1. Em 1989, a questão da inclusão escolar teve um avanço com a criação da Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989. Essa Lei foi responsável por estabelecer normas que assegurassem os direitos das pessoas portadoras de deficiências. Com base nos direitos dispostos, analise as sentenças a seguir:
I- A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino;
II- O acesso de alunos portadores de deficiência aos benefícios conferidos aos demais educandos, inclusive material, merenda e bolsas de estudo;
III- A inserção, no referido sistema educacional, das escolas especiais, privadas e públicas;
IV- Impossibilidade de reprovação escolar do aluno especial sob qualquer hipótese.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
Luíza é diretora de uma escola e recebeu a notícia que sua escola se tornará integral no próximo ano. Sobre as características de uma escola integral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Tempo integral é necessariamente uma demanda da escola integral, assim como boa infraestrutura e participação de todos.
( ) O tempo integral não é necessariamente uma demanda da escola integral, mas é proposta uma boa infraestrutura, qualidade social e profissionais voltados para a formação completa do aluno.
( ) Tempo integral é necessariamente uma demanda da escola integral, mas infraestrutura e qualidade social é opcional.
( ) Tempo integral é uma escola que possui atividades relativas às disciplinas sem aspectos culturais no contraturno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tempo integral é necessariamente uma demanda da escola integral, assim como boa infraestrutura e participação de todos.
( ) O tempo integral não é necessariamente uma demanda da escola integral, mas é proposta uma boa infraestrutura, qualidade social e profissionais voltados para a formação completa do aluno.
( ) Tempo integral é necessariamente uma demanda da escola integral, mas infraestrutura e qualidade social é opcional.
( ) Tempo integral é uma escola que possui atividades relativas às disciplinas sem aspectos culturais no contraturno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - F - F - V.
Para a construção de um Projeto Pedagógico, faz-se necessário se atentar a fatores relacionados com a compreensão dos conceitos democráticos. Nesse sentido, há diversas possibilidades que impedem as melhorias das informações, como a falta de investimento público. Sobre os critérios para construção do projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Consciência crítica, envolvimento externo e interno.
( ) Consciência estática, burocracia fixa.
( ) Cooperação e participação das inúmeras esferas governamentais.
( ) Criatividade, autonomia e responsabilidade como procedimento e produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Consciência crítica, envolvimento externo e interno.
( ) Consciência estática, burocracia fixa.
( ) Cooperação e participação das inúmeras esferas governamentais.
( ) Criatividade, autonomia e responsabilidade como procedimento e produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - F - V - V.
C
F - V - F - F.
D
F - F - V - F.
Com a ampliação dos direitos da criança e a abertura da escola para todos, é natural que a diversidade se faça presente e com ela devem surgir propostas que acolham todos em suas singularidades. Sobre essas propostas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Atendimento educacional especializado para crianças com necessidades especiais.
( ) Busca-se a manutenção de uma educação refratária e classificatória.
( ) A escola deva estar preparada para receber todos indistintamente.
( ) Colaboração com a formação dos indivíduos visando respeito e valorização das culturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atendimento educacional especializado para crianças com necessidades especiais.
( ) Busca-se a manutenção de uma educação refratária e classificatória.
( ) A escola deva estar preparada para receber todos indistintamente.
( ) Colaboração com a formação dos indivíduos visando respeito e valorização das culturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
F - V - F - F.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - V.
Na escola de Mariana, este é o ano de construir o Projeto Pedagógico. A escola possui uma grande equipe docente, assim como o quadro de funcionários. A comunidade ao redor necessita de estímulo da gestão para participar do processo de construção do Projeto Pedagógico. Analisando o contexto de Mariana e estendendo para outras instituições escolares, sobre quais podem ser os obstáculos na formulação de um Projeto Pedagógico, analise as sentenças a seguir:
I- Olhar burocrático da comunidade escolar e não participação de todos na elaboração do Projeto.
II- A participação de todos os envolvidos da escola.
III- A boa coordenação do gestor escolar.
IV- O desenvolvimento de uma gestão construída em ações reflexivas e socializadoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Olhar burocrático da comunidade escolar e não participação de todos na elaboração do Projeto.
II- A participação de todos os envolvidos da escola.
III- A boa coordenação do gestor escolar.
IV- O desenvolvimento de uma gestão construída em ações reflexivas e socializadoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
Ao falarmos em pesquisas em educação e políticas educacionais, aprendemos que no campo metodológico devemos superar os "ismos" metodológicos na pesquisa. Sabendo que entre os "ismos" metodológicos trazidos durante o nosso aprendizado encontram-se quatro categorias, pensando nos exemplos de "ismos" metodológicos na pesquisa, analise as opções a seguir:
I- Fetichismo Espacial.
II- Fetichismo Metodológico.
III- Estatismo Metodológico.
IV- Nacionalismo Espacial.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Fetichismo Espacial.
II- Fetichismo Metodológico.
III- Estatismo Metodológico.
IV- Nacionalismo Espacial.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I e III estão corretas.
B
Somente a opção IV está correta.
C
As opções I e IV estão corretas.
D
As opções II e III estão corretas.
Um currículo deve levar em conta a heterogeneidade presente na sociedade e privilegiar fatores sociais e culturais. Todavia, além desses fatores, a autora Kramer, que você já estudou, considera outros pontos a serem levados em conta, como, por exemplo, resgatar a história de cada um na proposta curricular, sabendo de onde ela surgiu, quem a compôs, em que situação ela foi pensada e articulada, na intenção de facilitar a compreensão de quais caminhos ela ainda deverá percorrer para chegar ao alvo pretendido. Assim, a autora nos dirige a uma série de questões que podem ser efetuadas para nortear a composição de uma política educacional. Com base nas questões que devem nortear as políticas educacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os objetivos são relacionados à situação concreta da educação naquele estado ou município?
( ) O proposta apresentada é dimensionada à realidade da educação das crianças, dos jovens ou dos adultos daquela localidade?
( ) Existe ao menos três doutores disponíveis para elaboração de cada proposta curricular?
( ) O currículo é capaz de ser reaproveitado para todas as demais áreas? Gerando asism uma economia ao sistema?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os objetivos são relacionados à situação concreta da educação naquele estado ou município?
( ) O proposta apresentada é dimensionada à realidade da educação das crianças, dos jovens ou dos adultos daquela localidade?
( ) Existe ao menos três doutores disponíveis para elaboração de cada proposta curricular?
( ) O currículo é capaz de ser reaproveitado para todas as demais áreas? Gerando asism uma economia ao sistema?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - V - V.
C
V - F - V - F.
D
V - V - F - F.
Considerando a diversidade brasileira e as origens de diferentes culturas que formaram nosso país, se estabeleceu a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre os intuitos dessa lei, analise as sentenças a seguir:
I- Aprender sobre o processo de colonização e os principais conteúdos importantes de história e geografia.
II- Incentivar o respeito, o multiculturalismo no espaço escolar, sem preconceitos.
III- Ensinar os principais rituais de cada religião.
IV- Valorizar as culturas africanas e quilombolas, estabelecendo-as como parte essencial da nossa história.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 maio 2020.
I- Aprender sobre o processo de colonização e os principais conteúdos importantes de história e geografia.
II- Incentivar o respeito, o multiculturalismo no espaço escolar, sem preconceitos.
III- Ensinar os principais rituais de cada religião.
IV- Valorizar as culturas africanas e quilombolas, estabelecendo-as como parte essencial da nossa história.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 maio 2020.
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
No novo século, os ambientes educacionais devem ser estimulantes, buscando, assim, autonomia, solidariedade, criatividade, investigação e colaboração. Essas qualidades são de extrema importância na sociedade que muda em passo acelerado. Frente a isso, muitos estudos foram realizados sobre a educação em seu processo de evolução. Furh (2018) dividiu as categorias da educação da seguinte forma: Educação 1.0, Educação 2.0, Educação 3.0 e Educação 4.0. Quanto à Educação 3.0, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conhecimento fica relativizado na adequação do aluno à sociedade e ao mercado de trabalho.
( ) Na concepção do ensinar, como ensinar, com o que ensinar e o que desenvolver para a entrega do resultado.
( ) O professor caracteriza-se por uma pessoa que sabe usar as novas tecnologias como possível ação pedagógica.
( ) Novas tecnologias e aprendizagem aliadas estimulam os alunos a desenvolverem a flexibilidade, a criatividade e a participação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FÜHR, R. C. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5295_31082018230201.pdf. Acesso em: 7 abr. 202
( ) O conhecimento fica relativizado na adequação do aluno à sociedade e ao mercado de trabalho.
( ) Na concepção do ensinar, como ensinar, com o que ensinar e o que desenvolver para a entrega do resultado.
( ) O professor caracteriza-se por uma pessoa que sabe usar as novas tecnologias como possível ação pedagógica.
( ) Novas tecnologias e aprendizagem aliadas estimulam os alunos a desenvolverem a flexibilidade, a criatividade e a participação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FÜHR, R. C. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5295_31082018230201.pdf. Acesso em: 7 abr. 202
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - V.
D
V - F - V - F.
Os gestores escolares possuem uma função importante na escola por organizarem as ações e mediarem relações interpessoais, sendo assim, a formação de gestores é essencial para a boa gestão. Quais são as características de uma gestão escolar?
A
Dividida entre os membros da gestão escolar e focada não apenas nas funções burocráticas como também nas pedagógicas.
B
Centralizada nos professores e nos alunos como executores da função.
C
Descentralizada e o diretor exerce apenas funções burocráticas.
D
Autoritária e centrada na figura do diretor.