacional está assegurada no Título IV da LDB (Artigo 8º – Artigo 20). Marque a alternativa que identifica o que preconiza este título.

A - Aborda as condições de trabalho dos profissionais da educação.

B - Dispõe sobre os profissionais da educação, a Lei emana garantias mínimas para as carreiras.

C - Por um lado, as decisões mais importantes são centralizadas no Ministério da Educação ao passo que as despesas com a manutenção e desenvolvimento do ensino são descentralizadas para os demais entes federados (estados, municípios e distrito federal). Resposta correta

D - São descritos os níveis e etapas e modalidades da educação nacional.

E - Também ficou definido que recursos públicos poderão ser aplicados em instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas.

 

Questão 8 de 10

No contexto escolar, agir com autonomia não significa agir segundo vontade própria. É um princípio que deve necessariamente ser desenvolvido de forma positiva por todos os profissionais da escola e comunidade, exigindo uma responsabilização competente, que não permite o espontaneísmo e a anarquia. Para Barroso (1996, p. 17), o conceito de autonomia está relacionado à ideia de autogoverno, em que os sujeitos se regulam por regras próprias. Nesse contexto, marque a alternativa que mostra a concepção do autor Barroso (1996, p. 19) com relação a autonomia da escola:

A - é a capacidade de os indivíduos e as organizações regerem-se por meio de regras que decorrem das relações sociais acordadas entre os cidadãos.

B - Não deve ser uniforme e decidida globalmente, mas deve ser adequada às diferentes situações existentes; Resposta correta

C - não significa independência, mas, sim, interdependência. Nesse sentido, a construção de identidade pressupõe a participação de todos os atores que interagem entre si;

D - pressupõem decisões coletivas que manifestam diferentes lógicas e interesses – políticos, profissionais, pessoais e pedagógicos;

E - se dá pela construção de um ambiente propício à participação da comunidade escolar nas decisões locais, buscando soluções responsáveis e criativas, por meio de um processo de negociação rumo à efetivação dos objetivos educacionais.;

 

Questão 9 de 10

O FUNDEF e a Resolução nº 03/1997 do CNE com a reforma administrativa do Estado Brasileiro foi construída a emenda constitucional nº 14 de 12 de Setembro de 1996 alterando o art. 208 inciso II: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. Sendo assim com a emenda supracitada, o inciso II foi substituído para qual texto? Assinale a alternativa correspondente.

A - Progressiva atualização do ensino médio gratuito.

B - Progressiva atualização do ensino médio particular.

C - Progressiva universalização do ensino médio CEEBJA.

D - Progressiva universalização do ensino médio gratuito. Resposta correta

E - Progressiva universalização do ensino médio particular.

 

Questão 10 de 10

Em 2010, foi realizada, no Brasil, a Conferência Nacional de Educação (Conae). A conferência congregou, em um mesmo espaço, grupos sociais, políticos e econômicos muito diversos.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A Conae foi um espaço democrático no qual, por meio de regras consensuadas, os segmentos que possuíam a maioria de delegados na defesa de uma determinada pauta tinham suas proposições aprovadas no documento final do evento, que se constituiu num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil.

PORQUE

Contou ainda, com intensa participação da sociedade civil, de agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de estudantes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

B - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

C - As asserções I e II são proposições falsas.

D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma complementação da I. Resposta correta

E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

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