terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais - Objetiva 4

 Questão 1 de 10

Segundo Sampaio (2009), em 1834 a partir do ato adicional à Constituição, fica estabelecido que as províncias deveriam criar e custear escolas públicas. De acordo com a autora, quais as consequências desse ato adicional?

A - Apenas duas províncias não conseguiram suprir a demanda de vagas.

B - As vilas ou pequenas províncias tiveram pouca oferta de matrículas enquanto que as províncias mais desenvolvidas ampliaram suas ofertas e para dar conta da demanda, surge o setor privado para dar conta da demanda. Resposta correta

C - O setor privado surge com as escolas confessionais ou empresariais, que começam a fazer concorrência com as escolas gratuitas.

D - Repetiu-se o processo de descentralização e foram criados impostos sobre a industrialização e comercialização de cada região.

E - Todas as províncias conseguiram suprir a demanda de vagas.

 

Questão 2 de 10

A formação docente é importante e deve ser um processo contínuo de aprendizagens e desenvolvimento profissional. (LIMA, 2013, p. 34). Assinale a alternativa correta que está relacionada com a importância da formação docente:

A - Com as interações sociais nos processos de ensinar e aprender.

B - Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino. Resposta correta

C - Com o modo como os conteúdos são trabalhados e quais competências são privilegiadas.

D - Com o processo que possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada.

E - Com saberes que mobilizam novas respostas para as vivências da sala de aula.

 

Questão 3 de 10

Para responder às exigências de qualidade e produtividade da escola, é fundamental que as políticas públicas voltadas à gestão da educação reconheçam o direito da população a um ensino de qualidade. É nessa direção que se desenvolvem as ações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela realização de estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. </p>\n<p> Sobre a função do Inep, é correto o que se afirma em.

A - avaliar como os alunos absorvem as informações passadas nas aulas.

B - Indicador de qualidade educacional calculado a partir do desempenho dos estudantes ao final do quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio, nas provas realizadas por ocasião da Prova Brasil, exame padronizado que resulta em informações sobre o rendimento escolar;

C - ofertar a todos os cidadãos brasileiros um ensino de qualidade é um dos principais objetivos do Inep;

D - servir como referência para a destinação de recursos federais na área educacional, além de ser o principal indicador para verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação;

E - subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade; Resposta correta

 

Questão 4 de 10

A didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como finalidade ensinar métodos e técnicas que possibilitam a construção da aprendizagem por parte do professor. Assinale a alternativa correta onde consta o objetivo da didática, que possibilita a construção da aprendizagem por parte do professor:

A - Corrigir avaliações;

B - Ensinar métodos e técnicas; Resposta correta

C - Fazer planos de aula;

D - Propiciar à aprendizagem;

E - Reproduzir saberes;

 

Questão 5 de 10

Para efetivação do processo democrático no interior das instituições escolares, faz-se necessário conhecer e discutir alguns conceitos fundamentais no que se refere à participação social, como: igualdade, participação, autonomia e cooperação.

A respeito da igualdade avalie as afirmações a seguir:

I - tem sua origem no Iluminismo e se consolida com a Revolução Francesa

II - Esse ideal está contemplado na Constituição Federal, Artigo 3º, que dispõe sobre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, considerando a igualdade de direitos, raças, gêneros, etnias e orientação sexual.

III - Existe uma grande necessidade em ampliar o debate da desigualdade e do desenvolvimento

social, com foco em questões que afetam diretamente a sala de aula, com relação à exclusão e à discriminação, bem como à relação da escola com a comunidade local.

IV - A instituição escolar que tem a sua gestão amparada no trabalho coletivo, com entendimento da importância da inclusão comunitária na percepção desse trabalho, certamente está primando pelo princípio da igualdade, o qual se apresenta como um pressuposto fundamental para a consolidação e efetivação de uma escola mais qualitativa e, consequentemente, igualitária.

É correto apenas o que se afirma em:

A - I e II

B - I, II, III, IV Resposta correta

C - II e III

D - II, III e IV

E - III e IV

 

Questão 6 de 10

Para o seguinte enunciado: “a avaliação é entendida aqui como um processo que não avalia apenas os conteúdos, mas o modo como eles chegam até o educando, ou seja, o caminho que se dá para a efetiva aprendizagem”. Assinale a alternativa correta que corresponde que avaliação é:

A - Capacidade de observação.

B - Instrumento metodológico.

C - Planejamento.

D - Processo de avaliação. Resposta correta

E - Projeto educativo.

 

Questão 7 de 10

Em 2010, foi realizada, no Brasil, a Conferência Nacional de Educação (Conae). A conferência congregou, em um mesmo espaço, grupos sociais, políticos e econômicos muito diversos.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A Conae foi um espaço democrático no qual, por meio de regras consensuadas, os segmentos que possuíam a maioria de delegados na defesa de uma determinada pauta tinham suas proposições aprovadas no documento final do evento, que se constituiu num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil.

PORQUE

Contou ainda, com intensa participação da sociedade civil, de agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de estudantes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

B - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

C - As asserções I e II são proposições falsas.

D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma complementação da I. Resposta correta

E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

 

Questão 8 de 10

São muitas as formas de participação da comunidade na escola. Destacamos, aqui, as mais importantes e de funcionamento essencial no ambiente escolar: conselho escolar, Associação de Pais e Mestres (APM)1, conselhos de classe e grêmios estudantis.

O conselho escolar, além de possuir a função de zelar pela aprendizagem, é, também, a instância garantidora do coletivo escolar, do compartilhamento.

PORQUE

O conselho escolar tem o papel de estimular a presença indispensável da cultura da comunidade, do povo, da vida cotidiana das crianças e dos jovens no projeto e no trabalho pedagógico da escola.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

C - As asserções I e II são proposições falsas.

D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.Resposta correta

E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

 

Questão 9 de 10

Os instrumentos pedagógicos auxiliam na orientação da prática pedagógica do professor e se caracterizam como: Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Observação e Planejamento. Cada item está relacionado um com o outro por meio de uma ordem cíclica conforme é possível analisar na tabela abaixo. Nesse contexto, sobre os instrumentos pedagógicos registre nas questões V para VERDADEIRAS e as questões FALSAS com F.








Imagem livro FAEL, p. 42

( ) Observação no trabalho pedagógico vai além de ver o objeto que se apresenta, a observação exige que haja dúvidas e duvidar das suas respostas;

( ) Observação é um instrumento metodológico relacionado ao processo de avaliação;

( ) Ao desenvolver o planejamento o professor deve ter bem claro em sua mente onde quer chegar;

( ) O planejamento tem a função de pensar no futuro;

( ) Uma das maneiras de planejar se constitui por projetos;

A sequência correta é:

A - F, F, F, F, F.

B - F, F, V, V, F.

C - F, V, F, V, F.

D - V, V, V, F, V. Resposta correta

E - V, V, V, V, V.

 

Questão 10 de 10

Participar do conselho de escola permite ao profissional da educação a discussão e a avaliação do estabelecimento de forma integral, envolvendo a participação da comunidade e de todos aqueles que atuam dentro da escola. Assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa para as descritas a seguir as quais são fundamentais e fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:

( ) Contribuir para o fortalecimento dos mecanismos e processos de democratização da escola, por meio da análise dos desafios, limites e possibilidades da gestão democrática;

( ) subsidiar o conselho escolar para o acompanhamento responsável da prática educativa que se desenvolve na escola, bem como para aplicação adequada aos recursos e verbas;

( ) promover a articulação entre os segmentos da comunidade escolar;

( ) estabelecer diretrizes e critérios gerais relativos à organização, ao funcionamento e à articulação da escola com a comunidade;

( ) reforçar a importância e a necessidade do trabalho integrado e em rede do conselho de escola na tomada de decisões frente aos estudantes em situação de risco e violência;

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A - F – V – F – V – F.

B - V - F - V - F – F

C - V – V – F – F – V

D - V – V – V – F – F

E - V – V – V – V – V Resposta correta

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