No artigo 211 da Constituição Federal, encontramos entre a União, os Estados, os Municípios e Distrito Federal uma organização em que ocorre o regime de colaboração. Dessa maneira, o sistema de ensino possui sua estrutura e a oferta de ensino. Nesse sentido, possuímos nas figuras da União, Estados e Municípios, dentro de seus sistemas, a oferta e a responsabilidade, dando assim o conhecimento e orientação para cada etapa do ensino. Disserte sobre as ofertas e responsabilidades de cada ente federado e como cada ciclo se caracteriza.
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 maio 2020.
Resposta esperada
Possuímos no sistema nacional de educação três ciclos de ensino que são: Educação Infantil, que vai de 0 a três anos de idade, sendo de responsabilidade do município, com a obrigatoriedade instituída a partir dos quatro a cinco anos de idade. O Ensino Fundamental fica sob responsabilidade em parte pelo município, com ajuda do estado, e com a implementação de nove anos. Aos pais fica a responsabilidade de realizar as matrículas de seus filhos. Já o Ensino Médio fica sob responsabilidade dos estados, os quais discutem a integralização do ensino, objetivando o conhecimento técnico-profissionalizante.
Muitas são as teorias desenvolvidas no final do século XIX e início do século XX, as quais são de extrema importância em suas características e desenvolvimento. Como exemplo podemos citar: a Pedagogia Waldorf, Freinet e Montessori. Disserte sobre como é desenvolvida a Pedagogia Montessoriana.
Resposta esperada
Maria Montessori foi a criadora do método que leva seu nome, em meados do fim do século XIX e início do século XX, realizando um trabalho com crianças especiais. Seu objetivo é a observação do comportamento de crianças em locais não estruturados e estruturados, ajudando no desenvolvimento da vida das crianças integral e profunda. Sua fundamentação está na observação, a qual da suporte ao desenvolvimento infantil de maneira eficaz. Nesta Pedagogia, são desenvolvidos os aspectos cognitivos, sociais, emocionais de conteúdo e de desenvolvimento cerebral.