| 1. Assim como as outras línguas, a Libras surgiu naturalmente. Os usuários das línguas de sinais vão para as escolas e precisam aperfeiçoar, aprimorar a língua utilizada por esses, da mesma forma que as línguas orais. Por isso, é necessário o ensino da Libras, no caso do Brasil, sendo necessário, a quem sempre queira aprender outro idioma, dedicação e estudo para aprender outros idiomas. Sobre a Libras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Diferentemente de outras línguas, especialmente as orais, a Libras não sofre alteração regional ou social, ou ainda estilística. Isto facilita e muito para os usuários. ( ) A Libras é uma língua, e dessa forma ela está sujeita a alterações e adaptações de acordo com a área em que formos utilizá-la, assim como as demais línguas de sinais ao redor do mundo. ( ) No Português do Brasil (PB), é possível observar as variações linguísticas. Da mesma forma na Libras também são observadas variações linguísticas. Essas variações ocorrem em decorrência de fatores regionais, sociais e históricos. ( ) A Libras, da mesma forma que as línguas orais, também é influenciada pelas variações sociais, pois depende do emissor que utiliza o sinal e está relacionada à configuração das mãos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | F - V - V - F. |
| b) | V - F - F - F. |
c) | F - V - V - V. |
| d) | V - F - F - V. |
| 2. | A Libras, como as demais línguas existentes, tem uma estrutura gramatical. Esta estrutura está organizada por parâmetros, estes estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Dentre os parâmetros, três são os principais (ou maiores) e dois constituem os chamados menores. Sobre os cinco parâmetros que estruturam a formação da Libras, analise as sentenças a seguir: I- Configuração de mãos (CM), percepção sensorial (OS) e dinâmica (D) são considerados três parâmetros principais ou maiores. II- Configuração de mãos (CM), pontos de articulação (PA) e movimento (M) são considerados três parâmetros principais ou maiores. III- Orientação de mão (OM ou OR) e expressões não manuais ou facial e/ou corporal (ENM) são considerados os dois outros parâmetros menores. IV- Dinâmica ocular (DO) e percepção sensorial (PS) são considerados os dois outros parâmetros menores. Assinale a alternativa CORRETA: |
| a) | As sentenças III e IV estão corretas. |
b) | As sentenças II e III estão corretas. |
| c) | As sentenças I e IV estão corretas. |
| d) | As sentenças I, II e III estão corretas. |
| 3. | Nos últimos anos, as pesquisas têm mostrado que "a maioria das habilidades cognitivas pode ser dividida em múltiplas etapas de processamento. Em alguns níveis, a atividade cerebral pode ser lateralizada (ocorrer principalmente em um hemisfério), ao passo que em outros a atividade pode ser bilateral (ocorrer em ambos)" (HICKOK et al., [s.d]). Sobre a modalidade a qual a língua de sinais pertence, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: HICKOK, G. et al. A língua de sinais no cérebro. Rev. Scientific American Brasil [s. d]; Ed. esp. (4): 50-57. |
a) | Visuoespacial. |
| b) | Oral-auditivo. |
| c) | Auditivo-oral. |
| d) | Visioauditivo. |
| 4. | O Português Brasileiro (PB) não é usado de maneira homogênea no país, assim como acontece com todas as línguas, isto é, existe o que é chamado de variação linguística. Estas variações estão presentes tanto nos léxicos como no uso de palavras diferentes para se referir à mesma coisa. A respeito da variação linguística, assinale a alternativa INCORRETA: |
| a) | As mudanças de acentuação ortográfica que ocorrem no processo das línguas também é um fator que contribui para a variação linguística. |
b) | As línguas possuem a característica de serem estáticas e não são muito sensíveis a fatores externos. Por isso, a importância de manter uma língua padrão em todo país é algo que os linguistas insistem tanto. |
| c) | As línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a vários fatores, por exemplo: o sexo, a classe social do usuário, a região geográfica, a idade etc. |
| d) | A variação linguística é um fenômeno natural. Ocorre por causa da diversificação dos sistemas de uma determinada língua com relação às possibilidades de mudança de seus elementos - vocabulário, pronúncia, morfologia e sintaxe. |
| 5. | Podem parecer coisas idênticas, mas língua e linguagem são duas coisas distantes. É bem verdade que uma tem relação direta com a outra, no entanto, cada qual tem suas características que as distinguem. Sobre linguagem e língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O termo linguagem pode ser entendido como qualquer sistema de comunicação ou de notação, humana ou não humana, natural ou artificial. Por exemplo: linguagem de computação, programação, linguagem pedagógica, linguagem matemática, linguagem corporal. ( ) A linguagem aparece como uma faculdade ou potencialidade de expressão. A língua como a materialização dessa expressão ligada a um grupo determinado de sujeitos e indivíduos, identificados por traços culturais particulares e, muitas vezes, restritos a um determinado espaço. ( ) O termo linguagem está exclusivamente ligado à maneira particular de fala de um determinado grupo de sujeitos e indivíduos, restritos a um determinado espaço e identificados por traços culturais bem marcantes. ( ) O termo língua se refere a um tipo de língua em particular. No Brasil, temos várias línguas, por exemplo, o tupi-guarani, o português e a Libras. Por isso, para o surdo brasileiro a Libras tem status de primeira língua (L1) e o português é considerado segunda língua (L2). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | F - V - V - F. |
b) | V - V - F - V. |
| c) | F - F - V - V. |
| d) | V - F - F - V. |
| 6. | Muitas pesquisas nos últimos anos têm destacado a importância da linguística da Libras e a formação do professor nesta área. Uma das coisas positivas destas pesquisas é que elas são muito úteis para "desmistificar" muitos equívocos que existem em torno da Libras. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes, e não apresenta complexidade. II- Estudos têm mostrado que as línguas de sinais são sistemas linguísticos que passam de geração a geração, não tendo origem nas línguas orais. III- Cada país tem sua própria língua de sinais com estruturas próprias. Não existe uma única e exclusiva língua de sinais universal. IV- As pessoas que são usuárias das línguas de sinais vão para as escolas e necessitam aperfeiçoar a língua utilizada por eles. Assinale a alternativa CORRETA: |
| a) | As sentenças I, II e IV estão corretas. |
b) | As sentenças II, III e IV estão corretas. |
| c) | Somente a sentença II está correta. |
| d) | As sentenças I e III estão corretas. |
| 7. | As diferentes formas que as línguas assumem dentro de uma sociedade de ouvintes ou de surdos, surgem por causa da indissociabilidade de quatro realidades, que são: língua, cultura, identidade e povo. Cabe também destacar que é possível estabelecermos propriedades que são próprias a todas as línguas naturais. De acordo com Lyons (1981), existem algumas propriedades que podem ser destacadas. A respeito destas propriedades, assinale a alternativa INCORRETA: |
| a) | Está relacionada à falta de conexão entre forma e significado. Isso quer dizer que não existe uma conexão intrínseca obrigatória entre a palavra 'casa' e o objeto que ela simboliza, por exemplo. Isto é chamado de arbitrariedade. |
| b) | É a possibilidade que todos os sistemas linguísticos dão aos usuários de compreender um número indefinido de enunciados sem conhecê-los anteriormente. Isto é chamado de criatividade/produtividade. |
| c) | A língua permite expressar emoções e sentimentos, permitindo que se dê ordens, que se estabeleçam relações temporais, fazendo referência ao que existe e ao que não existe. Isto é chamado de versatilidade e flexibilidade. |
d) | Restrições que as línguas apresentam na desorganização dos seus elementos. Isso significa que ao se produzir um enunciado em português, por exemplo, a combinação das palavras nas frases não é restrita. Isto é chamado de lugar comum. |
| 8. | A linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos com uma aparelhagem física, anatômica nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são culturais. Apesar de parecem idênticas, língua e linguagem são duas coisas. É bem verdade que uma tem relação direta com a outra, no entanto, cada qual tem suas características que as distinguem. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A linguagem aparece como uma faculdade ou potencialidade de expressão. A língua como a materialização dessa expressão ligada a um grupo determinado de sujeitos e indivíduos, identificados por traços culturais particulares e, muitas vezes, restritos a um determinado espaço. II- A linguagem está exclusivamente ligada à maneira particular de fala de um determinado grupo de sujeitos e indivíduos, restritos a um determinado espaço e identificados por traços culturais bem marcantes. III- A linguagem pode ser entendida como qualquer sistema de comunicação ou de notação, humana ou não humana, natural ou artificial. Por exemplo: linguagem de computação, programação, linguagem pedagógica, linguagem matemática, linguagem corporal. V- Quando se usa a expressão "língua" está se referindo a um tipo de língua em particular. No Brasil, temos várias línguas, por exemplo, o tupi-guarani, o português e a Libras. Por isso, para o surdo brasileiro, a Libras tem status de primeira língua (L1) e o português é considerado segunda língua (L2). Assinale a alternativa CORRETA: |
| a) | As sentenças II e IV estão corretas. |
b) | As sentenças I, III e IV estão corretas. |
| c) | As sentenças II, III e IV estão corretas. |
| d) | Somente a sentença I está correta. |
| 9. | No processo comunicativo, encontram-se relacionados três fatores: linguagem, língua e fala. Apesar de aparentemente parecidos, um não é sinônimo do outro, pois no âmbito dos estudos linguísticos, estes apresentam características que os diferenciam entre si. Cada qual tem suas características próprias e sua devida importância no processo de comunicação. Sobre tais fatores, analise as sentenças a seguir: I- A pessoa munida de todo o seu conhecimento acerca do sistema convencional (leis combinatórias) expressa de modo particular suas ideias e seus sentimentos por meio da fala. II- A palavra língua faz referência a um tipo de língua em particular. Existem inúmeras línguas faladas ao redor do mundo, no Brasil, temos várias línguas, por exemplo, o tupi-guarani, o português e a Libras. III- Definimos linguagem como um sistema convencional regido por leis combinatórias, pertencente a um determinado grupo de indivíduos, como é o caso das línguas inglesa, portuguesa, espanhola, italiana, francesa, entre outras. IV- A linguagem também pode ser entendida como qualquer sistema de comunicação ou de notação, humana ou não humana, natural ou artificial. Dessa forma pode-se falar sobre linguagem de computação, programação, linguagem pedagógica, linguagem matemática, linguagem corporal, entre outras. Assinale a alternativa CORRETA: |
| a) | As sentenças I e III estão corretas. |
| b) | As sentenças II, III e IV estão corretas. |
| c) | As sentenças II e III estão corretas. |
d) | As sentenças I, II e IV estão corretas. |
| 10. | Em Libras existe o signo linguístico tal como nas outras línguas. O signo linguístico da língua de sinais dá origem ao significado de caráter conceitual e, por outro lado, cria o significante, imagem ótica (no caso de língua de sinais) ou mental (no caso de língua oral). Juntos, formam o signo linguístico. Para a criação do significante, é necessário que se tenha um sentido, um significado. A respeito dos sinais icônicos e arbitrários em Libras, assinale a alternativa INCORRETA: |
a) | Os sinais icônicos são aqueles que não reproduzem a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Estes sinais não mantêm nenhuma semelhança com a realidade que representam. |
| b) | A noção de arbitrariedade - sinais arbitrários - está principalmente relacionada ao fato de que não existe uma relação motivada entre o som, o significante, e o significado da palavra, o conceito. |
| c) | Os sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente. |
| d) | Os sinais icônicos são aqueles que reproduzem a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais da Libras, gestos (sinais) que fazem alusão à imagem do seu significado. |
a)
c)