terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Educação Contemporânea - Avaliação II - Individual

 1Quando falamos em proposta curricular, é preciso que se pense em um movimento, um caminhar sucessivo, podendo ser visualizado o que se possuía antes e o que se busca com esse processo de construção e reconstrução. Diante disso, essa perspectiva de realizar adaptações e autoavaliações permitem ações significativas. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Permite guiar as propostas curriculares em uma sociedade clássica.
(    ) Permite o acompanhamento em todos os campos da educação.
(    ) Permite a geração de novos estudos e tendências em todas as áreas.
(    ) Permite a manutenção de um sistema engessado e monopolista.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - F - V - F.
2Um currículo deve levar em conta a heterogeneidade presente na sociedade e privilegiar fatores sociais e culturais. Todavia, além desses fatores, a autora Kramer, que você já estudou, considera outros pontos a serem levados em conta, como, por exemplo, resgatar a história de cada um na proposta curricular, sabendo de onde ela surgiu, quem a compôs, em que situação ela foi pensada e articulada, na intenção de facilitar a compreensão de quais caminhos ela ainda deverá percorrer para chegar ao alvo pretendido. Assim, a autora nos dirige a uma série de questões que podem ser efetuadas para nortear a composição de uma política educacional. Com base nas questões que devem nortear as políticas educacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os objetivos são relacionados à situação concreta da educação naquele estado ou município?
(    ) O proposta apresentada é dimensionada à realidade da educação das crianças, dos jovens ou dos adultos daquela localidade?
(    ) Existe ao menos três doutores disponíveis para elaboração de cada proposta curricular?
(    ) O currículo é capaz de ser reaproveitado para todas as demais áreas? Gerando asism uma economia ao sistema?

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
V - F - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - F.
3A Lei Federal n° 12.594, de 18 de janeiro de 2012, instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamentou a execução das medidas destinadas ao adolescente infrator. Dentre os objetivos das medidas socioeducativas ali presentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Punir o infrator tal qual a pena aplicada ao indivíduo adulto, porém com outra nomenclatura.
(    ) Fornecer abrigo ao menor infrator, uma vez que a maioria deles encontram-se em situação de rua.
(    ) A responsabilização do adolescente quanto às consequências lesivas do ato infracional.
(    ) A integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais.  

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - F - F - V.
C
V - V - V - F.
D
V - V - F - F.
4De acordo com Ianni (1998), o termo sociedade global vem sendo introduzido no desenvolvimento de novas pesquisas no que tange às políticas públicas e que tenha como um de seus núcleos as características sociais. Considerando o exposto, podemos considerar então que a globalização é uma característica advinda de um determinado tipo de sociedade. Sobre essa sociedade, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: IANNI, O. A sociedade global. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
A
Sociedades Tradicionais.
B
Sociedades Medievais.
C
Sociedades Obsoletas.
D
Sociedades Contemporâneas.
5A noção de reforma educacional já foi abordada sob várias perspectivas, mas podemos caracterizá-la também como uma iniciativa gerada no interior do Estado, a qual expressa expectativas deliberadas de melhoria e mudança voltadas para o aprimoramento de um sistema educativo no todo ou em parte (VIEIRA, 2005). Sobre em que uma reforma implica, analise as sentenças a seguir:

I- Em uma ação inconsciente de deslocamento.
II- Em uma ação consciente de mudança.
III- Em uma ação dotada de intencionalidade e posicionamento político.
IV- Em uma ação dotada somente de uma visão política social.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: VIEIRA, S. L. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In: CEARÁ. SEDUC. Novos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: Edições SEDUC, 2005. p. 7-26.
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
6Segundo Kraemer (1997, p. 22), no que diz respeito a um currículo que privilegie os fatores sociais e culturais, é preciso levar-se em conta um fator importantíssimo que deve ser entendido como sendo o mais relevante para o processo educativo, porque implica também na conquista da autonomia e da cooperação, princípios básicos da cidadania, garantindo, ainda, o enfrentamento e a solução de problemas, a responsabilidade, a criatividade, a formação de autoconceito, a vivência da linguagem nos seus vários modos de expressão. Sobre o elemento que estamos nos referindo, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Heterogeneidade presente na sociedade.
(    ) Homogeneidade presente na sociedade.
(    ) Uniformidade presente na sociedade.
(    ) Congruência presente na sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, p. 15-35, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a1. Acesso em: 7 abr. 2020.
A
F - F - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - F - V - V.
D
V - F - F - F.
7De acordo com Aguilar (2013), a realização de políticas no âmbito educacional demanda aspectos de ordem metodológica que podem auxiliar nas averiguações atuais e adequar com maior rigor científico junto à pesquisa efetivada. Dessa maneira, o autor apresenta duas maneiras fundamentais para o momento de formulação de novos projetos de pesquisa em políticas educacionais: o princípio de causalidade e de inferências descritivas. Quanto ao princípio de causalidade, analise as sentenças a seguir:

I- Esse não é caracteristicamente um processo de raciocínio lógico.
II- É uma vinculação abstrata entre objetos concretos.
III- É uma questão que leva a fazer as mais diferentes interrogações.
IV- É preciso manter a análise somente na descrição dos fenômenos sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: AGUILAR, L. E. A política pública educacional sob a ótica da análise satisfatória. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013.
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
8Na área educacional, as mudanças relativas à construção de um novo currículo se faz pelo fato de não aceitação do que foi acumulado anteriormente, estando distante do que é proposto pela modernidade. Dessa maneira, a elaboração de um novo currículo integra-se a uma política pública, pois esta contém alguns aspectos. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Um projeto político de sociedade e de cidadania.
(    ) Um projeto político eximindo a participação da sociedade.
(    ) Um projeto político de educação e de cultura.
(    ) Um projeto político que já vem pautado por respostas prontas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - V - F.
C
V - F - V - F.
D
V - V - F - V.
9Ao analisarmos a nova configuração social e educacional, percebemos quantas transformações ocorreram nos últimos anos. Como parte importante da sociedade, as pesquisas em educação também sofreram modificações. Assim, podemos dizer que uma pesquisa sólida em educação deve contemplar alguns fatores. Sobre esses fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os aspectos sociais, históricos e espaciais da sociedade, compreendemo-nos como mutáveis e passiveis de serem alterados de acordo com o contexto ao qual estão imersos.
(    ) Métodos tradicionais de pesquisa, que já veem sendo empregados há muito tempo na educação.
(    ) Todos os espaços e pessoas podem fazer parte de uma realização em pesquisa, seja ela pessoa, natureza, indistintamente.
(    ) Dados estatísticos, pois eles podem dar as respostas mais concretas para a solução de problemas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
F - F - F - V.
10Para realizar análises de políticas educacionais, é importante considerar as metodologias que podem ser utilizadas para nortear o olhar do pesquisador. Aguilar (2013) nos apresentou duas metodologias interessantes que são causalidade e inferências descritivas. Supondo que você necessita analisar uma situação de política educacional, sobre como poderia distinguir entre qual delas utilizar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Usar a causalidade para expressar indignação contra o sistema político educacional e a inferência descritiva para publicar notas sobre opiniões pessoais.
(    ) Usar a causalidade para avaliar o encadeamento de fatos e circunstâncias que geraram a política e seus desdobramentos, e a inferência descritiva para analisar situações que não são plenamente concretas, mas que podem ser observadas como fatores de influência social.
(    ) Usar a causalidade para avaliar o encadeamento de fatos e circunstâncias que geraram a política e seus desdobramentos, e a inferência descritiva para realizar a escrita de documentos oficiais.
(    ) As duas metodologias são adequadas para políticas públicas educacionais no contexto brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: AGUILAR, L. E. A política pública educacional sob a ótica da análise satisfatória. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013.
A
V - F - V - F.
B
F - F - F - F.
C
V - V - F - V.
D
F - V - F - V.

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