terça-feira, 20 de outubro de 2020

Prova de Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais - Objetiva 3

 Questão 1 de 10

Para responder às exigências de qualidade e produtividade da escola, é fundamental que as políticas públicas voltadas à gestão da educação reconheçam o direito da população a um ensino de qualidade. É nessa direção que se desenvolvem as ações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela realização de estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Sobre a função do Inep, é correto o que se afirma em.

A - avaliar como os alunos absorvem as informações passadas nas aulas.

B - Indicador de qualidade educacional calculado a partir do desempenho dos estudantes ao final do quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio, nas provas realizadas por ocasião da Prova Brasil, exame padronizado que resulta em informações sobre o rendimento escolar;

C - ofertar a todos os cidadãos brasileiros um ensino de qualidade é um dos principais objetivos do Inep;

D - servir como referência para a destinação de recursos federais na área educacional, além de ser o principal indicador para verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação;

E - subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade; Resposta correta

 

Questão 2 de 10

O financiamento educacional ao longo da história do Brasil passa por diversas transformações no que se refere à arrecadação.  Em qual momento, a União reforçou sua participação no financiamento da educação básica e como foi esse reforço?

A - A partir da aprovação da Emenda Constitucional n.º 24/83, do Senador João Calmon em 1.º de dezembro de 1983.

B - A partir da constituição de 1946, através dos repasses de impostos ampliados para o Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, em que eram exigidos que 20% fosse destinado a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Resposta correta

C - Com a Proclamação da República e a Constituição Liberal de 1891 que conferiram mais à família que ao Estado os compromissos com a Educação.

D - Em 1964, a partir da Lei n.º 4.440/64, com a criação do salário-educação.

E - Todas as respostas estão corretas.

 

Questão 3 de 10

Em 29 de Outubro de 1948 foi encaminhado ao Congresso Nacional a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, porém só foi apreciado e discutido em 29 de Maio de 1957, após esta discussão no congresso podemos afirmar que resultou em: Assinale a alternativa correta.

A - LDB: Nº 4.024 em 1961.Resposta correta

B - LDB: Nº 4.025 em 1962.

C - LDB: Nº 4.026 em 1963.

D - LDB: Nº 4.027 em 1964.

E - LDB: Nº 4.028 em 1965.

 

Questão 4 de 10

Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?

A - A Lei do subsídio literário era a taxa cobrada apenas pelos escravos (considerados produtos na época).

B - A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário. Resposta correta

C - Essa Lei previa o pagamento de tributos sobre todos os produtos que fossem comercializados nos territórios brasileiros e seu objetivo era evitar a sonegação de impostos secundários.

D - Lei do Subsídio Literário era a taxa cobrada pelos escravos, açúcar, metais preciosos e charque, com o objetivo de suprir a educação secundária.

E - Lei do Subsídio Literário era uma taxa cobrada com o objetivo de controlar a comercialização dos produtos no Brasil.

 

Questão 5 de 10

A escola é local de apropriação dos instrumentos conceituais para a compreensão da realidade. Como instituição social, é parte de um sistema maior, mais amplo e complexo, a sociedade, da qual depende e é dependente, ao mesmo tempo e na mesma medida em que a serve e influencia.  Nesse contexto, marque a alternativa que mostra como o autor Arroyo (2004, p. 206) define escola:

A - é local de contradições, lutas, lutas de classes, portanto também luta para que o esmagamento social não continue fatalmente em um igual esmagamento escolar – e o que quero dizer é a participação da alegria na luta de classes na escola;

B - enquanto integrante de um sistema educacional, desenvolve-se relacionada a um sistema maior, o sistema social.;

C - O chão da educação, onde não só germinam os conhecimentos, fruto do processo de ensino-aprendizagem, como os valores da cultura e as forças sociais, o poder político;

D - possui o compromisso social de propiciar a todos os seus alunos os conteúdos aos quais eles têm direito e que resultarão na efetiva aprendizagem.

E - uma instituição, são práticas, valores, condutas, modos de relacionamento e convívio, são rituais e símbolos institucionalizados; Resposta correta

 

Questão 6 de 10

A didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como finalidade ensinar métodos e técnicas que possibilitam a construção da aprendizagem por parte do professor. Assinale a alternativa correta onde consta o objetivo da didática, que possibilita a construção da aprendizagem por parte do professor:

A - Corrigir avaliações;

B - Ensinar métodos e técnicas; Resposta correta

C - Fazer planos de aula;

D - Propiciar à aprendizagem;

E - Reproduzir saberes;

 

Questão 7 de 10

Segundo Sampaio (2009), em 1834 a partir do ato adicional à Constituição, fica estabelecido que as províncias deveriam criar e custear escolas públicas. De acordo com a autora, quais as consequências desse ato adicional?

A - Apenas duas províncias não conseguiram suprir a demanda de vagas.

B - As vilas ou pequenas províncias tiveram pouca oferta de matrículas enquanto que as províncias mais desenvolvidas ampliaram suas ofertas e para dar conta da demanda, surge o setor privado para dar conta da demanda. Resposta correta

C - O setor privado surge com as escolas confessionais ou empresariais, que começam a fazer concorrência com as escolas gratuitas.

D - Repetiu-se o processo de descentralização e foram criados impostos sobre a industrialização e comercialização de cada região.

E - Todas as províncias conseguiram suprir a demanda de vagas.

 

Questão 8 de 10

Saviani (1992), propõe a seguinte divisão quanto às teorias educacionais: de um lado, estariam as pedagogias não críticas (tradicional, nova e tecnicista), e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas (teoria da escola como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e teoria da escola dualista). A seguir, marque a alternativa que conceitua a Pedagogia Tradicional, segundo Saviani:

A - A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural.

B - Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura (também arbitrária) dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima.

C - Movimento que critica a escola tradicional. Esboça um método em que o professor é estimulador e orientador das aprendizagens, cujas iniciativas cabem exclusivamente aos alunos, sujeitos do processo.

D - O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade é o “aprender a fazer”.

E - Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”.  Resposta correta

 

Questão 9 de 10

A aula tem que ser vista e pensada não apenas como um momento em que se segue um currículo, em horários pré-determinados e com planos de aula a serem seguidos, mas como um momento de encontro entre os conteúdos de ensino e os próprios sujeitos da ação: os alunos. Marque a alternativa que cita o objetivo principal da aula:



A - A sala de aula é um espaço complexo, deve ser neutro, não levando em consideração as relações estabelecidas.

B - É na aula que a construção do conhecimento vai se dar, através de um processo rígido, que não leva em consideração as peculiaridades de cada indivíduo.

C - O objetivo principal da aula é promover a educação não formal do cidadão.

D - O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino, porém para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja construída com muita rigidez, não considerando a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.

E - O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido. Resposta correta

 

Questão 10 de 10

Sobre a Conferência Mundial de Educação para Todos, que ocorreu em 1990 em Jomtiem, Tailândia, observe as afirmativas abaixo e marque as corretas.

I - Foi promovida pelo Banco Mundial e pela Unesco.

II - Teve como finalidade orientar as políticas educacionais para os países em desenvolvimento.

III - Visava políticas de expansão da Educação Básica.

Assinale a alternativa correta:

A - Está correta somente a afirmativa I.

B - Está correta somente a afirmativa II.

C - Está correta somente a afirmativa III.

D - Nenhuma das afirmativas.

E - Todas as alternativas estão corretas. Resposta correta

VoltarQuestõeslist

Referência

Reportar erroFinalizar

Parte inferior do formulário

 

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Uniasselvi

Os sujeitos ouvintes que iniciam seus estudos na área da surdez precisam atentar para este artefato cultural, pois durante a comunicação, o ...