terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Workshop 6 - Programa de Habilidades e Competências - Educação - Objetiva

Questão 1 de 5

Quando estamos diante de necessidades mais primitivas, relacionadas à sobrevivência, nosso cérebro recruta, preferencialmente:

A - ambos os sistemas em paralelo para garantir a ação correta.

B - o sistema automático, que sempre decide pela ação pertinente.

C - o sistema automático, que, em geral, decide pelas ações mais adequadas. Resposta correta

D - o sistema elaborado, porque só ele é capaz de decidir corretamente.

E - o sistema elaborado, que sempre decide pela ação pertinente.

 

Questão 2 de 5

Em relação ao modelo de dois sistemas de processamento cerebral, o automático e o elaborado, assinale o que estiver incorreto.

A - O sistema automático é acionado, uma vez que o sistema elaborado não é capaz de visualizar padrões lógicos.

B - O sistema automático é lento e sempre é acionado quando o sistema elaborado não possui a capacidade de observar padrões lógicos. Resposta correta

C - O sistema automático é rápido e não exige esforço mental, e as conclusões que esse sistema gera surgem naturalmente na cabeça, independentemente de nossa vontade.

D - O sistema elaborado é lento e se caracteriza por exigir esforço mental e concentração, e as conclusões que esse sistema produz exigem operações mentais elaboradas e voluntárias.

E - O sistema elaborado é lógico, impulsivo e rápido porque possui baixa demanda de energia, uma vez que ele é acionado involuntariamente.

 

Questão 3 de 5

Considere as atividades a seguir:

Ler palavras em cartazes.

Detectar hostilidade numa voz.

Controlar as palavras quando se está irritado para não ofender alguém.

Completar a canção: “Ouviram do Ipiranga as margens...”.

Falar três estados brasileiros que começam com a letra P.

Em relação a essas atividades:

A - duas podem ser atribuídas ao sistema automático e três ao sistema elaborado.

B - duas podem ser atribuídas ao sistema e duas ao sistema automático. Resposta correta

C - quatro podem ser atribuídas ao sistema automático e uma ao sistema elaborado.

D - quatro podem ser atribuídas ao sistema elaborado e uma ao sistema automático.

E - três podem ser atribuídas ao sistema elaborado e duas ao sistema automático.

 

Questão 4 de 5

Autodisciplina, resistência a tentações, força de vontade e busca por gratificações a longo prazo são características:

A - inerentes ao indivíduo, não podendo ser aprendidas ou desenvolvidas, e são comandadas pelo sistema automático, pois requerem pouco gasto de energia pelo cérebro.

B - inerentes ao indivíduo, não podendo ser aprendidas ou desenvolvidas, e são comandadas pelo sistema elaborado, uma vez que gastam bastante energia mental.

C - não inerentes ao indivíduo, podendo ser aprendidas e desenvolvidas, e são comandadas pelo sistema automático, exigindo esforço e gasto de energia mais elevado.

D - não inerentes ao indivíduo, podendo ser aprendidas e desenvolvidas, e são comandadas pelo sistema elaborado, exigindo esforço e gasto de energia mais elevado. Resposta correta

E - não inerentes ao indivíduo, podendo ser aprendidas e desenvolvidas, e são comandadas pelo sistema elaborado, pois requerem pouco gasto de energia pelo cérebro.

 

Questão 5 de 5

Qual das decisões a seguir pode estar sendo influenciada pelo viés da disponibilidade?

A - Um jovem decide formar uma banda de rock porque, em geral, esses artistas têm muita fama. Resposta correta

B - Um jovem decide ser bailarino porque acredita que a arte é uma forma de expressar suas alegrias e angústias.

C - Um jovem decide ser médico porque acredita que pode adquirir conhecimento para salvar vidas.

D - Um jovem decide ser psicólogo porque acredita que muitas doenças da atualidade têm influência da mente.

E - Uma jovem decide seguir a carreira diplomática porque sonha com a possibilidade de morar fora do Brasil.

Parte inferior do formulário

 

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...