Há várias possibilidades de arquivamento e registro dos projetos. Escrever sobre a prática é um exercício reflexivo que auxilia na formação do professor, qualificando o trabalho diário e contribuindo para o aperfeiçoamento do relato escrito. Como deve ser realizado o registro dos projetos?
( ) A educação é um movimento somente dialógico, libertador e transformador.
( ) Visa à transformação crítica da sociedade.
( ) Ocorre a partir do diálogo e das provas classificatórias.
( ) Os conteúdos são sempre retirados da realidade prática para a ação pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Os alunos entram em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos abstratos e de modo teórico, porque os conteúdos são trabalhados de maneira global, mas não se complementam.
II- Todos os envolvidos no projeto podem contribuir para a construção do conhecimento, para a sistematização dos conceitos, relacionando-os ao meio social.
III- O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino-aprendizagem, pois o conhecimento é construído em estreita relação com o contexto e a participação se legitima na prática.
IV- A participação efetiva dos diferentes atores pedagógicos, autonomia, autenticidade, autoria, identidade, heterogeneidade, interação de diferentes grupos sociais e interdisciplinaridade não são princípios da pedagogia de projetos.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As turmas heterogêneas, em nível de aprendizagem, são a realidade encontrada nas salas de aula e desafiam o professor a lidar com os diferentes níveis dentro de um mesmo espaço.
II- As turmas heterogêneas, em nível de aprendizagem, não são a realidade encontrada nas salas de aula, mas, mesmo assim, desafiam o professor a lidar com os diferentes níveis dentro de um mesmo espaço.
III- A heterogeneidade é o motor do professor de sala.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A avaliação é contínua e se baseia no desenvolvimento de estratégias de simulação ou favorecedoras da inferência do aprendido.
II- A avaliação de aprendizagem mais frequente no caso dos alunos é feita por meio de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas etc.
III- As atividades são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem.
IV- O método de avaliação que se dá por meio de testes e provas é subjetivo e artificial, pois nem sempre se consegue avaliar a capacidade do aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
O pensamento liberal norte-americano influenciou vários países, inclusive o Brasil, e isso ocorreu durante o movimento da Escola Nova, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XX. Qual o objetivo dessa escola?
Trazer uma nova proposta para os professores.
Renovar a educação referente ao ensino fundamental.
Renovar somente a educação infantil.
Renovar a educação.
I- Os projetos não são apenas planos de trabalho organizados para desenvolvimento de habilidades e competências.
PORQUE
II- Levam à reflexão acerca do espaço em que vivemos e das possibilidades de mudança que podemos propor por meio das ações que desenvolvemos.
Assinale a alternativa CORRETA:
O conhecimento e a experiência que o professor possui são importantes, mas é a metodologia que vai determinar o caminho a ser trilhado no projeto e de que modo a aprendizagem vai acontecer. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Metodologia é a forma de conduzir o processo didático somente na educação infantil.
Metodologia é a forma de conduzir somente as experiências vivenciadas em sala pelo professor.
Metodologia é a forma de conduzir as atividades somente na sala de aula.
Metodologia é a forma de conduzir o processo didático, as experiências e como será conduzido o planejamento.
I- São desenvolvidos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e são elaborados a partir dos conteúdos de uma determinada disciplina. O professor é que conduz esse tipo de projeto.
II- São desenvolvidos, exclusivamente, no contexto escolar e objetivam a aprendizagem de conceitos das diferentes disciplinas curriculares.
III- Nestes projetos busca-se também desenvolver competências e habilidades, além de permitir que professores e alunos expressem suas vivências diárias e seu conhecimento.
IV- Promovem uma introdução de modificações na estrutura ou na operação do sistema ou organização, afetando positivamente seu desempenho em função de problemas que resolve.
Assinale a alternativa CORRETA:
Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
O que precisa ficar claro é que não é mais aceitável considerar essa prática como mais uma simples metodologia, entre tantas adotadas nas escolas brasileiras, porque ela se destaca entre as perspectivas que mais identificam às representações que definem os diferentes aspectos da nossa realidade. É uma concepção de ensino-aprendizagem que permite a construção coletiva do conhecimento
Os projetos são uma maneira de organizar os conhecimentos sistematizados pela humanidade e garantir a participação ativa dos agentes educacionais, professores, alunos, pais e comunidade em geral. Essa metodologia se diferencia das metodologias tradicionais de ensino por apresentar um processo pouco criativo e de transformação na postura do próprio servidor público.
Existem inúmeras formas de desenvolver os projetos.
Os projetos são uma maneira de organizar os conhecimentos sistematizados pela humanidade e garantir a participação ativa dos agentes educacionais, professores, alunos, pais e comunidade em geral. Essa metodologia se diferencia das metodologias tradicionais de ensino por apresentar um processo criativo e de transformação na postura do próprio professor.
No entanto, os haitianos têm sofrido ataques xenofóbicos por parte da população brasileira. Recentemente, uma das grandes cidades brasileiras serviu como palco para uma marcha antimigração, com demonstrações de um recente discurso de ódio em relação aos povos marginalizados.
Observa-se, na maneira como esses discursos se conformam, que a reação de uma parcela dos brasileiros aos imigrantes se dá em termos bem específicos: os que sofrem com a violência dos atos de xenofobia, em geral são negros e vem de países mais pobres.
A partir das informações do texto, conclui-se que:
FONTE: SILVA. C. A. & MORAES, T. M. A Política Migratória Brasileira para Refugiados e a Imigração Haitiana. In: Revista do Direito da UNISC. v. 3, n. 50, 2016.