segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Avaliação Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1

 

Dentro do cronograma da história dos surdos, no contexto brasileiro, vários avanços são percebidos em algumas áreas, o que de fato representa boas notícias para todos. Como pode-se observar no cronograma da história dos surdos, todo esse processo histórico constituiu os sujeitos surdos. Dessa forma, ao estudar e falar sobre a Libras e sobre a educação dos surdos, mergulhamos em um todo que envolve a linguagem, mas que envolve também os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) No ano de 2010 foi lançado o dicionário da língua brasileira de sinais, feito pela equipe de Capovilla.
(    ) No ano de 2002 foi estabelecida a lei 10.436 que oficializou a Libras no Brasil.
(    ) No ano de 2011 formou-se a primeira turma de Letras Libras à distância na UFSC.
(    ) No ano de 2001 foi promulgada a lei que estabelece educação bilíngue em favor da cultura surda em todo território nacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)V - V - V - F.
 b)V - F - V - V.
 c)F - V - F - V.
 d)F - F - F - V.



A língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos, e o fato de constituir-se em comunidade significa que compartilham e conhecem os usos e normas de uso da mesma língua, já que interagem cotidianamente em um processo comunicativo eficaz e eficiente, isto é, desenvolveram as competências linguísticas e comunicativa - e cognitiva - por meio do uso da língua de sinais própria de cada comunidade de surdos. A língua de sinais para surdos tem características especiais que são bastante diferentes daquelas da língua falada. As línguas de sinais não são universais, assim como as línguas faladas. Cada país define a sua própria estrutura gramatical. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- A Libras com as suas características viso-espaciais não se inscreve no lugar da visualidade e, por isso, encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.
II- A Libras com as suas características viso-espaciais, inscreve-se no lugar da visualidade.
III- A Libras com as suas características viso-espaciais, inscreve-se no lugar da visualidade e, por isso, encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.
IV- A Libras com as suas características viso-espaciais encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a)As sentenças I e IV estão corretas
Ícone representando resposta correta b)Somente a sentença III está correta.
 c)Somente a sentença II está correta.
     d)As sentenças II e III estão corretas.


Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira. Desse total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.  A realidade do surdo no mundo ouvinte não é tão fácil quanto como pode parecer, pois envolve questões políticas e sociais. Os surdos formam uma comunidade com cultura própria e, sob o escopo do bilinguismo, com língua própria, porém a formação educacional de surdos no Brasil não depende apenas do reconhecimento da Libras como língua. Sobre a realidade e as dificuldades da comunidade surda no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Apesar da Libras ser uma disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores desde 2005, o número de professores especializados e atuantes na língua ainda é relativamente baixo para suprir a demanda no país.
(    ) As escolas bilíngues são uma realidade na educação básica e no ensino superior, cenário que permite uma formação adequada nos moldes do bilinguismo, como é ofertada atualmente aos surdos.
(    ) Mesmo com o reconhecimento da Língua de Sinais como língua natural, a educação formal nos moldes do bilinguismo, como é ofertada atualmente aos surdos, não é garantia de acesso a uma formação profissional de qualidade.
(    ) A utilização da Libras não favorece o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, tampouco sua produção escrita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)F - F - V - V.
Ícone representando resposta correta b)V - F - V - F.
 c)F - V - V - F.
 dV - F - F - V.


As configurações de mãos (CM) podem permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou podem ser alteradas, passando de uma configuração para outra. A execução dos sinais pode acontecer com apenas uma mão ou com as duas. Sobre esse parâmetro tão necessário aos usuários de Língua de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os sinais articulados com apenas uma mão serão produzidos pela mão dominante, que pode ser à direita ou à esquerda, segundo a conveniência de quem os realiza.
(    ) Os sinais articulados com as duas mãos são determinados pelo tipo de interação entre elas, podendo, por exemplo, estarem sobrepostas ou espelhadas.
(    ) A compreensão de uma mensagem em Libras depende tanto do contexto comunicativo quanto da fluência do sinalizador para a realização adequada dos sinais.
(    ) Autores especialistas na área de Língua de Sinais confirmam que existe um número limitado de CM em todo território nacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)F - F - V - V.
Ícone representando resposta correta b)V - V - V - F.
 c)F - V - F - V.
 d)V - F - F - V.


Para Lacerda (1998), o propósito da educação de surdos era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimento e se comunicar com o mundo ouvinte. Com a imposição da oralidade, afasta-se o surdo do mundo e da cultura surda, impossibilitando-o de adquirir sua língua natural, impedindo-o de instrumentar-se de recursos que o possibilitam ser um ser social e pensante. As práticas pedagógicas constituem o maior problema na escolarização das pessoas com surdez. Torna-se urgente repensar essas práticas para que os alunos com surdez não acreditem que suas dificuldades para o domínio da leitura e da escrita advindas dos limites que a surdez lhes impõe, mas, principalmente, pelas metodologias adotadas para ensiná-los. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino deve ser avaliado.
II- O processo de ensino não deve ser avaliado, primeiramente, para somente depois analisarmos o processo de aprendizagem dos alunos surdos.
III- O processo de ensino deve ser avaliado, primeiramente, para somente depois analisarmos o processo de aprendizagem dos alunos surdos.
IV- O processo de aprendizagem dos alunos surdos não é analisado.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: LACERDA, Cristina. B.F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação de surdos. Cadernos CEDES, vol. 19, n. 46, Campinas, setembro, 1998.
 a)Somente a sentença IV está correta.
 b)Somente a sentença III está correta.
Ícone representando resposta incorreta c)Somente a sentença I está correta.
Ícone representando resposta correta d)Somente a sentença II está correta.

A língua natural é uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os seus usuários. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a)língua de sinais não permite que seu usuário dê vazão a suas emoções e sentimentos, nem solicitar cooperação a seus companheiros e, muito menos, manter interações comunicativas com seus interlocutores.
 b)A linguística afirma que a língua de sinais é um problema do surdo e está diretamente ligada a uma patologia de linguagem.
 c)Na língua de sinais há sinais que são arbitrários e icônicos, sendo que estes últimos facilitam a mímica e a gesticulação, entretanto, o usuário da língua de sinais é incapaz de transmitir emoções e conceitos abstratos.
Ícone representando resposta correta d)As línguas de sinais atendem a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.

.O principal objetivo da metodologia oralista é desenvolver a fala do surdo, pois para os defensores desse método, a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas. Essa metodologia foi proposta e defendida em um evento internacional realizado em Milão, na Itália, e passou a ser utilizada pela maioria das escolas na educação de surdos de muitos países. Com isso, a língua de sinais foi proibida, o que iniciou uma longa e sofrida batalha do povo surdo para defender o direito linguístico por meio da sua língua natural, a língua de sinais. Sobre o conceito da metodologia oralista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação da língua de sinais, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa e a integração na comunidade ouvinte.
(    ) Permite ao surdo aprender a falar, possibilitando a pronuncia de algumas palavras que eram repetidas de forma mecânica, facilitando o entendimento do ouvinte.
(    ) Tem como objetivo levar o surdo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente.
(    ) Entre as técnicas mais utilizadas, ressalta o treinamento auditivo, o desenvolvimento da fala e a leitura labial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)F - F - V - V.
 b)F - V - V - F.
 c)F - V - V - V.
 d)V - F - F - V.

Devido à utilização, pela comunidade surda, de sua língua materna - Libras, acredita-se que esta ainda não teve sua ascensão, porém encontra-se em um crescente constante. Isso se deve à lei para surdos, conhecida como Lei de Libras. Quadros (1997, p. 27), adepta do bilinguismo, destaca que: "[...] é um axioma afirmar que a língua materna - língua natural - constitui a forma ideal para ensinar uma criança [...] Obrigar um grupo a utilizar uma língua diferente da sua, mais do que assegurar a unidade nacional, contribui para que esse grupo, vítima de uma proibição, segregue-se cada vez mais da vida nacional." Em comparação com as demais línguas, analise as sentenças a seguir:

I- A única diferença da Libras é que as informações são transmitidas simplesmente pela escrita.
II- A única diferença da Libras é que as informações são transmitidas aos olhos, e não aos ouvidos.
III- Não existe diferença entre a Libras e as demais línguas.
IV- A única diferença da Libras é que as informações não são transmitidas aos olhos.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
 a)As sentenças II e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)Somente a sentença II está correta.
 c)Somente a sentença I está correta.
 d)As sentenças I, II e III estão corretas.


Os gêneros, por serem formas estáveis compostas por sequências textuais, cumprem funções nas práticas sociais, mas também podem carregar um certo peso ideológico, uma vez que todo texto parte da intencionalidade de um agente discursivo. Por isso, é importante que, enquanto receptores de textos e gêneros discursivos, tenhamos um senso crítico para analisá-los e interpretá-los adequadamente. Sobre como e onde a Linguística Aplicada pode ser uma grande aliada, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:

(   ) No contexto de ensino-aprendizagem.
(   ) Na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(   ) Não se aplica à atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(   ) Não se aplica ao contexto de ensino-aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)V - V - F - F.
 b)V - F - V - F.
 c)F - V - F - V.
    d)F - F - V - V.

A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Essa escola para todos é preconizada pela lei. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Para se almejar uma educação inclusiva, é imprescindível uma nova postura no plano de ação curricular, investir com seriedade na formação inicial e continuada dos professores, com a finalidade de criar uma consciência crítica sobre suas práticas pedagógicas, para que possam identificar as necessidades dos alunos, incentivando e desenvolvendo seus potenciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, não acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo de vínculos entre o filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano. Mas, não se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)V - F - V - F.
 b)V - V - F - F.
Ícone representando resposta correta c)V - F - F - F.
 d)F - V - V - V.

(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professor para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:

FONTE: <http://cepae.faced.ufu.br>. Acesso em: 7 jul. 2017.
Ícone representando resposta correta a)Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
 b)Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
 c)Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
 d)Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.


(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a Libras para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Além disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista que a Lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação, são possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a Libras como meio legal  de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacita-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais ( principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive.
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação, incluem-se as de:

I- Disponibilizar materiais a promover atividades em Libras para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de Libras.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em:
 a)II, III e IV.
Ícone representando resposta correta b)I e III.
 c)I e IV.
 d)I, II e IV.




Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...